Conhecendo a avicultura e a bovinocultura de leite nos setores do IFRS- Câmpus Sertão

Leandro Sabei1, Bruna Porn Debortoli2, Juliana Marcia Rogalski3
1 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão
2 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão
3 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

RESUMO -

A região do Alto Uruguai é caracterizada por apresentar como alternativa de renda as atividades de agricultura e pecuária, tendo como destaque a avicultura e bovinocultura de leite. Este estudo foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão, Sertão – RS, sendo ofertadas as oficinas de Avicultura (corte e postura) e Bovinocultura de leite, nos Setores de Avicultura e Bovinocultura, respectivamente. Ao início e termino das oficinas foram aplicados questionários sobre as temáticas estudadas. As oficinas foram realizadas com discentes de escolas públicas fundamentais (municipais e estaduais) do município de Sertão. As oficinas foram teórico-práticas e durante a visita, o público alvo teve a oportunidade de vivenciar todo processo de produção dos animais (multidisciplinar). Foram abordados os ciclos de vida, instalações e manejo dos animais, alimentação, reprodução, produtividade, diminuição de impactos ambientais e principais doenças que acometem estes setores. O estudo dos conteúdos ocorreu de forma interdisciplinar, facilitando a aprendizagem dos discentes. Para fixar os conteúdos foram utilizadas atividades lúdicas. As oficinas permitiam aos discentes conhecer ou ampliarem o conhecimento sobre estas produções. Também possibilitou conhecer de forma educativo-científica o que muitas vezes realizam no cotidiano. Constatou-se que as atividades lúdicas contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem, pois facilitaram a compreensão e a fixação dos conteúdos. Os questionários permitiram constatar o aprendizado de conteúdos normalmente considerados difíceis, havendo avanços sobre as temáticas estudadas. Também foram entregues fôlders contendo a síntese dos conteúdos estudados como forma de registro das atividades.

Palavras-chave: atividade prática, lúdico, produção animal

Knowing poultry and dairy cattle breeding in the IFRS Campus Sertão

ABSTRACT - The region of Alto Uruguai is characterized by presenting as an alternative income as agricultural and livestock activities, with emphasis on poultry and dairy cattle. This study was developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão, Sertão - RS, and the Aviculture (cutting and laying) and dairy cattle workshops in the Bovine culture, respectively. At the beginning and end of the workshops, questionnaires were applied on the topics studied. As workshops were held with key public schools in the municipality of Sertão. As workshops were theoretical-practical and during a visit, the public has had an opportunity to live the entire process of production of animals (multidisciplinary). Life, animal and animal life cycles, feeding, breeding, productivity, reduction of environmental impacts and major diseases affecting these sectors were addressed. The study of the contents occurred in an interdisciplinary way, facilitating the students' learning. To fix the contents for the ludic activities. How the workshops allowed the students to know or to increase the knowledge about these productions. It also made it possible to know in an educational-scientific way what they often do every day. It was observed that the ludic activities contributed to the teaching-learning process, since they facilitate an understanding and a fixation of the contents. The questionnaires allowed to verify the learning of contents of difficult cases, with advances on the subjects studied. Binders containing one of the two contents studied were also handed out as a way of recording activities.
Keywords: practical activity, playful, animal production


Introdução

A região do Alto Uruguai, onde o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão, Sertão/RS está inserido, é caracterizada por apresentar como fontes de renda as atividades de agricultura e pecuária, tendo como destaque a avicultura e bovinocultura de leite. O município de Sertão aumentou sua produção leiteira nos últimos anos, passando de uma produção anual de 29.205 mil litros em 2010 para 35.729 mil litros de leite em 2014 (FEE, 2017). Segundo esta mesma organização, em Sertão, em 2010, havia 32.509 galinhas (corte e postura), e em 2014 a quantidade aumentou para 69.660 cabeças. Como forma de interação entre o Instituto e a comunidade local, buscou-se ofertar aos discentes das escolas municipais e estaduais do município de Sertão as oficinas de Avicultura e Bovinocultura de Leite. As oficinas foram práticas e desenvolvidas de forma lúdica. Conforme Reame et al. (2012), é possível aprender brincando, as brincadeiras permitem aos discentes vivências e experiências diferentes, variando conforme a intenção educativa. O objetivo deste estudo foi proporcionar aos alunos do ensino fundamental do município de Sertão a vivência das atividades de avicultura (corte e postura) e bovinocultura de leite, por meio de atividades práticas e lúdicas.

Revisão Bibliográfica

O Campus Sertão está inserido na região do Alto Uruguai, a qual possui como fontes de renda atividades agropecuárias. Os agricultores da região desenvolvem como principais atividades a produção de grãos, a suinocultura, a avicultura e a atividade leiteira (ANTUNES et al., 2014). Mais de 88% das atividades avícolas e leiteiras do estado são produzidos por meio da agricultura familiar, em propriedades menores que 80 ha (GRANDO, 2011). O IFRS - Campus Sertão é conhecido por ter sido a antiga Escola Agrotécnica Federal de Sertão (EAFS), a qual apresentava inúmeras instalações voltadas à produção rural. Na atualidade, as atividades ligadas às ciências agrárias continuam sendo o referencial da Instituição, possuindo setores de produção animal, dentre eles a bovinocultura leiteira e a avicultura (postura e corte). Buscando um elo entre a comunidade local e o meio acadêmico, foram desenvolvidas oficinas ligadas as principais atividades desenvolvidas na região, as quais foram disponibilizadas à discentes de escolas de ensino fundamental do município de Sertão. A metodologia utilizada foi desenvolvida por meio de atividades práticas e lúdicas, visando tornar a aprendizagem mais agradável e prazerosa. O lúdico foi relatado por Freud no final do século XIX, onde provoca uma revolução nos conceitos racionais, demonstra que os sonhos, os devaneios, os atos falhos, o brincar, as atividades artísticas e intelectuais e, entre outras atividades humanas, são desenvolvidos pelo modo de funcionamento do inconsciente. O lúdico pode ser concretizado no brincar, e sugere-se que é uma das primeiras formas de disfarce de que o ser humano se apropria fazendo-o fonte de prazer e conhecimento (ALVES et al., 2010). Na infância a linguagem utilizada pelas crianças para aprender se resume no brincar e jogar, onde o espaço lúdico se torna muito mais significativo para adquirir conhecimento (SOMMERHALDER et al., 2011). Por intermédio das atividades lúdicas o sujeito pode assimilar valores, adquirir comportamentos, desenvolver áreas de conhecimento, além de ser uma forma de exercício físico (SANTOS, 2005). O uso de questionários é uma técnica de investigação, a qual busca conhecer as opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas e situações vivenciadas de pessoas por meio de questões (GIL, 2008). Deste modo, apropriar-se de instrumentos que possam mensurar e identificar a quantidade de conhecimento dos indivíduos pode ser uma alternativa de direcionamento, buscando encontrar melhores formas de repassar o conhecimento.

Materiais e Métodos

O estudo foi desenvolvido nos setores de avicultura e bovinocultura de leite do IFRS - Campus Sertão, em 2014. Os setores apresentam infraestrutura semelhante aos encontrados nas propriedades dos produtores rurais da região. Foram elaborados questionários, prévio e posterior às oficinas Avicultura e Bovinocultura de leite, os quais foram respondidos por discentes pertencentes a três escolas públicas de Sertão: Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antônio De Col, Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes e Escola Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro Luiz Englert. Visando relacionar as oficinas com o conteúdo programático das aulas, foram escolhidos os anos que estavam desenvolvendo a temática os seres vivos, portanto discentes do sétimo e oitavo anos. O questionário continha 10 questões objetivas e de múltipla escolha, relacionadas à Bovinocultura de leite e 11 relacionadas à Avicultura. Após responderem o questionário, os discentes participaram das oficinas. As oficinas foram desenvolvidas nos setores de Bovinocultura de leite e Avicultura do IFRS, Campus Sertão. Na oficina os discentes tiveram a oportunidade de vivenciar todo processo in loco da bovinocultura de leite (multidisciplinar), onde foram abordados: instalações e equipamentos, gestação, fases do ciclo de vida dos animais (vaca, novilha e bezerra), raças Holandesa e Jersey, lactação, produtividade, sistema digestório, manejo e alimentação (volumoso e concentrado), doenças, bem-estar animal, formas de minimizar os impactos ambientais pela atividade. Para fixar os conteúdos estudados foram desenvolvidas atividades lúdicas, como quebra-cabeças das raças leiteiras, corrida do saco relacionada às instalações e aos equipamentos do setor de Bovinocultura de leite. Na oficina de aves foram aclarados assuntos sobre as duas linhas de criações, (corte e postura), enfatizando instalações, equipamentos e manejo de cada aviário, características das aves, fases de vida, comparação e diferenciação entre o galo e galinha, o ovo (coloração, formação, postura), início e duração da postura, tempo para abate de um frango de corte, nutrição e bem-estar. Para fixar os conteúdos foram elaborados: cartaz do sistema digestório, cruzadinhas, caça-palavras, quebra-cabeça do sistema digestório e corrida-do-ovo (consistia no equilíbrio do ovo em uma colher na boca, onde quem chagasse em primeiro respondia uma questão dos conteúdos desenvolvidos). Posteriormente as oficinas, os discentes participantes responderam ao mesmo questionário sobre as oficinas, para verificar se ocorreu um melhor desempenho nas questões referentes à atividade. Um folder contendo uma síntese dos conteúdos estudados foi entregue ao final de cada oficina. Os dados referentes aos questionários foram tabulados em planilhas do programa Microsoft Office Excel, sendo construídos gráficos representativos de comparação entre o conhecimento anterior e posterior as oficinas.

Resultados e Discussão

Participaram das oficinas 163 discentes, sendo 89 do sétimo e 74 do oitavo ano. Durante a oficina foram conhecidas as instalações e os equipamentos e o manejo de cada setor. Além disso, foram desenvolvidos conteúdos específicos de cada produção. Na oficina Avicultura também foi utilizado o cartaz do sistema digestório da galinha, onde foi explicado o funcionamento de cada órgão. Para fixar os conteúdos foram utilizadas atividades lúdicas, como: cruzadinha com conteúdos gerais; caça-palavras, onde as palavras respondiam as lacunas das frases sobre a avicultura de postura; quebra-cabeça com sistema digestório da galinha; corrida-do-ovo a qual abordava questões gerais sobre as produções e consistia em equilibrar ovo na colher durante a corrida, onde a equipe que chegasse primeiro respondia uma questão relacionada à avicultura. Durante a oficina Bovinocultura, utilizou-se um cartaz do estômago de bovinos, contendo seus compartimentos, para explicar seu funcionamento. Para fixar os conteúdos foram utilizados: cruzadinha com questões referentes à bovinocultura em geral; quebra-cabeça para facilitar a diferenciação das raças Holandesa e Jersey. No free stall os discentes disputaram a corrida do saco, onde o primeiro de cada equipe a chegar respondia uma questão relacionada à alimentação, sanidade e instalações, caso respondesse de forma correta tinha o direito de colocar uma peça no quebra-cabeça, do contrário, a equipe adversária colocava a peça. Na realização das atividades lúdicas, cada turma foi dividida em dois grupos e no final a equipe que mais pontuava era a vencedora. As atividades práticas e lúdicas visaram desenvolver os conteúdos de forma simples, bem como tornar assim a aprendizagem agradável e prazerosa. É sabido que as crianças aprendem brincando e segundo Santos e Cruz (1998 citado por AWAD, 2004), o lúdico facilita a aprendizagem, ajuda nos processos de sociabilização, comunicação, expressão e auxilia na construção do conhecimento e concepção do ser e do mundo. Através do lúdico pode-se estimular o aluno a desenvolver a imaginação, o raciocínio, a memória, a atenção, a curiosidade e o interesse, aumentando o poder de concentração em uma atividade (FORTUNA, 2003). Segundo Friedmann (1996), os jogos podem proporcionar uma situação educativa cooperativa e interacional. Portanto, também estimulam a convivência e contribuem para a sociabilização dos discentes. As atividades práticas são importantes ferramentas utilizadas pelos professores e pesquisadores para o processo ensino-aprendizagem das ciências naturais, pois elas podem mostrar pontos de vistas distintos, desde conhecimentos empíricos da ciência, até metodológicos e práticos de alto grau (BASSOLI, 2014). Na Figura 1 são observados os discentes vivenciando os setores de Avicultura de postura e Bovinocultura de leite, o que facilita a aprendizagem dos conteúdos estudados. Considerando os questionários aplicados, com relação à questão “Em quantos dias nascem os pintinhos?” percebe-se que ocorreu um aumento no percentual de acerto dos discentes nas três escolas participantes (Figura 2). Um aumento nos acertos também foi evidenciado na oficina Bovino de leite nas três escolas, como se pode observar em relação à questão "Qual é o tempo (em meses) de gestação de uma vaca?" (Figura 3). Através dos questionários (anterior e posterior às oficinas) verificou-se aumento do conhecimento apresentado pelos discentes participantes das oficinas, por meio de comparação dos percentuais de acertos das questões (Figuras 4 e 5). Em relação à Avicultura antes da oficina os acertos foram, em média, de 40% e após de 73% (Figura 4). Na oficina Bovinocultura de leite inicialmente os discentes acertaram, em média, 61% das questões e posteriormente 89% (Figura 5). Desta forma, constatou-se que as oficinas contribuíram para o aprendizado dos discentes. O melhor desempenho na bovinocultura de leite possivelmente ocorreu devido ao fato dessa produção ser mais frequente na região, o que facilita o contato dos discentes com a produção nas propriedades rurais. Ao final de cada oficina foram entregues folders informativos sobre as atividades de avicultura e bovinocultura de leite para que os discentes tivessem uma síntese dos conteúdos estudados.

Conclusões

As atividades práticas desenvolvidas nos setores de Avicultura e Bovinocultura de leite permitiram estudar os conteúdos de forma interdisciplinar, permitindo o estudo de vários conteúdos escolares de forma integrada e facilitando a aprendizagem. As atividades lúdicas contribuem para o processo ensino-aprendizagem, pois facilitam a compreensão e fixação dos conteúdos e consequentemente a aprendizagem, de forma lúdica, com motivação e diversão. Também estimulam a convivência e contribuem para a sociabilização dos discentes. Além disso, através dos questionários pode-se comprovar que as oficinas ampliaram o conhecimento dos discentes.

Gráficos e Tabelas




Referências

ALVES, F. D.; SOMMERHALDER, A. Lúdico, infância e educação escolar: (des)encontros. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 4, no. 2, p. 144-164, nov. 2010.  Disponível em:<http://www.reveduc.ufscar.br.> Acessado em: 05 de março de 2017. ANTUNES et al. Avaliando a Aprendizagem da Bovinocultura de Leite por meio de Questionários. XIX Encontro Nacional de Grupos PET, ENAPET: Santa Maria, RS. 2014. AWAD, H. Z. A. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação. 1. ed. Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2004. BASSOLI, F. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014. FEE DADOS ABERTOS. Pecuária efetivo dos rebanhos. Disponível em:<http://dados.fee.tche.br/> Acesso em: 10 de abril de 2017. FORTUNA, T. R. Jogo em aula. Revista do Professor, Porto Alegre, v.19, n.75, p.1519, jul./set. 2003. FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. GRANDO, M. Z. Um retrato da agricultura familiar gaúcha. Fundação de Economia e Estatística.  Porto Alegre, 2011. GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. REAME, E. et al. Matemática no dia a dia da Educação Infantil: rodas, cantos, brincadeiras e histórias. São Paulo: Livraria Saraiva, 2012. SANTOS, S. M. P. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 10. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2005. SOMMERHALDER, A.; ALVES, F. D. Jogo e a educação da infância: muito prazer em aprender. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2011.





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