Características morfológicas em pastagem do gênero Cynodon submetida a adubação nitrogenada

OSCAR IVAN TUZ MATOS1, EDUARDO LAZZAROTTO2, GEAN SCHMITZ3, RONALDO BIESEK4, JOÃO DE ASSIS FARIAS FILHO5, WAGNER PARIS6, FERNANDO KUSS7, ROBERTA FARENZENA8
1 - UTFPR-DV
2 - UTFPR-DV
3 - UTFPR-DV
4 - UTFPR-DV
5 - UTFPR-DV
6 - UTFPR-DV
7 - UTFPR-DV
8 - UTFPR-DV

RESUMO -

O objetivo do trabalho foi avaliar as características morfogênicas em pastagem do gênero Cynodon de acordo com meses específicos do ano. Os tratamentos avaliados foram considerando as medias dos três tratamentos de cada mês avaliado. Realizaram-se cinco avaliações no decorrer do estudo, caracterizando os meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, contendo três tratamentos e seis repetições. As análises estatísticas foram realizadas pelo programa estatístico SAS® (2009), as médias foram comparadas pelo teste de Tukey. Resultados encontrados durante a avaliações com adubação de 200 kg de N, verificou-se o número de folhas verdes totais com valor superior estatístico (P>0,05) para o mês de novembro, sendo ocorrência menor para dezembro, janeiro, fevereiro e marco, respectivamente. Conclui-se que em pastagens do gênero Cynodon no mês de dezembro teve maior influência sob as características morfogênicas.

Palavras-chave: Morfogêneses, crescimento e senescência, manejo do pastejo.

Morphological characteristics of Cynodon pasture submitted to nitrogen fertilization

ABSTRACT - The objective of this work was to evaluate the morphogenetic characteristics of Cynodon pasture according to specific months of the year. The evaluated treatments were considering the means of the three treatments of each month evaluated. Five evaluations were carried out throughout the study, characterizing the months of November, December, January, February and March. The experimental design was completely randomized, containing three treatments and six replicates. Statistical analyzes were performed by the SAS® statistical program (2009), the averages were compared by the Tukey test. Results obtained during the evaluations with fertilization of 200 kg of N showed the number of total green leaves with a higher statistical value (P> 0.05) for November, with a lower occurrence for December, January, February and March , Respectively. It is concluded that in pastures of the genus Cynodon in the month of December had greater influence under the morphogenic characteristics.
Keywords: Morphogenes, growth and senescence, grazing management.


Introdução

As características morfogênicas de pastagens tropicais são de suma importância, já que, não depende apenas da disponibilidade de nutrientes ou da escolha da planta forrageira, também da compreensão dos mecanismos morfofisiológicos e de sua interação com diversos fatores como a capacidade produtiva da pastagem em estudos recentes focados em avaliações morfogênicas tem-se observado resultados interessantes quanto ao entendimento de respostas sob diferentes tipos de manejo. O estudo da morfogênese vem sendo utilizado para determinação de estratégias de manejo de pastagem e para a indicação de plantas forrageiras mais adequadas nas distintas condições ambientais. De fato, a compreensão do desenvolvimento dos órgãos das plantas forrageiras é premissa para a definição de estratégias racionais de manejo de pastagens (GOMIDE et al., 2006). A produção forrageira, como resultado dos processos de crescimento e desenvolvimento, pode ter sua eficiência substancialmente melhorada pelo aumento do uso de fertilizantes, principalmente N, por meio do expressivo aumento no fluxo de tecidos (Duru e Ducrocq, 2000).  Atualmente existe um crescente interesse mundial para definir e caracterizar os diferentes sistemas produtivos. Por esse motivo, a pesquisa deve manter o enfoque na geração de alternativas para que no produtor melhore, buscando produzir forragem de qualidade. O objetivo do trabalho foi avaliar as caracteristicas morfogenicas em pastagem do genêro Cynodon de acordo com meses especificos do ano.

Revisão Bibliográfica

As plantas do gênero Cynodon possuem um sistema radicular bastante agressivo e desenvolvido, o que possivelmente tenha sido um dos fatores da boa adaptação e produção nas condições brasileiras (SEVERIANO et al., 2010). Isso faz também com que ocorra uma boa proteção da superfície do solo, permitindo a formação de canais no perfil do solo, responsáveis pelo aumento da infiltração de água, modificando assim, a estrutura do solo e aumentando a produtividade da pastagem (MÜLLER et al., 2001). O manejo racional e efetivo de ecossistemas de pastagens torna-se uma consequência da manipulação das atividades fisiológicas dos componentes de cada espécie forrageira, bem como da otimização de seu desempenho ao longo das estações de crescimento, para tanto, torna-se necessário reconhecer a planta forrageira como componente chave do sistema de produção. Os fatores climáticos interferem no crescimento das forrageiras, dentre eles os principais fatores são: precipitação, temperatura e radiação solar, sendo que a importância de cada fator pode variar entre as estações do ano e entre regiões (BARBOSA et al., 2008). De modo geral, se devidamente manejadas e adubadas, as pastagens podem apresentar boa persistência e inclusive elevar o seu nível de produtividade, permanecendo sustentáveis por muitos anos. Isto porque as gramíneas forrageiras podem ajudar no processo de estabilização dos agregados do solo, além de conservar ou aumentar o teor de matéria orgânica do solo, fazendo uma adequada reciclagem dos recursos produtivos do ecossistema e reduzindo as suas perdas potenciais.

Materiais e Métodos

O presente estudo foi conduzido nas dependências da UNEPE de Bovinocultura de corte da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Dois Vizinhos, no período compreendido entre novembro de 2015 a março de 2016. O solo é classificado como Latossolo Vermelho distroférrico de textura argilosa, à 519 metros acima do nível do mar, e o clima é caracterizado como subtropical úmido mesotérmico (Cfa), segundo a classificação de (KÖEPEN OMETTO, 1981). Foram utilizadas novilhas da raça Holandesa, com idades de 9 a 10 meses e peso vivo (PV) médio de 200 kg. Utilizando-se o sistema de pastejo com lotação rotativa, no qual foi regulada conforme a disponibilidade de massa de forragem, apenas para rebaixamento da pastagem conforme o manejo pré-determinado, sempre que a gramínea atingia entre 25 a 30 cm de altura e os cortes foram realizados acima de 5 cm do solo. A área experimental estabelecida há dois anos e meio, possuía uma área total de 1,5 ha-1 de pastagem de gênero Cynodon, foi subdividida em dezoito piquetes de áreas semelhantes com média de 0,04 ha-1. A área a receber adubação nitrogenada, preconizou-se 200 kg ha-1 de N, foram realizadas a lanço a cada dois pastejo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, considerando as medias dos três tratamentos de cada mês avaliado, sendo: 1A: Uma aplicação de N, 2A: Dois aplicações de N e 4A: Quatro aplicações de N com seis repetições. Realizaram-se cinco avaliações no decorrer do estudo, caracterizando os meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.Na avaliação das variáveis morfogênicas foi utilizada a técnica de “perfilhos marcados” Carrère et al (1997). Por piquete avaliado foram demarcadas uma régua transecta, sendo constituídas de duas estacas cravadas no chão distanciadas a três metros, uma da outra e demarcados dez perfilho da espécie estudada, com fios coloridos representando a gramínea e para facilitar a identificação, as avaliações dentro de cada mês foram sem pastejo (durante o tempo de descanso), iniciando-se três a quatro dias após o corte até os animais entrar de novo no piquete. Posteriormente, após saída dos animais dos piquetes, no mês seguinte, novos perfilhos foram marcados, visando manter a representatividade da população. A cada avaliação, mediu-se, com régua graduada, o comprimento da fração verde das lâminas foliares completamente expandidas (aparecimento da lígula), em expansão (sem o aparecimento da lígula), em senescência (apenas a porção verde de cada lâmina foliar. Assim, originaram as variáveis, tamanho médio de lâminas foliares, número de folhas verdes totais (incluindo as folhas em expansão), número médio de folhas mortas, expandidas e em expansão durante o período de avaliação.Os dados coletados foram submetidos a análises de variância, adotando-se o nível de significância de 5% de probabilidade do erro. As análises foram efetuadas com auxílio do pacote estatístico SAS® (2009), as médias foram comparadas pelo teste de Tukey.

Resultados e Discussão

Resultados encontrados durante a avaliações com adubação de 200 kg de N, verificou-se o número de folhas verdes totais (expandidas + em expansão) com valor superior estatístico (P<0,05) para o mês de novembro, sendo ocorrência menor para dezembro, janeiro, fevereiro e marco, respectivamente (Tabela 1).  Os valores encontrados neste experimento são semelhantes àqueles reportados por Peternelli (2003) para a mesma forrageira. Normalmente o NFV e um valor relativamente constante para um mesmo genótipo (Matthew et al. 2000), porem também depende das práticas de manejo usada. Observou-se que o número de folhas em expansão que houve diferença (P<0,05) para o mês de dezembro apresentando maior valor médio de 0,11 folhas expandidas. Quanto a TMFI nota-se que aumentou significativamente o número de folhas inteiras expandidas no mês de dezembro foi superior. Vários trabalhos têm avaliado os efeitos do N sobre as características morfogênicas de gramíneas forrageiras tropicais (LOPES et al., 2011). Para o número de folha mortas detecta-se no mês de novembro foi significativo (P<0,05) com valor maior médio de 1,35 folhas perfilho-1 diferindo dos outros meses avaliados. Em várias situações de alta disponibilidade de nitrogênio, tem-se constatado aumento na taxa de senescência foliar de gramíneas tropicais (Nascimento Júnior & Adese, 2004).

Conclusões

Conclui-se que em pastagens do gênero Cynodon no mês de dezembro teve maior influência sob as características morfogênicas.

Gráficos e Tabelas




Referências

BARBOSA, Rogério Z.; SANTOS, Fernando A.; BARROS, Renato. O uso de irrigação em pastagens em diferentes regiões do país. Revista Científica Eletrônica de Agronômia, v.1, p.01-07, 2008. DURU, M.; DUCROCQ, H. Growth and senescence of the successive leaves on a Cocksfoot tiller. Effect of nitrogen and cutting regime. Annals of Botany, v.85, p.645-653, 2000. GOMIDE, C.A.M.; GOMIDE, J.A.; PACIULLO, D.S.C. Morfogênese como ferramenta para o manejo de pastagens In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43, Anais... João Pessoa: SBZ, p.554-579, 2006. LOPES, M. N.; CANDIDO, M.J.D.; POMPEU, R.C.F.F. et al. Biomass componentes estruturais do resíduo pós- corte em capim-massai adubado com cinco doses de nitrogênio. Revista ciência agronômica, v.42,n. 2,p.518-525, 2011. MATTHEW, C.; ASSUERO, S. G.; BLACK, C. K.; SACKVILLE-HAMILTON, N.R.Tiller dynamics of grazed swards. In: LEMAIRE, G.; HODGSON, J.; MORAES, A.; CARVALHO, P.C.F.; NEBINGER, C. (Ed.) Grassland Ecophysiology and Grazing Ecology. Wallimgford: CABI Publishing, 2000. Cap. 7, p. 127-150. MÜLLER, M.M.L.; CECCON, G.; ROSOLEM, C.A. Influência da compactação do solo em subsuperfície sobre o crescimento aéreo e radicular de plantas de adubação verde de inverno. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Santa Maria, v.25, n.3, p.531-538, 2001. NASCIMENTO JÚNIOR, D; ADESE, B. Acúmulo de biomassa na pastagem. In: SIMPÓSIO SOBRE MANEJO ESTRATÉGICO DA PASTAGEM, 2., 2004, Viçosa, MG. Anais... Viçosa, MG: UFV, 2004. p.289-346. PETERNELLI, M. Caracteristicas morfogenicas e Estruturais do Capim-braquiaraõ Brachiaria brizantha (hochst ex a. rich) stapf cv. Marandu] sob Intensidades de pastejo. Pirassununga, 2003. P.79. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo. SEVERIANO, E.C. et al. Potencial de descompactação de um Argissolo promovido pelo capim-tifton 85. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Campina Grade, v.14, n.1, p.39–45, 2010.





©2025 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?