DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE ALOJADOS EM DIFERENTES INTENSIDADES DE LUZ
Ezequiel Somavilla Manfio1, Anacleta Batistela2, Daniele Shaiane Habowski3, Ianglio Márcio Travassos Duarte Jácome4, Rafael Aldrighi Tavares5, Juliano Perottoni6
1 - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
2 - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
3 - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
4 - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
5 - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
6 - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
RESUMO -
A iluminação é um fator importante dentro da produção avícola estando ligada diretamente com a relação custo/benefício da atividade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência das diferentes intensidades e fontes de luz, no desempenho de frangos de corte. Foram utilizados 522 frangos de corte dos 22 dias de idade da linhagem Cobb® 500, distribuídos em um delineamento inteiramente casualisado, utilizando três tratamentos (sem lâmpada, fluorescente compacta e diodo emissor de luz) nos diferentes períodos de desenvolvimento das aves (22, 29, 36 e 43 dias de idade) e três repetições com 58 aves cada. As intensidades luminosas segundo cada tratamento foram de 10, 17 e 38 lux. Avaliou-se o consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar e o rendimento de carcaça dos frangos de corte. Pelos resultados obtidos, concluiu-se que não houve nenhum efeito significativo (P>0,05) nas variáveis analisadas submetidas as diferentes fontes de luz.
Palavras-chave: custo, desempenho, fontes, linhagem, rendimento
PERFORMANCE OF BROILERS HOUSED AT DIFFERENT LIGHT INTENSITIES
ABSTRACT - Lighting is an important factor in poultry production and is directly linked to the cost / benefit ratio of the activity. In this context, the objective of this work was to evaluate the influence of different intensities and light sources on the performance of broilers. Were used of 522 broilers from the 22-day-old Cobb® 500 strain were distributed used in a completely randomized design using three treatments (without lamp, fluorescent compact and diode emitter of light) we different periods of development of birds (22, 29 , 36 and 43 days of age) and three replicates with 58 birds each. The luminous intensities according to each treatment were 10, 17 and 38 lux. Was evaluated consumption of ration, weight gain, feed conversion and carcass yield of broilers were evaluated. From the obtained results, it was concluded that there was no significant effect (P> 0.05) on the analyzed variables submitted to different light sources.
Keywords: cost, performance, sources, lineage, yield
Introdução
Nos últimos anos, a avicultura brasileira passou por grandes transformações, tornando o Brasil um dos maiores produtores e exportadores de aves do mundo, dispondo ainda de grande potencial para um maior desenvolvimento. As instalações, cada vez mais controladas, oferecem equipamentos para suprir as necessidades fisiológicas e explorar o potencial zootécnico das aves (BIZERAY et al., 2002; ABREU; ABREU, 2011).
Dentre os equipamentos controlados, o sistema de iluminação é fundamental tanto no tipo de iluminação, como em sua distribuição ao longo do aviário (MENDES et al., 2010). O fator luz ou luminosidade foi reconhecido inicialmente em 1944, como elemento indispensável à produção das aves (GABRIEL, 2003).
A iluminação para frangos de corte tem a finalidade de permitir melhor ingestão de ração e água, crescimento e adaptação nos primeiros dias de vida. A qualidade, intensidade, fotoperíodo e cor da luz interferem no comportamento e desenvolvimento das aves (MENDES et al., 2010; BENSON et al., 2013).
Freitas et al. (2005), constatam que o programa de iluminação mais correto é aquele que proporciona ao produtor a máxima produção com o mínimo consumo de energia elétrica e consumo de ração pelas aves.
Com isso, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o desempenho zootécnico e rendimento de carcaça de frangos de corte, submetidos a diferentes fontes de luz, sendo estas a lâmpadas de diodo emissor de luz (LED) e lâmpadas fluorescente compacta (LFC) nos diferentes períodos de crescimento.
Revisão Bibliográfica
A luz é importante em diversas funções corporais e características animais por poder controlar ritmos biológicos como funções alimentares, reprodutivas, concentração de hormônios, atividades enzimáticas e processos metabólicos, dentre outros (BAÊTA; SOUZA, 2010). Segundo Souza (2010), a iluminação é um dos principais fatores ambientais que interferem na produção animal. Cao et al. (2008), destaca que a iluminação é um ponto fundamental na produção de frangos de corte.
A substituição de lâmpadas incandescentes por outras lâmpadas de alta eficiência como as fluorescentes compactas causaria economia de cerca de 70% de energia elétrica nos aviários. Outros procedimentos causariam redução ainda mais significativa como por exemplo, os tipos de programas de luz adotados ou até mesmo o emprego de novas tecnologias de iluminação como é o caso do LED (COTTA, 2002).
De acordo com Rutz et al. (2014), recentemente, uma nova tecnologia em iluminação artificial vem aos poucos sendo empregada nos sistemas de produção de frangos de corte do Brasil, em substituição às lâmpadas fluorescentes compactas. A inovação é a lâmpada de LED, que apresenta alta eficiência luminosa e energética e elevada vida útil, destacando-se quando comparada com outras fontes de luz (BOURGET, 2008; UDDIN et al., 2013).
As lâmpadas de LED são mais versáteis e eficientes em consumo de energia, quando comparadas com fontes de luz convencionais e trabalham sob um princípio completamente diferente do que as lâmpadas fluorescentes compactas (UDDIN et al., 2013). Apresentam alta eficiência luminosa e alta adaptabilidade em relação à curva de sensibilidade espectral das aves. Além do desempenho, mudanças comportamentais são possíveis com utilização de diferentes cores como fontes de luz (MENDES et al., 2010).
Embora a avicultura demonstre elevada eficiência produtiva, ainda há alto desperdício de energia elétrica em seus vários processos (JORDAN; TAVARES, 2005). Nos aviários, a iluminação pode corresponder a até 40% da energia consumida na etapa de criação (WATKINS, 2011).
Materiais e Métodos
Esta pesquisa foi realizada em uma propriedade rural no interior da cidade de Liberato Salzano-RS. A instalação utilizada foi um aviário Blue House com dimensões de 150 x 14 metros, contendo comedouros tubo flex e bebedouros niple ambos automatizados, ventilação tipo túnel por pressão negativa e resfriamento evaporativo.
Dentro da instalação foram construídos nove cercados, com dimensões de 1,80 x 2,30 m, contendo 58 aves em cada, totalizando 522 aves, fêmeas, da linhagem Cobb
®, dos 22 dias aos 45 dias de idade.
O programa de luz foi de acordo com as especificações da empresa para a linhagem. A verificação do nível de iluminação foi realizada utilizando luxímetro digital. As aves que permaneceram nos cercados sob iluminação com lâmpada fluorescente receberam em média 17 lux, os tratamentos com lâmpadas de led receberam 38 lux, e iluminação geral do galpão sem lâmpada sobre o cercado 10 lux, todas mensuradas na altura da cabeça das aves. A ração foi disponibilizada pela empresa, conforme a recomendação da linhagem.
O consumo de ração (CR) foi medido pela diferença entre o peso da ração fornecida no início e a sobra no comedouro ao final de cada período, em todas as unidades experimentais. O ganho de peso (GP) foi determinado através da pesagem de todos os animais de cada unidade. A conversão alimentar (CA) foi calculada utilizando CR e o GP das unidades experimentais. Após a pesagem final aos 43 dias de idade, uma ave de cada unidade experimental, com peso próximo a média da parcela, foi retirada para a avaliação do rendimento de carcaça seca – RC.
O delineamento foi inteiramente casualizado e os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 3 × 4 (fonte iluminação x período de crescimento). Os dados foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e quando observadas diferenças significativas, foi aplicado o teste Tukey ao nível de 5% de significância. Foi utilizado para a realização das análises o programa (pacote) estatístico R.
Resultados e Discussão
O presente estudo, projetado para examinar o efeito das diferentes intensidades de luz, sobre a produção de frangos de corte não diferiram entre si (P>0,05), para as variáveis de ganho de peso e conversão alimentar dos frangos de corte. Nas tabelas 1 e 2, observam-se as médias de conversão alimentar e ganho de peso nos diferentes sistemas de iluminação, não havendo diferença para as variáveis entre os tratamentos.
Os resultados corroboram com os obtidos por Paixão et al. (2011), que ao comparar dois tipos de iluminação (LFC e LED brancos) verificou que a lâmpada de LED branca apresenta o mesmo efeito da LFC, no desempenho produtivo de frangos de corte para as variáveis de consumo de ração, peso vivo e conversão alimentar.
Ambos os resultados condizem com o estudo de Santana et al. (2014), que ao comparar frangos expostos a 20 lux de iluminação artificial com lâmpadas LED (nas cores vermelho, amarelo, azul e branco) e LFC, não observaram diferença entre as diferentes fontes de iluminação para ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar.
Examinando o efeito de quatro níveis de intensidade de lux (1, 10, 20 e 40 lux) na iluminação de aves de ambos os sexos da linhagem Ross® dos sete aos 35 dias de idade, constatou que os índices produtivos como o consumo de ração, conversão alimentar, ganho de peso e mortalidade, não foram afetados pela diferença de intensidade luminosa (DEEP et al. 2010).
Mendes et al. (2013), estudando o desempenho de frangos de ambos os sexos submetidos a exposição a LED de cor branca e a LFC dos 7 aos 40 dias de idade, observaram que o peso vivo não diferiu entre os sexos para aves que se desenvolveram sob as lâmpadas LED, no entanto, as fêmeas apresentam melhor conversão alimentar dos 21 aos 28 dias de idade quando expostas ao LED em comparação com aquelas sobre CF. Resultado esse que discorda do encontrado no atual estudo, já que não houve diferença na conversão alimentar das aves fêmeas quando utilizado diferentes tipos de lâmpadas.
Em experimento com galinhas poedeiras, Long et al. (2015a), não observou diferença no peso dos ovos, produção de ovo/galinha/dia, consumo de ração e taxa de mortalidade de aves da linhagem Dekalb® de 20 a 70 semanas de produção, entre o LED e o regime FLC. No entanto, em um segundo estudo, Long et al. (2015b), encontrou diferença nos resultados que mostraram a comparação da LFC com o LED a mesma resultou em maior peso do ovo, altura e peso de albúmen as 27 semanas de idade de galinhas poedeiras Dekalb® branca.
Sabe-se que a luminosidade tem efeitos diversos sobre o organismo das aves, e tem grande importância no manejo de uma produção, contudo, há muitas divergências sobre o efeito de diferentes tipos de iluminação e intensidade de iluminação na criação de aves, sobre o desempenho zootécnico. Diversos fatores podem colaborar para que se tenha tais divergências, como tipo de instalação, fase de criação e manejos utilizados. Com isso, maiores estudos devem ser realizados para que se tenha melhor entendimento de como e em que momento o tipo de iluminação pode influenciar no desempenho das aves, trazendo maiores subsídios para o desenvolvimento de programas de iluminação mais eficientes.
Conclusões
A intensidade luminosa entre 10 e 38 lux, independente da fonte luminosa utilizada, não influenciou em nenhum dos parâmetros avaliados.
Gráficos e Tabelas
Referências
BIZERAY, D.; I. ESTEVEZ, LETERRIER, C.; FAURE J. M. Influence of increased environmental complexity on leg condition, performance, and level of fearfulness in broilers.
Poultry Science 81, p.767-773, 2002
MENDES, A. S.; REFFATI, R.; RESTELATTO, R. PAIXÃO, S. J. Visão e iluminação na avicultura moderna.
Revista Brassileira de Agrociência, Pelotas, v. 16, n. 1-4, p. 05-13, jan-dez, 2010.
ABREU, V. M. N., ABREU, P. G. Os desafios da ambiência sobre os sistemas de aves no Brasil.
Revista Brasileira de Zootecnia. v.40, p.1-14, 2011.
GABRIEL, J.E.F. Eficiência energética de sistemas de iluminação em galpões de aves poedeiras através de avaliações estatísticas e econômicas. 2003. Tese de Doutorado.
Universidade Estadual Paulista, Botucatu, São Paulo.
FREITAS, H.J.; BARROS COTTA, J. T de.; OLIVEIRA, A. I. G de.; GEWHER, C. E. Avaliação de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras leves.
Ciência e Agrotecnologia, Lavras - MG, v. 29, n. 2, p. 424-428, 2005.
BAÊTA, F. C.; SOUZA, C. F.
Ambiência em edificações rurais: conforto animal. Viçosa, MG: UFV, 2010. 269 p.
COTTA, J.T.B. Galinha: produção de ovos. 2002. Viçosa:
Aprenda Fácil. 260p.
RUTZ, F.; SILVA, F. H. A.; NUNES, J. K. Fundamentos de um programa de luz para frangos de corte. In: MACARI, M; MENDES, A.A.; MENTEN, J. F.; NÄÄS, I. A. (Orgs.).
Produção de Frangos de Corte. Campinas: Facta, 2. ed. p. 225-250, 2014
BOURGET, C. M. An introduction to light-emitting diodes.
Hort Science, v. 43, n. 7, p. 1944-1946, 2008.
UDDIN, SOHEL; SHAREEF, HUSSAIN; MOHAMED, AZAH. Power quality performance of energy-efficient low-wattage LED lamps.
Measurement, v. 46, n. 10, p. 3783-3795, 2013.
MENDES, A. S.; REFFATI, R.; RESTELATTO, R. PAIXÃO, S. J. Visão e iluminação na avicultura moderna.
Revista Brassileira de Agrociência, Pelotas, v. 16, n. 1-4, p. 05-13, jan-dez, 2010.
WATKINS, S. Poultry Lighting: LED Bulbs Provide Energy Savings and Durability. Division of Agriculture,
Research& Extension, University of Arkansas System, 2011. Disponível em: < http://poultryscience.uark.edu/4474.php>. Acesso em: nov. de 2013.
PAIXÃO, S.J.; MENDES, A.S.; RESTELATTO, R.; MAROSTEGA, J.; SOUZA, C de.; POSSENTI, J. C. Preferência de frangos de corte criados sob distintos tipos de lâmpadas. In:
Congresso de Ciência e Tecnologia da UTFPR Campus Dois Vizinhos - Paraná, p. 343-346, 2011.
SANTANA, M.R. DE; GARCIA, R.G. NÃÃS, I.A.; PAZ, I.C.L.A.; CALDARA, F.R.; BARRETO, B. Light emitting diode (LED) use in artificial lighting for broiler chicken production.
Engenharia Agrícola, v.34, p.422-427, 2014.
DEEP, A., K. SCHWEAN-LARDNER, T. G. CROWE, B. I. FANCHER, AND H. L. CLASSEN. 2010. Effect of light intensity on broiler production, processing characteristics, and welfare.
Poult. Sci. 89:2326–2333. D
JORDAN, R. A ; TAVARES, M. H. F. Análise de diferentes sistemas de iluminação para aviários de produção de ovos férteis
. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Campina Grande, v. 9, n. 3, p. 420-423, 2005