Em março, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, receberá a terceira edição da corrida beneficente Vai Totó, organizada pela Associação Gaúcha de Canicross (AGCani). Realizada desde 2016, a ação beneficente tem como objetivo arrecadar ração para animais que estão sob os cuidados de entidades protetoras. Desde a sua primeira edição, a organização já doou quase seis mil quilos de ração. Neste ano, a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) se tornou parceira do evento.
“Enquanto entidade representativa, temos também a responsabilidade social perante a sociedade para além de promover a criação e conservação animal de forma respeitosa”, explica o presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro.
Além de arrecadar ração para cães, a Vai Totó também tem como objetivo arrecadar doações para pessoas necessitadas. A ideia de proporcionar a qualidade de vida animal e o bem-estar humano em um único evento surgiu no final de março de 2016, junto ao aniversário de Porto Alegre. A iniciativa ganhou corpo, apoio e espaço no calendário municipal para se tornar um dos eventos mais queridos, principalmente, entre petlovers. O evento tem como foco o Canicross, esporte que consiste em praticar corrida com seu parceiro canino.
“Quando eu tive a ideia, eu só queria começar a correr com meu Magrão para não cair em depressão depois da morte do meu pai”, explicou o organizador da Vai Totó e fundador da AGCani, Maurício Pinzkoski.
Para 2018, segundo Pinzkoski, o objetivo é repetir o sucesso das últimas edições e atingir a arrecadação de três mil quilos de ração para comemorar os três anos de aniversário do evento.
“Realizar um evento dá um trabalho gigantesco, mas a satisfação em ajudar é proporcional”.
SERVIÇO:
Vai Totó – 2018
Dia: 25 de março
Horário: 9h
Local: Parque Ramiro Souto (Redenção – Porto Alegre)
Inscrições abertas neste link.