Caracterização do consumo de carne de frango no município de Rio Branco – Acre

Fabíola de Morais Mata1, Evaline Ferreira da Silva2, Rafael Ferreira da Silva3, Ricardo César Costa da Silva4, Amanda Santos da Silva5, Marcelo Helder Medeiros Santana6, Jalceyr Pessoa Figueiredo Júnior7, Sávio de Melo Andrade8
1 - Instituto Federal do Acre
2 - Instituto Federal do Acre
3 - Instituto Federal do Acre
4 - Instituto Federal do Acre
5 - Instituto Federal do Acre
6 - Instituto Federal do Acre
7 - Secretaria de Estado de Agropecuária do Acre
8 - Instituto Federal do Acre

RESUMO -

Objetivou-se avaliar o consumo e a preferência dos consumidores quanto a carne de frango no município de Rio Branco – AC. O trabalho foi realizado por meio da aplicação de questionário por entrevistadores treinados, contendo 23 questões, entre duas e cinco alternativas. A pesquisa foi realizada com 200 consumidores em redes de supermercados e feiras livres da região. A maioria (62,5%) dos entrevistados prefere carne bovina, sendo o costume o principal motivo para a preferência e o peito de frango como principal corte adquirido pelos consumidores.

Palavras-chave: Avicultura, agronegócio, produtos avícolas

Characterization of the chicken meat consumption in the Rio Branco county, Acre state

ABSTRACT - The objective was to evaluate the consume and the preference of consumer of poultry meat in the Rio Branco county, Acre state. The work was carried out through the application of a questionnaire by trained interviewers, containing 23 questions, between two and five alternatives. The survey was conducted with 200 consumers in supermarket chains and free markets of the region. The majority (62.5%) of the interviewees prefer beef bovine, being the custom the main reason for preference and poultry breast as the main cut bought by consumers.
Keywords: Aviculture, Agribusiness, Poultry Products


Introdução

A avicultura de corte tem passado por muitas mudanças, principalmente devido ao sistema de criação intensiva e à elevada dinâmica competitiva deste mercado (Rosa et al., 2013). A carne de frango, por sua vez, tem ganhado cada vez mais a preferência dos consumidores brasileiros e apresenta potencial para ser a carne mais consumida no mundo. Segundo ABPA (2015), o Brasil é segundo maior produtor de carne de frango e também se consolida como o maior exportador no setor, podendo ampliar ainda mais as negociações com outros países. Atualmente, esta atividade corresponde ao terceiro maior PIB do agronegócio nacional (MAPA, 2011). A avicultura tem se mostrado um segmento forte da agroindústria nacional, o que se constata através dos dados de produção, que em 2015 alcançou 13,146 milhões de toneladas, representando um acréscimo de 3,58% (ABPA, 2015). Quando se trata de avaliar o consumo de carne de frango nos municípios do estado do Acre, verifica-se a escassez de dados referentes a tais informações. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi caracterizar o consumo de produtos avícolas no município de Rio Branco, estado do Acre.

Revisão Bibliográfica

A avicultura mostra-se como importante atividade econômica do agronegócio nacional, apresentando-se como a mais dinâmica em relação à bovinocultura e à suinocultura. Pesquisas apontam que a um elevado crescimento no consumo interno, devido à crescente preferência do consumidor brasileiro pela carne de frango (MAPA, 2012). Atualmente, esta atividade corresponde ao terceiro maior PIB do agronegócio nacional (MAPA, 2013). Segundo apontamentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO (2007), a avicultura é uma exploração zootécnica capaz de atuar de forma positiva na minimização dos graves problemas de alimentação da população mundial. O incentivo ao consumo de carne de frango e vantajoso pela característica deste tipo de alimento, pois, é resultante de uma produção intensiva e apresenta melhor resposta em relação ao tempo e à área ocupada, justificando os esforços para aumentar a sua demanda (FERNADES, PANIAGO; LIMA, 1989). Brisola & Castro (2005) conhecer os atributos que fazem as preferências do consumidor é importante área de estudos, auxiliando as empresas para desenvolver estratégias, assim garantir a competitividade e a sustentabilidade entre produtores e consumidores. Para que se compreendam os anseios dos consumidores, é preciso entender a relação entre o ser humano e a nutrição. Ela compreende não só as necessidades fisiológicas, mas sua dimensão simbólica e imaginária é um aspecto fundamental da relação que se estabelece entre os homens e os alimentos (Hubert, 2000).

Materiais e Métodos

A pesquisa foi realizada no município de Rio Branco, estado do Acre, o qual possui uma população média de 377.057 mil habitantes (IBGE, 2017).  Entre os meses de fevereiro e março de 2017, foram entrevistadas 200 pessoas por meio de questionário estruturado (tipo suvery), onde se buscou abordar consumidores nos principais pontos comerciais, em horários de maior fluxo. Os entrevistadores foram treinados antes da aplicação dos questionários junto aos consumidores, com o intuito de obter maior padronização durante o processo da coleta de dados. Os dados coletados foram tabulados e analisados no programa Microsoft Office Excel (2010) e foram obtidas as frequências relativas para cada resposta analisada.

Resultados e Discussão

Com os resultados dos questionários observou-se que a maioria (62,5%) das pessoas prefere a carne bovina. A carne de frango atingiu o 2° lugar na preferência do consumidor, com 36,0% dos entrevistados, seguida da carne suína que atingiu 1,5%. Cerca de 43% dos entrevistados justificou essa preferência da carne bovina devido ao próprio costume de consumo da carne, conforme a tabela 1. A preferência pela carne bovina pode estar atribuída a implantação unidades de produção de gado de corte no estado do Acre, tornando-a acessível aos consumidores e participando corriqueiramente da dieta da população. Em relação os cortes da carne de frango, 76,5% dos entrevistados preferem o peito, seguido da coxa com 18,5%, sobrecoxa 2,5%, asa 2% e por fim a coxinha da asa com, 0,5% de preferência, como mostra o gráfico 1. Quando perguntado sobre a utilização de hormônios na criação de frangos, 84% dos entrevistados acreditam que a carne de frangos possui esta substância. De acordo com a Ubabef (2012), 72% da população brasileira acredita que hormônios são utilizados na criação de aves para fins de crescimento. Esse mito da utilização de hormônio tem como consequência a falta de informações passadas ao consumidor, informações sobre os métodos de criação das aves de granja, que consequentemente, acabam julgando de forma equivocada a qualidade do produto. A instrução Normativa 17/2004 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, proíbe a administração, por qualquer meio, na alimentação e produção de aves, de substâncias com efeitos tireostáticos, androgênicos, estrogênicos ou gestagênicos, bem como de substâncias ß-agonistas, com a finalidade de estimular o crescimento e a eficiência alimentar.

Conclusões

A carne bovina é a mais consumida no município de Rio Branco-AC. O peito de frango é o corte preferido entre os consumidores, entretanto, grande parte da população acredita que há aplicação de hormônios durante o processo produtivo.

Gráficos e Tabelas




Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROTEÍNA ANIMAL – ABPA. Relatório anual. 2016. Disponível em: <http://abpa-br.com.br>. Acesso em: 12/03/2017. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução normativa nº 17, de 18 de junho de 2004. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 jun. 2004. Disponível em: <www.agricultura.gov.br> Acesso em: 10/03/2017. BRISOLA, M. V.; CASTRO, A. M. G. 2005. Preferências do consumidor de carne bovina do distrito federal pelo ponto de compra e pelo produto adquirido. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, 12:81- 99. FERNANDES, S. G.; PANIAGO, E.; LIMA, J. E. de. 1989. Análise de alternativas relacionadas com a demanda e a oferta de carnes no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, 27:437-461. HUBERT, A. 2000. Alimentation et santé : la science et l’imaginaire. Cahiers de Nutrition et de Diététique, 35:353- 356. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) – 2017.  Cidades. Disponível em: <www.ibge.gov.br>. Acesso em 12 de março de 2017. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO – MAPA. Agenda Estratégica 2010 – 2015: Aves e Suínos. Brasília, 2011, p. 41. Disponível em: <www.agricultura.gov.br> Acesso em: 09/03/2017. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO – FAO. 2007. ROSA, C. O.; GARCIA, R. G.; BINOTO, E.; RUVIARO, C. F.; NAAS, I. A. 2013. Características do mercado consumidor de carne de frango em um município de médio porte. Enciclopédia Biosfera: Centro Científico Conhecer. 9:518. UNIÃO BRASILEIRA DE AVICULTURA - UBABEF – Relatório Anual 2012. São Paulo, 2012, 57 p. Disponível em: . Acesso em: maio de 2013.