O doutor em Zootecnia, Leandro Godoy, teve participação de destaque em reportagem especial exibida pelo Fantástico no último domingo (06). O jornalístico apresentou a evolução das técnicas de criogenia humana e o aumento da procura pelo serviço, em clínicas especializadas no exterior.

A criogenia é a ciência que estuda a produção e os efeitos de baixas temperaturas em processos específicos e, no caso da aplicação em humanos, é uma técnica que permite refrigerar o corpo até à temperatura de -196ºC, fazendo com que o processo de deterioração e envelhecimento pare. A ideia da técnica é manter o corpo nas mesmas condições durante vários anos, para que, no futuro, ele possa ser reanimado.

Zootecnista – Na matéria do Fantástico, Leandro, que é um estudioso da Aquicultura, ramo da Zootecnia que estuda a reprodução e cultivo de organismos aquáticos, falou sobre a eficácia da criogenia na manutenção das células animais. Sua pesquisa é focada na preservação de gametas e embriões em baixas temperaturas, o que culminou na criação do primeiro banco se sêmen de corais do Brasil, conforme mencionado na reportagem.

O cientista utiliza as baixas temperaturas para preservar os corais, explicando que para proteger as células congeladas é necessário usar uma mistura protetora para que elas não sejam destruídas, fazendo o processo de vitrificação, no qual o material vivo fica semelhante ao vidro.

“Como se estivesse paralizado no tempo. Não existe reação bioquímica, não existe envelhecimento celular. E esse material, se ele foi bem preservado, ele pode permanecer estocado por tempo indeterminado.”, explicou Leandro sobre a técnica.

No cenário da criogenia, a Zootecnia desempenha um papel importante ao fornecer conhecimentos sobre a conservação de tecidos biológicos, métodos e tecnologias relacionados ao congelamento e preservação de células, órgãos ou até mesmo corpos completos.

Para conhecer um pouco mais sobre o assunto e ver como a criogenia – estudada pelos Zootecnistas – está apresentando novas alternativas de preservação celular, assista ao vídeo direto do nosso perfil no Instagram @abzootecnista.

Fonte: DIRCOM

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2025 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?