Avaliação genética para características de carcaça de bovinos da raça Nelore

Nilton de Souza Santos1, Paulo Alexandre dos Santos Gonçalves2, Leomar Custódio Diniz3, Vinicius Xavier4, Edson Junior Heitor de Paula5, Claudio de Ulhoa Magnabosco6, Elias Nunes Martins7, Eurico Lucas de Souza Neto8
1 - Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
2 - Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
3 - Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
4 - Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
5 - Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
6 - EMBRAPA CERRADOS
7 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
8 - Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

RESUMO -

O objetivo deste trabalho foi estudar os parâmetros genéticos para área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura (EG), espessura de gordura medida na garupa (EGP8) e as correlações genéticas entre essas características de carcaça. Os parâmetros genéticos foram estimados em análises tricarácter, em um modelo animal por meio da inferência Bayesiana, que considerou os efeitos fixos de sexo, mês, ano de nascimento e lote de manejo. Foram utilizados dados de 8.918 bovinos da raça Nelore (touros e matrizes) que possuíam medidas coletadas por um equipamento de ultrassom Aloka 500V com sonda linear de 17,2 cm, 3,5 MHz e um acoplador acústico (standoff), realizado por um técnico devidamente treinado. As análises tricarácter resultaram em estimativas de herdabilidade positivas e de alta magnitude nas características AOL, EG e EGP8 de 0,54, 0,65 e 0,69 respectivamente. As correlações genéticas entre AOL e EG, AOL e EGP8 e EG e EGP8 foram 0,60, 0,57 e 0,90 respectivamente.

Palavras-chave: parâmetros genéticos, ultrassonografia, herdabilidade, correlação genética.

Genetic evaluation for carcass traits of Nelore cattle

ABSTRACT - The objective of this work was to study the genetic parameters for longissimus muscle area (LMA), rump fat thickness (RF) and fat thickness between the 12th and 13th ribs obtained by ultrasound (BF) and the genetic correlations between these carcass traits. The genetic parameters were estimated in tricaracter analysis, in an animal model through Bayesian inference that considered the fixed effects of sex, month, year of birth and management of creation. Data from 8,918 Nelore bulls (bulls and cows) were used. These measurements were taken by an Aloka 500V ultrasound device with a 17.2 cm linear 3.5 MHz probe and an acoustic coupler (standoff) performed by a technician Properly trained. The tricaracter analyzes resulted in high and positive heritability estimates of the LMA, BF and RF characteristics of 0.54, 0.65 and 0.69, respectively. Genetic correlations between LMA and EG, LMA and RF and BF and RF were 0.60, 0.57 and 0.90 respectively.
Keywords: genetic parameters, ultrasonography, heritability, genetic correlation.


Introdução

O Brasil ocupa posição de destaque na economia mundial no que diz respeito à agropecuária e vem se colocando em posição de liderança no mercado internacional de carnes com a excelente fase vivida pela bovinocultura de corte (MAPA, 2012). Com a crescente demanda por carne bovina, tanto no mercado nacional quanto no mercado internacional, a pecuária de corte do país vem se aprimorando, buscando produzir uma maior quantidade de carne e com melhor qualidade. Para conseguir atingir esses objetivos o Brasil tem intensificado o uso de melhoramento genético, como ferramenta para aumentar a eficiência produtiva dos bovinos de corte (MARQUES et al., 2013). A obtenção de informações sobre as características quantitativas e qualitativas da carcaça, tem grande importância para a indústria de carne, a fim de melhorar o produto final.

Revisão Bibliográfica

A ultrassonografia é uma ferramenta que vem sendo muito utilizada em programas de melhoramento genético para mensurar a qualidade da carcaça, sem precisar abater o animal, além de possibilitar predizer em animais vivos as características de carcaça importantes para a produção animal (RODRIGUES et al., 2007). O uso de ultrassonografia no país se mostra promissor para detecção de animais que estejam prontos para o abate, e que apresente um mínimo de gordura subcutânea e qualidade adequada de carcaça. Por outro lado, a técnica pode auxiliar na seleção de animais geneticamente superiores, tanto para musculosidade como para precocidade de terminação (SUGUISAWA, 2002). Dessa forma, este trabalho teve como objetivo proceder à avaliação genética de bovinos da raça Nelore para características de carcaça, estimar os parâmetros genéticos para área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EG) e espessura de gordura subcutânea na garupa (EGP8) e estudar a correlação genética entre essas características.

Materiais e Métodos

O experimento foi realizado na Fazenda Guaporé, que pertence à empresa Guaporé pecuária – marca OB localizado a 450 km de Cuiabá no município de Pontes e Lacerda, sudoeste do Estado de Mato Grosso - Brasil. Foram utilizados dados de 8.918 bovinos da raça Nelore (touros e matrizes) que possuíam medidas coletadas através de ultrassonografia colhidas por um técnico devidamente treinado. Os animais são participantes do programa de melhoramento genético da raça Nelore da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores. Para coleta dos dados foi utilizado um curral contendo tronco de contenção e um equipamento de ultrassom Aloka 500V com sonda linear de 17,2 cm, 3,5 MHz e um acoplador acústico (standoff). A avaliação da AOL e EG foi realizada através de um transdutor colocado perpendicularmente à coluna vertebral, e transversalmente sobre o músculo Longissimus dorsi, entre a 12ª e 13ª costelas, utilizando o standoff. Enquanto a avaliação da espessura de gordura subcutânea na garupa (EGP8), foi realizada através da obtenção de imagem com o transdutor sobre a intersecção dos músculos Gluteus medius e Biceps femoris, localizados entre o ílio e o ísquio. Para a estimação dos componentes de (co)variâncias e dos parâmetros genéticos de todas as características analisadas, foi utilizada a abordagem Bayesiana, pelo método de amostragem de Gibbs do programa MTGSAM (Multiple Trait Gibbs Sampling in Animal Models) desenvolvido por Van Tassel & Van Vleck (1996). As medidas de ultrassom AOL, EG e EGP8 foram submetidas à análise tricaráter. Para a análise tricaráter foram geradas cadeias de Gibbs de 1500000 iterações, com descarte inicial de 500000 iterações e intervalos de amostragem a cada 100 iterações. Dessa forma, foram estimados os componentes de (co)variância, herdabilidades, correlações, intervalos de credibilidade, para todas as características trabalhadas, bem como foram preditos os valores genéticos.

Resultados e Discussão

Na tabela 1, está apresentado um resumo descritivo do arquivo de dados das características de carcaça, AOL, EG eEGP8 de bovinos da raça Nelore utilizados. Estas estatísticas descritivas contém o número de observações, média, desvio padrão, valores mínimos e máximos das características de carcaça além do número de touros e matrizes pais dos animais utilizados neste estudo.   Tabela 1 - Resumo descritivo das características de carcaça, área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EG) e espessura de gordura subcutânea na garupa (EGP8) de bovinos da raça Nelore utilizados neste estudo.
Característica N Média DP Mín Máx Touros Matrizes
AOL (cm2) 8.911 48,16 8,32 21,53 114,10 347 5.226
EG (mm) 8.918 2,14 0,79 0,15 11,70 346 5.228
EGP8 (mm) 8.890 2,48 0,93 0,13 12,10 347 5.208
N: número de animais; DP: desvio-padrão; Min: valor mínimo; e Max: valor máximo, das características AOL: área de olho de lombo; EG: espessura de gordura medida entre as 12a e 13a costelas; e EGP8: espessura de gordura medida na garupa, entre o ílio e ísquio. Fonte: Elaborado pelo autor.     Tabela 2: Estimativas de herdabilidades (diagonal em negrito), correlação genética (acima da diagonal) e fenotípica (abaixo da diagonal) das características de carcaça (AOL: área de olho de lombo, EG: espessura de gordura medida entre as 12a e 13ª costelas e EGP8: espessura de gordura medida na garupa, entre o ílio e ísquio) de bovinos da raça Nelore em análises tricarácter.
  AOL EG EGP8
AOL 0,54 ± 0,02 0,60 ± 0,01 0,57 ± 0,02
0,49 – 0,59 0,56 – 0,64 0,53 – 0,61
EG 0,36 ± 0,01 0,65 ± 0,01 0,90 ± 0,007
0,34 – 0,38 0,63 – 0,68 0,89 – 0,92
EGP8 0,35 ± 0,01 0,61 ± 0,007 0,69 ± 0,01
0,33 – 0,37 0,60 – 0,63 0,67 – 0,72
*Estimativas a posteriori da média ± desvio padrão; ** Estimativas a posteriori da região de alta densidade a 95%. Fonte: Elaborado pelo autor.   Neste trabalho as características AOL, EG e EGP8 apresentaram herdabilidades de alta amplitude 0,54; 0,65 e 0,69 respectivamente como mostra na (Tabela 2), indicando que a utilização destas características como ferramenta para seleção em programas de melhoramento deverá promover intensas melhorias na qualidade das carcaças, contribuindo para o ganho genético no rebanho. Esses resultados foram coerentes com os encontrados por Barbosa et al., (2010) que trabalhou com animais Nelore criados a pasto, AOL (0,64), EG (0,41) e EGP8 (0,65). Paula (2014) também trabalhando com bovinos da raça Nelore encontrou estimativas de herdabilidades bem próximas ao demostrado no presente estudo 0,66; 0,74 e 0,68 respectivamente para AOL, EG e EGP8.   As correlações genéticas entre AOL e EG e AOL e EGP8 (Tabela 2) encontradas neste trabalho foram de 0,60 e 0,57 respectivamente. A correlação genética entre EG e EGP8 foi positiva e de alta magnitude (0,90), essa alta correlação era esperada e indicou que a expressão da gordura medida nas duas posições está associada, o que indica que as mesmas são determinadas pelos mesmos conjuntos gênicos e, a seleção para o aumento da EG deve aumentar a EGP8 e vice-versa.

Conclusões

As características de carcaça apresentaram herdabilidades de magnitude alta, portanto estas características respondem a seleção massal. As características de carcaça estudadas também apresentaram correlação genética alta e positiva entre elas, o que indica que as mesmas são determinadas pelos mesmos conjuntos gênicos, e que selecionando para uma característica ira influenciar na outra e vice-versa.


Referências

BARBOSA, V; MAGNABOSCO, C. U; TROVO, J. B. F; FARIA C. U; LOPES, D. T; ALVES, J. F; LOBO, R. B. Estudo Genético Quantitativo de Características de Carcaça Utilizando Inferência Bayesiana, em Novilhos da Raça Nelore. Revista Científica de Produção Animal, v.12, n.2, p.162-165, 2010.   MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO – MAPA -. Disponível em: Acesso em: 11 set. 2012.   MARQUES, T.A. L. THOMAS, S. MARTIN, D. MELLINGER, J. WARD, D. MORETTI, D. HARRIS P. 2013. Estimating animal population density using passive acoustics. Biological Reviews 88: 287-309. doi: 10.1111/brv.12001.   PAULA, E. J. H. Estudo das associações entre características Reprodutivas e de carcaça em bovinos da raça Nelore. 2014. 43 p. Dissertação (Doutorado em Zootecnia), Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Maringá, 2014.   RODRIGUES, V.C .etal. Avaliação da composição corporal de bubalinos e bovinos através do ultrasom. UFLA departamento de zootecnia, 2001.   SUGUISAWA L. ETAL. Aplicação da Ultrassonografia na produção de bovinos de corte. Ciências Agrárias Saúde FEA, v.2, n.2, p.47-52, 2004.   VAN TASSEL, C.P.; VAN VLECK, L.D. A manual for use of MTGSAM – A set of fortran programs to apply Gibbs Sampling to animal models for variance component estimation. U. S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 1996.