CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMIDOR DE OVOS DE CODORNAS EM MINAS GERAIS

Izabella Motta Moreira Ribeiro1, Djesihre Nathalie Rippel2, Ramon Stefano Souza Silva3, Agda Caroline Silva Pena4, André Faria Porto5, Lizia Cordeiro de Carvalho6, Camila Almeida de Jesus7, Fabiana Ferreira8
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RESUMO -

O presente estudo teve como objetivo caracterizar os consumidores de ovos de codornas em Minas Gerais e avaliar a percepção dos mesmos sobre atributos de qualidade. O estudo avaliou por meio de questionário composto por perguntas relacionadas a identificação do perfil de consumidor, bem como perguntas quanto ao conhecimento prévio dos consumidores sobre ovos de codorna. Verificou-se que 37,9% e 62,1% dos consumidores de ovos de codorna pertencem ao sexo masculino e feminino respectivamente. A maior parte dos entrevistados apresentou conhecimento do ovo de codorna e da “ave” codorna, embora 89,7% acreditam que os ovos de codorna apresentam maior teor de colesterol que os ovos de galinha. O aumento do consumo de ovos de codorna está relacionado a uma maior divulgação e esclarecimento dos consumidores sobre questões simples, como o colesterol.

Palavras-chave: aves; alimentação; codorna; Coturnix coturnix japonica; marketing

CONSUMER’S PROFILE OF QUAIL EGGS IN MINAS GERAIS

ABSTRACT - This research aimed to identify the profile of quail eggs consumers of Minas Gerais and consumers perception have of eggs quality. The questionnaire was composed for questions as consumers knowledge about quail eggs and nutritional aspects of egg. Was observed that 37.9% and 62.1% of quail eggs consumers were male and female, respectively. The most part of interviewed knew identify the quail and the quail eggs. 89.7% believe have a higher content cholesterol in the quail eggs than hen eggs. The consumption of quail eggs is related to the disclosure and clarification of the consumers on simple issues, such as cholesterol.
Keywords: poultry; food; quail; Coturnix coturnix japonica; marketing


Introdução

A criação de codornas tem se destacado nos últimos anos, abrindo espaços para empresas mostrarem qualidade dos produtos com constante evolução no mercado avícola, produzindo a baixos custos para melhor atender o consumidor (FUJIKURA, 2004). Em 2015, o plantel brasileiro de codornas alcançou marca recorde de 21,99 milhões, apresentando aumento frente ao ano anterior de 8,1%. A região Sudeste participou com 75,7% do efetivo nacional. A produção de ovos de codorna chegou a 447,47 milhões de dúzias produzidas em 2015 (IBGE, 2015). Assim, o ovo apresenta-se como fonte alimentar rica em nutrientes essenciais para a saúde humana, apresentando 74,6% de umidade, 13,1% de proteína, 1,1% de minerais e 11,2% de lipídeos. Os valores de cálcio, fósforo, ferro, vitamina A e energia, em 100g de ovo, são 59mg, 220mg, 3,8mg, 300UI e 158kcal, respectivamente (PANDA e SINGH, 1990). Além disso, a alimentação influencia diretamente a vida dos consumidores, já que uma parte significativa da renda domiciliar é diretamente utilizada para a compra de alimentos (MARTINS et al., 2006). Compreender preferências e necessidades do consumidor através da pesquisa de mercado é forma de reduzir os riscos de investimento e com isso conseguir minimizar erros nos planos de marketing além de estabelecer estratégias de gestão (FARIA et al., 2006). Portanto, objetivou-se avaliar a preferências dos consumidores e o conhecimento destes quanto aos benefícios causados pelo consumo do ovo de codorna em Minas Gerais.

Revisão Bibliográfica

O acelerado aumento no consumo dos ovos de codorna das últimas décadas pode está vinculado a diversos fatores, entre eles, alterações sociais e hábitos da sociedade com alimentações fora do ambiente familiar, os restaurantes do tipo “self-service”, os restaurantes universitários, as cozinhas coletivas e para terceiros, além dos famosos “buffets”; aumento na produção, acessibilidade às diferentes classes sociais; ampliação dos meios de comunicação, através da informação sobre o conhecimento da qualidade do produto; e a divulgação e comercialização de ovos in natura e industrializados disponibilizados para os consumidores (PASTORE et al., 2012). A coturnicultura está em expansão no Brasil, com alta demanda por ovos de codorna no mercado. Provavelmente por se menor tamanho estes têm atraído à atenção das crianças, adolescentes e adultos. Este fato trouxe às diferentes formas de atração para apresentação nas redes alimentares, principalmente nos self-services, por meio de ovos processados (conserva), estimulando a venda dos mesmos, a elevação do consumo e o aumento da produção. Nos últimos anos, aproximadamente 28% dos ovos de codornas consumidos são em conserva, 71% in natura e apenas 1% de outras formas de consumo (BERTECHINI, 2010). O alto consumo de ovos de codorna está sendo relacionado com o aumento de alojamento de aves, de forma equivalente sem trazer riscos de super oferta e compressão dos preços recebidos pelos produtores (BERTECHINI, 2010).

Materiais e Métodos

Foram aplicados 224 questionários online durante o período de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017 no estado de Minas Gerais. Os questionários estruturados para esta pesquisa foram aplicados de forma anônima, com perguntas relacionadas ao sexo, idade, consumo de ovos, preferência por ovos de codornas, conhecimento sobre composição nutricional, benefícios para a saúde, preferência de consumo de ovos. Desta forma, buscou-se identificar e classificar os consumidores de ovos de codorna no estado de Minas Gerais. As dezoito questões abordadas no questionário estruturado, permitiram avaliar o conhecimento do público alvo sobre o assunto (ovos de codorna) e a quantidade de consumidores destes. Os dados coletados ao final do período da pesquisa foram tabulados e apresentados por meio de estatística descritiva básica, aplicando-se distribuição de frequência. A amostragem foi considerada significativa, pois segundo Sampaio (2007) um estudo eficiente exige mais que 100 observações obtidas sob as mesmas condições. Além disso, ocorreu distribuição homogênea da população quanto aos parâmetros de classe social, gênero e idade. Os dados obtidos foram analisados com auxílio do Microsoft Office Excel, 2010 e resultados expressos em porcentagem.

Resultados e Discussão

Observou-se que 37,9% dos consumidores de ovos de codornas pertencem ao sexo masculino e 62,1% dos consumidores ao sexo feminino no grupo amostral. Quando relacionado ao grau de escolaridade, ocorreu frequência mais acentuada (46,4%) de consumo por pessoas com nível de escolaridade superior incompleto, seguido por ensino superior completo (34,4%), ensino médio completo (15,2%), 3,1% com ensino médio incompleto predominante, e 0,4% para o ensino fundamental completo, com a maioria dos entrevistados com idade entre 20 e 30 anos. Os indivíduos entrevistados moram nas mais diversas cidades do estado de Minas Gerais. A maior parte dos entrevistados possuem conhecimento sobre o ovo de codorna e a ave que o produz. Este conhecimento pode apresentar-se favorável à frequência de consumo deste produto. Do total de entrevistados 53,4% consomem mensalmente ovo de codorna, 26% consomem semanalmente e 20,5% consomem quinzenalmente. Os dados obtidos evidenciaram que 89,7% da população entrevistada acredita que os ovos de codorna apresentam maior teor de colesterol quando comparados aos ovos de galinha e somente 10,3% afirmam que não. Segundo Ávila (2015), o ovo de codorna apresenta maior teor de colesterol quando comparado ao ovo de galinha, além de apresentar também maior teor de fósforo, vitamina A, ferro, proteína e calorias. Uma alternativa ideal seria a alternância do consumo de ovos desta espécie, adequando as condições de cada um com os nutrientes dos alimentos associado a uma dieta equilibrada. Os entrevistados em sua maior parte afirmaram não saber os benefícios proporcionados pelo consumo de ovos, bem como as contraindicações por ventura existentes. O ovo é considerado alimento natural e fonte proteica de baixo custo e excelente qualidade, além de conter gorduras, vitaminas, minerais e baixa concentração calórica. Além da importância na reserva de nutrientes não prejudiciais à saúde e preventivos de doenças, age nas atividades antibacterianas, antivirais e na modulação do sistema imunológico (CARNEIRO, 2012). O consumo de ovos de codorna se apoia nas diversas vantagens apresentadas e pelas características demonstradas por meio de estudos dos componentes nutricionais do ovo, podendo ser utilizado para fins gastronômicos, com aceitação de 97,8% dos entrevistados e 63,4% para fins medicinais.

Conclusões

A preferência pelo consumo de ovos de codorna está diretamente relacionada à divulgação e esclarecimento dos consumidores sobre questões simples, como o colesterol. Desta maneira, torna-se importante a realização de campanhas de divulgação, de oficinas, e realizações de minicursos e palestras para que possa aumentar ainda mais o consumo de ovos de codorna em Minas Gerais e no restante do país.  


Referências

ÁVILA, M. F. Ovo de codorna x Ovo de galinha: Nutrição e Saúde. Disponível em: <http://www.marianaferridavila.com.br/ctd_dicas_detalhes.php?id=Mjg=> Acesso em: 17 fevereiro de 2017.   BERTECHINI, A.G. Situação Atual e Perspectivas Para a Coturnicultura no Brasil. In: IV Simpósio Internacional e III Congresso Brasileiro de Coturnicultura. 2010. Lavras: Anais... Lavras - MG, 2010.   CARNEIRO, H. Metodologias para otimizar a variabilidade genética de núcleos de conservação de raças localmente adaptadas. Tese (Doutorado em Ciências Animais) – Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, Brasília, 2012, p. 125.   FARIA, I. G.; FERREIRA, J. M.; GARCIA, S. K. Mercado consumidor de carne suína e derivada em Belo Horizonte. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.58, n.2, p.251- 256, 2006. FUJIKURA, W. S. A posição de São Paulo no mercado nacional de ovos de codorna e o perfil do consumidor paulistano. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E I CONGRESSO BRASILEIRO DE COTURNICULTURA, 2004, Lavras. MG. Anais. Lavras, 2004.   INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Produção da Pecuária Municipal, 2015. Disponível em: <www.ibge.gov.br>, Acesso em: 14 de fevereiro de 2016.   MARTINS, T.D.D.; et al. Análise socioeconômica dos comerciantes de carne “in natura” e víscera suínas do brejo paraibano. In: IV CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 2006, Petrolina – PE. Anais, Petrolina. 2006.   MOURA, A. M. A. de et al. Efeito da temperatura de estocagem e do tipo de embalagem sobre a qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica). Ciênc. Agrotec., Lavras, v. 32, n. 2, p. 578-583, mar./abr., 2008.   NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Recommended dietary allowances. 10. ed. Washington, DC: National Academy, 1989. 283 p.   PANDA, B.; SINGH, R. P. Developments in processing quail meat and eggs. World’s Poultry Science Journal, London, v. 46, p. 220-234, 1990. PASTORE, S. M., OLIVEIRA, W. P., MUNIZ, J. C. L. REVISTA ELETRÔNICA NUTRITIME – ISSN 1983-9006 www.nutritime.com.br Panorama da coturnicultura no Brasil Artigo 180 - Volume 9 - Número 06 – p. 2041 – 2049 - Novembro/ Dezembro 2012.