O aumento de ingressantes em cursos de Zootecnia ao redor do Brasil fez com que o Ranking Universitário Folha (RUF) incluísse a graduação na lista de avaliação do projeto, desenvolvido pela Folha de S. Paulo. A informação foi confirmada pela jornalista Sabine Righetti, responsável pelo RUF, e a primeira avaliação deve ocorrer ainda em 2019.
“É uma conquista para a Zootecnia porque além de o RUF ser um marcador oficial e importante nacionalmente, reflete a relevância que a profissão vem conquistando em todos os Estados”, explica Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).
Em matéria divulgada recentemente pela Folha, Sabine explicou que a Zootecnia passou a integrar a lista das 40 carreiras com maior demanda no país, de acordo com dados do último Censo da Educação Superior, realizado em 2017.
O RANKING
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos.
No ranking de cursos, é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil de acordo com o último Censo da Educação Superior disponível, a partir de dois indicadores Ensino e Mercado. Nos rankings de cursos, são avaliadas universidades, centros universitários e faculdades.
Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados pela Folha nas bases do Censo da Educação Superior do Inep-MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq, fundações estaduais de fomento à ciência e em duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.
A RUF devera ser uma altetnativa de alta svaliacao para o discente pois somente com sua dedicacao que seremos profissionais sempre dedicados.