Caracterização do perfil socioeconômico do consumidor de produtos avícolas na cidade de Rio Branco-Acre

Ricardo César Costa da Silva1, Fabíola de Morais Mata2, Evaline Ferreira da Silva3, Rafael Ferreira da Silva4, Marcelo Helder Medeiros Santana5, Jalceyr Pessoa Figueiredo Júnior6
1 - Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC
2 - Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC
3 - Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC
4 - Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC
5 - Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC
6 - Secretaria de Estado de Agropecuária

RESUMO -

Este trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico do perfil socioeconômico do consumidor de produtos avícolas na cidade de Rio Branco – Acre. Foi aplicado um questionário socioeconômico do tipo survey a 200 consumidores. Os entrevistados responderam a questões fechadas contendo de 2 a 5 alternativas. Os dados coletados foram tabulados e submetidos a análise estatística descritiva. A maioria dos entrevistados está na faixa etária entre 40 e 65 anos, sendo que a maioria possui apenas o ensino médio completo.

Palavras-chave: avicultura, carne de frango, renda familiar

Characterization of the socioeconomic profile of the poultry products consumer in the Rio Branco county, Acre state

ABSTRACT - This work aimed to diagnose the socioeconomic profile of the poultry products consumer in the Rio Branco county, Acre state. A socioeconomic survey questionnaire was applied to 200 consumers. The interviewees answered closed questions containing 2 to 5 alternatives. The data collected were tabulated and submitted to descriptive statistical analysis. Most of the interviewees are between the 40 and 65 years old, and most of them only have completed high school.
Keywords: aviculture, poultry meat, family income


Introdução

O Brasil nos últimos anos vem sendo destaque na produção de carne de frango. Atualmente o Brasil é o segundo maior produtor de carne de frango no mundo, ultrapassando a China, que é uma das grandes potências no mercado da carne avícola (ABPA, 2016). Deve-se destacar também que a carne de frango foi a fonte de proteína animal que mais se destacou nas ultimas décadas no Brasil e no mundo pelo avanço na tecnologia de produção e o aumento considerável no consumo pela população. De acordo com o IBGE (2016), no 2º trimestre de 2016 foram abatidas 1,49 bilhão de cabeças de frangos. Esse resultado significou aumento de 1,0% em relação ao trimestre imediatamente anterior e de 6,5% na comparação com o mesmo período de 2015. Essa fonte de proteína tem sido uma boa saída para as famílias de baixa renda, tendo em vista que a mesma possui valor economicamente acessível. Desta forma, objetiva-se com este trabalho realizar um diagnóstico do perfil socioeconômico do consumidor de produtos do mercado avícola na cidade de Rio Branco - Acre.

Revisão Bibliográfica

Com o passar dos anos o padrão dos consumidores brasileiros tem mudado significativamente. Segundo Madalena (2006), dados da POF 2002-2003 mostraram que a carne bovina ainda era a carne mais consumida pelas famílias brasileiras, com uma aquisição domiciliar per capita anual de 17,7 kg. Em segundo lugar aparecia a carne de frango, com uma aquisição per capita de 13,6 kg e em terceiro a carne suína com 4,6kg. Em 2016 o brasil se tornou o segundo maior produtor de carne de frango do mundo passando da China (ABPA, 2016). Os brasileiros tem procurado o frango como fonte de proteína por ter valor economicamente inferior quando comparado as carnes nobres de bovino e suíno.

Materiais e Métodos

O referido trabalho foi realizado no município de Rio Branco/AC. Foram entrevistados 200 consumidores, aleatoriamente, em diferentes redes de supermercados do respectivo município, os quais responderam a um questionário fechado contendo 5 perguntas socioeconômicas, abrangendo 2 a 5 alternativas. Antes da aplicação dos questionários os entrevistadores foram capacitados para evitar erros. Os questionários foram aplicados nos meses de fevereiro e março de 2017. Os dados coletados foram tabulados em planilha eletrônica Microsoft Excel e analisados estatisticamente, sendo obtidas as frequências relativas para cada questão.

Resultados e Discussão

Dentre os consumidores entrevistados, a maioria (53%) é do sexo feminino e 47% do sexo masculino, sendo que a maioria das famílias possuem entre 2 a 4 membros. Grande parte dos entrevistados (62%) vive com renda mensal de até 3 salários mínimos. Estes resultados evidenciam a importância da carne de frango como uma fonte proteica de qualidade e acessível para as famílias de baixa renda. Pôde-se destacar também que aproximadamente 40% dos entrevistados têm entre 40 e 65 anos de idade, sendo que a maioria (57%) possui apenas o ensino médio completo. A falta de informações relativas a um produto a ser comercializado pode se tornar fator decisivo na hora da escolha e preferência pelo consumidor. A carne de frango por muitas vezes é depreciada pela população, principalmente por parte dela ainda acreditar que são utilizados hormônios durante o processo produtivo na granja.

Conclusões

O consumidor de produtos avícolas do município de Rio Branco-AC possui baixa renda mensal e baixo nível de escolaridade. A carne de frango possui capacidade de auxiliar na melhoria da qualidade da alimentação das famílias de baixa renda.

Gráficos e Tabelas




Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROTEÍNA ANIMAL – ABPA. Relatório anual. 2016. Disponível em: http://abpa-br.com.br. Acesso em: 10 março 2017. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) – 2016. Estatística da Produção Pecuária. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Producao_Pecuaria/Fasciculo_Indicadores_IBGE/abate-leite-couro-ovos_201602caderno.pdf> Acesso em 23 de Março de 2017.   TAKAHASHI, S. E.; MENDES, A. A.; SALDANHA, E. S. P. B.; PIZZOLANTE, C. C.; PELÍCIA, K.; GARCIA, R.G.; PAZ, I. C. L. A.; QUINTEIRO, R.R. 2006. Efeito do sistema de criação sobre o desempenho e rendimento de carcaça de frangos de corte tipo colonial. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. 58:624-632. REVISTA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL - Análise da influência de alguns fatores socioeconômicos e demográficos no consumo domiciliar de carnes no Brasi. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010320032006000300009&script=sci_arttext