CARACTERISTICAS MORFOGÊNICAS E ESTRUTURAIS DO CAPIM-PAIAGUÁS INOCULADO COM BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO EM PLANTAS E DOSES DE NITROGÊNIO

Ulysses Cecato1, Mariângela Hungria2, Camila Fernandes Domingues Duarte3, Edneia Pereira Rosa4, Henrique Jorge Fernandes5, Sandra Galbeiro6, Thiago Trento Biserra7, Anny Karulinny Barroso Toniato8
1 - Universidade Estadual de Maringá
2 - Embrapa Soja
3 - Universidade Estadual de Maringá
4 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
5 - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
6 - Universidade Estadual de Londrina
7 - Universidade Estadual de Maringá
8 - Universidade Estadual de Maringá

RESUMO -

Utilizar estratégias para melhorar a produção de massa de forragem sem provocar danos ao meio ambiente tem sido fundamental no novo modelo de exploração agropecuária. Neste sentido, objetivou-se avaliar inoculação de bactérias promotoras de crescimento em plantas nas características morfogênicas e estruturais da Brachiaria brizantha cv. BRS Paiaguás. O experimento foi desenvolvido durante 12 meses em casa de vegetação e foram medidos a altura de pseudocolmo e comprimento de cada lâmina foliar dos perfilhos demarcados. Essas medidas foram utilizadas na determinação das características morfogênicas e estruturais. A dose de 100 kg N ha-1 proporcionou maior taxa de alongamento de folhas, taxa de aparecimento foliar e filocrono. A inoculação das bactérias Pseudomonas fluorescens total e Pantoea spp. promoveram incrementos na taxa de alongamento foliar. A inoculação com P. fluorescens total também favoreceu a taxa de alongamento de colmo.

Palavras-chave: Brachiaria, bactérias diazotróficas, morfogênese, pastagem sustentável

MORPHOGENIC AND STRUCTURAL CHARACTERISTICS OF CAPIM-PAIAGUÁS INOCULATED WITH PROMOTING GROWTH BACTERIA IN NITROGEN PLANTS AND DOSES

ABSTRACT - Using strategies to improve the mass production of forage without causing damage to the environment has been fundamental in the new model of agricultural exploration. In this sense, the objective was to evaluate inoculation of plant growth promoting bacteria in the morphogenic and structural characteristics of Brachiaria brizantha cv. BRS Paiaguás. The experiment was carried out during 12 months in a greenhouse and the height of pseudocolus and length of each leaf blade of the demarcated tillers were measured. These measurements were used to determine the morphogenic and structural characteristics. The 100 kg N ha-1 dose increased leaf elongation rate, foliar and phyllochron rate. Inoculation of the bacteria Pseudomonas fluorescens total and Pantoea spp. promoted increases in leaf elongation rate P. fluorescens total also increased the stalk elongation rate.
Keywords: Brachiaria, diazotrophic bacteria, morphogenesis, sustainable pasture


Introdução

A agropecuária brasileira está buscando aliar produtividade e sustentabilidade, assim a descoberta e o emprego de tecnologias racionais são imprescindíveis, uma vez que o aumento na produção de carne e leite, são alcançados somente com grandes quantidades de adubos químicos e aberturas de novas áreas. Dentre os nutrientes para o aumento da produtividade, o nitrogênio é imprescindível, especialmente em regiões tropicais. Pondera-se que a adubação nitrogenada gera um custo total de 40% da produção.  Também esse tipo fertilizante possui grande potencial poluidor, podendo causar sérios problemas ao meio ambiente. Nesse sentido, utilizar novas alternativas para a nutrição de plantas, como a exploração do potencial da fixação biológica de nitrogênio atmosférico (FBN), se torna fundamental para aumentar a produtividade das gramíneas em busca da sustentabilidade do sistema.

Revisão Bibliográfica

O uso de novas alternativas para a nutrição de plantas, como a exploração do potencial da fixação biológica de nitrogênio atmosférico (FBN), por meio da consorciação de gramíneas e leguminosa, estratégia  bastante conhecida, de outras formas de fixação de N ou de bactérias promotoras de crescimento,   se torna fundamental para aumentar a produtividade das gramíneas em busca da sustentabilidade do sistema e, com respeito ao meio ambiente. A FBN (Fixação biológica de nitrogênio) é realizada pelas bactérias diazotróficas, comumente conhecida como bactérias promotoras de crescimento em plantas (BPCPs). No entanto, os benefícios promovidos pelas BPCPs vão além da FBN (Dobbelaere et al., 2003). Essas bactérias também estimulam a produção de hormônio de crescimento. A inoculação pode ser considerada uma tecnologia promissora para elevar a competitividade do setor agropecuário, além de diminuir os impactos ambientais decorrentes do uso indiscriminado de fertilizantes. Assim, objetivou-se avaliar o efeito da inoculação de bactérias promotoras de crescimento em plantas nas características morfogênicas e e estruturais da  de capim–Paiaguás (Brachiaria brizantha cv. BRS Paiaguás).

Materiais e Métodos

O experimento foi desenvolvido em delineamento inteiramente casualizado, em casa de vegetação, durante 12 meses. Os tratamentos foram  seis bactérias (sem bactéria, Azospirillum brasilense Ab-v5, Azospirillum brasilense Ab-v6, Pseudomonas fluorescens total, Pseudomonas fluorescens ET76 e Pantoea spp) e três doses de nitrogênio (zero, 50 e 100 kg N ha-1), em um esquema fatorial 6x3, com 4 repetições. As bactérias foram identificadas e os inóculos preparados com concentração final de 108 células mL-1 no Laboratório da Embrapa Soja. Foram misturados 15 mL de inóculo a cada quilo de sementes do capim-Paiaguás e deixados secar à sombra por 30 minutos. Os vasos foram preenchidos com 15 dm3 de solo arenito Caiuá, textura arenosa, cujas características químicas foram: pH = 4,7; Ca = 1,0 cmolc dm-3; Mg = 0,5 cmolc dm-3; Al = 0,1 cmolc dm-3; P (Mehlich) = 5,0 mg dm-3; K = 0,16 cmolc dm-3; V = 31,56%; M.O.= 2,1%. Em todos os vasos foram aplicado o equivalente a 20 kg de N ha-1, 84 kg K2O ha-1 e 42,5 kg P2O5 ha-1. Para avaliação morfogênica,  foram marcados dois perfilhos vaso-1. Uma vez por semana foram mensurados altura de pseudocolmo e comprimento de cada lâmina foliar, registrando-se as ocorrências de senescência, quebra (corte), morte e expansão da lâmina foliar dos perfilhos demarcados. Com  isto   determinou-se as taxas de alongamento de colmo (TAlC), taxa de aparecimento de folhas (TApF), filocrono, taxa de alongamento de folhas (TAlF), taxa de senescência (TSeF), duração de vida da folha (DVF) e número de folhas vivas (NFV) por perfilho (Lemaire & Chapman 1996). Os dados  foram avaliados, utilizando-se uma análise de variância. As médias entre os grupos controle (sem bactérias ou sem adubação) e os grupos tratados foram comparadas pelo teste de Dunnet e as médias entre os tratamentos  pelo teste de Tukey.  Utilizou-se PROC GLM do pacote estatístico “Statistical Analisys System” – SAS V 9.2 (SAS Institute Inc. Cary, CA), e um nível de significância de 5%.

Resultados e Discussão

Não houve efeito de interação entre adubação química e a inoculação das bactérias nas características estruturais e morfogênicas do capim-paiaguás. A taxa de alongamento de folha diferiu entre as doses de nitrogênio, em que na adubação com 100 kg N ha-1 ocorreu maior alongamento das folhas, com aumento de 51% em relação ao tratamento testemunha. Houve também efeito na taxa de aparecimento de folha, filocrono e duração de vidas entre as doses de nitrogênio (Tabela 1). O nitrogênio (N) quando disponível para as plantas eleva o desenvolvimento de novos tecidos. Justifica-se assim, o incremento na TAlF e TApF. Fagundes et al.(2006) observaram que em condições favoráveis o nitrogênio é rapidamente utilizado pela planta, aumentando o alongamento e o aparecimento de novas folhas. A dose de 100 kg N ha-1 também proporcionou um menor filocrono e duração de vida das folhas. Isto demonstra que o nitrogênio acelerou o crescimento do perfilho, tornando os eventos fisiológicos mais rápidos, reduzindo a duração das folhas e o tempo do filocrono, o que provocou o aumento da distância entre o meristema apical e a extremidade do colmo. As plantas inoculadas com as bactérias Pseudomonas fluorescens total e Pantoea apresentaram maior taxa de alongamento de folhas em relação as demais bactérias, promovendo um aumento de 47% e 46%, respectivamente, em relação ao tratamento testemunha. Enquanto que a bactéria P. fluorescens total propiciou às plantas a maior taxa de alongamento de colmo. Contudo, nas demais características não observou-se diferenças entre os tratamentos. Esse maior alongamento de folhas e colmos pode ter sido estimulado pela maior produção de hormônios de crescimento como auxinas, citocininas e giberilinas, decorrente da inoculação. Avaliando o efeito da inoculação de bactérias promotoras de crescimento em plantas no milho, Pan et al. (1999) verificaram uma produção significativa de ácido indolacético (AIA), que resultou em maior crescimento da gramínea e aumento na área foliar. De acordo com Queiroz et al. (2006), as P. fluorescens elevam o crescimento vegetal, devido a maior produção e concentração de hormônios vegetais que influenciam os processos fisiológicos. Brennecke et al. (2016) ao avaliarem o efeito da P.fluorescens no índice de crescimento da Brachiaria decumbens spp., concluíram que a bactéria promoveu o incremento das taxas de alongamento de colmo e número de folhas.

Conclusões

A dose de 100 kg N ha-1 propiciou maior taxa de alongamento de folhas, taxa de aparecimento foliar e filocrono do capim-paiaguás. A inoculação com as bactérias Pseudomona sfluorescens total e Pantoea spp. promoveram incrementos na taxa de alongamento foliar. A P. fluorescens total também aumentou a taxa de alongamento de colmo do capim-paiaguás.  

Gráficos e Tabelas




Referências

BRENNECKE, K.; BERTIPAGLIA, L.M.A; ANTONIAZZI, A.; SOUZA, E.F. Inoculação da bactéria Pseudomonas fluorescens no índice de crescimento da Brachiaria decumbens spp. Rev. Acad. Ciênc. Anim., v.14, p.217-224, 2016. DOBBELAERE, S.; VANDERLEYDEN, J.; OKON, Y. Plant growth-promoting effects of diazotrophs in the rhizosphere. Critical Reviews in Plant Sciences, v.22, p.107- 149, 2003. FAGUNDES, J.L.; FONSECA, D.M. E MISTURA, C. Acúmulo de forragem em pastos de Brachiaria decumbens adubados com nitrogênio. Rev Bras Zootec, v.35, p.21-29, 2006. LEMAIRE, G. CHAPMAN, D. Tissue flows in grazed plant communities. In: HODGSON, J., ILLIUS, A.W. The ecology and management of grazing systems. Wallingford: CAB International, p3-36, 1996. PAN, B.; BAY, Y.M.; LEIBOVITCH, S.; SMITH, D.L. Plant-growth promoting rhizobacteria and kinetin as ways to promote corn growth and yield in a short growing season area. Eur J Agron, v.11, p179-86, 1999. QUEIRÓZ, B.P.V.; AGUILAR-VILDOSO, C.I.; MELO, I.S. Visualização in vitro da colonização de raízes por rizobactérias. SummaPhytopathol, v.32, p.95-7, 2006.