Desempenho de frangos de corte submetidos a homeopatia no período de 1 a 21 dias
Marconis Lima de Bessa1, Iberê Pereira Parente2, Irene Alexandre Reis3, Taiana de Moraes Jarenko4, Mírian das Mercês Pereira da Silva5, Bruna Ramos Fernandes6, Diego Freitas Brito7, Juliana Arruda Gomes Moura8
1 - Faculdade Católica do Tocantins-Campus II
2 - Faculdade Católica do Tocantins-Campus II
3 - Faculdade Católica do Tocantins-Campus II
4 - Faculdade Católica do Tocantins-Campus II
5 - Faculdade Católica do Tocantins-Campus II
6 - Faculdade Católica do Tocantins-Campus II
7 - Faculdade Católica do Tocantins-Campus II
8 - Faculdade Católica do Tocantins-Campus II
RESUMO -
O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho de frangos de corte submetidos a tratamento homeopático na água nos períodos de 1 a 7, 1 a 14 e 1 a 21 dias de idade. O experimento foi realizado no Setor de Avicultura da Faculdade Católica do Tocantins, com delineamento experimental inteiramente casualizado, dois tratamentos (presença e ausência de produto homeopático na água), seis repetições e oito aves por unidade experimental, totalizando 96 aves. As variáveis avaliadas foram: peso vivo, consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste t a 5% de probabilidade. Não foram encontradas diferenças nos períodos de 1 a 7 e 1 a 14 dias das aves. No período de 1 a 21 dias, as aves que receberam o tratamento homeopático obtiveram melhor conversão alimentar do que as aves que receberam tratamento controle. Assim, o uso do produto homeopático Megavita aves® foi benéfico no período de 1 a 21 dias.
Palavras-chave: avicultura, conversão alimentar, homeopáticos
Performance of broiler submitted homeopathy in the period from 1 to 21 days
ABSTRACT - The objective of this work was to evaluate the performance of broilers submitted homeopathic treatment in water in the periods of 1 to 7, 1 to 14 and 1 to 21 days of age. The experiment was conducted in the poultry sector of the Catholic University of Tocantins, with a completely randomized design, two treatments (presence and absence of homeopathic product in water), six replicates and eight birds per experimental unit, totaling 96 birds. The variables evaluated were body weight, feed intake, weight gain and feed conversion. The results were submitted to analysis of variance and the means were compared by the t test at 5% probability. No differences were found in periods 1 to 7 and 1 to 14 days of birds. In the period from 1 to 21 days, the birds that received the homeopathic treatment obtained better feed conversion than the birds that received control treatment. Thus, the use of the homeopathic product Megavita aves® was beneficial in the period from 1 to 21 days.
Keywords: aviculture, feed conversion, homeopathic
Introdução
A preocupação das pessoas quanto ao uso de promotores de crescimento na alimentação de frangos de corte, gerou políticas comerciais que determinaram a proibição total desses produtos na União Europeia desde janeiro de 2006. Pesquisas estão sendo feitas na busca de aditivos alternativos aos promotores de crescimento (Amalcaburio, 2008).A utilização de produtos homeopáticos pode ser uma alternativa a esses promotores de crescimento.
A homeopatia é uma ciência médica que está conquistando não só os profissionais da saúde, como também de outras áreas correlatas. Soto et al. (2007) obtiveram resultados satisfatórios com a utilização de produtos homeopáticos misturados em rações de suínos na forma preventiva. A implantação do produto reduziu a mortalidade dos animais de 5,9 % para 0,3%.
Assim, a aplicação da homeopatia na produção de frangos pode ser uma prática viável, uma vez que é uma terapêutica de fácil administração, com custo reduzido, com efeitos positivos sobre o desenvolvimento e não deixa resíduos tóxicos na carne (Amaral, 2004).
Diante disto, este trabalho tem como objetivo avaliar o uso do produto homeopático Megavita Aves® administrado na água para frangos de corte, observando os possíveis benefícios e melhoria no desempenho desses animais no período de 1 a 21 dias de idade.
Revisão Bibliográfica
Segundo Veríssimo (2013) a homeopatia foi desenvolvida na Alemanha pelo médico alemão Samuel Hahnemann no século XVIII. A extração dos medicamentos homeopáticos ocorre dos três ramos da natureza (mineral, vegetal e animal), diluídos gradativamente em álcool e agitados vigorosamente (dinamizados – diluição seguida de agitação).
A homeopatia equilibra o organismo por provocar suas defesas naturais, ajudando-o a se defender melhor. A principal finalidade do tratamento é estimular todo o organismo (físico, mental e emocional) à cura, ao invés de atacar microrganismos em especifico (Pires, 2005).
A lei dos semelhantes “Similia Similibus Curantur” sobre a qual a homeopatia é baseada e, segundo a qual, determinada doença é curada pela substância capaz de apresentar os mesmos sintomas da doença (Real, 2015).
Os órgãos oficiais de saúde pública brasileira estão seguindo a tendência mundial e as normas internacionais, manifestando-se contra a adição de melhoradores de desempenho na nutrição animal e nesse contexto surgem os produtos naturais que além da não toxidade, não provoca o surgimento de cepas bacterianas resistentes (Ramos, 2009).
A medicina homeopática é muito eficiente no tratamento de animais como cães, gatos, cavalos, aves, peixes, bovinos, suínos entre outros (Pires, 2005).
Segundo Bernadino (2013), o medicamento Megavita Aves®, foi formulado para trazer melhorias diretamente para a saúde e desempenho das aves. É um aditivo medicamentoso natural, que promove o reequilíbrio da energia vital.
Santos et al. (2014) estudaram os produtos homeopáticos Fator estresse© e Fator pró digestão aves© em pintos de corte machos da linhagem Cobb®, esses produtos são indicados para controle do estresse e incremento no aproveitamento nutricional, respectivamente. Constataram que as inclusões dos fatores homeopáticos aumentaram o peso médio e o ganho de peso das aves aos 21 dias.
Materiais e Métodos
O experimento foi realizado no Setor de Avicultura da Faculdade Católica do Tocantins – Campus de Ciências Agrárias e Ambientais. Foram adquiridos no mercado local, com um dia de idade 100 pintos da linhagem Cobb-500 devidamente vacinados, pesados e 96 foram selecionados e distribuídos homogeneamente nos boxes experimentais. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com dois tratamentos, seis repetições, alocados em 12 boxes com oito aves por unidade experimental. As aves receberam ração comercial a base de milho e farelo de soja para atender suas exigências nutricionais. Os tratamentos foram:
T1: Água a disposição, sem a presença do produto homeopático.
T2: Água a disposição, com a presença do produto homeopático.
Os princípios ativos e composição do produto para 1.000 ml de produto são:
Aconitunnapellus(acônito) CH 12 – 142,80 ml,
Arnica montana(arnica 20 silvestre) CH 12 – 142,80 ml, Baço CH 12– 142,80 ml,
Hypericumperforatum(erva de são João) CH 12 – 142,80 ml,
Metricariachamomilia(camomila) CH 12 – 142,80 ml,
Pneumusboldus(Boldo do Chile) CH 12 – 142,80 ml,
PulmohistaminumCH12 – 143,20 ml.
O modo de uso do produto, segundo recomendação do fabricante é de 0,05 mL/animal/dia. O produto é cadastrado no M.A.P.A, sem comprovação oficial de sua eficácia, toxicidade e estabilidade. Cadastro n° 140 – SP/11. O produto não apresenta contraindicações e período de carência.
As aves receberam o produto desde o primeiro dia de idade e para verificação do desempenho zootécnico foram realizadas pesagens semanais das aves e das rações aos sete, 14 e 21 dias de idade para avaliação do ganho de peso (GP), o consumo de ração (CR) e a conversão alimentar (CA).
Os dados foram submetidos à análise estatística, com o procedimento ANOVA, sendo as médias comparadas pelo teste de t de students com nível de significância de 5% de probabilidade (Silva & Azevedo, 2009).
Resultados e Discussão
Não houve diferença significativa (p>0,05) entre os tratamentos para nenhuma das variáveis avaliadas no período de 1 a 7 e 1 a 14 dias de idade. Portanto nesses períodos não houveram diferenças entre os animais que receberam o produto homeopático em relação aos que não receberam (Tabela 1).
No período de 1 a 21 dias de idade apenas a conversão alimentar apresentou diferença significativa (p<0,05), entre os tratamentos. As aves que receberam produto homeopático tiveram melhor conversão alimentar (CA), que as aves do tratamento controle, sendo 8,2% superiores.
Resultados diferentes a este foram observados por Santos et al. (2014), que trabalharam com diferentes produtos homeopáticos em rações para frangos de corte e não encontram efeitos significativos na conversão alimentar no período de 1 a 21 dias de idade. No entanto resultados positivos também foram encontrados por esses mesmos autores, ao trabalharem com produtos homeopáticos na ração: Fator Estresse (FE), Fator pro aves (FP) e Fator estresse (FE) + Fator pro aves (FP) e afirmaram que a adição de (FE) + (FP) e (FP), promovem elevação de aproximadamente 3,9% no GP das aves em comparação com as aves que receberam o tratamento controle no período de 1 a 21 dias de idade. De acordo com Santos et al. (2014), a homeopatia promove aves mais resistentes, sadias e contribui para o melhor aproveitamento dos alimentos e amplia dessa forma o desempenho animal.
Ainda são poucos os trabalhos com homeopatia na produção de frangos de corte, tornando-se difícil a comparação dos resultados com outros estudos científicos utilizando essa terapêutica, isso ocorre, por que cada trabalho utiliza determinado tipo de produto, com diferentes dosagens, formas de aplicação e condições experimentais distintas.
Portanto, esta diferença encontrada, pode ser um fator positivo para a melhoria na lucratividade em escala, uma vez que na avicultura industrial, pequenos ganhos em produtividade por ave, podem refletir em aumento na remuneração final.
Conclusões
As aves que receberam o tratamento homeopático obtiveram melhor conversão alimentar que as aves do tratamento controle no período de 1 a 21 dias de idade. Assim, o uso do produto homeopático Megavita aves® foi benéfico para as aves no período de 1 a 21 dias de idade.
Gráficos e Tabelas
Referências
BERNARDINO, Alberto. Relatório de teste do uso do megavita aves nos primeiros dias de vida como melhorador de desempenho em frangos de corte. NATUROVITA/ BIOSYNERGIC; março, 2013.
PIRES, M. F.;
A homeopatia para os animais, 2005.
RAMOS, L. S. N.;
Aditivos alternativos a antibióticos em rações para frangos de corte; Tese Doutorado em Ciência Animal, UFP. Teresina- Piauí, novembro, 2009.
SANTOS, F. R.; SANTANA, R. O.; CARVALHO, E. A. et al. Desempenho do perfil sérico bioquímico de frangos de corte alimentados com rações contendo produtos homeopáticos.
Rev. Bras. Saúde Produção Animal, v. 15, n. 2, p. 394- 405. Salvador- Bahia, junho, 2014.
SILVA, F. de A. S.; AZEVEDO, C. A. V. de.
Principal Components Analysis in the Software Assistat-Statistical Attendance. In:WORLD CONGRESS ON COMPUTERS IN AGRICULTURE, 7, Reno-NV-USA: American Society of Agricultural and Biological Engineers, 2009.
SOTO, F. R. M.; VUADEN, E. R.; BENITES.N. R.; AZEVEDO, S. S. PINHEIRO, S. R.; BERNARDI, F.; COELHO, C. de P.; VASCONCELLOS, S. A.; Implantação da homeopatia e avaliação dos índices de produtividade de uma granja comercial de suínos comparado com a alopatia na fase de recria e terminação
,Veterinária e Zootecnia, v,14, n,1, p, 107-114, 2007.
VERÍSSIMO, C. J.;
Homeopatia e controle da verminose. Instituto de Zootecnia; Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios- APTA; São Paulo- maio, 2013.