Análise técnica e econômica em uma propriedade leiteira do município de Jaíba, Minas Gerais

Elton Silva Resende1, Severino Delmar Junqueira Villela2, Michele Gabriel Camilo3, Cláudio Henrique Viana Roberto4, Mauricio Gomes de Sousa5, Edilaine Costa Martins6, Marco Aurélio Teixeira Andrade7, Glauco Barra Villela8
1 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
2 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
3 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
4 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
5 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
6 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
7 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
8 - UNIVIÇOSA

RESUMO -

Objetivou-se avaliar os principais indicadores zootécnicos, a produtividade da terra, a produtividade animal e os principais indicadores econômicos em uma propriedade leiteira, localizada no município de Jaíba – Minas Gerais. Foram coletados dados referentes às despesas, receitas e índices zootécnicos, durante os anos de 2007 a 2012. A porcentagem de vacas em lactação apresentou crescimento, iniciando com 64,4% alcançando 72,53%, com média de 69,69%. Anos com elevada média de produção diária apresentaram maior produção total anual, determinando os anos com maior eficiência de utilização de mão de obra e de produtividade da terra. A obtenção da receita total não esteve vinculada ao aumento do custo operacional efetivo. A rentabilidade variou entre 2,52% e 10,83% com média foi de 7,51%. Os valores de rentabilidade nos anos de 2008, 2010, 2011 e 2012, comparados a atividades alternativas, como a caderneta de poupança, com rendimentos de 6% ao ano, mostraram-se mais rentáveis.

Palavras-chave: gerenciamento, índices zootécnicos, margem líquida

Analysis technical and economic in a dairy farm in the city of Jaíba, Minas Gerais

ABSTRACT - The objective of this work was to evaluate the main zootechnical indicators, land productivity, animal productivity and the main economic indicators in a dairy farm, located in the municipality of Jaíba - Minas Gerais. Data were collected on expenses, income and zootechnical indexes during the years 2007 to 2012. The percentage of lactating cows presented an evolutionary pattern ranging from 64.4% to 72.53%, with a mean of 69.69%. Years with a high average of total daily production presented higher total annual production, which, in turn, determined the years with greater efficiency in the use of labor and land productivity. Obtaining total revenue was not linked to the increase in effective operating cost. The profitability varied between 2.52% and 10.83% with an average of 7.51%. Profitability values in 2008, 2010, 2011 and 2012, compared to alternative activities such as the savings account, with yields close to 6% per year, were more profitable.
Keywords: management, zootechnical indexes, net margins


Introdução

A exploração da atividade leiteira no país é uma importante atividade do setor agropecuário, possuindo caráter fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. A bovinocultura leiteira é caracterizada por sistemas de produção com elevada heterogeneidade quase sempre promovida por diferenças técnicas determinadas pelo uso de diferentes recursos tecnológicos.

De maneira geral, poucos são os produtores que realmente empregam a avaliação técnica e econômica da atividade, portanto não conhecem os reais resultados obtidos durante o processo de produção e comercialização do leite. A adoção de novas propostas gerenciais, em relação aos métodos tradicionais de gestão dos recursos produtivos, proporcionará o conhecimento do âmbito de mercado o qual a empresa está inserida, que por sua vez, facilitará a detecção de oportunidades de mercado e a formação de planos estratégicos e metas. Entretanto, para que a empresa possua capacidade de realização de estratégias de mercado deve apresentar elevado nível de conhecimento técnico e econômico. Porém, a mensuração destes aspectos é uma tarefa bastante complexa e demorada, pois envolve um grande número de cálculos e muitos detalhes necessários ao processo produtivo (LOPES e CARVALHO, 2000). Diante desse cenário, objetivou-se, com este trabalho, a avaliação o desempenho econômico plurianual da pecuária leiteira em uma propriedade situada em Jaíba, região Norte do estado de Minas Gerais.



Revisão Bibliográfica

O custo de produção constitui um elemento auxiliar na administração de qualquer empreendimento (YAMAGUCHI, 1999). O estudo desses custos que ocorrem na produção do leite permitem ao produtor estabelecer diretrizes e ajustar as distorções, garantindo que ele continue tendo competitividade em um mercado em constantes modificações (LOPES et al., 2000). Entretanto, sua determinação por vezes é complexa, por ser uma atividade de produção conjunta e contínua, além da observação passiva na apreciação da mão de obra familiar e dos investimentos inerentes à produção rural. Diversas estratégias são lançadas objetivando reduzir o impacto das dificuldades inerentes a mensuração dos custos de produção da atividade leiteira. Desta forma, diferentes metodologias para a avaliação dos custos de produção podem ser utilizadas. Segundo Yamaguchi (1999), os procedimentos metodológicos para o cálculo de custo seguem vertentes analíticas: custo total de produção e custo operacional de produção, esta última sugerida por Matsunaga et al.,  (1976). Segundo Matsunaga et al. (1976), o custo operacional compõe-se de todos os itens de custo considerados variáveis (ou despesas) representados pelos dispêndios em dinheiro. Essa metodologia foi adotada pelo IEA (Instituto de Economia Agrícola) e estima o custo operacional, englobando os custos variáveis e parte dos custos fixos de curto prazo. Nogueira (2004) define o custo operacional efetivo como todo custo que implica em desembolso pelo produtor, sendo considerado o custo mais importante para a tomada de decisão. Deve ser analisado em curto prazo, pois não é admissível na atividade, a falta de capital para cobrir todos esses custos. O agrupamento do custo operacional efetivo em componentes permite a avaliação específica dos desembolsos realizados pelo sistema de produção de leite, de maneira concisa, auxiliam técnicos e produtores a elaboração de uma análise detalhada LOPES & LOPES (1999). É possível avaliar a rentabilidade da pecuária leiteira utilizando os índices zootécnicos, uma vez que eles estão relacionados à produção e, consequentemente, aos lucros do produtor (LOPES et al., 2009). A produtividade é fundamental para a competição do produtor no mercado (CONTADOR, 1995), pois ela representa a quantidade de litros de leite produzido por vaca/dia/ano, por vaca/ha/ano ou por vaca/dia, em lactação, demonstrando, na propriedade, a eficiência de utilização da terra para a produção de leite (LEITE et al., 2006).

Materiais e Métodos

Analisaram-se dados referentes às despesas, receitas e índices zootécnicos provenientes de uma propriedade situada no município de Jaíba - MG dados referentes ao período de 2007 a 2012, organizados em planilhas eletrônicas, desenvolvidas especialmente para este fim, utilizando-se o programa Microsoft Excel (Microsoft Corp. Redmond), WA, EUA. Para a mensuração dos custos de produção utilizou-se a metodologia proposta por Matsunaga et al. (1976), posteriormente foram determinados os principais indicadores econômicos (margem bruta, margem líquida e rentabilidade). A área de produção da propriedade era de 239,59 ha dos quais 31 ha são destinados à produção de volumoso (silagem de sorgo de sequeiro), 160 ha de pastagens e 48 ha restantes são para as instalações e área de reservas. O sistema de produção de leite é semi-intensivo, em que as vacas ficam confinadas recebendo rações nos cochos no período seco e no período das águas ficam a pasto, suplementadas com concentrados. As vacas são secas 60 dias antes do parto quando são transferidas para outra pastagem e 15 dias antes do parto para maternidade. Conforme os escores do animal passavam a receber alimentação balanceada que possibilitasse o retorno à lactação em estado corporal adequado. O calendário sanitário garantiu a aplicação das vacinas, vermífugos necessários para uma eficiente ação preventiva contra doenças.

Resultados e Discussão

Através dos indicadores zootécnicos (TAB. 1) é possível verificar a eficiência produtiva do sistema de produção. A obtenção destes valores está relacionada com as tecnologias adotadas e, especialmente, com o fator gerencial da propriedade. Analisando-se a porcentagem de vacas em lactação, nota-se que a propriedade do em estudo apresentou valores variando entre 64,4% a 72,53% com média de 69,69%. O valor médio obtido esteve abaixo de 80 e 83%, descritos por Leite et al. (2006) como valores recomendados e benchmarking. Este relato evidencia a ineficiência reprodutiva do rebanho, havendo necessidade de maior atenção e medidas corretivas para este indicador zootécnico. Entretanto, nota-se um padrão evolutivo do indicador, e que possivelmente apresentará valores satisfatórios com o desenvolver da atividade. Alguns índices estiveram próximos dos valores de benchmarking recomendados por Leite et al. (2006), como a relação de litros de leite por funcionário e dias em lactação, que os autores recomendam 200 litros e 180 dias, respectivamente. Já a média de produção de leite por funcionário de 194 Kg/dia, comparada com resultados de Lopes et al. (2004), esteve acima dos 100,38Kg e 145,34Kg encontrados em sistemas de regime de pastejo e semiconfinados, respectivamente. Porém, abaixo dos 266,94kg para sistemas de produção em confinamento. As margens bruta e líquida foram positivas (TAB. 2), evidenciando que a propriedade tem condições de sobreviver no longo prazo. Avaliando-se a obtenção da receita total de maneira plurianual, observa-se um incremento ano após ano. Este fato pode ser explicado pelo aumento da produção diária em função das melhorias em indicadores de reprodução animal, produtividade animal, produtividade da terra e eficiência na utilização da mão de obra. Este fato corrobora com a conclusão de Alvarez et al. (2008), que avaliaram o efeito da intensificação em propriedades leiteiras, concluíram que a margem líquida por litro de leite foi maior para sistemas mais intensivos. Entretanto, estes autores enfatizaram que estes resultados não devem ser interpretados de forma incondicional, pois, se manejadas eficientemente, as fazendas extensivas poderiam competir com as intensivas, pois, poderiam produzir leite a um menor custo. A rentabilidade apresentou determinado grau de evolução dentre os anos avaliados. Este aumento esteve vinculado aos resultados do fator gerencial, apoiado pelo auxílio de consultoria técnica, que o passar do tempo obteve alcance de metas melhoristas para o sistema de produção, que visaram principalmente à produtividade animal, da mão de obra e da terra. A rentabilidade variou entre 2,52% e 10,83% com média foi de 7,51%. Nota-se, que os valores de rentabilidade obtidos nos anos de 2008, 2010, 2011 e 2012, quando comparados a atividades com diferentes formas de investimento como, por exemplo, a caderneta de poupança com rendimentos próximos a 6% ao ano, mostrou-se mais rentáveis.

Conclusões

A análise técnica e econômica de sistemas de produção de leite, quando realizada plurianualmente, evidencia a influencia do comportamento técnico nos indicadores econômicos.  Existe uma tendência de melhoria técnica e econômica ao desenvolver da atividade desde que haja um acompanhamento técnico e gerencial efetivo.

Gráficos e Tabelas




Referências

ALVAREZ, A.; CORRAL, J.; SOLÍS, D.; PÉREZ, J.A. Does intensification improve the economic efficiency of dairy farms? Journal of Dairy Science, v.91, n.9, p.3693-3698, 2008. CONTADOR, J, Celso. Armas da competição. Revista de Administração. São Paulo, v.30, n.2, p.50-64, abr/jun 1995.   LEITE, L.A.; BARBOSA, F.A.; CAMPOS, W.E. Controle zootécnico e econômico na pecuária leiteira. In: DO CAMPUS PARA O CAMPO. Anais... Araguaína, 2006. P.111-134   LOPES, M.A., LOPES, D.C.F. Desenvolvimento de um sistema computacional para cálculodo custo de produção do leite. Revista Brasileira Agroinformática, 2(1):1-12, 1999   LOPES, M.A.; CARVALHO, F.M. Custo de produção do leite. Lavras: UFLA, 2000. 42 p. (Boletim agropecuário, 33).   LOPES, M.A.; LIMA, A.L.R.; CARVALHO, F.M.; REIS, R.P.; SANTOS, I.C.; SARAIVA, F.H.; Efeito do tipo de sistema de criação nos resultados econômicos de sistemas de produção de leite na região de Lavras (MG). Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 28, n. 5, Sept../Oct.., 2004.   LOPES, M. A.; LIMA, A. L. R.; CARVALHO, F. M.; REIS, R. P.; SANTOS, I. C.; SARAIVA, F. H.. Efeito da escala de produção nos resultados econômicos de sistemas de produção de leite na região de Lavras (MG): um estudo multicasos.  Boletim da Indústria Animal, v.63, p.177-188, 2006.   LOPES M.A.; DEMEU, F. A.; SANTOS G. DOS; CARDOSO G.M. Impacto econômico do intervalo de partos em rebanhos bovinos leiteiros. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 33, Edição Especial, p. 1908-1914, 2009   MATSUNAGA, M., et al. Metodologia de custo de produção utilizada pelo IEA. Agricultura em São Paulo, v. 23, n. 1, p. 123-139, 1976.   NOGUEIRA, M.P. Gestão dos custos e avaliação de resultados: agricultura e pecuária. Bebedouro: Scot Consultoria, 2004. 219 p.   YAMAGUCHI, L.C.T. Custo de produção de leite: critérios e procedimentos metodológicos. In: Seminário sobre Metodologias de Cálculo do Custo de Produção de Leite, 1, Piracicaba, 1999. Anais... Piracicaba: USP, 1999.