Premiações institucionais superam a 100 profissionais e estudantes
O reconhecimento de mérito de pessoas é uma finalidade estatutária da ABZ.
Uma das finalidades previstas no estatuto da ABZ é o reconhecimento de mérito de pessoas, profissionais e estudantes, que em diferentes áreas de atuação são destaques entre os pares por promoverem contribuições significativas e relevantes para a Zootecnia brasileira, sejam elas no ensino, na pesquisa, na atuação profissional ou política.
Para cumprir essa finalidade a ABZ criou ao longo do tempo e mantém regular a premiação anual de pessoas por meio de 8 prêmios, sendo eles: Zootecnista do Ano, Zootecnista Educador, Coordenador do Ano, Zootecnista do Ano por Estado, Zootecnista mais Influente do Agro, Zootecnista Empreendedor, Estudante DEZ e Estudante DESTAQUE de curso. Todos eles, são normatizados por meio de resoluções específicas disponíveis no site da entidade para livre consulta e conhecimento dos procedimentos se inscrição, critérios de avaliação e outorga da premiação.
Desde a instituição do primeiro prêmio, Zootecnista do Ano (1997), até o mais recente, Zootecnista Empreendedor (2024), incluindo todos os prêmios, a ABZ já reconheceu o mérito de 119 pessoas, entre profissionais e estudantes. Por certo, ainda são poucos, diante da competência e referência que muitos profissionais e estudantes apresentam nos seus locus e áreas de atuação profissional, sobretudo os profissionais não acadêmicos. Todavia, é preciso que essas pessoas de destaque em suas origens a partir do fazer a Zootecnia se apresente e reconheçam a importância da aproximação com a ABZ para que juntos se fortaleça a instituição e posicione a Zootecnia perante a sociedade.
Adicionalmente, ao ato de reconhecer o mérito de pessoas, a ABZ expandiu em 2024 seu portfólio de prêmios para empresas ao criar o prêmio Empresa Amiga da Zootecnia, nas categorias empregabilidade e de pesquisa, desenvolvimento e inovação que promova a ciência Zootecnia no mundo contemporâneo.
A estratégia da ABZ em criar esses prêmios significa muito mais que simplesmente reconhecer o mérito, mas especialmente quer reconhecer características, habilidades, competências e talentos que inspiram os pares e contribuem com o desenvolvimento do saber em Zootecnia, com a evolução do campo de atuação profissional. No entanto, espera-se, dos premiados maior engajamento institucional e ação prática em benefício dos interesses coletivos.
A Zootecnia é nossa, somos nós que temos que fazer por ela para que ela seja do tamanho dos nossos sonhos.
Fonte: DIRCOM