Caracterização do consumo e perfil do consumidor de ovos de galinha no munícipio de Sena Madureira – AC

Rafael Ferreira da Silva1, Evaline Ferreira da Silva2, Fabíola de Morais Mata3, Marcelo Helder Medeiros Santana4, Ricardo César Costa da Silva5, Rutilene Souza Melo6, Jalceyr Pessoa Figueiredo Júnior7, Antonio José Souza da Silva8
1 - Instituto Federal do Acre
2 - Instituto Federal do Acre
3 - Instituto Federal do Acre
4 - Instituto Federal do Acre
5 - Instituto Federal do Acre
6 - Instituto Federal do Acre
7 - Secretaria de Estado de Agropecuária do Acre
8 - Instituto Federal do Acre

RESUMO -

Objetivou-se identificar o perfil dos consumidores de ovos de galinha no município de Sena Madureira – AC. Foram entrevistadas 200 pessoas, utilizando questionários do tipo survey, contendo 23 questões fechadas nos meses de Setembro e Outubro de 2016. Os dados resultantes foram tabulados na planilha eletrônica Microsoft Excel®, na qual foi posteriormente feita a análise de frequência das variáveis. Dentre os entrevistados 34,5% encontram-se na faixa etária entre 25 e 40 anos. Referente ao consumo, cerca de 95% dos entrevistados afirmaram que possuem o hábito de consumir ovos, tendo como principal motivo o sabor (43,9%). Além disso, cerca 49,2% dos entrevistados afirmam que consomem entre meia e 1 dúzia semanalmente.

Palavras-chave: Avicultura, consumo, mercado, preferência

Characterization of consumption and consumer profile of chicken eggs in the Sena Madureira county, Acre state

ABSTRACT - The objective of this study was to identify the consumer profile of chicken eggs in the Sena Madureira county, Acre state. 200 people were interviewed, using survey questionnaires, containing 23 closed questions in September and October of 2016. The resulting data were tabulated in the Microsoft Excel® spreadsheet, in which the frequency analysis of the variables was subsequently performed. Among the interviewees, 34.5% were between 25 and 40 years old. Concerning consumption, about 95% of interviewees affirmed that they have the habit of consuming eggs, having as main motive the flavor (43.9%). In addition, about 49.2% of interviewees report that they consume between half a dozen and a dozen weekly.
Keywords: Aviculture, consumption, market, preference


Introdução

O setor avícola está em constante ascensão nos últimos anos, sendo responsável por recordes de produção. Levantamentos realizados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA, 2016) mostraram que a produção brasileira de ovos em 2015 totalizou 39,5 bilhões de unidades, tendo um aumento de 6,1% na produção em relação ao ano anterior. Além disso, o consumo de ovos per capita chegou a 191,7 unidades, sendo 5,2% superior ao obtido em 2014, que era de 182 ovos. O ovo é considerado alimento nutricionalmente completo e contém quantidade significativa de nutrientes para os consumidores. A qualidade deste alimento está relacionada com o prazo de validade do produto e com as características sensoriais, como cor da gema e da casca (Biscaro & Canniatti-Brazaca, 2006). Por muito tempo o ovo foi considerado como vilão na alimentação humana, e seu consumo relacionado ao possível desenvolvimento de doenças cardíacas. Com o passar dos tempos diversas pesquisas foram desenvolvidas deixando para trás o conceito de vilão, e associando o consumo do ovo a diversos benefícios a saúde (Novello, 2014). O conhecimento sobre o comportamento dos consumidores tem sido uma ferramenta de grande importância para a indústria, tornando possível traçar estratégias que visam garantir a competitividade e sustentabilidade entre consumidores e produtores. Dessa maneira, o objetivo desse trabalho foi identificar o perfil dos consumidores de ovos de galinha no município de Sena Madureira - AC.

Revisão Bibliográfica

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o ovo como um alimento de proteína padrão de consumo de fácil digestão, ainda é fonte de vitaminas do Complexo B, (a mais importante a B12) e possui vitaminas lipossolúveis e minerais que enriquecem qualquer tipo de refeição. O ovo ainda é fonte de proteína de baixo custo, além disso, contribuir para melhorar a dieta das famílias de baixa renda (Pascoal et al. 2008). Oliveira (2012) também enfatizou que o ovo de galinha é um alimento de fácil digestão, excelente fonte de proteína de alta qualidade, gorduras insaturadas, antioxidantes e possuir baixo valor calórico com apenas 70 calorias por unidade. Donato et al (2009) afirmam que a falta de conhecimento da população em relação às propriedades nutricionais dos ovos, bem como o julgamento deste produto como prejudicial à saúde, influencia no seu baixo consumo. Uma das discussões em torno do ovo é se a quantidade de colesterol apresentada, que pode prejudicar a saúde, segundo Schlindwien & Kaasouf (2006). A informação errônea aplicada por muitos especialistas, sobre a presença de colesterol no ovo retira da população um alimento nutricionalmente completo e de baixo custo, que poderia estar acessível a todas as classes sociais (Filho, 2007). Segundo Alcântara (2012) a qualidade do ovo desejada e valorizada pelos consumidores está relacionada, na maioria das vezes, ao prazo de validade e as suas características sensoriais. A evolução do consumo de ovos no Brasil também não tem acompanhado o aumento do consumo de carnes, tendo incrementos muito baixos, mesmo considerando a proteína de melhor valor biológico, menor preço e as condições de deficiências nutricionais da grande maioria da população brasileira (Filho & Schlindwein, 2007). O conhecimento sobre os atributos que fazem as preferências do consumidor tem sido importante área de estudos, auxiliando as empresas a desenvolver estratégias, para garantir a competitividade e a sustentabilidade das cadeias de produção (Brisola & Castro, 2005).

Materiais e Métodos

O trabalho foi conduzido no município de Sena Madureira – AC que possui uma população total de 42.451 habitantes (IBGE, 2016), no período de Setembro a Outubro de 2016. Foram entrevistadas 200 pessoas de forma aleatória em estabelecimentos comerciais e feira livre da região, tendo como critério estabelecimentos comerciais de maior fluxo no município. Desse modo, foi realizada a aplicação do questionário do tipo survey, por entrevistadores treinados. O questionário era composto por perguntas relacionadas ao perfil do consumidor, seus hábitos e frequência de consumo. Após a coleta das informações, foi realizada a tabulação dos dados por meio da planilha eletrônica Microsoft Excel® 2010, na qual foi posteriormente feita a análise de frequência das variáveis pesquisadas.

Resultados e Discussão

Constatou-se através dos questionários que grande parte dos entrevistados encontra-se na faixa etária entre 25 e 40 anos (34,5%), seguido de entre 40 e 65 anos (28,5%), entre 18 e 25 anos (26%), menor de 18 anos (6,5%) e maior que 65 anos (4,5%). No que tange ao grau de escolaridade dos entrevistados 50,5% tem o ensino médio completo, 14,5% são alfabetizados, 14% tem o ensino fundamental completo, 13% possuem ensino superior completo e 8% analfabetos. Esses resultados são semelhantes aos encontrados por Silva et al. (2015), que avaliaram o perfil do consumidor de ovos de galinha no do município de Teresina - PI, sendo que a maioria dos entrevistados (38,5%) possuíam o ensino médio completo Em relação a consumo de ovos, 95% dos entrevistados afirmaram que possui o hábito de consumir ovos. Dentre estes, a maioria (43,9%) afirmam que o principal motivo para o consumo é o sabor, conforme o Gráfico 1. Quando questionados quanto à preferência do ovo (Industrial e Caipira), 54% responderam que preferem consumir o Industrial e os 46% dos entrevistados apreciam o ovo Caipira. Em relação à quantidade média de consumo de ovos por semana, cerca de 49,2% dos entrevistados consomem entre meia e 1 dúzia, 34,9% consomem até meia dúzia, 12,7% afirmaram consumir entre 1 e 2 dúzias, 2,7% consomem entre 2 e 3 dúzias e por fim 0,5% dos entrevistados  responderam que consomem mais do que três dúzias de ovos semanalmente (Gráfico 2). Dessa forma, o consumo médio per capita anual é de 125 ovos/pessoa/ano, ou seja, valor abaixo da média nacional que é de 191,7 ovos/pessoa/ano (ABPA, 2016).

Conclusões

O perfil do consumidor de ovos de galinha do município de Sena Madureira-AC é representado em sua maioria por pessoas na faixa etária entre 25 e 40 anos e possuem apenas o ensino médio completo. A maioria da população consome ovos principalmente pelo sabor, entretanto com frequência abaixo da média nacional.

Gráficos e Tabelas




Referências

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