ANÁLISE DO CONSUMO DE CARNE BOVINA NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO IPANEMA-AL

João Marcos Rodrigues1, Alex Romualdo Nunes de Oliveira2, Danivia Maria Ferreira de Moura3, Lívio Kelver Martins da Silva4, José Crisólogo de Sales Silva5, Edvania da Conceição pontes6, Luara Vilela de Farias dos Anjos7, Jussara Chagas de Menezes8
1 - Universidade Federal de Alagoas
2 - Universidade Estadual de Alagoas
3 - Universidade Estadual de Alagoas
4 - Universidade Estadual de Alagoas
5 - Universidade Estadual de Alagoas
6 - Universidade Estadual de Alagoas
7 - Universidade Estadual de Alagoas
8 - Universidade Estadual de Alagoas

RESUMO -

Objetivou-se com a realização do presente trabalho avaliar o perfil e a preferência do consumidor de carne bovina na cidade de Santana do Ipanema –AL. A coleta de dados foram realizadas entre os dia 30 de outubro à 9 de novembro de 2016. A amostra foi composta por 50 entrevistados escolhidos aleatoriamente nos diversos pontos do mercado de carne do município. Dentre as 50 pessoas entrevistadas foram possível conversar com 34 homens e 16 mulheres. Dentre a faixa etária de 20 a 50 anos de idade, as perguntas foram elaboradas de maneira simples, prática e sucinta sendo possível obter os dados necessários para a elaboração das tabela que por si só já explicam e deixam claros os resultados obtidos durante todo o processo. Dentre as quatorze questões trabalhadas constatou se que as os consumidores entrevistados não se preocupam com a qualidade da carne que consomem e sim com o preço e acessibilidade de compra.

Palavras-chave: Acessibilidade, Qualidade, Consumidor, Mercado

ANALYSIS OF BOVINE MEAT CONSUMPTION IN THE MUNICIPALITY OF SANTANA DO IPANEMA-AL

ABSTRACT - The objective of this study was to evaluate the profile and preference of beef consumers in the city of Santana do Ipanema -AL. Data collection was performed between October 30 and November 9, 2016. The sample consisted of 50 randomly chosen interviewees at various points in the municipality's meat market. Among the fourteen questions studied, it was found that the same in many situations do not worry about the quality of the meat they consume, but with the price and accessibility of purchase. Among the 50 people interviewed, it was possible to talk to 34 men and 16 women. The questions were elaborated in a simple, practical and succinct way, and it was possible to obtain the necessary data for the elaboration of the table that already explain and clarify the results obtained during the whole process.
Keywords: Accessibility, Quality, Consumer, Marketplace


Introdução

É de suma importância para a sociedade atual conhecer os cuidados e tratamentos adequados no momento do abate do animal. A produção de carne bovina no Brasil se destaca entre as atividades que mais geram renda, nos últimos anos, um acentuado crescimento de produção e geração de emprego havendo uma grande relevância social comparada a década passada, residindo na expectativa e do fator dominante de ser tratar de uma atividade realizada para atender a demanda de alimentação da população. Conforme Luchiari Filho (2000), “Como a preferência do consumidor muda com o tempo, um sistema somente de classificação parece ser o mais apropriado, principalmente quando se observam mudanças rápidas nos padrões de consumo”. O presente trabalho possui o objetivo aplicar um questionário para 50 pessoas, buscando de forma clara analisar se os mesmos buscam e atende no momento da compra da carne, uma mercadoria de qualidade dentro dos principais conceitos e entendimentos sobre a tipificação de carcaça bovina.

Revisão Bibliográfica

Segundo o USDA (2014): “O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo, atrás dos Estados Unidos da América (EUA), seguido por União Europeia (UE), China e Índia. Entretanto, lidera as exportações, seguido de Índia, Austrália e EUA”. De acordo com a Instrução Normativa nº 9 do Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças de Bovinos, Brasil (2004): A Carcaça bovina, por definição, é o bovino abatido, sangrado, esfolado, eviscerado, desprovido de cabeça, patas, rabo, glândula mamária (na fêmea), verga (pênis), exceto suas raízes, e testículos (no macho). Após sua divisão longitudinal em meias carcaças, antes da pesagem, lavagem e resfriamento, é feita a toalete que consiste em retirar os rins, gorduras perirrenal (sebo de rim) e inguinal (capadura), ferida de sangria, medula espinhal, diafragma e seus pilares. Para Felício, Polkinghorne e Thompson (2010, p. 1263): a classificação e tipificação de carcaças não somente beneficiaria a exportação, mas também o mercado interno. Enquanto a classificação é um conjunto de termos descritivos que avaliam as características envolvidas com o comércio, a tipificação de carcaças coloca diferentes valores dependendo do mercado e dos requerimentos das partes envolvidas, integrando, geralmente, o branqueamento de forma hierárquica pelas características de interesse.

Materiais e Métodos

O trabalho foi realizado na cidade de Santana do Ipanema - AL, a 210 Km da capital Maceió. A pesquisa foi levantada no mercado público do município onde foram feitas quatorze perguntas aos consumidores de carne bovina. Tratou-se de uma pesquisa de caráter exploratório, onde foi possível se basear quantitativamente através de questionário semi-estruturado direcionado exclusivamente os consumidores de carne bovina desta região. A amostra da presente pesquisa foi composta por 50 entrevistados escolhidos aleatoriamente. A entrevista com a aplicação do questionário buscou analisar que tipo de carne os consumidores do mercado em Santana do Ipanema procuram, desde suas características físicas aos aspectos relacionados à venda. Foram perguntados também sobre as principais características sensoriais, classificadas em cor, quantidade de gordura, firmeza, quantidade de líquido livre (quando embalada) e aspecto visual no momento da aquisição, como os melhores cortes de acordo com o gosto especifico de cada um. Aspectos de frequência, bem como a quantidade de quilos adquirida e quais seriam os motivos que determina o tipo de estabelecimento para compra da carne também foram avaliados.

Resultados e Discussão

O questionário produzido foi aplicado no mercado público da cidade de Santana do Ipanema/AL, onde se buscou de forma aleatória encontrar 50 pessoas que poderiam responder as quatorze questões produzidas pelos pesquisadores. Dentre as 50 pessoas entrevistadas foram possível conversar com 34 homens e 16 mulheres. Dentre a faixa etária de 20 a 50 anos de idade, as perguntas foram elaboradas de maneira simples e prática, de maneira sucinta foi possível obter os dados necessários para a elaboração de tabela que por si só já explicam e deixam claros os resultados obtidos durante todo o processo. A grande maioria dos entrevistados mostrou grande atenção ao preço ofertado pelo produto como fator essencial para a realização da compra.

Conclusões

Quase todos os entrevistados não se preocupam com a inspeção da carne, e sim com o preço. Aspectos mais elaborados como a presença ou não de selo de qualidade também não são valorizados.

Gráficos e Tabelas




Referências

BRASIL. Instrução Normativa nº 9. Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças de Bovinos. Diário Oficial da União de 04.05.2004. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2004. FELÍCIO, P.E. Classificação e tipificação de carcaças bovinas. In: PIRES, A.V. (ed.) Bovinocultura de corte. Piracicaba: FEALQ, 2010. v.2, p.1263-1282. Luchiari Filho, A. Pecuária da carne bovina. São Paulo, 2000. 134p USDA - UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Livestock and poultry: world markets and trade. 2014.