Aspectos hematológicos e parâmetros fisiológicos de caprinos em Santana do Ipanema

João Marcos Rodriguez1, Alex Romualdo Nunes de Oliveira2, Danivia Maria Ferreira de Moura3, José Crisólogo de Sales Silva4, Lívio Kelver Martins da Silva5, Adibe Luiz Abdalla6, Edvania da Conceição pontes7
1 - Universidade Federal de Alagoas
2 - Universidade Estadual de Alagoas
3 - Universidade Estadual de Alagoas
4 - Universidade Estadual de Alagoas
5 - Universidade Estadual de Alagoas
6 - Centro de Energia Nuclear de Agricultura-CENA/USP
7 - Universidade Estadual de Alagoas

RESUMO -

Objetivou-se com este trabalho estudar o perfil fisiológicos e hematológico de cabras sem raça definida, criadas na região de Santana do Ipanema no agreste alagoano em regime intensivo e mantidas sob as mesmas condições ambientais e de manejo. Estudou-se os seguintes parâmetros: temperatura retal (TR), frequência respiratória (FR), perfil hematológico e parâmetros ambientais. Os dados obtidos foram avaliados estatisticamente por meio do Teste de Tukey em nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que não foram evidenciadas diferenças significativas de resultados do perfil hematológico. Os caprinos estudados mantiveram seus limites considerados normais referente as temperatura retal e as variações fisiológicas. Conseguiram manter a sua homeotermia, com uma frequência respiratória considerada normal as condições experimentais.

Palavras-chave: Fisiologia, Hematologia, Caprinocultura

Hematological aspects and physiological parameters of goats in Santana do Ipanema

ABSTRACT - The objective of this work was to study the physiological and hematological profile of non-breed goats reared in the Santana do Ipanema region in the Agro-Alagoan region under intensive conditions and maintained under the same environmental and management conditions. The following parameters were studied: temperature Rectal (TR), respiratory rate (RF), hematological profile and environmental parameters. The data obtained were statistically evaluated using the Tukey test at a significance level of 5%. The results showed that there were no significant differences in hematological profile results. The studied goats maintained their limits considered normal regarding rectal temperature and physiological variations. They were able to maintain their homeothermia, with a respiratory rate considered normal to the experimental conditions.
Keywords: Physiology, Hematology, Skincare


Introdução

A região Nordeste detém grande parte do rebanho caprino, onde tem se destacado no agronegócio brasileiro. Grande parte do rebanho caprino encontra-se no Nordeste, muitos destes animais pertencem a rebanhos de pequenos produtores e são uma importante fonte de renda resultante da venda da sua carne, leite e seu couro. Segundo Ndoutamia & Ganda (2005) a hematologia clínica constitui-se em importante área de estudo sobre o estado de saúde dos animais. Entretanto, para adequada interpretação do hemograma é necessário considerar a influência dos fatores de variabilidade, como: condições climáticas e ambientais, estado nutricional, gestação, lactação, manejo, raça, sexo e idade. Objetivou-se com essa pesquisa avaliar os parâmetros fisiológicos e o perfil hematológicos de caprinos sem raça definida em Santana do Ipanema durante um período seco da região.

Revisão Bibliográfica

De acordo com Lee et al. (1974), a temperatura ambiente representa a principal influência climatológica sobre as variáveis fisiológicas, temperatura retal (TR) e frequência respiratória (FR). Também tem sido objeto de estudo a frequência cardíaca (FC) e os constituintes sanguíneos (BIRGEL JÚNIOR et al., 2001). Quando expostos a um ambiente térmico, no qual a produção excede a eliminação de calor, todas as fontes que geram calor endógeno são inibidas enquanto a temperatura corporal, a frequência respiratória e a taxa de sudação aumenta (YOUSEF, 1985; SOTA et al., 1996). Roberto et al. (2010) quando estudaram os parâmetros hematológicos de caprinos de corte submetidos a diferentes níveis de suplementação no Semiárido paraibano não observaram efeito dos níveis de concentrado sobre os parâmetros hematológicos, estando esses dentro dos padrões de normalidade para espécie caprina.

Materiais e Métodos

O experimento foi realizado no setor experimental do Grupo de Pesquisa Caatinga, na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL situado em Santana do Ipanema, região semiárida alagoana, em parceria com o LANA, USP. Para tanto, foram utilizados 25 caprinos sem raça definida (SRD), criadas na região semiárida. As amostras para analises hematológicas foram colhidas por punção da veia jugular externa em tubos de vidro siliconizados contendo 0,05 ml de uma solução aquosa de etilenodiamino-tetracetica-dissódica (EDTA) a 10% e com vácuo suficiente para aspirar 5 ml de sangue, sendo mantidas refrigeradas até o momento da realização dos exames, sempre concluídos antes de decorridas 24 horas de conservação. A contagem do número de hemácias foi realizada em Câmera de Neubauer modificada, sendo as amostras de sangue diluídas em pipeta hematimétrica especifica, proporção de 1:200, utilizando-se como solução diluidora o líquido de Gower; a determinação do hematócrito, foi realizada pelo método do micro hematócrito e a dosagem de hemoglobina pelo método que transforma a hemoglobina em cianometahemoglobina; a contagem do número total de leucócitos foi realizada em Câmara de Neubauer modificada, sendo as amostras de sangue diluídas em pipeta hematimétrica especifica, na proporção de 1:20, utilizando-se como solução diluidora o liquido de Thoma  de acordo com as recomendações de Birgel (1982). A frequência respiratória (FR) foi obtida pela auscultação indireta das bulhas, ao nível da região laríngeo-traqueal, contando-se o número de movimentos durante 60 segundos (mov/min). Para obtenção da temperatura retal consistiu na introdução de um termômetro clinico, diretamente em contato com a mucosa do animal permanecendo por dois minutos. Todos os parâmetros fisiológicos foram medidos em cada três horas começando de 06h00min as 03h00min durante 23 dias. Os dados foram analisados estatisticamente pelo programa computacional Assistat pelo test t aos níveis de 1 e 5 % (SILVA E AZEVEDO, 2009).

Resultados e Discussão

Através da avaliação na tabela 1, observa-se que o número de hemácias da presente pesquisa foi semelhante aqueles obtidos por Ferrreira Neto (1986). Não foram observadas diferenças estatísticas (P<0,05) do número de eritrócitos. Verificando-se que os valores eram semelhantes, pois os valores médios obtidos nessas pesquisas para o número de leucócitos, encontra-se dentro das amplitudes de variação correspondente. Os valores de segmentados e linfócitos observados estão de acordo com Duarte et al. (2009). Os caprinos demonstraram maior quantidade de linfócitos, fato esse que está em concordância com aqueles referidos na literatura brasileira (Ferreira Neto et al. 1982, Birgel 1969). Os resultados ainda equiparam-se aos de Souza et al. (2006) que demonstraram média linfocitária de 5780±1600 (cél./mm3 ) para cabras Saanen adultas. Com relação à temperatura retal pode-se verificar um aumento no turno da tarde, com valor absoluto de 39,9 e 40,2°C, reflexo dos elevados valores das variáveis ambientais, porém a temperatura encontra-se dentro da normalidade para caprinos, concordando com os valores encontrados por Darcan & Güney (2008), que trabalhando com caprinos, no leste do Mediterrâneo, região de Turkey, obtiveram valores que variaram de 38,81 a 39,88 °C nos turnos da manhã e tarde, respectivamente. Shinde et al. (2002), também trabalhando com caprinos em diferentes épocas encontraram valores da temperatura retal no turno da manhã 38,2°C e no turno da tarde 39,1°C. Através do gráfico 1, podemos observar a média da temperatura ambiente e URar, onde foi possível compreender as principais correlações da temperatura. Esta forma a orientação sobre os sistema de produção de caprinos deve considerar as variações climáticas da região. Pode-se observar que a temperatura ambiente foi alta em todos horários do dia, e com isso indicam que os caprinos estão adaptados a condições ambiente do ambiente onde foi realizado o estudo.

Conclusões

Os resultados obtidos mediante as variáveis fisiológicas, ambientais e hematológicas, permitiram mostrar que não foram evidenciadas diferenças significativas entre os valores encontrados no hemograma dos caprinos, nas condições do experimento. Os caprinos estudados mantiveram seus limites considerados normais referente as temperatura retal e as variações fisiológicas. Conseguiram manter a sua homeotermia, com uma frequência respiratória considerada normal as condições experimentais.

Gráficos e Tabelas




Referências

Birgel E.H.1982. Hematologia clínia veterinária, p.2-34. In: Birgel E.H. & Benesi F.J. (Eds), Patologia Clínica Veterinária. Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, São Paulo, SP. Birgel E.H. 1969. Estudo do quadro leucocitário de caprinos (Capra hircus, L.) normais, criados no Estado de São Paulo. Influência dos fatores raciais, sexuais, etários e alimentares. Tese de Doutorado, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo. BIRGEL JÚNIOR, E. H. et al. Valores de referência do eritrograma de bovinos da raça Jersey criados no Estado de São Paulo. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte, v. 53, n. 2, p. 164-171, 2001. DARCAN, N.; GÜNEY.O. Alleviation of climatic stress of dairy goats in Mediterranean climate. Small Ruminant Research v.74 p. 212-215, 2008. Duarte A.L.L., Cattelan J.W., Araújo M.G., Cattelan R.J.G. & Vicente W.R.R. 2009. Hemograma e bioquímica sanguínea de caprinos submetidos à biópsia hepática com agulha tru-cut guiada por videolaparoscopia. Ars Vet. 25(2):47-53. Ferreira Neto J.M., Marques Júnior A.P., Carvalho M.M. & Ferreira P.M. 1986. Hemograma de caprinos do nascimento até um ano de idade. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. 38(5):645-656. LEE, J. A.; ROUSSEL, J. D.; BEATTY, J. F. Effect of temperature season on bovine adrenal cortical function, blood cell profile, and milk production. Journal of Dairy Science, Champaign, v. 59, n. 1, p. 104-108, 1974. Ndoutamia G. & Ganda K. 2005. Determination des paramétres hematologiques et biochemiques des petits ruminants du Tchad. Revta Med. Vet. 156(4):202-206. ROBERTO, J.V.B.; SOUZA, B.B.; SILVA, A.L.N. et al.Parâmetros hematológicos de caprinos de corte submetidos a diferentes níveis de suplementação no Semi-árido paraibano. Revista Caatinga,v.23, n.1, p.127-132, 2010 SHINDE, A. K.; RAGHAVENDRA BHATTA, S.K.; SANKHYAN.; VERMA, L.D. Effect of season on thermoregulatory responses and energy expenditure of goats on semi-arid range in Índia. Journal of Agricultural Science v. 139, p. 87-93. 2002. SILVA, F. de A. S.; AZEVEDO, C. A. V. de. Principal Components Analysis in the Software AssistatStatistical Attendance. In: WORLD CONGRESS ON COMPUTERS IN AGRICULTURE, 7., 2009, Reno-NV-Proceedings… American Society of Agricultural and Biological Engineers, 2009. Souza C., Lopes S.T.A., Batina P.N., Cecim M., Cunha C.M., Conrado A.C. & Beck A. 2006. Estresse parasitário em cabras Saanen: avaliação hematológica e da atividade oxidativa dos neutrófilos. Vet. Notícias 12(2):17-23. SOTA, R. L. de la et al. Efficacy of a timed insemination program in dairy cows during summer heat stress. Journal Animal Science, Champaing, v. 74, p. 133, 1996. Supplement 1. YOUSEF, M. K. Stress physiology in livestock. Boca Ratton: CRC, 1985. 217 p.