Caracterização do consumo de carne de frango no município de Sena Madureira, Acre.

Evaline Ferreira da Silva1, Fabíola de Morais Mata2, Rafael Ferreira da Silva3, Ricardo César Costa da Silva4, Marcelo Helder Medeiros Santana5, Antônia Valcemira Domingues de Oliveira6, Rutilene Souza Melo7, Jalceyr Pessoa Figueiredo Júnior8
1 - Instituto Federal do Acre
2 - Instituto Federal do Acre
3 - Instituto Federal do Acre
4 - Instituto Federal do Acre
5 - Instituto Federal do Acre
6 - Instituto Federal do Acre
7 - Instituto Federal do Acre
8 - Secretaria de Estado de Agropecuária

RESUMO -

O objetivo do trabalho foi caracterizar o consumo de produtos avícolas no município de Sena Madureira – AC. A pesquisa foi realizada através da aplicação de duzentos questionários (tipo survey) nos meses de setembro e outubro de 2016, o qual foi composto por 23 questões fechadas, contendo entre 2 e 5 alternativas, relacionadas ao hábito e a frequência de consumo. A pesquisa foi realizada nos centros comerciais de maior fluxo, tais como redes de supermercados e feiras livres. Os dados resultantes foram tabulados na planilha eletrônica Microsoft Excel® 2010, na qual foi posteriormente feita a análise de frequência das variáveis pesquisadas. A carne de frango, em relação à preferência do consumidor, esteve em segundo lugar (17,5%) do total, em relação às outras carnes. O corte mais consumido foi o peito de frango, com o percentual de 77%. A maioria dos entrevistados (95,5%) acreditam que é usado hormônios na criação de frangos de corte.

Palavras-chave: Agronegócio, mercado consumidor, carne de frango

Characterization of the poultry products consumption in the Sena Madureira county, Acre state.

ABSTRACT - The objective of this work was to characterize the poultry products consumption in the Sena Madureira county, Acre state. The research was performed through the application of two hundred questionnaires (survey type) in September and October 2016, which was composed of 23 closed questions, containing between 2 and 5 alternatives, related to habit and frequency of consumption. The resulting data were tabulated in the Microsoft Excel® 2010 spreadsheet, in which the frequency analysis of the variables surveyed was subsequently performed. The chicken meat, in relation to consumer preference, was in second place (17.5%) of the total, in relation to other meats. The most consumed cut was the chicken breast, with the percentage of 77%. The most of interviewees (95.5%) believe that hormones are used in raising broiler chickens.
Keywords: Agribusiness, consumer market, chicken meat


Introdução

A avicultura é uma atividade de constante crescimento no agronegócio brasileiro, possui grande importância social e econômica com a geração de empregos e renda para o país. De acordo a ABPA (2016), no ano de 2015 o Brasil se tornou o segundo maior produtor de carne de frango do mundo com o volume de 13,1 milhões de toneladas produzidas, posição antes ocupada pela China. O país também ocupa desde 2011 a liderança mundial na exportação deste produto. A busca para se manter no topo do cenário mundial de produção e exportação exige evolução constante no setor, na procura por um padrão de qualidade a fim de atender as exigências do mercado consumidor. Compreender o cliente facilita a empresa a identificar o que o consumidor está procurando e então montar uma estratégia para satisfazer seu desejo (Engel et al., 2005). Neste sentido, a pesquisa qualitativa é de fundamental importância para avaliar a opinião e preferência do consumidor, como também auxiliar na adaptação das empresas nas perspectivas das demandas do mercado. Diante do exposto, objetivou-se com esse trabalho traçar o perfil do consumo de carne de frango na cidade de Sena Madureira, estado do Acre, levando em consideração a frequência e preferência destes no momento da aquisição do produto.

Revisão Bibliográfica

A cadeia produtiva de frango de corte é destaque na economia no cenário brasileiro e mundial. Esta cadeia tem apresentado um grande dinamismo desde seu surgimento, passando por importantes transformações nas formas de produção, industrialização, comercialização e consumo no mundo inteiro. A competitividade desse setor é expressa por excelentes ganhos na produtividade nos últimos anos, o que resultou em uma diminuição considerável nos custos de produção e, consequentemente, no preço da carne de frango comparativamente às outras carnes. Esse fator tornou a carne de frango uma das carnes mais produzidas e consumidas no mundo atualmente (Costa et al, 2015). Os avanços no desenvolvimento de novas tecnologias no setor da avícola vêm tornando o Brasil um dos maiores produtores e exportadores de carne de frango do mundo. Aliado a esse fator, têm-se percebido mudanças no padrão alimentar fazendo da carne de frango uma das mais consumidas especialmente nas últimas duas décadas. Outro fator que também colaborou para isso está relacionado à abertura dos mercados e do consequente processo da globalização econômica. Isso fez com que ocorresse uma elevação na escala de produção com redução de custos e, portanto, um aumento no consumo (Voila e Triches, 2013). OLIVEIRA & NÄÄS (2012) ressaltam o uso da inovação e da tecnologia como principais fatores responsáveis pelo bom resultado na produção de frangos de corte no Brasil. Em 1930, o frango de corte era comercializado com o peso vivo médio de 1,5 kg, com a idade de abate de 105 dias, sua taxa de conversão alimentar estava em torno de 3,5 kg de ração para cada quilograma de carne de frango. Esses índices evoluíram notavelmente ao longo do tempo, em 2009, por exemplo, o frango de corte vivo possuía peso médio de 2,6 kg, com idade de abate de 35,12 dias, e taxa de conversão alimentar de 1,839 kg de ração por quilograma de carne de frango (PATRICIO et al., 2012; OLIVEIRA e NÄÄS, 2012). Segundo projeções da OCDE/FAO (2012), na década de 2020 a carne de frango será a mais consumida no mundo superando pela primeira vez o consumo da carne suína. Isso ocorrerá porque, segundo projeções da OCDE/FAO (2012), o consumo de carne suína tende a crescer a uma taxa média que não ultrapassará 1,5% anualmente, enquanto a expansão esperada para o consumo de carne de frango se situará acima dos 2% ao ano.

Materiais e Métodos

O trabalho foi conduzido no município de Sena Madureira, estado do Acre que conta com a população total de 42.451 habitantes (IBGE, 2016), no período de setembro a outubro de 2016. Entrevistadores treinados abordaram 200 pessoas de forma aleatória em estabelecimentos comerciais e feiras livres da região, por meio da aplicação de questionário do tipo survey, contendo 23 questões fechadas (múltipla escolha, contendo de duas a cinco alternativas para cada questão). Os locais foram escolhidos a partir do critério de maior fluxo de consumidores do município, com o intuito de obter uma amostragem mais heterogênea. O questionário era composto por perguntas relacionadas à identificação do consumidor, seus hábitos e frequência de consumo. Após a coleta de informações, foi realizada a tabulação dos dados por meio da planilha eletrônica Microsoft Excel® 2010, na qual foi posteriormente feita a análise de frequência relativa das variáveis pesquisadas.

Resultados e Discussão

Analisando o perfil demográfico dos entrevistados, constatou-se que a maioria era do sexo feminino, representando 55% do total, contra 45% do sexo masculino. Esse resultado confirma o estudo de Casotti (2002) no qual afirma que na maioria das famílias a mulher ainda é responsável pela compra do alimento para a família. A carne mais consumida no município de Sena Madureira é a bovina, com 83% de preferência da população, seguida da carne de frango (13% dos entrevistados) e de peixes. O principal motivo apontado para a escolha da carne a ser consumida foi o costume (49,5%), seguido pelo sabor (33,5%), valor nutritivo (9%), preço (7%) e por fim religião (1%), (Tabela 1). De acordo com Bleil (1998), o aspecto cultural é fundamental na determinação das preferências alimentares, o que pode estar relacionado com a escolha da carne bovina pelos consumidores entrevistados nesta pesquisa. Entretanto, Pes et al. (2012), afirmaram que a  carne  de  frango  pode  ser  considerada a proteína substituta da carne bovina, fato que não pôde ser observado no presente estudo. O peito de frango foi considerado por 77% dos consumidores como o corte preferido (Gráfico 1). Este fato pode ser justificado pela versatilidade e praticidade no preparo deste corte. Quando questionados sobre o uso de hormônios na criação de frangos de corte, 95,5% dos consumidores afirmam que durante o processo produtivo são utilizadas substâncias com fins de crescimento. Mesmo com o trabalho de divulgação e esclarecimento à população, além da legislação vigente que proíbe a administração dessas substâncias nos animais, grande parte da população brasileira acredita nesta falsa informação, o que pode levar a depreciação e baixo consumo do produto, como pôde ser observado nesta pesquisa. É importante que se esclareça aos consumidores que a avicultura industrial nos últimos anos passou por diversas evoluções de manejo, sanidade, nutrição e melhoramento genético o qual explica a eficiência das aves no ganho de peso e sua precocidade ao abate.

Conclusões

A carne bovina é a mais consumida no município de Sena Madureira-AC. O corte da carne de frango preferido pela população é o peito, entretanto, grande parte dos entrevistados acreditam que sejam utilizados hormônios no processo produtivo.  

Gráficos e Tabelas




Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROTEÍNA ANIMAL – ABPA. Relatório anual. 2016. Disponível em: http://abpa-br.com.br. Acesso em: 9 março 2017. BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. 2005. Comportamento do consumidor. 1 ed. Thomson Learning, São Paulo. BLEIL, S.I. 1998  O  Padrão  Alimentar  Ocidental:  considerações  sobre  a  mudança  de hábitos no Brasil. Cadernos de Debates Núcleo de Estudos e em Alimentação da UNICAMP 6:1-25. COSTA, L. S.; GARCIA, L.A.F.; BRENE, P.R.A. a indústria de frango de corte no mundo e no Brasil e a participação da indústria avícola paranaense neste complexo. 2015. Ciências Sociais em Perspectiva 14:319 – 341. CASOTTI, L. 2002. À mesa com a família: um estudo do comportamento do consumidor de alimentos. Mauad, Rio de Janeiro. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) – 2016.  Cidades. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php?lang=_EN> Acesso em 17 de março de 2017. OCDE/FAO – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento-Organização das nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Agricultura Outlook 2012-2021. 2012. Disponível em: http://www.keepeek.com/Digital-Asset Management/oecd/agriculture-and-food/oecd-faoagricultural- outlook-2012_agr_outlook-2012-en#page167. Acesso em 25 de mar. 2017. OLIVEIRA, D.R.M.S. & NÄÄS, I.A. 2012. Issues of sustainability on the Brazilian broiler meat production chain. In: International Conference Advances In Production Management Systems, 2012, Rhodes. Anais…Competitive Manufacturing for Innovative Products and Services: proceedings, Greece: Internacional Federation for Information Processing. PATRICIO, I.S.; MENDES, A.A.; RAMOS, A.A.; PEREIRA, D.F. Overview on the performance of Brazilian broilers (1990 to 2009). Revista Brasileira de Ciências Avícola, v. 4, n. 4, p. 233-238, 2012. PES, D. A.; FIGUEIREDO, M. G.; FIGUEIREDO, A. M. R. 2012. Análise  econométrica  da oferta e demanda de carne bovina.  Revista de Economia da UEG 8:54-73. VOILÀ, M.; TRICHES, D. 2013. A cadeia de carne de frango: uma análise dos mercados brasileiro e mundial de 2002 a 2010. Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais. Texto nº 044.