Composição química do colmo de capim-Andropogon submetido a diferentes idades de rebrotação e duas alturas de resíduo

Giovanne Oliveira Costa Sousa1, Rosane Claudia Rodrigues2, Clésio dos Santos Costa3, Juliana Rodrigues Lacerda Lima4, Marcônio Martins Rodrigues5, Ivone Rodrigues da Silva6, Francisco Naysson de Sousa Santos7, Ricardo Alves de Araújo8
1 - Universidade Federal do Maranhão
2 - Universidade Federal do Maranhão
3 - Universidade Federal do Ceará
4 - Universidade Federal do Maranhão
5 - Universidade Federal do Maranhão
6 - Universidade Federal do Piauí
7 - Universidade Federal do Ceará
8 - Universidade Federal do Ceará

RESUMO -

O colmo pode torna-se um fator limitante na nutrição de ruminantes por possui maior teor de fibra em relação a folha, reduzindo assim o valor nutritivo da forragem. Objetivou-se avaliar os teores de proteína bruta (PB) e fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA) do colmo do capim-Andropogon em função de diferentes idades de rebrotação e alturas de resíduo. Adotou-se delineamento inteiramente casualizado com arranjo fatorial 2 x 4, duas alturas de resíduo (15 e 30 cm) e quatro idades de rebrotação (25, 35, 45 e 55 dias), com cinco repetições. O período de 55 dias apresentou menor teor de PB e maior teor de FDN e FDA em relação ao período de 25 dias. A altura de resíduo proporcionou efeito (P<0,05) sobre os teores de FDN e FDA, sendo o menor teor de FDN e FDA obtido na altura de 15 cm de resíduo. Recomenda-se o manejo do capim-Andropogon com 25 dias de rebrotação e altura de resíduo de 15 cm.

Palavras-chave: Consumo, digestibilidade, frequência de desfolha

Chemical composition of the Andropogon grass stem submitted to different regrowth ages and two residue heights

ABSTRACT - The stem may become a limiting factor in the nutrition of ruminants because it has a higher fiber content in relation to the leaf, thus reducing the nutritive value of the forage. The objective of this study was to evaluate the crude protein (CP) and neutral detergent fiber (NDF) and acid detergent fiber (ADF) levels of Andropogon grass as a function of different regrowth ages and residue heights. A completely randomized design with 2 x 4 factorial arrangement, two residue heights (15 and 30 cm) and four regrowth ages (25, 35, 45 and 55 days) were used, with five replications. The period of 55 days presented lower CP content and higher NDF and FDA content in relation to the 25 day period. The residue height had an effect (P <0.05) on the contents of NDF and ADF, the lowest content of NDF and FDA obtained at the height of 15 cm of residue. It is recommended the management of Andropogon grass with 25 days of regrowth and height of residue of 15 cm.
Keywords: Consumption, digestibility, frequency of defoliation


Introdução

O capim-Andropogon é uma gramínea perene que foi introduzida no Brasil por volta da década de 80, e apresenta alta produção de forragem, possui bom valor nutritivo, é adaptado a solos de baixa fertilidade e a locais que sofrem restrição hídrica (CIAT, 1990).

Entretanto, existem na literatura poucos estudos que traçam métodos de manejo para o capim-Andropogon relacionando diferentes idades de rebrotação e alturas de resíduo, e sua influência na composição química.

Portanto, objetivou-se avaliar o teor de proteína bruta, fibra em detergente neutro e ácida do colmo do capim-Andropogon em função de diferentes idades de rebrotação e alturas de resíduo.



Revisão Bibliográfica

Existem vários parâmetros que podem ser levados em consideração para colher a forragem no momento ideal, levando-se em consideração aliar boa produção com bom valor nutritivo. Desta forma, pode-se utilizar alturas mínima de resíduo como estratégia para identificar o momento ideal para tirar os animais do pasto e a utilização de datas fixas de período de descanso do pasto, essas estratégias têm como objetivo explorar o máximo do pasto sem degrada-lo, permitindo uma boa recuperação do pasto e garantindo sua perenidade.

A intensidade e a frequência de desfolha são fatores de extrema importância, o manejo eficiente do pastejo assegura uma boa rebrota subsequente, controlando e/ou favorecendo a estrutura do dossel, refletindo diretamente no acúmulo de forragem e qualidade nutricional. O colmo representa o constituinte da planta de menor valor nutritivo tendo em vista o maior teor de fibra em relação à folha, podendo assim tornar-se um fator limitante na nutrição animal a pasto.

Materiais e Métodos

O experimento foi conduzido no Setor de Forragicultura do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão, em Chapadinha, região do Baixo Parnaíba, situada à latitude 03°44'33” S, longitude43°21'21” W, no período de janeiro a junho de 2015. A espécie utilizada foi o capim-Andropogon, que se encontrava estabelecido na área experimental desde janeiro de 2014. Adotou-se delineamento inteiramente casualizado com arranjo fatorial 2 x 4, sendo duas alturas de resíduo (15 e 30 cm) e quatro idades de rebrotação (25, 35, 45 e 55 dias) e cinco repetições totalizando 20 unidades experimentais (sendo representadas por piquetes). As parcelas foram uniformizadas e em cada tempo de avaliação foi realizado a coleta do material em quadrado de PVC com área de 0,25 m2. O material foi separado e levado para estufa de circulação forçada de ar por 72 horas a 55 °C, para posteriores análises. Para determinação da composição química as amostras do colmo foram moídas em moinho tipo Willey em partículas de 2 mm, para posteriores análises dos teores de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), determinados seguindo metodologia descrita por Silva e Queiroz (2002). Os dados coletados foram tabulados e agrupados entre os ciclos segundo os tratamentos e submetidos a testes que assegurassem as prerrogativas básicas (testes de homocedasticidade e normalidade), para que os dados pudessem ser submetidos à análise de variância, procedendo-se comparação de médias pelo teste de Duncan a 5% de probabilidade com auxílio do programa estatístico SAS 9.0.

Resultados e Discussão

O teor de proteina bruta (PB) do colmo não foi influenciado (P>0,05) pela altura de resíduo, porém, quando se compara a idade de rebrotação, observa-se que houve diferença (P>0,05) no teor de PB. A idade de 55 dias apresentou menor teor de PB em relação à idade de 25 dias (7,04), isso é justificado pelo longo período de descaço e consequentemente a maturação da planta, que promove aumento do espessamento da parede celular e redução do conteúdo celular. Rodrigues et al. (2004) também observaram reduções na proteína em função da idade de rebrotação. Vale ressaltar que apenas a idade de rebrotação de 25 dias apresentou teor de proteína acima de 7%, valor este estipulado como o mínimo para que não ocorra redução na degradação da fibra (Lazzarini et al., 2009). Houve diferença (P>0,05) no teor de FDN e FDA do colmo do capim-Andropogon em relação à altura de resíduo e idade de rebrotação. Observou-se aumento no teor de FDN e FDA em função da idade de rebrotação, sendo que foram registrados os maiores valores na idade de 55 dias, 76,38% e 44,18% para FDN e FDA, respectivamente. Esse resultado está associado ao maior alongamento do colmo à medida que a planta envelhece, além disso, o enrijecimento da parede celular é fato marcante tendo em vista se tratar de um mecanismo de adaptação da planta até mesmo para garantir sua sustentação e evitar o tombamento. O elevado teor de fibra na dieta animal ocasiona regulação no consumo voluntário de ruminantes, tendo em vista aumentar o tempo de retenção do alimento no rúmen. Segundo Cândido et al., (2007), teores de FDA acima de 44% prejudicam a digestibilidade do alimento fato este que foi observado na idade de 55 dias em relação ao tratamento de 25 dias. A altura de resíduo proporcionou efeito (P<0,05) sobre os teores de FDN e FDA. O menor teor de FDN e FDA foram registrados na altura de 15 cm, esse resultado pode ser justificado pela maior remoção de perfilhos velhos, forçando assim maior taxa de aparecimento de novos perfilhos.

Conclusões

Recomenda-se o manejo do capim-Andropogon com 25 dias de rebrotação e altura de resíduo de 15 cm, por apresentar maior teor de PB, e menores teores de FDN e FDA.

Gráficos e Tabelas




Referências

CÂNDIDO, M.J.D.; NEIVA, J.N.M.; RODRIGUEZ, N.M.; FERREIRA, A.C.H. Características fermentativas e composição química de silagens de capim-elefante contendo subproduto desidratado do maracujá. Revista Brasileira de Zootecnia, v.36, n.5, p.1489-1494, 2007. CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical). Andropogon gayanus Kunth: A grass for tropical acid soils. TOLEDO, J.M.; VERA, R.; LASCANO, C.; LENNÉ, J.M. Cali, Colômbia, 382p., 1990. LAZZARINI, I; DETMANN, E; SAMPAIO, C.B; PAULINO, M.F; VALADARES FILHO, S.C; SOUZA, M.A; OLIVEIRA, F.A. Dinâmicas de trânsito e degradação da fibra em detergente neutro em bovinos alimentados com forragem tropical de baixa qualidade e compostos nitrogenados. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 61, p. 635-647, 2009. RODRIGUES, A.L.P.; SAMPAIO, I.B.M.; CARNEIRO, J.C. et al. Degradabilidade in situ da matéria seca de forrageiras tropicais obtidas em diferentes épocas de corte. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia.v.56, p.658-664, 2004. SILVA, D. J. & QUEIROZ, A. C. Análise de alimentos: métodos químicos e biológicos. 3. ed.. Viçosa: UFV, 235 p., 2002.





©2025 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?