Com quase 40 anos de carreira na Zootecnia, a Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz foi homenageada na primeira edição do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries, uma iniciativa do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP). Sandra foi homenageada por seus trabalhos dedicados, principalmente, ao melhoramento genético animal.
“Fiquei bastante feliz pela indicação. Trabalhei diretamente com o Dr. Fries e é muito gratificante receber um prêmio que leva o seu nome. Ele foi um profissional genial e uma pessoa simples e cativante. Era um cientista de renome mundial que deixou um legado enorme, tanto teórico quanto prático”.
Sandra recebeu a homenagem neste mês, durante cerimônia no CRMV-SP em alusão ao Dia do Zootecnista. O Conselho promoveu, nesta ocasião, o I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo.
Um dos critérios para a premiação da zootecnista considerou a sua carreira sólida dentro da academia. Ela foi coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação na Unesp, dedicando-se como professora e orientadora, além de exercer a livre-docência em Melhoramento Genético Animal pela instituição por 16 anos.
Fries e Sandra compartilhavam a paixão pela área de Melhoramento Genético Animal. Ambos acompanharam a evolução desse campo da Zootecnia, que foi determinante para o crescimento do agronegócio brasileiro.
“A contribuição do Melhoramento Genético para uma carne de mais qualidade, atendendo aos padrões internacionais para a exportação, é fantástica”, comenta Sandra.
De acordo com a zootecnista e presidente da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa da Zootecnia do CRMV-SP, Profa. Dra. Célia Regina Orlandelli Carrer, Fries deixou uma marca nas avaliações genéticas do País e contribuiu de forma decisiva para a melhoria da performance dos rebanhos.
“A Zootecnia se orgulha de ter podido contar com um profissional como o Dr. Fries no rol de grandes personalidades da área”, relembra Célia, que também é ex-presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).
Sandra salienta a relevância do prêmio para toda a categoria, como parte de um conjunto de ações adotadas pelo CRMV-SP em prol dos profissionais da área. “Quero parabenizar a iniciativa do Conselho pela criação deste prêmio que busca valorizar a atuação do zootecnista, contribuindo com a autoestima desses profissionais”.
Atualmente, são 1.616 zootecnistas registrados e ativos no CRMV-SP.
*Com informações da assessoria do CRMV-SP.