O encontro foi realizado para tratar da realização de ações em conjunto durante o ZOOTEC 2025.
A Presidente do ZOOTEC 2025, a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Analívia Martins Barbosa, acompanhada do Presidente, Marinaldo Divino Ribeiro, e Vice-Presidente, Cássio José da Silva, da ABZ foram recebidos pela Secretária Nacional de Aquicultura (SNA) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares e sua equipe para tratar de ações conjuntas por ocasião da realização do 34º Congresso Brasileiro de Zootecnia, o nosso ZOOTEC.
O encontro foi viabilizado pela professora Geovana Dotta Tamashiro, também da UFBA, mas que está cedida para atuar junto à SNA/MPA, na Chefia de Serviço de Análise da Aquicultura em Águas da União, e se deu na sede da Secretaria instalada no anexo do MPA em Brasília, Distrito Federal, no dia 25/07, com início às 14h30min e duração aproximada de 2 horas.
Na oportunidade a Secretária Nacional da aquicultura apresentou os indicadores da aquicultura brasileira, ações e iniciativas em desenvolvimento e perspectivas de atuação em favor da evolução da produção aquícola no país. A Secretária ressaltou ainda que preza pela interdisciplinaridade e diversidade de titulação na composição de sua equipe, o que incluir o Zootecnista. Para a Presidente do ZOOTEC 2025, que apresentou a proposta de parceria para realização de atividades conjuntas, “o encontro abriu perspectivas de somar esforços para a realização de um grande evento, com diversidade de áreas contempladas na programação e oportunização do estabelecimento de diretrizes para políticas públicas na área da aquicultura”. O Vice-Presidente da ABZ saiu do encontro manifestando satisfação com o encontro, para ele, “criou-se a oportunidade de apresentação de projeto para a viabilização da parceria”. Por fim, o Presidente da ABZ disse que “o objetivo do encontro foi alcançado com a sensibilização da Secretária e sua equipe de que a Zootecnia tem contribuído e pode ampliar sua contribuição com as ações e no estabelecimento das políticas de fomento ao desenvolvimento da aquicultura no país”.
A final do encontro, firmou-se o entendimento para que a organização do ZOOTEC 2025 apresente a proposta de parceria com possibilidade de realização de fórum, escritório de negócios, feira tecnológica e participação do Ministério como agente de apoio institucional.
Fonte: DIRCOM