Componentes estruturais de Aveia Preta sobressemeada em Tifton 85 com ou sem irrigação, associada ou não à adubação nitrogenada

Richard Valario Nicacio da Silva1, Oscar Tuz Matos2, Alberto Luiz Gagstetter3, Gustavo Henrique Arend4, Fabiana Luiza Matielo de Paula5, Diogo Cardozo da Silva6, Luis Fernando Glasenapp de Menezes7, João De Assis Farias Filho8
1 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
3 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
4 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
5 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
6 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
7 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
8 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

RESUMO -

O trabalho teve como objetivo avaliar a participação dos componentes estruturais de folhas e colmos na produção total de massa seca de aveia sobressemeada em tifton-85. Foram aplicados quatro tratamentos: 1) Irrigação com adubação nitrogenada (IrrN), 2) Irrigação sem adubação nitrogenada (IrrSN), 3) sem irrigação com adubação nitrogenada (SIrrN) e 4) sem irrigação e sem adubação nitrogenada (SIrrSN). A área total do experimento é 1,5 ha, sendo divida em 12 piquetes. As amostras das forrageiras eram cortadas dentro do quadrado na altura de 3 cm tanto no pré como no pós-pastejo, as coletas das amostras eram realizadas quando as plantas atingiam 30 cm de altura após a coleta os animais eram colocados na área de pastejo e permaneciam até a pastagem atingir 10 cm de altura, realizava-se uma nova coleta para à separação botânica. Conclui-se que a produção de folha e colmo de aveia preta sobressemeado em pastagem Tifton-85 não foi afetada pelos tratamentos avaliados.

Palavras-chave: colmo1, folha2, forrageiras3, irrigação4, produção5

Structural components of Black Oat overlapped in Tifton 85 with or without irrigation, associated or not with nitrogen fertilization

ABSTRACT - The objective of this work was to evaluate the participation of the structural components of leaves and stems, in the total production of dry mass of overlapping oats in tifton-85. Four treatments were applied: 1) Irrigation with nitrogen fertilization (IrrN), 2) Irrigation without nitrogen fertilization (IrrSN), 3) without irrigation with nitrogen fertilization (SIrrN) and 4) without irrigation and without nitrogen fertilization (SIrrSN). Total of the experiment is 1.5 ha, being divided into 12 pickets. Forage samples were cut inside the square at 3 cm height in both pre and post-grazing, sample collections were performed when the plants reached 30 cm height after collection the animals were placed in the grazing area and remained Until the pasture reached 10 cm in height, a new collection was made for the botanical separation. It is concluded that the production of leaf and stem of black oats overgrown in Tifton-85 pasture was not affected by the evaluated treatments.
Keywords: forage3, irrigation4, leaf2, production5, Stem1.


Introdução

O Brasil possui um grande potencial na produção de pastagens, que compõem a principal e mais barata fonte de alimento para ruminantes. Que pode ser explicado por características encontradas no Brasil, como o clima e o solo. Na região Sul com clima ameno tem-se uma disponibilidade maior de espécies, podendo-se utilizar espécies de clima temperado em consórcio com espécies tropicais. Entre as pastagens tropicais, o gênero Cynodon vem sendo muito utilizado na intensificação da produção de animais a pasto (SANCHES et al. 2015), por possuir boa produção e boa permanência. Se tratando de forrageiras de clima temperado a aveia preta demonstra um grande potencial produtivo além de bom valor nutritivo.

Além da escolha dos cultivares as práticas manejo visa maior produtividade nos meses de estacionalidade auxiliando a produção e garantindo lucro nos meses em que geralmente ocorre baixa produção. Dentre as práticas de manejo utilizadas para o aumento da produção e atenuação da sazonalidade estão a adubação e a irrigação. Apesar de não eliminar a sazonalidade climática, a irrigação pode ser utilizada para a obtenção de bons resultados mesmo no período seco com uma produtividade de 60% em comparação ao período com altos índices pluviométricos (Teixeira et al. 2013). Já a adubação nitrogenada tem grande influencia na produção de forragens devido à importância do nitrogênio na fase de rebrota da pastagem que proporciona recuperação mais rápida da pastagem.



Revisão Bibliográfica

A pecuária de corte brasileira se caracteriza pela exploração extensiva da pastagem, com baixos indicies produtivos em comparação a outros países, Mesmo assim o Brasil ainda se destaca com o maior rebanho comercial do mundo sendo que 88% do rebanho brasileiro é criado a pasto (Estanislau e Cançado Jr., 2000).

A utilização das cultivares do gênero Cynodon tem se espalhado para diversas regiões do país devido seu bom potencial para a bovinocultura apresentam uma boa opção aos produtores devido sua boa capacidade de adaptação (Lucca, 2016).

As baixas taxas de produção nas pastagens são uma das causas de baixa rentabilidade e competitividade dos sistemas de produção animal em comparação com outros sistemas de produção do meio agrícola (Moreira et al., 2015). O uso da adubação nitrogenada em pastagens de capim é uma alternativa para intensificar os sistemas de produção ao aumentar a produção de biomassa. O processo de acumulação de forragem pode ser melhor compreendido através do efeito da adubação nitrogenada na morfogênese das plantas (Tiecher, 2016).



Materiais e Métodos

A pesquisa foi conduzida no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Rumantes situado na fazenda experimental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Dois vizinhos. A área utilizado para o experimento foi de 1,5 ha, sendo dividida em 12 piquetes com aproximadamente 0,12 ha por piquete. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado possuindo quatro tratamentos e três repetições divididos em: 1 -Irrigação com adubação nitrogenada ( IN), 2-Irrigação sem adubação nitrogenada (IrrSN), 3-sem irrigação com adubação nitrogenada (SIrrN) e 4-sem irrigação e sem adubação nitrogenada (SIrrSN). O trabalho realizado no inverno com o plantio de aveia preta (Avena strigosa) cultivar IAPAR 61 no início de junho, a pastagem de Tifton-85 está estabelecida há dois anos na área do experimento. A adubação de base foi realizada em linha no momento do plantio e ao decorrer do experimento após os pastejos foram realizadas aplicações de nitrogênio em forma de uréia que foi distribuído a lanço preconizando 135 Kg/ha de nitrogênio nos tratamentos 1-(IrrN) e 3-(SIrrN). Nos tratamentos que continham irrigação 1-(IrrN) e 2-(IrrSN) foi utilizado sistema de aspersão convencional fixo, a irrigação era monitorada em função da tensão da água no solo onde as leituras eram realizadas por meio de um tensímetro digital o acionamento do sistema irrigação ocorria em função da curva de retenção de água no solo.

As coletas da pastagem eram feitas quando a aveia atingia a altura de 30 cm, denominado pré-pastejo. Após as coletas a pastagem dos piquetes eram rebaixadas utilizando bovinos leiteiros até a pastagem atingir uma altura de 10 cm onde era realizada uma nova coleta pós-pastejo. Em seguida as amostras foram submetidas a separação botânica.

Os dados foram submetidos à análise de variância e quando significativo os efeitos dos tratamentos, as médias foram comparadas pelo teste Tukey e teste T em nível de 5% de significância com o auxilio do Sofware SAS (SAS, 2001).



Resultados e Discussão

Com relação à produção de folha de aveia não houve diferença significativa (P<0,05) entre os tratamentos (Figura 1a). Porém o tratamentos SirrN e irrN tiveram uma maior produtividade. Devido apresentar cinco ciclos de pastejo pelos animais, com intervalos de 21 e 20 dias. Os tratamentos com o uso de nitrogênio tiveram uma média de produção entre cortes de 708,75 kg MS. ha-1 para irrN e 850,178 kg ha-1 para SirrN, podendo ser explicado devido o nitrogênio interagir com os carboidratos de reserva na seiva circulante da planta, e após o pastejo sendo mobilizados para o conteúdo protoplasmático e síntese de tecido, fazendo com que a planta apresente um elevado poder de regeneração , por fim, conduzido a uma maior produção de matéria seca (CORSI, 1974).

Ocorreu significância entre os tratamentos com relação a produção de colmo de aveia (Figura 1b). Nota-se que conforme o ciclo da aveia vai se estendendo ocorre um aumento crescente em relação ao kg MS ha-1 de colmo de aveia, como característica da aveia preta. Os tratamentos que obtiveram a aplicação de nitrogênio apresentaram cinco ciclos de pastejo, com produção média de 392,26 e 559,20 kg MS ha-1. Nos tratamentos sem o nitrogênio os mesmos apresentaram apenas três ciclos de pastejo, com produção média de 362,27 e 540,12 kg MS ha-1. O alongamento do colmo nesses tratamentos pode estar relacionado a falta do nitrogênio.

Ocorreu diferença significativa na produção de folhas de Tifton entre os tratamentos (Figura 1c). Apresentando maiores produções de folhas nos tratamentos em que havia o nitrogênio, por proporcionar cinco ciclos de pastejo aos animais. Obtendo produções médias entre cortes de 382,29 (IrrN) e 387,08 (SIrrN) kg MS ha-1. Monteiro (1996) conclui que a resposta das gramíneas do gênero Cynodon à aplicação de nitrogênio esta relacionada ao manejo, especialmente do intervalo e da intensidade dos cortes. No entanto, no presente estudo a Tifton 85 aumentou sua produção no quarto e quinto corte (Figura 1c).

A produção média entre os cortes dos tratamentos sem a presença de nitrogênio (irrSN) e (SirrSN), foram 338,78 e 464,27 kg MS ha-1, apresentando apenas três ciclos de pastejo pelos animais. Os resultados mostraram que a persistência e produção da Tifton 85 foi comprometida quando adubação nitrogenada não foi fornecida, consequentemente aumentando o intervalo médio entre cortes para 33 e 36 dias.

A produção de colmo de Tifton 85 (Figura 1d) apresentaram diferenças, observa-se que o nitrogênio é um dos fator determinante para a produção, os tratamentos (SirrN e irrN) apresentaram produções médias entre cortes de 706,92 e 726,44 kg MS ha-1. Observa-se na Figura 1d que no decorrer do experimento as produções de colmo de Tifton aumenta de forma crescente, devido a evolução do ciclo da gramínea. Os tratamentos sem o nitrogênio (irrSN e SirrSN) obtiveram uma produção média entre cortes de 703,93 e 837,68 kg MS ha-1, sendo de forma crescente conforme a evolução do estágio fisiológico da gramínea.

Tabela 1-



Conclusões

A produção de folha e colmo de aveia preta sobressemeado em pastagem Tifton-85 não foi afetada pelos tratamentos avaliados, porém o uso da irrigação e da adubação nitrogenada alongam o ciclo vegetativo da aveia e diminui o intervalo de pastejo além da obtenção de maior produção de folhas em Tifton-85.



Gráficos e Tabelas




Referências

CORSI, M. Estudo da produtividade e do valor nutritivo do capim-elefante (Pennisetumpurpureum, Schum), variedade napier submetido a diferentes frequências e alturas de corte. Piracicaba, ESALQ, 1974. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, 1974.

ESTANISLAU, M.L.L.; CANÇADO Jr., F.L. Aspectos econômicos da pecuária de corte. Informe Agropecuário, v.21, n.205, p. 5-16, 2000.

LUCCA, Letícia Schäfer et al. DESEMPENHO DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS DE ESTAÇÃO QUENTE (CYNODONS) NO CICLO DE PRODUÇÃO 2015–2016. Salão do Conhecimento, v. 2, n. 2, 2016.

MONTEIRO, F. A. Cynodon: exigências minerais e adubação. In: WORKSHOP SOBRE O POTENCIAL FORRAGEIRO DO GÊNERO CYNODON, 1996, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: EMBRAPA: Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite, 1996. p.23-45.

SANCHES, A. C., GOMES, E. P., RICKLI, M. E., FASOLIN, J. P., SOARES, M. R., & DE GOES, R. H. Produtividade e valor nutritivo do capim Tifton 85 irrigado e sobressemeado com aveia. Revista Brasileira de Engenharia e Ambiental, v. 19, n. 2, p. 126-133, 2015.

SAS INSTITUTE. SAS/STAT user’sguide: statistics. Realse 8.1 Edition.Cary, 1292p, 2001.

TEIXEIRA, A. M.; JAYME, D. G.; SENE, G.A.; FERNANDES, L. O. BARRETO, A. C.; RODRIGUES JÚNIOR, D. J.; GLÓRIA, J. R. Desempenho de vacas Girolando mantidas em pastejo de Tifton 85 irrigado ou sequeiro. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 65, n. 5, p. 1447-1453, 2013.

TIECHER, Diego Daniel et al. Morphogenesis and structure of Tifton 85 cultivated in subtropical climate and fertilized with nitrogen. Acta Scientiarum. Animal Sciences, v. 38, n. 4, p. 389-393, 2016.

SAS INSTITUTE. SAS/STAT user’sguide: statistics. Realse 8.1 Edition.Cary, 1292p, 2001.