Consumos médios de nutrientes em cabras Anglo Nubiana em lactação alimentadas com dietas de diferentes fontes de volumosos

Joyce Pereira Alves1, João Paulo de Farias Ramos2, Michel Alves da Silva3, Wandrick Hauss de Sousa4, Danillo Marte Pereira5, Juliana Silva de Oliveira6, Edson Mauro Santos7, José Maria Cesar Neto8
1 - Universidade Federal da Paraíba
2 - Empresa de Pesquisa Agropecuária da Paraíba
3 - Universidade Federal da Paraíba
4 - Empresa de Pesquisa Agropecuária da Paraíba
5 - Universidade Federal da Paraíba
6 - Universidade Federal da Paraíba
7 - Universidade Federal da Paraíba
8 - Universidade Federal da Paraíba

RESUMO -

Objetivou-se avaliar a utilização da silagem de sorgo, feno de capim-búffel e palma forrageira na dieta de cabras leiteiras, por meio de ensaios de consumo dos nutrientes. O experimento foi realizado na Estação Experimental Pendência. Foram utilizadas oito cabras do genótipo Anglo Nubiana, distribuídas em dois quadrados latinos (4×4). Os tratamentos representados pelas dietas com as diferentes de fonte de volumoso: SSPF: (silagem de sorgo+palma forrageira+suplemento), FBPF: (feno de capim-búffel+palma forrageira+suplemento), SS: (silagem de sorgo+suplemento) e FB: (feno de capim-búffel+suplemento). As dietas estudadas promoveram diferença significativa para o consumo de todos os nutrientes. Os tratamentos FBPF e FB em comparação as SSPF e SS resultaram em maiores consumo de MS 1,791; 1,572 kg/dia. As fontes de volumosos utilizadas alteraram o consumo de nutrientes e o feno de capim-búffel associado à palma forrageira apresentam-se como uma melhor estratégia para cabras em lactação.

Palavras-chave: Cenchrus ciliares, estratégia alimentar, Nopalea cochenillifera, pequenos ruminantes, Sorghum bicolor L.

Average nutrient intake in lactating Anglo Nubian goats fed diets from different forage sources

ABSTRACT - The aim of this study was to evaluate the use of sorghum silage, buffel grass hay and cactus palm in the diet of dairy goats by nutrients intake assay. The experiment was conduct in the Pendencia Experimental Station. Eight Anglo Nubian goats were distribute in two Latin Squares (4x4). The treatments represented by the diets with the different forage sources: sorghum silage + cactus palm + supplement; buffel grass hay + cactus palm + supplement; sorghum silage + supplement; and buffel grass hay + supplement. The diets promoted a significant difference for the nutrients intake. The buffel grass hay + cactus palm + supplement and buffel grass hay + supplement diets resulted in greater DM intake (1.791 kg/day). Forage sources altered the nutrients intake and buffel grass hay and cactus palm are present as a better strategy for fed lactating goats.
Keywords: Cenchrus ciliares, food strategy, Nopalea cochenillifera, small ruminants, Sorghum bicolor


Introdução

Cerca de 74% do rebanho mundial de caprinos encontram-se disseminados nas regiões tropicais e áridas. Já no Brasil, em torno de 90% estão situados na região Nordeste, especialmente no território semiárido. Em razão da sua rusticidade, essa espécie ocupa lugar de expressiva importância econômica, salientando-se a qualidade dos produtos que fornecem para a alimentação e vestuário (COSTA et al., 2009). Devido, especialmente, à facilidade de cultivo, adaptabilidade e elevado valor nutricional, as culturas do sorgo (Sorghum bicolor L), para silagem, capim-búffel (Cenchrus ciliaris) para feno e palma forrageira (Nopalea cochenillifera) destacam-se por seus potencias produtivos para a pecuária de pequenos ruminantes, possibilitando a exploração da elevada produtividade das forrageiras nas regiões semiárida. A procura por recursos forrageiros de baixo custo de produção e em quantidade e qualidade satisfatórias, que permitam a sustentabilidade na produção animal, especialmente, nos períodos críticos de prolongadas estiagens, tem tornado-se rotineira por parte dos produtores (SILVA et al., 2007). O conhecimento do consumo de nutrientes presentes na dieta é fundamental para a viabilidade econômica do sistema de produção. Portanto, objetivou-se avaliar a utilização da silagem de sorgo, feno de capim-búffel e palma forrageira, na dieta de cabras leiteiras, por meio de ensaios de consumo dos nutrientes.

Revisão Bibliográfica

O maior efetivo de caprinos do Brasil, concentra-se na região Nordeste (mais de 90%), principalmente, no semi-árido. Embora esse numeroso rebanho, os índices de produtividade, produção e rentabilidade apontam que essa região tem muito a avançar nesse segmento. Caracteriza-se no semi-árido, os sistemas de produção como extensivos e apresentam, como base alimentar, a vegetação nativa da caatinga. Práticas decisivas para a otimização desses sistemas estão pautadas no adequado manejo alimentar dos animais, e com o fornecimento de nutrientes em qualidade e quantidade, a fim de reduzir a idade de abate e gerar produtos de melhor qualidade (Moreira et al., 2008). A suplementação estratégica deve ser empregada com o intuito de melhorar o aproveitamento dos recursos alimentares fibrosos disponíveis na região. A espécie forrageira e suas características morfológicas de crescimento, estrutura da planta, valor nutricional, fatores antinutritivos e aceitabilidade pelo animal, quantidade de material morto podem influenciar nas decisões a serem tomadas no consumo pelo animal. O consumo voluntário máximo de alimento é aferido pela junção do potencial animal por demanda de energia e a capacidade física do trato digestório, sendo estes notoriamente proporcionais, ao tamanho do animal. Todavia, o peso individualmente não é um bom referencial do tamanho corporal por sofrer influência da fase de desenvolvimento e das condições corporais. Assim, faz-se fundamental avaliar o potencial de consumo de MS que, por sua vez, depende do estado fisiológico, composição da dieta, qualidade e quantidade do alimento disponível e poder ser reduzido por doenças ou por estresse (Resende et al., 2008). Além de estimar a quantidade de nutrientes disponíveis para mantença e produção animal, o consumo de matéria seca, faz-se fundamental na formulação de dietas impedindo o super ou subfornecimento de nutrientes, que possivelmente viria provocar efeitos contrários a saúde dos animais ou aumentar os custos da produção, sendo ainda fator limitante na exploração de ruminantes, pois a maximização do mesmo pode otimizar essa produção (Silva, 2012).

Materiais e Métodos

O experimento foi realizado no período 20 de novembro de 2014 à 20 de janeiro de 2015 na Estação Experimental Pendência, da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMEPA), município de Soledade. Foram utilizadas oito cabras Anglo Nubianas, multíparas, pesando em torno de 40,13 ± 2,76 kg de peso vivo em média com 30 dias de lactação. Os animais foram alojados em baias individuais de 3 m2, com piso de cimento, providas de comedouro, bebedouro, para fornecimento da dieta e água ad libitum. Os tratamentos experimentais consistiram de uma ração completa isoproteica, formulada segundo o NRC (2007) para atendimento das exigências de cabras em lactação com produção de 2 kg leite/cabra/dia e 3,5% de gordura no leite. Foram representados pelas dietas com as diferentes fontes de volumoso: SSPF: (silagem de sorgo+palma forrageira+suplemento), FBPF: (feno de capim-búffel+palma forrageira+suplemento), SS: (silagem de sorgo+suplemento) e FB: (feno de capim-búffel+suplemento). O suplemento era composto por farelo de milho, farelo de soja, ureia, núcleo mineral. A composição química dos ingredientes está apresentada na Tabela 1. O delineamento experimental utilizado consistiu de dois quadrados latinos simultâneos (4x4) quatro períodos e quatro dietas. Os dados foram submetidos à análise de variância, utilizando o programa PROC GLM do Statistical Analysis System (SAS, 2002), as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Duncan ao nível de 5% de significância. As análises laboratoriais foram efetuadas no Laboratório de Nutrição Animal do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba, seguindo metodologia descrita por Silva & Queiroz (2002). Para determinação da fração de fibra em detergente neutro (FDN), utilizou-se metodologia recomendada pelo fabricante do aparelho ANKON®, da Ankon technology Corporation.  O consumo voluntário de matéria seca e dos diferentes nutrientes foi calculado mediante a diferença entre as quantidades oferecidas e sobras.

Resultados e Discussão

Os resultados referentes aos consumos médios diários de matéria seca (CMS), matéria orgânica (CMO), proteína bruta (CPB), extrato etéreo (CEE), matéria mineral (CMM), fibra em detergente neutro (CFDN), carboidratos não-fibrosos (CCNF), nutrientes digestíveis totais (CNDT) e energia metabolizável (CEM) são apresentados na Tabela 2. As dietas estudadas promoveram diferença significativa (P<0,05) para o consumo de todos os nutrientes. As dietas FBPF e FB em comparação as SSPF e SS resultaram em valores superiores (P<0,05) quando o CMS foi expresso em kg/dia, %PV, com valores médios de 1,791; 1,572 kg/dia e 4,76 e 4,29 %PV respectivamente. E quando expresso em g/kg0,75 as dietas SSPF e SS apresentaram os menores valores. Resultados de Ribeiro et al. (2008) avaliando dietas compostas por três fontes de volumosos, feno de alfafa, feno de aveia e silagem de milho sobre o consumo voluntário de cabras em lactação, encontrou valores médios para o consumo de MS de 2,60, 1,85 e 2,05 kg/dia respectivamente. Estes resultados corroboram com a presente pesquisa, onde os valores para consumo de MS foram superiores para as dietas com feno como fonte de volumoso para cabras (1,791 e 1,572 kg/dia para as dietas FBPF, FB em relação as dietas com participação de silagem em sua composição 1,202 e 1,349 kg/dia para SSPF, SS) respectivamente. O baixo consumo de MS pelos animais alimentados com as dietas de SSPF e SS pode explicar a redução no consumo de MO (1082,7 e 1227,5 g/dia) respectivamente. Já a dieta com FBPF e FB apresentou maior consumo de MS, ocasionando melhor CMO de 1637,7 g/dia e 3,87% PV. Em relação ao consumo de PB verificou-se que as dietas FBPF e FB foram semelhantes (P>0,05), com valores médios de 240,49 e 231,34 g/dia, em detrimento da dieta SSPF e SS, que apresentaram valores médios de 170,30 e 202,36 g/dia. Possivelmente esses valores superiores para consumo de PB nas dietas que tinham feno em sua composição, sejam explicados por essas dietas apresentarem menor relação volumoso concentrado. As dietas de FBPF e FB possibilitaram os maiores percentuais de EE na composição da ração com 2,84% e 3,45%. Isto refletiu na ingestão também superior de lipídeos (P<0,05) pelos grupos alimentados com estas dietas que obtiveram maior disponibilidade de EE. Quanto ao consumo FDN, verifica-se que houve efeito significativo (P<0,05) e a dieta SSPF foi inferior aos demais (55,52%). Possivelmente essa diferença esteja relacionada ao baixo consumo dos animais neste tratamento e as discrepâncias nos valores de FDN nas dietas, bem como FDN presente na palma forrageira, baixo teor (23,77%). Para cabras leiteiras, Carvalho et al., (2006) relataram que 27% de FDN oriunda da forragem de boa qualidade, otimizou o consumo de matéria seca e a produção de leite. Houve diferença (P<0,05) no consumo de carboidratos não fibrosos (CNF) expresso em g/dia entre as dietas. Tendo a dieta FBPF diferido entre as demais, com maior média de consumo dos CNF de 816,14 g/dia, as dietas SSPF e FB não deferiram entre si e o menor consumo foi observado na dieta SS (339,03 g/dia). Observou-se comportamento semelhante para o consumo de nutrientes digestíveis totais (NDT) em g/dia e energia metabolizável (EM) em Mcal/dia. A dieta com FBPF proporcionou valores superiores às demais (P<0,05) devido esta ter proporcionado o maior consumo de MS pelos animais, o que acarretou um aumento no consumo de EE e CNF e, consequentemente, CNDT e CEM.

Conclusões

As fontes de volumosos utilizadas alteram o consumo de nutrientes e o feno de capim-búffel associado à palma forrageira apresentam-se como uma melhor estratégia como fonte de volumoso para cabras em lactação.

Gráficos e Tabelas




Referências

BERCHIELLI, T.T.; VEGA-GARCIA, A.; OLIVEIRA, S.G. Principais técnicas de avaliação aplicadas em estudo de nutrição. In: BERCHIELLI, T.T.; PIRES, A.V.; OLIVEIRA, S.G. (Eds). Nutrição de Ruminantes. 2.ed. Jaboticabal: Funep, 2011. p.565-600 CARVALHO, S.; RODRIGUES, M. T.; BRANCO, R. H.; RODRIGUES, C. A. F. Consumo de nutrientes, produção e composição do leite de cabras da raça Alpina alimentadas com dietas contendo diferentes teores de fibra. Revista Brasileira de Zootecnia., v.35, n.3, p.1154-1161, 2006. COSTA, R. G.; QUEIROGA, R. C. R. E.; PEREIRA, R. A. G. Influência do alimento na produção e qualidade do leite de cabra. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 38, n. 307-321, 2009. MOREIRA, J. N., VOLTOLINI, T. V., MOURA NETO, J. B., SANTOS, R. D., FRANÇA, C. A., & ARAÚJO, G. G. L. Alternativas de volumosos para caprinos em crescimento. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 9, n. 3, p. 407-415, 2008. NATIONAL RESEARCH COUNCIL - NRC. Nutrient requirement of small ruminants. 1. ed. Washington: NAP, 362p. 2007. SAS - Statistical Analysis Systems Institute, 2002. SAS users guide: Statistics Version 2002. SAS, Cary, N.C. SILVA, D.J.; QUEIROZ, A.C. Análise de alimentos: métodos químicos e biológicos. 3.ed. Viçosa: UFV, Imprensa Universitária, 235p. 2002. SILVA, J.K. Capim-elefante ensilados com farelo de trigo na dieta de cabras leiteiras. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2012. Disponível em: http://www.cca.ufpb.br/ppgz/www/files/dissertacao2012/Capim-Elefante_Ensilado_Com_Farelo_De_Trigo_Na_Dieta_De_Cabras_Leiteiras_Jacianelly_Karla_Da_Silva.pdf. Acesso em: 16 fev. 2017, 19:36:20 SILVA, R. R.; FERREIRA, M. A.; VÉRAS, A. S. C.; RAMOS, A. O.; MELO, A. A. S.; GUIMARÃES, A. V. Palma forrageira (Opuntia ficus indica Mill) associada a diferentes volumosos em dietas para vacas da raça Holandesa em lactação-DOI: 10.4025/actascianimsci. v29i3. 569. Acta Scientiarum. Animal Sciences, v. 29, n. 3, p. 317-324, 2007. RESENDE, K.T.D., SILVA, H.G.D.O., LIMA, L.D.D., TEIXEIRA, I.A.M.A. Avaliação das exigências nutricionais de pequenos ruminantes pelos sistemas de alimentação recentemente publicados. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 37, n. SPE, p. 161-177, 2008. RIBEIRO, L. R.; DAMASCENO, J. C.; CECATO, U.; JOBIM, C. C.; SANTOS, G. T.; MACEDO, F. A.; MACEDO, L. G. Produção, composição do leite e constituintes sangüíneos de cabras alimentadas com diferentes volumosos. Arq. bras. med. vet. zootec, v. 60, n. 6, p. 1523-1530, 2008.





©2025 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?