A criação de frangos caipiras vem se destacando, cada vez mais, como uma alternativa viável de melhoria de renda na agricultura familiar. Para falar sobre o assunto e apresentar as melhores formas de se realizar uma criação, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) convidou o zootecnista Yutaka Taniguchi para falar sobre o assunto para assentados de Coxim, em Mato Grosso do Sul. As informações são do portal Idest.
De acordo com Taniguchi, os pequenos agricultores que pretendem investir neste tipo de segmento precisam levar em consideração aspectos específicos para a criação do frango caipira para corte, como o calendário de vacinação, além de conhecer as principais doenças e legislação sanitária vigente.
“O sucesso da iniciativa de criação do frango com vistas ao mercado, sobretudo há que se adequar à legislação sanitária, pertinente, que exige o selo de garantia, bem como os bons tratos zootécnicos no sentido de garantir boas condições de bem-estar animal nas instalações apropriadas para tal”, disse Taniguchi.
Atualmente, a Agraer de Coxim acompanha um grupo de produtores através do trabalho do zootecnista José Guilherme Araújo. Profissional esse que acompanha a preparação de ração alternativa, como modo de redução de custos na produção, além de acompanhar o manejo adequado das aves na criação.