Consumo da carne suína pela população da cidade de São Luís de Montes Belos – GO

Michelly Barbosa Falleiros1, Taisa Rocha Gomes da Silva2, Mayara Morais da Silva3, Joyce de Oliveira4, Warley Lemes Gonçalves5, Marcos Eliézer da Rocha6, Franciele César Ferreira7, Juliana Lino Araújo Paiva8
1 - Universidade Estadual de Goiás
2 - Universidade Estadual de Goiás
3 - Universidade Estadual de Goiás
4 - Universidade Estadual de Goiás
5 - Universidade Estadual de Goiás
6 - Universidade Estadual de Goiás
7 - Universidade Estadual de Goiás
8 - Universidade Estadual de Goiás

RESUMO -

O trabalho teve como objetivo estudar o perfil do consumidor de carne suína da região de São Luís de Montes Belos – Goiás. Tendo como ênfase investigar através de questionários se o consumidor está ciente dos benefícios e da qualidade da carne suína e se tem o conhecimento de todos os produtos de origem suinícola, como enlatados, defumados, embutidos entre outros. Após a realização dos questionários, os alunos da Universidade Estadual de Goiás do campus São Luís de Montes Belos, orientaram os consumidores deixando claro sua importância e qualidade nutricional.

Palavras-chave: Carne suína, consumo, suinocultura.

Consumption of pork by the population of São Luís de Montes Belos - GO

ABSTRACT - The objective of this project was to study the consumer profile of the region of São Luís de Montes Belos - Goiás. The aim of this project was to investigate, through questionnaires, whether the consumer is aware of the benefits and quality of pork and has knowledge of all products Of pork origin, such as canned, smoked, sausage, among others. After the questionnaires were carried out, the students of the State University of Goiás of the São Luís de Montes Belos campus, oriented the consumers, making clear their importance and nutritional quality.
Keywords: Pork, consumption, swine.


Introdução

Nos últimos anos, a suinocultura cresceu de maneira expressiva e é uma das atividades de grande importância para o agronegócio no mundo, essa evolução se deu por conseqüência dos melhoramentos tecnológicos da atividade e da evolução da cadeia de produção dos suínos (ANUNCIATO, 2015) e é uma boa fonte de proteína animal e em relação ao seu alto consumo per capita (BORDIN, 2012). O objetivo da pesquisa foi avaliar o conhecimento do consumidor em relação a carne suína, identificando os principais pontos envolvendo mitos que podem remeter a informações elaboradas pelos consumidores de forma incoerentes ao produto final da carne suína.  

Revisão Bibliográfica

Segundo Anunciato (2015) os produtores rurais mobilizaram-se e passaram a apresentar uma carne suína com menor teor de gordura. E com os investimentos na suinocultura, posicionaram o Brasil como quarto produtor e exportador mundial de carne suína (ROCHA, 2016). O conceito atual da população sobre a carne suína remete-se à lembrança da produção suína em condições de pouca higiene, lembrando da famosa carne de porco. Atualmente, a carne suína, diferente da carne de porco, é resultado da evolução tecnológica da indústria alimentícia, apresentando reduzido teor de gorduras, calorias e colesterol em relação a 25 anos atrás (MAGNONI, 2007). Pelo devido fato das questões culturais, o perfil de consumo de carne suína na região centro-oeste brasileiro ocupa-se a quarta posição em relação as outras regiões do país (MARÇAL et. al., 2016).

Materiais e Métodos

A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2016, na cidade de São Luís de Montes Belos - GO. Sua população é estimada em 32.808 habitantes.

Foram aplicados 60 questionários aos consumidores de carne suína constituídos de perguntas estruturadas fechadas e objetivas sobre o tema a ser pesquisado.

No questionário sobre o perfil do consumidor da carne suína foram realizadas perguntas referentes às condições sociais; lugares onde se alimentam; a carne mais consumida; se consomem carne suína; as principais formas de consumo; os principais cortes; se possuem conhecimento em relação à qualidade da carne; qual o principal receio em se consumir carne suína; o consumo de industrializados; os industrializados mais consumidos e os principais locais em que obtém esses produtos para consumo. 

Depois de respondidos os questionários entre os consumidores da carne suína, os dados passaram por análise estatística descritiva por meio do programa estatístico computacional R. Para a avaliação dos dados, todos os parâmetros puderam ser cruzados, tais como: sexo, faixa etária e escolaridade, com todas as perguntas dos questionários.

Os dados foram tabulados em planilha Excel e analisados através da distribuição de frequência e análise descritiva.



Resultados e Discussão

Foram entrevistados 60 consumidores, sendo 60% mulheres e 40% homens, os quais, acima de 35% possuíam idade superior aos 33 anos. O grau de escolaridade dos entrevistados eram, 15% com ensino fundamental, 55% com ensino médio, 15% superior completo, 1,67% não responderam e 5% com pós-graduação. De acordo com os dados coletados 95% dos entrevistados consomem carne suína e apenas 5% não consomem e 91,67% destes entrevistados preferem consumir a carne suína in natura, 3,33% consomem embutidos e 5% não opinaram. Com base nestas informações conseguiu-se entender que os mitos que cercam a sociedade brasileira em relação ao consumo da carne suína, não prevalecem com muita constância na microrregião de São Luís de Montes Belos. A região centro-oeste do Brasil, está na segunda colocação de região que mais faz o consumo de carne suína per capita in natura, com o total de (4,0 kg/ano) segundo Marçal et. Al. (2016). Quanto aos cortes mais consumidos, 31,67% dos entrevistados preferem o pernil, 30% consomem in natura sem preferência de corte, 20% preferem a costela, 5% consomem o filé, 3,33% preferem a bisteca, 3,33% consomem a picanha e 6,67% não opinaram (gráfico 1). Quanto ao local de aquisição, 63,33% dos consumidores preferem adquirir a carne suína em locais limpos e bem higienizados, 23,33% observam mais a aparência do produto, 5% compram de acordo com as marcas, 1,67% compram de acordo com a finalidade do produto e 6,67% não opinaram a respeito. Em relação ao conhecimento sobre a composição da carne suína 33,33% preferem retirar a gordura para consumir, 26,67% não se acham bem informados sobre a composição da carne suína, 18,33% tem conhecimento sobre a composição, 16,67% não retiram a gordura e 5% não responderam (gráfico 2).   Quanto a dúvidas dos consumidores a respeito da carne suína e de seus produtos industrializados, 16,67% disseram ter dúvidas de como os animais são criados, 15% de como os embutidos são produzidos, 10% a respeito da qualidade sanitária, 8,33% sobre a qualidade nutricional do produto, 38,33% disseram que possuem outras dúvidas e 11,67% não opinaram.

Conclusões

Diante do trabalho desenvolvido, foi concluído que uma grande porcentagem da população da microrregião de São Luís de Montes Belos consome carne suína, cerca de 95%, e apenas 5 % não consomem in natura e embutidos. Muitos não têm o conhecimento necessário sobre a qualidade e o valor nutricional do alimento e ainda acreditam em mitos envolvendo este tipo de produto.



Gráficos e Tabelas




Referências

ANUNCIATO, K. M. A Incidência dos Impostos Indiretos na Cadeia Produtiva da Suinocultura no Estado de Mato Grosso. 2015. Disponível em:< http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/15567/TESE%20CORRIGIDA%20-%20KARINE%20Nelson%20oficial%20aprovada.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 29 abril 2017. BORDIN, R. A.; GOMES, A. Y.; BUENO, R. Caracterização Técnica das Principais Sintomatologias Relacionadas ao Descarte de Fêmeas Suínas Reprodutoras. 2012. Disponível em:< http://www.cantareira.br/thesis2/ed_17/4_roberto.pdf>. Acesso em: 29 abril 2017. MARÇAL, D. A. et. al. Consumo da Carne Suína no Brasil: Aspectos Simbólicos como Determinantes dos Comportamentos. 2016. Disponível em:< http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/rama/article/view/3743>. Acesso em: 28 mar 2017. MAGNONI, D. A importância da carne suína na nutrição humana, Associação Brasileira de Criadores de Suínos, 2007. ROCHA, L. O. et. al. Panorama da criação de aves e suínos caipiras em regiões periurbanas no município de Senador Canedo (GO), Brasil. 2016. Disponível em:< http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/1008/984>. Acesso em: 29 abril 2017.