Comparação da incidência de diarreia em bezerras alimentadas com leite de descarte e com leite sem resíduos

Rodrigo Vaz Fernandes1, Marco Antônio Faria Silva2, Renison Teles Vargas3, Fabíola Adriane Cardoso Santos4, Cássia Maria Silva Noronha5, Juliana Ribeiro Guimarães6, Cristiane Viana Guimarães Ladeira7, Monica Maria Oliveira Pinho Cerqueira8
1 - Instituto Federal de Minas Gerais
2 - Instituto Federal de Minas Gerais
3 - Instituto Federal de Minas Gerais
4 - Instituto Federal de Minas Gerais
5 - Instituto Federal de Minas Gerais
6 - Instituto Federal de Minas Gerais
7 - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
8 - Universidade Federal de Minas Gerais

RESUMO -

A maioria dos produtores de leite usam o leite de descarte como uma alternativa para diminuir os custos de criação das bezerras, porém esta escolha pode gerar problemas no desenvolvimento e/ou na saúde das bezerras, entre estes a maior incidência de diarreia. Foram avaliadas 15 bezerras girolandas e comparado a ocorrência de diarreia entre os dois grupos experimentais. O resultado apresentou uma diferença significativa nos casos de diarreia entre os dois grupos experimentais.

Palavras-chave: criação de bezerra, diarreia, sanidade animal, mastite

Comparison and incidence of diarrhea in calves fed with discarted milk and normal milk

ABSTRACT - Most dairy farmers use discarded milk as an alternative to lower calf rearing costs, but this can cause problems in the development or health of calves, amongst which high incidence of diarrhea. Fifteen girolando calves were evaluated and the occurrence of diarrhea was evaluated between two experimental groups. One wich received discarted milk and the other, regular milk. The results showed a significant difference in the cases of diarrhea between the two experimental groups.
Keywords: calf rearing, diarrhea, animal health, mastitis


Introdução

O uso do leite de descarte proveniente de vacas com mastite e com resíduos de antimicrobianos é uma tentativa que a maioria dos produtores utilizam para diminuir os custos da criação de bezerras. Porém, o uso deste leite pode levar a ocorrência de várias doenças. O leite proveniente de vacas com mastite e em tratamento com antimicrobianos é o pior alimento que bezerras podem receber, podendo causar problemas sanitários graves (CERQUEIRA et al., 2009), entre estes quadros de diarreia. O objetivo do trabalho foi comparar e mensurar a incidência de diarreia em bezerras que se alimentaram com leite sem resíduos e leite com resíduos de antimicrobianos e de vacas com mastite.

Revisão Bibliográfica

Durante a primeira fase de vida de uma bezerra a imunidade não está completa, o que predispõe o animal a uma série de desafios imunológicos. Segundo Butler e Clarke (1994) a diarreia é a principal enfermidade que acomete bezerros, principalmente nas suas quatro primeiras semanas de vida. Ocasionando diversos prejuízos econômicos, devido à perda de água e eletrólitos. Isto pode levar o animal a quadros de desidratação, desequilíbrios eletrolíticos, acidose metabólica e até a morte, dependendo da gravidade. De acordo com Soares (2013) a diarreia em bovinos pode ter etiologia infeciosa ou não infecciosa. Sendo a infeciosa causadas por microrganismo e a diarreia não infeciosa está ligada a condições inadequadas de ambiente e do manejo alimentar dos animais, como por exemplo o leite de baixa qualidade. Quadros clínicos de diarreias, infecções umbilicais e de pneumonia geram um grande aumento no custo de produção de bezerras. Podendo o custo chegar a cerca de 3,1% de todo o custo de produção de uma bezerra (MOHD NOR et al., 2012). Em relação aos custos de um caso clínico, estimativas demonstram que os gastos com prevenção e tratamento representam anualmente US$ 33,50 bezerro e aumento da taxa de mortalidade (10 a 34%) (KANEENE e HURD,1990). Estima-se uma perda de 20 a 52% do rebanho leiteiro de todo o mundo por causa da diarreia (BARRINGTON et al., 2002). Porém, existem várias opiniões entre os pesquisadores a respeito do uso do leite de descarte de vacas com mastite e com resíduos de antimicrobianos causar ou não diarreia ou outros problemas sanitários em bezerros jovens. Rodrigues (2008) relata que o leite com presença de grande quantidade de microrganismos pode efetivamente ocasionar perda da digestibilidade da proteína e contribuir para a ocorrência de diarreia.

Materiais e Métodos

O experimento foi conduzido no setor de Bovinocultura do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí. Foram utilizadas 15 bezerras Girolando (1/2 a 7/8 Holandês/Gir), divididas em dois grupos, seguindo padrões de igualdade de raça e genética. Para um grupo de 7 bezerras, foi fornecido leite sem resíduos (leite de vacas sadias e sem resíduos de antimicrobianos) e para o segundo grupo, com 8 bezerras, foi fornecido leite de descarte (leite de vacas com mastite e com resíduos de antimicrobianos). As bezerras foram alimentadas durante 70 dias com leite (sem resíduos ou de descarte) recebendo diariamente 5 L/ dia. Os animais dos dois grupos receberam concentrado e água a vontade. Foram realizadas duas pesagens dos animais: uma realizada no dia do nascimento, e a segunda com 70 dias de vida. Durante o período experimental as bezerras foram vistoriadas duas vezes ao dia e os dados referentes a ocorrência de diarreia anotados do início ao final do período total, para uma visão do quadro clínico para comparação entre os dois grupos experimentais. Os dados foram submetidos ao teste exato de Fisher para avaliar a existência de diferenças entre a proporção de animais que apresentaram diarreia de acordo com o tipo de leite de acordo com Sampaio (2002). A aprovação da Comissão De Ética No Uso De Animais (CEUA/IFMG) está registrada sobre o número 02/2017.  

Resultados e Discussão

Na análise estatística com o teste exato de Fisher, observou-se diferenças entre a proporção de animais que apresentaram diarreia de acordo com o tipo de leite. Observa-se que dos 7 animais sem diarreia 85,7% utilizaram leite sem resíduos. Já para os animais com diarreia observa-se que somente um dos animais que utilizou leite sem resíduos apresentou diarreia. Tal diferença foi estatisticamente significativa (valor-p = 0,010). Os resultados são mostrados na tabela 1.   Com este resultado observa-se que o uso de leite contaminado por diferentes tipos de microrganismos como bactérias podem ser absorvidos pelo sistema digestório e causar alterações na absorção de nutrientes. Rodrigues (2008) cita em seu trabalho dados da literatura afirmando que a maior incidência de diarreia é causada principalmente pela transmissão das bactérias E. Coli, Streptococcus e Staphylococcus, que são absorvidas diretamente pelo sistema circulatório, e estão presentes na maioria dos leites de descarte. Segundo estes autores, o uso do leite descartado pode reduzir a digestibilidade da proteína, aumentar a taxa de morbidade e mortalidade e até reduzir a taxa de crescimento das bezerras. Para avaliar a existência de diferença entre os tempos de diarreia para os dois grupos foi realizado o teste t de Student e pode-se observar que os tempos médios diferem entre si, demonstrados na tabela 2. Com este resultado observa-se que os animais alimentados com leite de descarte passaram maior tempo com quadro clínico de diarreia.    

Conclusões

Os resultados observados demonstram que o uso do leite de descarte é uma alternativa que deve ser bem avaliada, pois, a maior incidência de diarreia em um lote de bezerras pode comprometer o desenvolvimento, aumentar os custos com medicação e assistência veterinária, além do maior risco de óbito dos animais.

Gráficos e Tabelas




Referências

BARRINGTON, G. M. et al. Biosecurity for neonatal gastrointestinal diseases. Veterinary Clinics of North American: Food Animal Practice, v.18, n.1, p.7-34, 2002. BUTLER, D.G.; CLARKE, R.C. Diarrhea and dysentery in calves. In: Gyles C.L. (Ed.), Escherichia coli in Domestic Animals and Humans. CABI Publishing, Walingford, 1994. p.91-116. CERQUEIRA, M. M. O. P. et al. Mastite em novilhas: importância e controle. Revista Ciência Animal Brasileira, n.1, p.21. Goiania, 2009. KANEENE, J. B.; HURD, H. S. The national animal health monitoring system in Michiga. III. Cost estimates of selected dairy cattle diseases. Preventive Veterinary Medicine,v.8, p. 127-140,1990. MOHD NOR, N. et al. Estimating the costs of rearing Young dairy cattle in the Netherlands using a simulation model that accounts for uncentainty related to diseases. Preventive Veterinary Medicine, v.106, p. 214-224, 2012. RODRIGUES, J. A. S. O uso de leite descartado no aleitamento de bezerras “Futuras produtoras de leite”. Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), p. 15, Curitiba, 2008. SAMPAIO, I.B.M. Estatística aplicada a experimentação animal. 2.ed. Belo Horizonte: FEPMVZ, 2002. 265 p. SOARES, M. C. Diarreia e acidose metabólica em bezerros leiteiros: efeito da composição do concentrado inicial e a avaliação de probióticos [dissertação].Piracicaba: Universidade de São Paulo. 2013.