AVALIAÇÃO DA FERMENTAÇÃO RUMINAL IN SITU DO CAPIM MASSAI MANEJADO EM PASTEJO ROTACIONADO COM OVINOS SOB O EFEITO DE ADUBAÇÕES FOSFATADAS E NITROGENADAS EM SOLO ARENOSO

HERICO VERISSIMO GUIMARÃES DE PAULA1, LUCIANO FERNANDES DE SOUSA2, JUNIOR BEZERRA DE CARVALHO3, NEILLIMAR RABÊLO RANGEL4, REBECA ROCHA CARDOSO5, WANDERSON CAMPOS JARDIM6
1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
2 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
3 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
4 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
5 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
6 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

RESUMO -

Objetivou-se avaliar os efeitos da adubação fosfatada e nitrogenada sobre a fermentação ruminal in situ do capim Panicum maximum cv. Massai cultivado em solo arenoso em área de pastejo rotacionado com ovinos. O ensaio de avaliação da fermentação foi realizado em um bovino castrado holandês-zebu, com dieta composta exclusivamente por volumosos. Foram utilizados sacos de nylon de devidamente identificados. Os sacos receberam 2 g de matéria seca ao ar, moídos a 2 mm do capim Massai com tratamentos que receberam, adubações de (50 e 200 kg/ha) usando P2O5 e (NH4)2SO4 (100 e 400 kg/ha), além de um tratamento sem adubação. Os tratamentos AD e P50N100 apresentaram os melhores resultados para degradabilidade enquanto os tratamentos P200N100 e P200N400 mostraram-se menos degradáveis. Os parâmetros da fermentação ruminal e a degradabilidade do capim Massai podem ser alterados de forma negativa com à medida que se aplica grandes doses de adubação fosfatada e nitrogenada.

Palavras-chave: degradabilidade, gramíneas exóticas, digestão, rumem, fibra em detergente neutro

Evaluation of in situ ruminal fermentation of massai grass handled in rotated gills with sheep under the effects of phosphate and nitrogen fertilizations on sandy soil

ABSTRACT - The objective of this study was to evaluate the effects of phosphate and nitrogen fertilization on in situ ruminal fermentation of the Panicum maximum cv. Massai cultivated in sandy soil in grazing area rotated with sheep. The fermentation evaluation test was carried out in a Dutch-zebu castrated bovine, with a diet composed exclusively of roughage. Properly identified nylon bags were used. The bags received 2g of dry matter in the air, ground to 2mm of the Massai grass with treatments that received, fertilization of (50 and 200 kg / ha) using P2O5 and (NH4) 2SO4 (100 and 400 kg / ha). Of a treatment without fertilization. The AD and P50N100 treatments showed the best results for degradability while the P200N100 and P200N400 treatments were less degradable. The ruminal fermentation parameters and the degradability of the Massai grass can be altered negatively with the application of large doses of phosphate and nitrogen fertilization.
Keywords: Degradability, exotic grasses, digestion, rumen, detergent fiber


Introdução

As forrageiras são hoje no Brasil a principal e menos onerosa fonte de alimentação para ruminantes. O aumento na produção de forragem pode ser alcançado com a realização da adubação nitrogenada e fosfatada (Santos e Fonseca, 2011). O capim Massai tem se mostrado uma boa opção tanto para sistemas extensivos como para sistemas mais intensivos, tendo em vista que além de possuir uma boa capacidade de rebrota e produção de MS por hectare. A população microbiana presente no rúmen sofre influência direta do tipo de alimento ingerido pelo animal, e do potencial fermentativo que a fibra presente nesse alimento possui. A taxa de fermentação da fibra é quem vai determinar a disponibilidade de energia a nível ruminal e consequentemente ira influenciar no desenvolvimento da flora microbiana do rúmen. Por tanto, se a fibra possuir um baixo potencial fermentativo, a vantagem de retenção no rúmen será perdida (OLIVEIRA et al., 2013). O animal deve receber alimento em quantidade e qualidade adequada para que se tenha a resposta esperada em sua produção, com isso a importância de se fazer analises bromatológicas para conhecer a composição dos alimentos e também realizar ensaios de fermentação ruminal afim de se obter parâmetros como o de degradabilidade do alimento. Assim objetivou-se avaliar os efeitos da adubação fosfatada e nitrogenada sobre a fermentação ruminal do capim Panicum maximum cv. Massai cultivado em solo arenoso em área de pastejo rotacionado em ovinos in situ.

Revisão Bibliográfica

São encontradas no cerrado uma variedades de solos, entre eles os denominados atualmente como Neossolo Quartzarênico, que são solos com baixo teor de argila e com textura bastante arenosa ao longo do perfil, esses solos ocorrem em relevo plano ou suave ondulado, apresenta acidez, toxidez de alumínio e possui deficiência em fósforo e micronutrientes (embrapa). No pastejo rotacionado, as áreas divididas em piquetes são resignados a períodos revezados de pastejo e descanso. Com esse método pode se ter um maior controle sobre o pasto. Ele oportuniza definir quando e por quanto tempo as plantas estarão sujeitas à desfolha, e assim os pastejos tendem a ter uma melhor eficiência e ser mais uniformes (Santos,2004). O nitrogênio participa no metabolismo das plantas como compostos de aminoácidos, purinas, pirimidinas, alcalóides, coenzimas, vitaminas e pigmentos (Malavolta, 1980), interferindo diretamente na fotossíntese. O fósforo por sua vez é um componente vital das células vegetais, estimula o crescimento e a formação do sistema radicular no início do desenvolvimento da planta, é responsável pelo arranque das plantas, pela maturidade e ajuda na formação das sementes (Braga, 2010).

Materiais e Métodos

O experimento foi conduzido na Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína-TO, na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia. O solo é classificado como Neossolo Quartzarênico Órtico típico (EMBRAPA, 2006), a área é de 1 ha dividido em 32 piquetes, com pastagem de capim Panicum maximum cv. Massai, sobre pastejo rotacionado de 32 ovinos machos SRD.

Realizou-se adubação de P em 2 níveis (50 e 200 kg/ha de P2O5) e adubação de N também com 2 níveis (100 e 400 kg/ha de (NH4)2SO4), em um arranjo fatorial 2x2, além de um tratamento sem adubação. Adubação de N foi aplicada de forma dividida durante o ciclo de pastejo dos animais e a de P feita no início do ensaio. Foi administrada também uma dose de K mediante análise solo dividida em duas partes iguais e aplicada uma no início e outra no meio do período experimental.

O material vegetativo foi coletado pré e pós-pastejo, no sistema de pastejo rotacionado em três ciclos, cada ciclo com 4 dias de ocupação e 28 de descanso, a forrageira foi cortada na altura de 15 cm. As amostras de capim foram submetidas à análise para determinação dos teores de: matéria seca (MS), proteína bruta (PB) seguindo os protocolos padrões (A.O.A.C., 1995); FDN e FDA e lignina conforme Van Soest et al. (1991).

O ensaio de avaliação da fermentação ruminal in situ foi realizado em um bovino castrado holandês-zebu, com dieta composta exclusivamente por volumoso.

Os tempos de incubação usados para avaliação da degradabilidade in situ das dietas foram: 0, 3, 6, 12, 24, 48, 72, e 96h. Foram incubados 12 sacos para cada tempo de incubação. Sempre AS 18h. Os resíduos da fermentação foram submetidos a análise para determinação do teor de MS. Os parâmetros de degradabilidade in situ foram obtidos pelo procedimento de regressão não linear seguindo método proposto por Gauss-Newton.

Os dados das degradações da MS das forrageiras foram submetidos a uma análise de regressão, na qual foram regredidos ao modelo de Orskov e McDonald (1979).



Resultados e Discussão

Não constatou-se diferença significativa (p>0,05) para os valores de FDN e lignina entre o tratamento AD e os demais tratamentos. Ouve diferença significativa (p<0,05) em relação a PB, em que o tratamento AD deferiu com menores valores que os tratamentos que receberam doses de N e P. Resultados semelhantes foram observados por Júnior et al., (2007) em que plantas do gênero Cynodon que receberam doses de 100 kg de N tiveram maiores valores de PB em relação as que receberam 50 kg. (Tabela 1) Em relação a FDA, ouve dessemelhança entre o tratamento AD em comparação aos que receberam adubação, onde o tratamento que não recebeu adubação apresentou melhor desempenho com menores proporções de FDA na MS. Cecato et al., (2004) constataram resultados inversos, de modo que ao aumentar os níveis de N na adubação o teor de FDA mostrou-se em decréscimo, o que foi explicado segundo Van Soest, (1975), onde relatou que a adição de componentes nitrogenados, ocasionalmente, diminui outros componentes como a parede celular. Bomfim et al., (2003) trabalhando com Braquiária decumbens observaram que tanto adubação com N quanto com P elevaram os valores de FDA da planta. (Tabela 1)

A figura 1 mostra o resultado da degradação da matéria seca do capim Massai sem adubação, e dos tratamentos com diferentes níveis de nitrogênio e fósforo.

Os tratamentos P200N100 e P200N400 não diferiram entre si, porém apresentaram menores taxas de degradabilidade em comparação ao tratamento P50N400 que mostrou-se intermediário aos demais. Os níveis, sem adubação e P50N100 foram semelhantes um com o outro e apresentaram os melhores resultados de degradabilidade da MS.

As diferenças nos resultados de degradabilidade entre os tratamentos podem ser explicadas em função dos valores de FDA mostrados nas analises bromatológicas descritas na Tabela 1, no qual o tratamento AD que não recebeu adubação e o tratamento P50N100 tiveram menores valores. A fibra insolúvel em detergente ácido, que é constituída de celulose, lignina, sílica e proteína insolúvel em detergente ácido (NIDA), componentes esses que são os considerados menos degradáveis, o que levou os tratamentos com maiores teores de FDA a apresentarem resultados inferiores de degradação no ensaio realizado.



Conclusões

Os parâmetros da fermentação ruminal e a degradabilidade do capim Massai cultivado em solos arenosos podem ser alterados negativamente com a aplicação grandes doses de adubação fosfatada e nitrogenada.

Gráficos e Tabelas




Referências

BOMFIM, E. R. P.; PINTO, J. C., SALVADOR, N.; et al. Efeito do tratamento físico associado à adubação em pastagem degradada de braquiária, nos teores de proteína bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido. Ciência e Agrotecnologia, v. 27, n. 4, p. 912-920, 2003. CECATO, U.; PEREIRA, L. A. F.; JOBIM, C. C.; et al. Influência das adubações nitrogenada e fosfatada sobre a composição químico-bromatológica do capim Marandu (Brachiaria brizantha (Hochst) Stapf cv. Marandu). Acta Scientiarum - Animal Sciences, v. 26, n. 3, p. 409-416, 2004. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA -EMBRAPA. Capim-massai (Panicum maximum cv Massai): alternativa para diversificação de pastagens . Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 2001. 8p. (Comunicado Técnico, 65). EUCLIDES, V. P. B.; MACEDO, M. C. M.; ZIMMER, A. H.; et al. Avaliação dos capins mombaça e massai sob pastejo. Revista. Brasileira de. Zootecnia., v. 37, n. 1, p. 18-26, 2008. JÚNIOR1, M. C.; JOBIM, C. C.; DO CANTO, M. W. Taxa de desidratação e composição químico-bromatológica do feno de grama-estrela (Cynodon nlemfuensis Vanderyst) em função de níveis de adubação nitrogenada. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 28, n. 3, p. 493-502, jul./set. 2007. OLIVEIRA, V. S. SANTANA NETO, J. A.; VALENÇA, R. de L. Características químicas e fisiológicas da fermentação ruminal de bovinos em pastejo – revisão de literatura. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária. Ano 11, n. 20, 2013 SANTOS, H. Q.; FONSECA, D. M.; CANTARUTTI, R. B.; et al. Níveis críticos de fósforo no solo e na planta para gramíneas forrageiras tropicais, em diferentes idades. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 26, p. 173-182, 2002. VAN SOEST, P. J. Composition and nutritive value of forage. In: HEALLTH, M.E. et al. The Science of Grassland Agriculture. 2th ed. Iowa: State Universit Press.1975. p.53-63. VAN SOEST, P. J.; ROBERTSON, J. B.; LEWIS, B. A.; et al. Methods for dietary fiber, neutral detergent fiber, and nonstarch polysaccharides in relation to animal nutrition. Journal of Dairy Science, v. 74, n. 1, p. 3583-3597, 1991.