Caracterização zoométrica “in vivo” de ovinos mestiços alimentados com feno da parte aérea da mandioca e suplementos múltiplos de palma no Agreste Alagoano

MARIAH TENORIO DE CARVALHO SOUZA1, Jordânia Kely Barbosa da Silva2, Darlan Silva dos Santos3, Leandro Santos e Silva4, Vivian Paixão5, Alycia Kayla6, José Fábio dos Santos Silva7, Dorgival Morais de Lima Júnior8
1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
2 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
3 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
4 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
5 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
6 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
7 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
8 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

RESUMO -

Objetivou-se avaliar o efeito da substituição total ou parcial do feno tífton pelo feno da parte aérea da mandioca suplementados com palma forrageira, sobre as características quantitativas in vivo de 35 ovinos mestiços, não castrados, terminados em confinamento. A conformação e a condição corporal foram determinadas. Foram realizadas as medidas comprimento corporal; altura da cernelha; altura da garupa; largura do tórax; profundidade do tórax; perímetro torácico; largura da garupa; e perímetro da coxa. Houve diferença (p<0,05) no comprimento corporal, largura de peito, perímetro corporal e conformação. Os animais alimentados com as dietas de feno da parte aérea de mandioca e palma mostraram-se superiores aos da dieta de feno de tifton. Dietas contendo palma forrageira associada ao feno de tifton ou a parte aérea de mandioca ou somente a parte aérea da mandioca podem substituir o feno de tifton, pois não interferem nas medidas zoométricas in vivo de ovinos mestiços em crescimento.

Palavras-chave: biometria, dieta, mandioca

In vivo zoomometric characterization of mixed race of lambs feded with aerial part of cassava and multiple palm supplements in Agreste Alagoano

ABSTRACT - The objective of this study was to evaluate the effect of totaly or partialy replacement of tifton hay by the aerial part of cassava supplemented with forage palm on the in vivo quantitative characteristics of 35 non-castrated, mix race lambs, finished in feedlot. Conformation and body condition were determined. Body length measurements were performed; Height of the withers; Height of the rump; Width of thorax; Chest depth; Thoracic perimeter; Width of the rump; And thigh perimeter. In relation to the measurements in vivo there were different (p <0.05) in body length, chest width, body perimeter and conformation. Animals faded with diets from aerial part of cassava and forage palm shoots were superior when compared to the tifton hay diet. Diets containing forage palm associated with tifton hay or part aerial of cassava or this only, shoots that can be subistitute for tifton hay, as they don’t interfere the in vivo zoomometric measurements of finalization of mix race lambs.
Keywords: biometrics lambs, cassava, diets


Introdução

O crescimento da produção de carne ovina no Nordeste brasileiro nas últimas décadas e a falta de alimentação volumosa em determinadas épocas do ano associada ao alto custo com suplementação alimentar se caracterizam como os maiores entraves para a atividade. Neste sentido, se faz necessário reduzir os custos com alimentação animal buscando fontes alternativas de alimentos suplementares menos onerosos para formular dietas (Azevedo et al., 2006), que além de suprir as exigências nutricionais dos animais pode garantir a sustentabilidade na produção de pequenos ruminantes no Nordeste brasileiro. Dessa forma, faz-se necessário o conhecimento de características quantitativas e qualitativas de pequenos ruminantes criados no semiárido nordestino. Objetivou-se avaliar o efeito da substituição parcial ou total do feno de tifton 85 por feno da parte aérea da mandioca sobre a zoometria corporal in vivo de ovinos confinados.

Revisão Bibliográfica

A Maniçoba (Manihot sp) é uma Euphorbiaceae nativa de regiões semiáridas com potencial forrageiro, podendo ser utilizada na forma de feno e silagem. Segundo Medina et al. (2009), entre as diversas espécies vegetais existentes na caatinga, a maniçoba merece destaque pela elevada resistência à seca e disseminação nas diversas áreas que compõem o semiárido do Nordeste brasileiro. Além disso, segundo Hammond (1966), à medida que o ovino cresce, ocorrem modificações em suas proporções corporais, verificando- se geralmente uma onda de crescimento que se inicia na cabeça e se estende ao longo do tronco (ondas primárias) e outras que se iniciam nas extremidades e ascendem pelo corpo, encontrando-se na região do lombo com a última costela “região de menor desenvolvimento” (ondas secundárias). Por isso dá-se a importância de estudos com ovinos para característica de carcaça recebendo diferentes dietas para fins de terminação.

Materiais e Métodos

O experimento foi conduzido no galpão Experimental do Curso de Zootecnia (CEDEZOO) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. Foram utilizados 35 ovinos machos, não castrados, mestiços, com peso inicial médio de 16 ± 1,64kg  kg e cerca de 4 meses, distribuídos em delineamento inteiramente ao acaso com 5 tratamentos e 7 repetições, sendo os tratamentos constituídos por cinco dietas na proporção 70:30 (70% volumoso e 30% concentrado), a saber: FT85: feno de tifton 85 + concentrado; FPAM: feno da parte aérea da mandioca + concentrado;  FT85+FPAM: feno de tifton 85 +  feno da parte aérea da mandioca + concentrado;  FT85+PAL: feno de tifton 85 + palma forrageira + concentrado;  FPAM+PAL: feno de parte aérea da mandioca + palma forrageira + concentrado. Os alimentos foram fornecidos duas vezes ao dia às 8h00 e às 16h00, com controle diário da quantidade fornecida seguindo o modelo do NRC (1985) para ganho estimado em 200g/dia. O experimento teve duração de 75 dias, sendo acrescidos 15 primeiros dias para adaptação dos animais. Após 75 dias de período experimental, foram realizadas as medidas morfométricas dos animais, com o uso de fita métrica e ovinômetro (hipômetro adaptado aos ovinos). Foram tomadas as seguintes medidas: comprimento corporal, altura da cernelha, altura da garupa, largura do peito, profundidade do peito, perímetro torácico, largura da garupa, perímetro da coxa. Também foram avaliados a conformação e escore de condição corporal. Os resultados das medidas in vivo foram avaliados através de análises de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade para o erro tipo I, através do software ASSISTAT v 7.7.

Resultados e Discussão

Em relação às medidas in vivo houve diferença (p<0,05) para o comprimento corporal, largura de peito, perímetro torácico e conformação para os animais alimentados com as dietas com palma forrageira e feno da parte aérea da mandioca. Este resultado pode estar relacionado ao fato de a dieta contendo feno da parte aérea da mandioca associado à palma forrageira ter maior palatabilidade proporcionando elevação da ingestão de matéria seca e energia digestível, refletindo em maior crescimento destas áreas do corpo. Tabela 1. Média das medidas morfométricas in vivo de ovinos alimentados com palma forrageira e diferentes volumosos em substituição ao feno de tifton 85. A média para altura garupa (63, 71 cm) diferiu da média encontrada por Menezes et al. (2013), 69,7 cm, utilizando ovinos Santa Inês alimentados com diferentes forragens. Tal resultado pode estar relacionado à composição dos alimentos. Com relação à altura da cernelha, os dados encontrados nesta pesquisa foram, 61,7 cm, menores que os encontrados por Silva et al. (2016) de 69,3 cm, em seu trabalho com ovinos Santa Inês em fase de crescimento, alimentados com subprodutos agroindustrial da goiaba. Para a largura de garupa, a média dos tratamentos, 22,8 cm, foi inferior a encontrada por Moreno et al. (2010), de 27,2 em seu estudo com ovinos da raça Ile de France alimentados com dois volumosos (silagem de milho ou cana-de-açúcar). Estes resultados podem estar relacionados com a condição do escore corporal dos animais no início do confinamento e com a genética das raças especializadas que possuem tendência a acumular massa muscular . A média para o perímetro da coxa foi de 32,2 cm, resultado diferente do encontrado por Pinheiro et al. (2007) 39,2 cm, trabalhando com ovinos 7/8 Ile de France 1/8 Ideal alimentados com dietas com relação volumoso:concentrado 50:50 e 70:30. Provavelmente, o menor desenvolvimento da perna pode estar relacionado ao fato dos animais SPRD terem sido abatidos mais leves que os de raça especializada com médias de 29 e 32 kg respectivamente. Com relação à profundidade de peito a média obtida neste trabalho foi de 29,9 cm maior que a media encontrada por Moreno et al. (2010), 24,1 cm. Podendo estar relacionado a  composição da ração (silagem de milho e silagem de cana-de-açúcar), em dois níveis de volumoso:concentrado 60:40 e 40:60, onde os animais alimentados com tais dietas apresentaram menor profundidade de peito. Os animais alimentados com parte aérea da mandioca ou feno de tifton 85 associados a palma forrageira apresentaram maior ingestão de alimentos, proporcionando um maior desenvolvimento do comprimento corporal, largura de peito, perímetro torácico e conformação. Visto que a palma forrageira influencia o consumo voluntário por possuir maior palatabilidade (Neto et al., 2016).  

Conclusões

Dietas contendo palma forrageira associada a feno de tifton 85 ou a parte aérea de mandioca ou somente a parte aérea da mandioca podem substituir o feno de tifton 85, pois não interferem nas medidas zooométricas in vivo de ovinos mestiços em terminação.

Gráficos e Tabelas




Referências

ARAÚJO FILHO, J. T. et al. Desempenho e composição da carcaça de cordeiros deslanados terminados em confinamento com diferentes dietas. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 39, n.2, p.363-371, 2010. AZEVEDO, E. B. et al. Silagem da parte aérea de cultivares de mandioca. Ciência rural, v. 36, n. 6, p. 1902-1908, 2006. HAMMOND, J.1965. Farm animal; their growth breeding and inheritance. London: E. Arnould. 322p. MORENO, G. M. B. et al. Características morfológicas “in vivo” e da carcaça de cordeiros terminados em confinamento e suas correlações. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 11, n.3, p.888-902, 2010. MENEZES, A. M. et al. Performance and carcass traits of Santa Inês lambs finished with different sources of forage. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 42, n.6, p.428-437, 2013. MEDINA, F.T.; CÂNDIDO, M.J.D.; ARAUJO, G.G.L.; et al. Silagem de maniçoba associada a diferentes fontes energéticas na alimentação de caprinos: consumo e digestibilidade. Acta Scientiarum. Animal Sciences, v. 31, p. 01-05, 2009. NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Nutrients requeriments of sheep. 6 th Ed. National Academy Press, Washington, DC, 1985. NETO, J. P. et al. Balanço hídrico e excreção renal de metabólitos em ovinos alimentados com palma forrageira (Nopalea cochenillifera Salm Dyck). Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 36, n. 4, p. 322-328, 2016. PINHEIRO, R. S. B. et al. Biometría in vivo e da carcaça de cordeiros confinados. Archivos de Zootecnia, v. 56, n. 216, p. 955-958, 2007. SILVA, N. V. et al. Medidas in vivo e da carcaça e constituintes não carcaça de ovinos alimentados com diferentes níveis do subproduto agroindustrial da goiaba. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 17, n.1, p.101-115, 2016.





©2025 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?