Desempenho produtivo de cordeiros submetidos a dietas de alto concentrado com caroço de algodão associado ao lignosulfonato de cálcio

Luiza Maria Gigante Nascimento1, Pablo Teixeira Viana2, Gleidson Giordano Pinto de Carvalho3, Mauro Pereira de Figueiredo4, Hosnerson Renan de Oliveira Santos5, Mateus Neto Silva Souza6, Zânder Fernandes Teixeira de Azevedo7, Dallyson Yehudi Coura de Assis Neto8
1 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista - BA
2 - Faculdade Guanambi, FG/CESG, Guanambi - BA
3 - Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador - BA
4 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista - BA
5 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Itapetinga - BA
6 - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Montes Claros- MG
7 - Universidade Federal de Mina Gerais, UFMG, Belo Horizonte - MG
8 - Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador - BA

RESUMO -

Objetivou-se, com a realização do presente estudo, avaliar o desempenho produtivo em cordeiros submetidos a dietas de alto concentrado com caroço de algodão associado ao lignosulfonato de cálcio. Os tratamentos avaliados foram dietas com utilização do caroço de algodão (CA) inteiro; CA desintegrado; CA inteiro com lignosulfonato (100 g/kg); CA desintegrado com lignosulfonato (100 g/kg), e uma dieta controle sem CA. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado com seis repetições (animais). Foram utilizados 30 cordeiros machos F1 Dorper x Santa Inês, com peso vivo médio de 24,9±3,6 kg e idade média de 3,5 meses. O período experimental foi de 60 dias. Não houve efeito (p>0,05) do processamento do caroço de algodão e associação deste ao lignosulfonato de cálcio sobre o peso vivo final (PVF) e ganho de peso total (GPT). Dietas de alto concentrado, formuladas sem caroço de algodão, proporcionam maior desempenho produtivos de cordeiros.

Palavras-chave: confinamento, co-produto, gossypol, Gossypium hirsutum, ruminantes

Productive performance of lambs submitted to high concentrate diets with cotton seed associated with calcium lignosulfonate

ABSTRACT - The objective of this study was to evaluate the productive performance in lambs submitted to high calcium concentrate diets with calcium lignosulfonate. The evaluated treatments were diets with the use of whole cotton seed (CA); Disintegrated CA; CA complete with lignosulfonate (100 g/kg); CA disintegrated with lignosulfonate (100 g/kg), and a control diet without CA. The experimental design was completely randomized with six replicates (animals). Thirty male F1 lambs Dorper x Santa Inês were used, with a mean live weight of 24.9 ± 3.6 kg and mean age of 3.5 months. The experimental period was 60 days. There was no effect (p>0.05) of the cotton seed processing and its association to the calcium lignosulfonate on the final live weight (PVF) and total weight gain (GPT). High concentrate diets, formulated without cotton core, provide higher productive performance of lambs.
Keywords: confinement, co-product, gossypol, Gossypium hirsutum, ruminants


Introdução

O aperfeiçoamento dos sistemas de produção permite maiores ofertas de carne para atender à crescente demanda do mercado. O uso de dietas de alto concentrado para cordeiros, em confinamento, poderá aumentar o desempenho, pois os ingredientes que compõem essas dietas, normalmente, possuem altas concentrações de componentes digestíveis.

O lignosulfonato de cálcio, caracterizado como um aglutinante energético, pode atuar envolvendo os ácidos graxos e impedindo a ação das bactérias, evitando os efeitos deletérios da gordura, minimizando os efeitos negativos dos lipídios sobre a fermentação no rúmen (Neves et al., 2009). Dessa maneira, a associação do lignosulfonato ao caroço de algodão poderá aumentar a eficiência do uso dos nutrientes e o desempenho de cordeiros em confinamento.

Neste contexto, objetivou-se com a realização do presente estudo avaliar o desempenho produtivo de cordeiros submetidos a dietas de alto concentrado com caroço de algodão associado ao lignosulfonato de cálcio.



Revisão Bibliográfica

O uso de dietas com altas concentrações de volumoso pode levar a uma regulação física do consumo de nutrientes, devido ao efeito físico provocado pelo teor de fibra em detergente neutro (FDN) e assim, atuar de maneira negativa no desempenho animal (Mertens, 2002). Em trabalho com cordeiros desmamados com 60 dias de idade, Carvalho et al. (2007) observaram que a maior proporção concentrado: volumoso (70:30) elevou ganho de peso de cordeiros em confinamento. Dessa forma, o confinamento incluindo alto teor de concentrados na dieta colabora com a eficiência produtiva e econômica da terminação de cordeiros em confinamento (Gastaldello Júnior et al., 2010). Conforme relatos da literatura (Macêdo et al., 2008; Valadares Filho et al., 2015), o caroço de algodão é um alimento com altos teores de lipídios, proteínas e fibra de alta efetividade, caracterizada por estimular a ruminação (Allen & Grant, 2000) e sua utilização na alimentação de ruminantes têm aumentado em virtude de seus altos teores de lipídios, que viabilizam a elevação da densidade energética das dietas sem diminuir os teores de fibra e proteínas. Destaca-se que o caroço de algodão integral é um subproduto economicamente viável por ter um menor custo de produção comparado ao milho e à soja (Madruga et al., 2008). Lignosulfonatos são polímeros orgânicos complexos, provenientes da lignina da madeira e solúveis em água. Eles se destacam como aglomerantes, aglutinante energético, sequestrantes e há de combinar-se com proteínas. (Melbar,2000) Como o lignosulfonato é um aglutinante energético, muito higroscópico, pode atuar envolvendo os ácidos graxos e impedindo a ação das bactérias, evitando, assim, a biohidrogenação (Neves et al., 2009), além de proteger os nutrientes dos grãos da degradação ruminal, reduzindo a disponibilidade dos lipídios e proteína para as bactérias ruminais e, consequentemente, minimizando os efeitos negativos dos lipídios sobre a fermentação ruminal (Wernersbach Filho et al., 2006). Posto que, a união entre fornecer uma suplementação lipídica com caroço de algodão, oleaginosa rica em ácidos graxos poli-insaturados, tratado com lignosulfonato, tem demonstrado benefícios para os animais, melhorando os parâmetros nutricionais, como a proteção da proteína e da gordura da degradação ruminal, e favorecendo a qualidade da carne produzida através da proteção dos ácidos graxos poli-insaturados da biohidrogenação ruminal.

Materiais e Métodos

O experimento foi realizado na Fazenda e Haras Orion, BR 030 km 04, Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal da Faculdade Guanambi e Laboratório de Nutrição Animal da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O ensaio experimental de campo foi realizado no período de fevereiro a abril de 2014.

O experimento teve duração de 60 dias, sendo os 12 primeiros dias para a adaptação dos animais, utilizando como volumoso o feno de Capim-Tifton cv.85 na proporção 50:50, substituindo gradativamente, a cada 4 dias, o feno pelo concentrado nas proporções: 60:40 (dia 1), 80:20 (dia 5) e 100:0 (dia 9), iniciando o 1º dia de avaliação (13º dia) com 100% de concentrado na dieta total, e 48 dias de avaliação.

As dietas foram formuladas conforme preconizado pelo NRC (2007), para atender às exigências diárias para um ganho médio diário de 300g, com 35% de caroço de algodão na dieta total.

A pesagem dos animais foi realizada após jejum sólido de 12 horas com disponibilidade de água à vontade. O ganho de peso médio diário (GMD) foi obtido pela relação entre ganho de peso total (GPT), no período de confinamento, e o número de dias que os cordeiros necessitaram para atingir o peso de abate (36,0 kg), estabelecido em função da demanda de restaurantes e frigoríficos (Cartaxo et al., 2011).

Os procedimentos estatísticos foram realizados com o auxílio do programa SAS (Statistical Analisys System, 2014), adotando-se 0,05 como nível crítico de probabilidade.

Foram utilizados 30 cordeiros machos F1 Dorper x Santa Inês, não castrados, com peso vivo médio inicial de 24,9±3,6 kg e idade média de 3,5 meses, pesados no início e final do período experimental para determinação do ganho médio diário. Após controle de endo/ectoparasitas, os animais foram alojados em baias coletivas (2,0 x 5,0m), sendo 6 animais por baia.

As dietas experimentais foram elaboradas mediante a desintegração, ou não, do caroço de algodão e posteriormente associado ao lignosulfonato de cálcio, conforme exposto na Tabela 1.



Resultados e Discussão

Não houve efeito (p>0,05) do processamento do caroço de algodão e associação deste ao lignosulfonato de cálcio sobre o peso vivo final (PVF) e ganho de peso total (GPT). Não foi observado efeito (p>0,05) entre a dieta controle com as dietas contendo caroço de algodão, independente da forma física e/ou associação com o lignosulfonato de cálcio (CONT vs demais dietas) para o ganho médio diário (GMD) (Tabela 2).

Não foram observados efeitos significativos (p>0,05) nas variáveis relacionadas à conversão alimentar (CA) e eficiência alimentar (EA), com valores médios de 3,3 e 0,350, respectivamente.

Os resultados evidenciados no presente experimento para ganho de peso médio diário (GMD), 0,268kg por dia, com variação entre 0,218 a 0,316kg, foram condizentes aos expressos pelo NRC (2007), nos quais cordeiros F1 Dorper x Santa Inês, quando submetidos a confinamento com dietas formuladas com alto nível de EE, atingem GMD igual ou superior a 0,250kg por dia. Desse modo, e de acordo com resultados reportados pela literatura, sugere-se que dietas exclusivas de concentrado, ou com altos níveis de inclusão deste à dieta total, sejam uma alternativa na terminação de cordeiros em confinamento.

A baixa CA registrada pode ser atribuída às dietas exclusivas de concentrado, a qual apresenta alta densidade energética. A baixa CA é considerada de alta eficiência em sistemas de confinamento, devido ao baixo consumo observado por unidade de ganho.



Conclusões

Dietas de alto concentrado, formuladas sem caroço de algodão, proporcionam maior desempenho produtivos de cordeiros. O uso de dietas de alto concentrado com caroço de algodão associado ao lignosulfonato de cálcio, em comparação àquelas sem lignosulfonato, proporciona maior ganho de peso em cordeiros.



Gráficos e Tabelas




Referências

ALLEN, D.M., GRANT, R.J. Interactions between forage and wet corn gluten feed as sources of fiber in diets for lactating dairy cattle. Journal Dairy Scienci, n.83, p.322-331, 2000.

CARTAXO, F.Q.; SOUSA, W.H. de; CEZAR, M.F.; COSTA, R.G.; CUNHA, M. das G.G.; GONZAGA NETO, S. Características de carcaça determinadas por ultrassonografia em tempo real e pós-abate de cordeiros terminados em confinamento com diferentes níveis de energia na dieta. Revista Brasileira de Zootecnia. v.40, n.1, p.160-167, 2011.

CARVALHO, S.; BROCHIER, M.A.; PIVATO, J.; VERGUEIRO, A.; TEIXEIRA, R.C.; KIELING, R. Desempenho e avaliação econômica da alimentação de cordeiros confinados com dietas contendo diferentes relações volumoso:concentrado. Ciência Rural, v.37, n.5, 2007.

GASTALDELLO JUNIOR, A.L.; PIRES, A.V.; SUSIN, I.; MENDES, C.Q.; FERREIRA, E.M.; MOURÃO, G.B. Desempenho e características de carcaça de cordeiros alimentados com dietas contendo alta proporção de concentrado adicionadas de agentes tamponantes. Revista Brasileira de Zootecnia. v.39, n.3, p.556-562, 2010.

MACEDO, V.P.; GARCIA, C.A.; SILVEIRA, A.C.; MONTEIRO, A.L.M.; MACEDO, F.A.F. de; SPERS, R.C. Composições tecidual e química do lombo de cordeiros alimentados com rações contendo semente de girassol em comedouros privativos. Revista Brasileira de Zootecnia. v.37, n.10, p.1860-1868, 2008.

MADRUGA, M.S.; VIEIRA, T.R.L.; CUNHA, M.G.G.; PEREIRA FILHO, J.M.; QUEIROGA, R.C.R.E.; SOUSA, W.H. Efeito de dietas com níveis crescentes de caroço de algodão integral sobre a composição química e o perfil de ácidos graxos da carne de cordeiros Santa Inês. Revista Brasileira de Zootecnia. v.37, n.8, p.1496-1502, 2008.

MELBAR PRODUTOS DE LIGNINA. Lignosulfonato: catálogo de produtos. São Paulo, 2000. 12p.

MERTENS, D.R. Gravimetric determination of amylase-treated neutral detergent fiber in feeds with refluxing in beakers or crucibles: collaborative study. Journal of AOAC International, v.85, p.1217-1240, 2002.

NEVES, C.A.; SANTOS, W.B.R.; SANTOS, G.T.D. et al. Production performance and milk composition of dairy cows fed extruded canola seeds treated with or without lignosulfonate. Animal Feed Science and Technology. v.154, p.83-89, 2009.

NRC - NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Nutrients requirements of small ruminants. Washington: National Academies Press, 2007.362p.

SAS – Statistical Analysis System. Software, version 9.4. Cary: SAS Institute, 2014.

VALADARES FILHO, S.C.; MACHADO, P.A.S.; CHIZZOTTI, M.L.; AMARAL, H.F.; MAGALHÃES, K.A.; ROCHA JÚNIOR, V.R.; CAPELLE, E.R. Tabelas brasileiras de composição de alimentos para ruminantes. Viçosa: Editora UFV, ed. 1ª, 2015, 473p.

WERNERSBACH FILHO, H.L., CAMPOS, J.M.S., ASSIS, A.J.; VALADARES FILHO, S. de C.; QUEIROZ, A.C. de; VALADARES, R.F.D.; LANA, R. de P. Variáveis ruminais, concentração de uréia plasmática e excreções urinárias de nitrogênio em vacas leiteiras alimentadas com concentrado processado de diferentes formas. Revista Brasileira de Zootecnia, v.35, p.1236-1241, 2006.