Avaliação da ação de protease em dieta elaborada com soja subprocessada e com variação no teor proteico sobre o rendimento de carcaça em frangos de corte

Erika de Jonge Ronconi1, Joice Meri Schmidt2, Heloísa Laís Fialkowski Bordignon3, Jonas Rodrigo Layter4, Eliana Thais Riffel5, Fernanda Kaiser de Lima6, Sabrina Castro Palma7, Jovanir Inês Müller Fernandes8
1 - UFPR
2 - UFPR
3 - UFPR
4 - UFPR
5 - UFPR
6 - UFPR
7 - UFPR
8 - UFPR

RESUMO -

O objetivo do trabalho foi avaliar a ação de uma protease em dietas a base de farelo de soja subprocessado + 46% de PB ou adequado +44% de PB sobre o rendimento de carcaça de frangos de corte. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 2 (com e sem enzima x adequadamente tostado + 44%PB e subprocessado + 46%PB), obtendo-se 4 tratamentos com 8 repetições e 40 aves por box. O rendimento de carcaça e cortes comerciais foram calculados com base nos pesos vivo e de carcaça. A gordura abdominal foi retirada, pesada e calculada em relação ao peso da carcaça eviscerada. O peso absoluto e relativo da gordura abdominal foi maior (p<0,05), nas dietas formuladas com farelo de soja adequadamente processado, mas com menor teor de PB. Além disso, a inclusão de soja subprocessada associada à dieta sem adição da enzima, resultou em maior peso absoluto e relativo do peito, provavelmente pelo maior teor proteico.

Palavras-chave: fator anti-tripsínico, queratinase, rendimento de peito, gordura abdominal.

Assessment of protease function in diets with under processed soybean and with variation of protein content on carcass yield of broilers

ABSTRACT - The aim of this study was to evaluate the action of a protease in diets based on under processed soybean meal + 46% of CP or adequate + 44% of CP on the carcass yield of broilers. There was a completely randomized design following a 2 x 2 factorial scheme (with and without enzyme x suitably roasted + 44% PB and under processed + 46% PB), totaling 4 treatments with 8 replicates and 40 birds each. Carcass yield and commercial cut-ups were calculated based on live weight and carcass weight. Abdominal fat pad was removed, weighed and calculated in relation to the weight of the eviscerated carcass. The absolute and relative weight of the abdominal fat was higher (p <0.05) in the diets formulated with adequately processed soybean meal, but with lower CP. In addition, the inclusion of under processed soybean associated with the diet without enzyme addition resulted in a higher absolute and relative breast weight, probably due to the higher protein content.
Keywords: anti-trypsinic factor, keratinase, breast yield, abdominal fat pad.


Introdução

A soja é o ingrediente mais completo e básico das rações avícolas, participando na ordem de 20% nas dietas, respondendo por mais de 80% da proteína bruta da ração (Café et al., 2000; Carvalho., 2009), constituindo uma importante fonte de aminoácidos para os animais. O farelo de soja (FS) pode ser comercializado com diferentes concentrações de proteína bruta dependendo da adição ou não da casca da soja. Portanto, o FS com menor teor de PB será aquele que apresentará maior teor de fibra bruta. A qualidade do FS também depende do processamento térmico. O grão cru da soja tem como desvantagem a presença de fatores antinutricionais. A sua inativação ocorre por aquecimento do grão, e quando inadequado pode afetar a qualidade da proteína e a disponibilidade de energia para os animais. A adição de proteases exógenas pode representar um potencial desejável para inativação de fatores antinutritivos (Pettersson e Pontoppidin., 2013). Além disso, a suplementação melhora a digestibilidade da proteína bruta e aminoácidos, com consequente redução na excreção de nitrogênio, além de suplementar a atividade proteolítica em animais jovens, liberando peptídeos menores e facilitando a ação das enzimas endógenas (Freitas et al., 2011; Oxenboll et al., 2011). Com isso, o objetivo do trabalho foi avaliar a ação de uma protease em dietas a base de farelo de soja subprocessado + 46% de PB ou adequado + 44% de PB sobre o rendimento de carcaça de frangos de corte.

Revisão Bibliográfica

O FS é gerado com rendimento de 76,5% em relação ao grão integral e representa 2/3 dos farelos protéicos da alimentação animal (Rostagno et al., 2004). A retirada ou adição de casca é que determina porcentagem de PB. O FS com 44% é obtido pela adição de casca de soja, proveniente da fabricação do FS com 48%, que é descascado antes da extração do óleo. Também existe o FS com 46%, no qual a quantidade de casca já se encontra no grão (Gerber et al., 2006). Dos grãos de oleaginosas disponíveis para elaboração de ração para os animais, o FS tem o maior nível de PB e o melhor perfil de aminoácidos, com até cerca de 6% de fibra bruta (Dei, 2011). Os principais inibidores de proteases presentes na soja são o fator Kunitz (KTI) e o Bowman-Birk (BBI). O fator Kunitz é constituído de 181 resíduos de aminoácidos com duas pontes dissulfeto (LIENER, 1994). O que demonstra haver oportunidade de ação dessas enzimas sobre a inativação desse fator antinutricional. Segundo este mesmo autor, o fator Bowman-Birk possui peso molecular entre 6.000 e 10.000, 71 resíduos de amonoácidos e elevado número de resíduos de cisteína, formando de 8 a 9 pontes de dissulfeto por molécula de inibidor. O que lhe confere maior resistência ao tratamento térmico. Segundo Brandelli (2008), as queratinases microbianas pertencem a um grupo de proteases com a capacidade de degradar proteínas resistentes. Esse grupo de enzimas proteolíticas é composto por proteína dissulfeto redutase e peptídeo hidrolase. A proteína-dissulfeto redutase rompe as ligações dissulfeto de cisteína presentes em algumas proteínas não digeríveis e depois a peptídeo hidrolase hidrolisa a proteína em peptídeos e aminoácidos (Gupta e Ramnani, 2006).

Materiais e Métodos

Foram utilizados 1280 pintos de corte, machos da linhagem Cobb, provenientes de matrizes de cerca de 40 semanas de idade. As aves foram distribuídas aleatoriamente em um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 2 (com e sem enzima x adequadamente tostado + 44%PB e subprocessado + 46%PB), obtendo-se 4 tratamentos com 8 repetições e 40 aves por box. O complexo enzimático utilizado foi DP100 (Novus International), incluída nas dietas específicas na dose de 250 g/tonelada. Todos os tratamentos foram formulados considerando a contribuição nutricional (matriz) da protease. O farelo de soja foi selecionado com base no teor de proteína bruta (PB) e unidades de pH da atividade ureática. No farelo de soja considerado adequado, a atividade ureática foi abaixo de 0,10 e no farelo considerado subprocessado, os valores de atividade ureática ficaram entre 0,10 e 0,15. O Programa nutricional foi dividido em três fases: inicial (1 – 18 dias idade), crescimento (19 – 35 dias idade) e abate (35 – 46 dias de idade). As rações experimentais, a base de milho, farelo de soja e farinhas de origem animal, foram formuladas de acordo com as recomendações das agroindústrias locais. O milho e farelo de soja utilizados foram obtidos do mesmo lote e armazenados sob condições adequadas durante o período experimental. Aos 42 dias de idade, foram abatidas 72 aves por tratamento, totalizando 288 aves. Previamente, as aves foram identificadas e submetidas ao jejum alimentar, pesadas e abatidas. O rendimento de carcaça e cortes comerciais foram calculados com base no peso vivo e peso da carcaça, respectivamente. A gordura abdominal presente ao redor da cloaca e moela foi retirada, pesada e também calculada em relação ao peso da carcaça eviscerada. Os resultados obtidos no experimento foram tabulados e analisados utilizando-se análise de variância (ANOVA) do procedimento General Lineal Model (GLM) com auxílio do programa estatístico SAS (2002, SAS Institute Inc., Cary, NC).

Resultados e Discussão

Os resultados referentes aos pesos absolutos e rendimento de corte e deposição de gordura abdominal estão demonstrados na Tabela 1. O fornecimento de ração a base de farelo de soja adequadamente processado, mas com menor teor proteico, resultou em maior (p<0,05) peso da gordura e menor percentual relativo de deposição. Houve uma interação (p<0,05) entre os fatores processamento da soja e adição de enzima exógena, para o peso absoluto e relativo do peito (Tabela 2). Ao desdobrar a interação, observou-se que a inclusão de farelo de soja subprocessado + 46% de PB na dieta sem a suplementação da protease resultou em maior (p<0,05) peso absoluto e relativo do peito. Carvalho et al., (2009) suplementaram dietas com complexo enzimático e avaliaram o efeito sobre fatores antinutricionais. Esses autores também não verificaram efeito das enzimas para o rendimento de carcaça, peito e porcentual de gordura abdominal das aves até os 42 dias de idade. Souza et al. (2008) verificaram que a utilização de enzimas levou a um aumento no teor de gordura abdominal na carcaça das aves, o que pode ser explicado por um possível aumento na liberação de energia dos nutrientes, através da suplementação enzimática. Entretanto, estudos in vivo apresentaram a eficácia da suplementação de protease em dietas vegetais para frangos de corte, demonstrando que a enzima monocomponente aumenta a digestibilidade da proteína bruta da dieta e melhora a conversão alimentar, porém sem exibir efeito sobre o rendimento e composição da carcaça (Yadav e Sah, 2005).

Conclusões

A suplementação de protease monovalente em dietas a base de farelo de soja subprocessado + 46% de PB ou adequado + 44% de PB não influenciou o rendimento de carcaça de frangos de corte. Já a elaboração de dieta com FS de maior nível proteico e subprocessado aumentou o rendimento de peito dos frangos de corte.

Gráficos e Tabelas




Referências

BRANDELLI, A. Bacterial keratinases: useful enzymes for bioprocessing agroindustrial wastes and beyond. Food Bioprocess Technology, v. 1, n. 2, p. 105–116, 2008. BRITO, C.O.; ALBINO, L.F.T.; ROSTAGNO, H.S.; GOMES, P.C.; DIONÍZIO, M.A.;CARVALHO, D.C.O. Adição de complexo multienzimático em dietas à base de soja extrusada e desempenho de pintos de corte. Revista Brasileira de Zootecnia,Viçosa, v.35, n.2, p.457-461, 2006. CAFÉ, M.B.; SAKOMURA, N.K.; JUNQUEIRA, O.M.; MALHEIROS, E.B.; DEL BIANCHI M. Composição e Digestibilidade dos Aminoácidos das Sojas Integrais Processadas para Aves. Revista Brasileira de Ciências Avícolas, v.2, n.1, p.423-429, 2000. CARVALHO, J.C.C.; BERTECHINI, A.G.; FASSANI, E.J. Desempenho e características de carcaça de frangos de corte alimentados com dietas à base de milho e farelo de soja suplementadas com complexos enzimáticos. RevistaBrasileira de Zootecnia, Viçosa, v.38, n.2, p.292-298, 2009. CHEN, M. Inducible direct plant defense against insect herbivores: A review. Insect Science, v. 15, n. 2, p. 101-114, 2008. DEI, H. K. Soybean as a feed ingredient for livestock and poultry, in: DORA KREZHOVA (Ed) Recent trends for enhancing the diversity and quality of soybean products. Rijeka: InTech, 2011. p. 215-216. FREITAS, S.; VIEIRA , C.; ANGEL, A.; FAVERO A.; MAIORKA, A. Performance and nutrient utilisation of broilers fed diets supplemented with a novel mono-component protease. Journal of Applied Poultry Research, v. 20, n. 3, p. 322-334, 2011. GERBER, L. F. P.; PENZ JUNIOR, A. M.; RIBEIRO, A. M. L. Efeito da composição do farelo de soja sobre o desempenho e o metabolismo de frangos de corte. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 35, n. 4, p. 1359-1365, 2006. GUPTA, R.; RAMNANI, P. Microbial keratinases and their prospective applications: An overview. Applied Microbiololy and Biotechnology, v. 70, n. 1, p. 21-33, 2006. LIENER, I. E. Implicarions of antinutritional componentes in soybean foods: Critical Reviews. Food Science and Nutrition, v. 34, n. 1, p. 31-67, 1994. OXENBOLL, K.; PONTOPPIDAN, K.; FRU-NJI, F. Use of a protease in poultry feed offers promising environmental benefits. International Journal of Poultry Science, v. 10, n. 11, p. 842-848, 2011. PETTERSSON, D.; PONTOPPIDIN, K. Soybean meal and the potential for upgrading its feeding value by enzyme supplementation. In:  PETTERSSON, D.; PONTOPPIDIN, K., Soybean — BioActive Compounds. Chapter 13, 2013, p. 287-307. ROSTAGNO, H. S.; DIONIZIO, M. A.; ALBINO, L. F. T. Perspectivas da nutrição de frangos de corte. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande. Anais... Campo Grande: SociedadeBrasileira de Zootecnia, 2004. 17p. YADAV, J. L.; SAH, R. A. Supplementation ofcorn-soybeanbasedbroiler’s diets with different levels of acid protease. Journal of the Instituteof Agricultureand Animal Science, Rampur, v. 26, p. 65-70, 2005.





©2025 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?