Análise financeira de novilhas de corte suplementadas no período das agua

Amorésio Souza Silva Filho1, Alexandre de Lima Souza2, Anderson de Moura Zanine3, Mario Luiz Santana Júnior4, Carla Suele Semim5, Wanderson José Rodrigues de Castro6, Fagton de Mattos Negrão7, Douglas Henrique Silva de Almeida8
1 - Professor /SECITEC- Canarana.
2 - Professor do Departamento de Zootecnia/UFMT-Rondonópolis.
3 - Professor do Departamento de Zootecnia/UFMA-Chapadinha.
4 - Professor do Departamento de Zootecnia/UFMT-Rondonópolis.
5 - Aluna de graduação do curso de Zootecnia/UFMT/Rondonópolis.
6 - Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal/UFMT-Cuiabá.
7 - Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal/UFMT-Cuiabá.
8 - Mestrando Programa de Pós graduação em Zootecnia/UNESP/Jaboticabal.

RESUMO -

Avaliou-se a análise financeira de diferentes estratégias de suplementação alimentar na fase de recria de novilhos de corte. O experimento foi realizado em propriedade rural localizada no município de Rondonópolis-MT. Os tratamentos, constituídos pelo fornecimento de suplementação concentrada ao nível de 0; 0,5 e 1,0% do peso corporal (PC) dos animais. O ganho de peso diário dos animais testes foi utilizado para estimar o desempenho individual das novilhas. O ganho de peso por área (kg/ha) foi calculado com base nos ganhos de pesos individuais médios dos animais testes e no número de animais totais (testes e reguladores) de cada área experimental, animais dia/ha. A análise financeira por tratamento foi realizada considerando como receita a quantidade de arrobas produzidas e o preço de venda da arroba e como desembolsos os gastos com suplemento mineral, concentrado, adubos, vermífugo e mão de obra. A suplementação 0,50 e 1,0% do PC foi mais eficiente para a recria de novilhas de corte.

Palavras-chave: desempenho, pastagem, pasto, suplementação.

Financial analysis of beef heifers supplemented during the water period.

ABSTRACT - It was evaluated the financial analysis of different feeding supplementation strategies in the rearing phase of beef steers. The experiment was carried out in rural property located in the municipality of Rondonópolis-MT. The treatments, constituted by the supply of concentrated supplementation at the level of 0; 0.5 and 1.0% of the body weight (CP) of the animals. The daily weight gain of the test animals was used to estimate the individual performance of heifers. The weight gain per area (kg / ha) was calculated based on the average individual weight gains of the test animals and the number of total animals (tests and regulators) of each experimental area, day / ha animals. The financial analysis by treatment was performed considering as revenue the amount of arrobas produced and the selling price of arroba and as disbursements the expenses with mineral supplement, concentrate, fertilizers, vermifuge and labor. The supplementation 0.50 and 1.0% of CP was more efficient for the rearing of cut heifers.
Keywords: Performance, grazing, grazing, supplementation.


Introdução

O processo de globalização da economia tem causado grandes mudanças em diversos setores do agronegócio. A produção de gado de corte no Brasil tem sido desafiada a estabelecer sistemas de produção que sejam capazes de produzir, de forma eficiente, carne de boa qualidade a baixo preço. Além disso, estes sistemas têm de ser competitivos, sustentáveis e capazes de produzir animais para abate com menos de 42 meses de idade que é a média nacional (Euclides et al., 2001). Atualmente, tem sido valorizado o planejamento, o controle e a gestão produtiva e empresarial, nas fazendas de pecuária de corte. Neste sentido, independentemente do sistema de produção utilizado, o produtor sempre busca o lucro, seja reduzindo custos, aumentando a escala, trabalhando com vacas de maior produção ou utilizando sistemas mais rústicos. Qualquer que seja o sistema a ser utilizado, o produtor deve definir, primeiramente, seus objetivos e quais os recursos disponíveis. Após entrar na atividade, análises técnicas e financeiras devem ser continuamente refeitas, juntamente com simulações de diversas situações produtivas, para a tomada de decisões (Carvalho et al. 2009). Nesta pesquisa, objetivou-se avaliar custo operacional efetivo e margem bruta em função das estratégias de suplementação concentrada em novilhas de corte em resposta a suplementação concentrada no período das águas.

Revisão Bibliográfica

O uso de suplementos alimentares, no sistema de produção de bovinos, ocasiona maior desembolso de capital no início do trabalho. Para que essa técnica seja difundida é necessário que seja economicamente viável. O ganho em peso do animal tem de pagar o investimento com a suplementação e os outros custos de produção (Barbosa et al., 2008). A suplementação de animais em pastejo no período das águas é feita com o objetivo principal de elevar a taxa de lotação dos pastos e melhorar o desempenho animal, com isso reduz a idade de abate dos animais, consequentemente maior rendimento e boa qualidade de carcaça. (Zamperlini et al., 2005). De acordo com Antunes e Ries (1998) a análise econômica tem como objetivo primordial desvelar e demonstrar as condições econômicas que as atividades das empresas estão sujeitas quanto à realização de custos, receitas e lucros, justamente objetivando a sua permanência no mercado. Embora a suplementação de bovinos em pastejo seja considerada uma das grandes aplicações do conhecimento de nutrição de ruminantes no Brasil (Valadares Filho et al., 2002), deve-se considerar que o incremento na produtividade não deve comprometer a sustentabilidade do sistema de produção (Hoffman et al., 2014). Assim, aspectos relacionados com os custos de distribuição dos suplementos devem ser avaliados com a finalidade de otimizar o sistema de produção implantado.

Materiais e Métodos

O experimento foi realizado em propriedade rural localizada a 6 Km do Campus Universitário de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso. O período experimental foi de dezembro de 2013 a maio de 2014, com 136 dias de avaliação. Foram utilizadas seis áreas experimentais estabelecidas com pastagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu, duas para cada estratégia de suplementação alimentar (0; 0,50 e 1,0% do PC). Em cada uma das seis áreas experimentais foram utilizadas do início ao fim do experimento seis novilhas (animais testes) com composição genética (½ Nelore x ½ Angus) e peso corporal médio de 249,2 kg com aproximadamente 16 meses de idade. Na análise financeira foram considerados o custo de produção, a produção de arrobas e a remuneração desta arroba obtida com a venda dos animais para o frigorífico. A análise do custo de produção para cada estratégia de suplementação concentrada incluiu as despesas com sal mineral, ração concentrada, adubação nitrogenada, aplicação de herbicida, vermifugação dos animais e mão-de-obra necessária ao manejo diário dos animais. Para cálculo das receitas foram considerados as quantidades de arrobas produzidas e o preço pago na arroba da novilha no frigorífico. Nesta análise financeira não foram utilizados os valores de compra e venda dos animais, mas a quantidade de arrobas produzidas. A avaliação financeira do desempenho animal foi realizada considerando a relação margem e custo de produção, ou seja, receita gerada a partir do ganho de peso por tratamento e despesas com suplemento mineral, concentrado, adubação, vermífugo e mão de obra. Foi obtido através da padronização do peso inicial e final e dos animais que convertido em arrobas (@) pelo qual foi multiplicado por valor da arroba na região, cento e cinco reais, valor de comércio da arroba na época do experimento.

Resultados e Discussão

Os componentes do custo operacional efetivo, o ganho de peso em arrobas e a margem bruta obtida para cada estratégia de suplementação concentrada são descritos na (Tabela1). Verificou-se aumento nos custos de produção por hectare com a suplementação concentrada, com acréscimos de R$ 1073,1 e 2963,3 para o nível de 0,5 e 1,0% do PC comparado aos animais que não receberam suplementação, respectivamente. Esta resposta é atribuída, principalmente, aos maiores desembolsos realizados com aquisição do suplemento concentrado. De acordo com Holmes e Wilson (1989), os custos são sensivelmente diminuídos quando se consegue manter rebanhos produtivos a pasto, utilizando recursos forrageiros naturais. Ao realizar uma análise financeira da suplementação mineral em relação  a suplementação concentrada de novilhos Silva et al., (2010) verificaram que apesar da renda bruta ter aumentado 26,9; 35,2 e 59,7% o custo de produção aumentou em uma magnitude bem maior, com acréscimos de 252,8; 470,5 e 600,8% para o fornecimento de suplemento concentrado ao nível de 0,3; 0,6 e 0,9% do PC, respectivamente. Neste caso, o uso da suplementação concentrada em níveis superiores a 0,35 do PC foi economicamente inviável (Silva et al., 2010).

Conclusões

A suplementação concentrada acelera o ganho de peso sendo a suplementação concentrada as nível  0 ,50 e 1,0% do PC foram mais eficiente para a recria de novilhas de corte cruzadas comparado ao sistema de produção exclusivo a pasto e sal mineral,  A escolha do melhor nível de suplementação concentrada depende da relação entre custo de produção da arroba e seu preço de venda.

Gráficos e Tabelas




Referências

ANTUNES, L. M.; RIES, L. R. Gerência Agropecuária: análise de resultados. Guaíba Agropecuária, 1998. 240p. BARBOSA, F.A.; GRAÇA, D.S.; GUIMARÃES, P.H.S; SILVA JÚNIOR, F.V. Análise econômica da suplementação proteico-energética de novilhos durante o período de transição entre água-seca. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.60, p.911-916, 2008. CARVALHO, F. M; RAMOS, E. O; LOPES, M. Análise Comparativa dos Custos de Produção de duas propriedades leiteiras, no município de UNAÍ-MG no período de 2003 e 2004. Ciência e Agrotecnologia, Lavras,v.33.n. esp., 2009. EUCLIDES, V.P.B. Produção intensiva de carne bovina a pasto. In:SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE, 2., 2001,Viçosa, MG. Anais... Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2001. p.55-82. HOFFMAN, P.C., ESSER, N.M.; SHAVER, R.D.; COBLENTZ, W.; SCOTT, M.P.; BODNAR, A.L.; SCHMIDT, R.; CHARELY, B. Influence of ensiling time and inoculation on alteration of the starch-protein matrix in high moisture corn. Journal Dairy Science. v.94, n.5, p.2465-2474, 2014. HOLMES, C.W.; WILSON, G.F. Produção de leite a pasto. Campinas, SP: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1989. 708p. PACIULLO, D.S.C., CASTRO, C.R.T., GOMIDE, C.A.M., MAURÍCIO, R.M., PIRES, M.F.A., MULLER, M.D., XAVIER, D.F. Performance of dairy heifers in a silvo pastoral system. Livestock Science, v.141, p.166-172, 2011. VALADARES FILHO, S.de C.; PAULINO, P.V.R.; MAGALHÃES, K.A. et al. Modelos nutricionais alternativos para otimização de renda na produção de bovinos de