Um projeto que teve início em 2015 visa melhorar resultados na apicultura sergipana. Intitulado “Florestas Apícolas”, a iniciativa está desenvolvendo abelhas-rainhas geneticamente melhoradas que devem, ainda este ano, serem distribuídas a apicultores do Baixo São Francisco.
De acordo com informações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), desenvolvedora do projeto, o objetivo é oferecer meios para o aumento da produção aos criadores de abelhas. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), no ano passado.
O engenheiro florestal Ronaldo Fernandes Pereira, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf e doutor em Biotecnologia, afirma que o principal objetivo do projeto é transformar a apicultura em uma atividade sustentável, com colmeias mais produtivas e adaptadas a cada região.
“A genética é fundamental para qualquer programa produtivo. O melhoramento genético é uma tecnologia social acessível e que provoca um aumento da produtividade apícola, mas também deve ser considerado que em Sergipe existe uma degradação florestal acentuada com baixa diversidade florística, resultando em um pasto apícola pobre e afetando índices produtivos”.
Ainda de acordo com Pereira, o melhoramento genético possibilita o desenvolvimento de abelhas-rainhas com maior aptidão à produção específica, seja de mel, pólen ou própolis, oferecendo ao apicultor a possibilidade de aumentar em até 100% o seu volume de produção.
Segundo a Codevasf, os trabalhos para a realização desse melhoramento genético foram iniciados em fevereiro deste ano. A meta é que essas abelhas-rainhas possam ser distribuídas aos apicultores sergipanos até o final de 2016.
Sou Apicultor, tenho mais de 50 colônias, gostaria de saber como participar deste projeto de melhoramento das abelhas-rainhas.
Oi Moisés! Entramos em contato com os desenvolvedores do projeto para saber sobre a viabilidade da inclusão de mais apicultores no programa. Quando tivermos um retorno deles, te avisamos aqui! 🙂
Gostaria de saber se este projeto pode atender apicultores do estado de Mato Grosso. Tenho interesse
Oi José! Este projeto está sendo desenvolvido, por enquanto, apenas em Sergipe. Quando for estendido para outras regiões, te avisamos por aqui! 🙂
Boa tarde. se houver possibilidade de outros apicultores entrarem no programa, participar de cursos. tenho interesse.
meu email joaquimsaldanha@hotmail.com 85 9 8630 0235