Desempenho de ovinos de distintas classes sexuais alimentados com ração extrusada em diferentes relações de volumoso e concentrado

Gabriella Pereira de Souza1, Adriana Lima Silva2, Marco Túlio Santos Siqueira3, Maria Júlia Pereira de Araújo4, Paulo Arthur Cardoso Ruela5, Thauane Ariel Vladares6, Gilberto de Lima Macedo Júnior7, Simone Pedro da Silva8
1 - Discente de Zootecnia, FAMEVZ/UFU, Uberlândia, MG, Brasil. E-mail
2 - Discente de Zootecnia, FAMEVZ/UFU, Uberlândia, MG, Brasil. E-mail
3 - Discente de Zootecnia, FAMEVZ/UFU, Uberlândia, MG, Brasil
4 - Discente de Zootecnia, FAMEVZ/UFU, Uberlândia, MG, Brasil
5 - Discente de Zootecnia, FAMEVZ/UFU, Uberlândia, MG, Brasil
6 - Discente de Zootecnia, FAMEVZ/UFU, Uberlândia, MG, Brasil
7 - Docente do curso de Zootecnia, FAMEVZ/UFU, Uberlândia, MG
8 - Docente do curso de Medicina Veterinária, FAMEVZ/UFU

RESUMO -

Objetivou-se avaliar o efeito da utilização de ração extrusada em diferentes relações de volumoso: concentrado (V:C) com ovinos de distintas classes sexuais sobre o ganho médio diário. Utilizou-se vinte animais, sendo oito machos e doze fêmeas. Foram usadas quatro proporções de V:C 30%:70%, 40%:60%, 50%:50% e 60%:40%. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso com arranjo fatorial e parcelas subdivididas. O ganho médio diário (GMD) foi avaliado a partir da pesagem (com doze horas de jejum sólido) dos animais realizada quinzenalmente, onde calculou-se o peso inicial e final de cada período dividindo pelo tempo percorrido. Não houve efeito da ração extrusada sobre os períodos avaliados. Porém, houve efeito das distintas classes sexuais sobre o GMD, onde o sexo masculino apresentou-se superior ao sexo feminino. Conclui-se que ovinos alimentados com ração extrusada não exibiram efeito sobre o período, todavia houve efeito das diferentes classes sexuais.

Palavras-chave: nutrição, ovinocultura, crescimento

Performance of different sex classes sheep fed with extruded ration in different quantities of bulky and concentrated

ABSTRACT - The objective of this study was to evaluate the effect of the use of extruded ration on different ratios of voluminous: concentrate (V: C) with sheep of different sex classes on the average daily gain. Twenty animals were used, eight males and twelve females. Four ratios of V: C 30%: 70%, 40%: 60%, 50%: 50% and 60%: 40% were used. The experimental design was completely randomized with factorial arrangement and subdivided plots. The mean daily gain (ADG) was evaluated by weighing the animals (twice the solid fasting time of 12 hours) held every fortnight and the initial and final weight of each period divided by the time taken. There was no effect of the extruded feed on the evaluated periods. However, there was an effect of the different sexual classes on the ADG, where the male sex was superior to the female sex. It was concluded that sheep fed with extruded ration showed no effect on the period, although there were effects of different sex classes.
Keywords: sheep farming, nutrition, growth


Introdução

A extrusão é um processamento de ração que está sendo utilizado com o objetivo de melhorar a eficiência alimentar além de tornar a ração muito mais palatável (ANDRIGUETO et al., 1981). Diante da falta de informações de rações extrusadas na alimentação de ruminantes, é necessário o desenvolvimento de pesquisas que verifiquem o desempenho dos animais em diferentes planos nutricionais ou estratégias de manejo. A pesagem é a mais usual e de fácil mensuração tanto em técnicas experimentais quanto a campo para quantificar diferenças do crescimento corporal (LAWRENCE et al., 2012). Objetivou-se avaliar o efeito das diferentes proporções de volumoso:concentrado com ração extrusada sobre o ganho de peso em ovinos  cruzados ½ Dorper e ½ Santa Inês de classes sexuais distintas.

Revisão Bibliográfica

Dentre as prioridades de um sistema de produção, tem como, atingir mais rápido altos níveis de ganho de peso e carcaças de melhor qualidade, confinando os animais para terminação e ofertando alimentos de elevado valor nutritivo. Podendo ser uma ração extrusada, onde a técnica de extrusão com seus processos físicos e químicos alteram a estrutura dos ingredientes tornando a ração ainda mais nutritiva além de palatável, de fácil apreensão e digestão. A determinação do peso corporal prediz o desempenho na produção de carne, indicar o melhor momento de levar o animal ao abate, capacidade de reprodução, além de também influenciar indiretamente em outras características.

Materiais e Métodos

O experimento foi conduzido no setor de caprinos e ovinos da Fazenda Experimental Capim Branco da Universidade Federal de Uberlândia, no período de julho a setembro de 2015. Foram utilizados 20 animais ½ Dorper X ½ Santa Inês, sendo 8 machos e 12 fêmeas, com idade de quatro meses e com peso inicial médio de 34 kg. Todos os animais antes de iniciarem o período experimental foram pesados, identificados e vermifugados e alocados três fêmeas e dois machos em cada baia send quatro baias de piso ripado, receb­­endo água e sal mineral à vontade, onde foram distribuídos em 4 diferentes tratamentos experimentais, sendo as diferentes relações de volumoso: concentrado da ração extrusada LAC 24 (T1 30V:70C, T2 40V:60C, T3 50V:50C e T4 60V:40C), a qual continha o volumoso extrusado e o concentrado extrusado separados em diferentes formas, sendo que o volumoso extrusado era composto pela palha superior da cana (folhas da cana), mais adição de ureia, amido e mineral para ovinos. A ração veio misturada pelo fabricante em único produto e no mesmo saco continha os dois pellets.  A ração foi fornecida duas vezes ao dia aos animais (8:00h e16:00h), sendo que as sobras foram pesadas diariamente, afim de calcular o consumo pelos animais. Quinzenalmente era realizado a pesagem dos animais, antes da primeira oferta de alimento, em jejum sólido de doze horas para a determinação do ganho de peso. A pesagem era realizada em balança apropriada para a espécie. Para a mensuração do ganho médio diário (GMD) foi calculado tomando-se o peso inicial e final de cada período experimental, dividido pelo tempo transcorrido. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso em arranjo fatorial (sexo x níveis) com parcelas subdivididas. As variáveis foram comparadas por equação de regressão a 5% de probabilidade. As médias referentes a sexo foram comparadas pelo teste SNK a 5% de probabilidade.

Resultados e Discussão

Não houve efeito das diferentes relações de volumoso:concentrado da ração extrusada sobre ganho médio diário em nenhum dos períodos avaliados. O ganho de peso dos animais foi influenciado pelo período de experimentação. Comparando os resultados de Cunha et al. (2008), em que utilizaram cordeiros alimentados com caroço de algodão, com idade de aproximadamente 6 meses, obtiveram média de 33,5 kg, de peso médio corporal, pode ser observado na (Tabela 2) que houve um ganho de peso eficiente de forma que os animais chegaram ao final do experimento com uma média de peso adequada para o abate respondendo favoravelmente a inclusão da ração extrusada. Houve diferenças significativas das distintas classes sexuais sobre o ganho médio diário (GMD) nos períodos 15-30, 0-30 e 75-90 dias, sendo que em todos estes períodos os animais do sexo masculino apresentaram superioridade no ganho em comparação com as fêmeas (Tabela 2). Fato que se deve as fêmeas fisiologicamente no período da puberdade, decrescerem o ritmo de ganho de peso para depositarem mais gordura, já em contrapartida os machos apresentam maior proporção de osso e músculo devido a ação do hormônio testosterona em que é precursor do desenvolvimento muscular, atuando também sobre a composição da carcaça de cordeiros (SANTOS et al., 2007). Durante todo o período experimental os animais apresentaram maior ganho de peso que o esperado.  Siqueira et al. (2001) trabalhando com cordeiros alimentados com de feno de gramínea, de milho moído, farelo de soja, farelo de algodão, óleo de soja, calcário calcítico e premix mineral ad libitum, observaram ganhos de 197 a 239 gramas por dia para machos inteiros e 0,135 a 0,182 gramas por dia para as fêmeas. Evidenciando nesta pesquisa o maior ganho de peso esperado. As maiores proporções de concentrado proporcionaram maior ganho de peso, o que já era esperado, porém o peso final de ambos os tratamentos não apresentou diferença estatística devido a seleção entre o Foragge® e o Lac® em que eram pellets de tamanhos diferentes, onde aos animais conseguiram selecionar. Os machos apresentaram maior velocidade no ganho de peso em relação as fêmeas em determinadas fases da avaliação do ganho médio diário. Azzarini (1979) verificou a capacidade de crescimento de machos inteiros 5% maior em relação as fêmeas. Porém, ao final do período não houve diferença no peso das distintas classes sexuais, resultado em conformidade com a pesquisa de Carvalho et al. (1999) em que comparou o desempenho de cordeiros de distintas classes sexuais, alimentados com silagem de milho e concentrado não encontrou evidências de superioridade dos machos em relação as fêmeas. Como observado na (tabela 2), o GMD tende a estabilizar e em seguida decrescer em função do da idade, pois a taxa de ganho decresce com o aumento da maturidade onde o custo energético é direcionado para a deposição de gordura (RESENDE et al., 1999).

Conclusões

Ovinos alimentados com ração extrusada em diferentes relações de volumoso:concentrado não alteraram o ganho médio diário nos períodos avaliados. Entretanto, as distintas classes sexuais provocaram efeito, sendo o sexo masculino superior no ganho médio diário quando comparado com as fêmeas.

Gráficos e Tabelas




Referências

ANDRIGUETO, J. M.; PERLY, L.; MINARDI, I.; GEMAEL, A.; FLEMMING, J. S.; SOUZA, G. A.; BONA FILHO, A. Nutrição animal: as bases e os fundamentos da nutrição animal- os alimentos. 4. ed. São Paulo, Nobel, 1981. v.1, p.23-6.   AZZARINI, M. Produção de carne ovina. In: 1a JORNADA TÉCNICA DE PRODUÇÃO OVINA NO RIO GRANDE DO SUL, 1, Bagé. Anais... Bagé: EMBRAPA, 1979, p. 49-63.   CARVALHO, S.; PIRES, C. C.; PERES, J. R. R.; ZEPPENFELD, C.; WEISS, A. Desempenho de cordeiros machos inteiros, machos castrados e fêmeas, alimentados em confinamento. Ciência Rural, Santa Maria, v. 29, n. 1, p. 129-133, 1999.   CUNHA, M. G. C.; CARVALHO, F. F. R.; GONZAGA NETO, S.; CEZAR, M. F. Caracteristicas quantitativas de carcaça de ovinos Santa Inês confinados alimentados com rações contendo diferentes níveis de caroço de algodão integral. Revista brasileira de Zootecnia. v.37, n.6, p.1112-1120, 2008   LAWRENCE, T, L, J.; FOWLER, V, R.; NOVAKOFSKI, J, E. Growth of farm animals. Cabi, 3Ed. 2012.   RESENDE, K.T.; SILVA, H.G.O.; LIMA, L.D.; TEIXEIRA, I, A. M. A. Avaliação das exigências nutricionais de pequenos ruminantes pelos sistemas de alimentação recentemente publicados. Revista Brasileira de Zootecnia, v.37, p.161-177, 2008.   SANTOS, V. A.; SILVA, S. R.; MENA, E. G.; AZEVEDO, J. M.Live weight and sex effects on gcarcass and meat quality of “Borrego Terrincho–PDO” suckling lambs. Meat Science. Barking. v. 77, n. 4. p.654–661. 2007.   SIQUEIRA, E, D.; SIMÕES, C, D.; FERNANDES, S. Efeito do sexo e do peso ao abate sobre a produção de carne de cordeiro. I. Velocidade de crescimento, caracteres quantitativos da carcaça, pH da carne e resultado econômico. Revista Brasileira de Zootecnia. v.30, n. 3, p. 844-848, 2001.