Desempenho produtivo de ovinos alimentados com ração extrusada com diferentes relações de volumoso:concentrado

Adriana Lima Silva1, Gilberto de Lima Macedo Júnior2, Carolina Moreira Araújo3, Maria Júlia Pereira de Araújo4, Thauane Ariel Valadares de Jesus5, Paulo Arthur Cardoso Ruela6, Marco Túlio Santos Siqueira7, Nayana Cosenza Drummond8
1 - Universidade Federal de Uberlândia
2 - Universidade Federal de Uberlândia
3 - Universidade Federal de Uberlândia
4 - Universidade Federal de Uberlândia
5 - Universidade Federal de Uberlândia
6 - Universidade Federal de Uberlândia
7 - Universidade Federal de Uberlândia
8 - Universidade Federal de Uberlândia

RESUMO -

Objetivou-se avaliar as diferentes relações de concentrado:volumoso na ração extrusada Beef Total®. Foram utilizados 20 animais ½ Dorper x ½ Santa Inês, com 4 meses de idade, distribuídos aleatoriamente em quatro baias de piso ripado. A avaliação de carcaça foi realizada no final do experimento, através de ultrassom no músculo Longíssimus dorsi. Para as avaliações biométricas, foi utilizado fita métrica e régua adaptada para tal função.O delineamento foi inteiramente ao acaso, com 4 tratamentos (30C:70V, 40C:60V, 50C:50V e 60C:40V) e 5 repetições. Os animais foram pesados e feitas as mensurações no período 0, e depois a cada 15 dias. Houve diferença estatística para as avaliações biométricas, peso, escore de condição corporal em relação ao período. Para área de olho de lombo e espessura de gordura não houve diferença estatística. A utilização da ração extrusada em diferentes relações volumoso:concentrado não altera o desempenho de cordeiros Dorper X Santa Inês em fase de crescimento.

Palavras-chave: borregos, biometria, escore de condição corporal

Productive performance of sheep fed with extruded ration with different ratios of concentrate: voluminous concentrate

ABSTRACT - The objective of this study was to evaluate the different ratios of concentrate: voluminous in the Beef Total® extruded ration. Twenty four Dorper x ½ Santa Inês animals, 4 months old, were randomly distributed in four slatted stalls. The carcass evaluation was performed at the end of the experiment, by ultrasound in the Longíssimus dorsi muscle. For the biometric evaluations, a metric tape and ruler adapted for such function was used. The design was completely randomized with 4 treatments (30C:70V, 40C:60V, 50C:50V and 60C:40V) and 5 replicates. The animals were weighed and measured at period 0, and then every 15 days. There was statistical difference for the biometric evaluations, weight, body condition score in relation to the period. For loin eye area and fat thickness there was no statistical difference. The use of the extruded ration in different voluminous: concentrate ratios does not alter the performance of Dorper X Santa Inês lambs in the growth phase.
Keywords: biometrics, body condition score, lambs


Introdução

Existem processamentos físicos que podem ser feitos para aumentar a palatabilidade e homogeneidade do alimento, além disso, facilita na hora do manejo. Um exemplo disso é a extrusão; um processamento mecânico do alimento, associado à pressão e vapor, resultando em pellets. Este processo apresenta algumas vantagens em relação aos demais, como a inibição de fatores antinutricionais e minimização das reações de Maillard, trazendo mais vida útil ao produto (BATAGLIA, 1990). Diante disso, é necessário o uso de um processamento mais tecnificado, como a extrusão, juntamente com avaliações para acompanhar o desenvolvimento dos animais, como a biometria e a avaliação de carcaça. São estratégias que podem ser usadas para obtenção de animais mais eficientes, produtivos, que consequentemente trarão mais rentabilidade ao produtor, um manejo mais eficiente e  menos perdas. O objetivo do trabalho foi avaliar diferentes relações entre concentrado:volumoso, na ração extrusada para avaliar o desempenho de cordeiros.

Revisão Bibliográfica

Diversos tratamentos físicos, como a extrusão são utilizados no processamento de rações para melhorar o desempenho animal, com objetivo de incrementar a eficiência de utilização do alimento (MORAND-FEHR & LEBBIE 2004). Porém, são escassas as informações sobre a influencia do uso de rações extrusadas, com características de carne, carcaça e sobre medidas biométricas  para ovinos. As rações extrusadas promovem aumento de peso e eficiência alimentar em animais e, em alguns casos, melhoraram significativamente a palatabilidade dos ingredientes ou rações (ANDRIGUETO et al. (1981). As medidas corporais, tais como comprimento do corpo, perímetro torácico, altura da cernelha e da garupa são importantes, uma vez que essas medidas podem indicar, por exemplo, a capacidade digestiva e respiratória dos animais, bem como, características produtivas como o rendimento de carcaça (SANTANA et al., 2001).

Materiais e Métodos

O experimento foi realizado na Universidade Federal de Uberlândia, com duração de 90 dias. Foram utilizados 20 fêmeas  mestiças ½ Dorper x ½ Santa Inês, com aproximadamente quatro meses de idade, distribuídos em quatro baias de piso ripado, recebendo água e sal mineral à vontade. Os tratamentos consistiam em diferentes relações volumoso e concentrado da ração extrusada Beef Total®, sendo, 30%C:70%V, 40%C:60%V, 50%C:50%V e 60%C:40%V. A ração era ofertada duas vezes ao dia, às 08:00 e 16:00 horas. Todos os animais foram vermifugados antes do início do experimento. A ração total era composta por dois tipos de pellets, sendo um do concentrado (Beef Total®) e outro do volumoso (Forrage®). A ração veio misturada pelo fabricante em um único produto e no mesmo saco continha os dois pellets. Contudo, devido a essa composição heterogênea da ração total, no momento do fornecimento aos animais foi realizado nova homogeneização a fim de evitar discrepâncias no arraçoamento. As mensurações biométricas foram: circunferência do barril (CB); circunferência torácica(CT); altura do posterior(AP); altura do anterior(AA); largura do peito(LP) e comprimento corporal (CC), peso e escore de condição corporal (ECC). Foram feitas no inicio do experimento (dia 0), e posteriormente a cada 15 dias, perfazendo um total de sete avaliações. Todas as avaliações foram feitas pela manhã antes da primeira alimentação. A avaliação de carcaça foi feita com 90 dias de experimento, sendo os animais depilados na região do músculo Longíssimus dorsi, entre a 12ª e 13ª costela, do lado direito. As medidas foram feitas  através de ultrassom para obter a  área de olho de lombo (AOL) (altura e base) e  espessura de gordura (ESPG) Leaflet et al. (2005). O ECC foi baseado na escala proposta por Russel, Doney e Gunn (1969). O delineamento utilizado foi inteiramente ao acaso, com 4 tratamentos e 5 repetições. A comparação dos resultados foi feita por estudo de regressão (P<0,00%).

Resultados e Discussão

Não houve diferença estatística para os tratamentos avaliados, para as características biométricas, escore de condição corporal e peso (Tabela 2). Isso pode ter ocorrido, porque os animais selecionaram o alimento ofertado, já que a ração era extrusada separadamente (volumoso e concentrado). Com essa seleção eles acabavam desbalanceando a ração. Os ruminantes, principalmente caprinos e ovinos são animais seletivos, em geral selecionam uma dieta de melhor qualidade com maior digestibilidade, maior conteúdo de proteína e menor compostos secundários. Para os períodos avaliados observou-se diferença estatística para escore de condição corporal, que apresentou equação quadrática, isso pode ter ocorrido porque os animais estavam em fase de crescimento e deposição de carne e gordura, já que estes tem um rápido crescimento até os 6 meses de idade. No fim do experimento, aos 90 dias, os animais apresentaram um ECC regular, de acordo com a escala proposta por , Doney e Gunn (1969),  próximo de 3, que representa um animal nem muito gordo, nem muito magro, ideal para reprodução e bom para o abate. As outras mensurações (CB, CT, AP, AA, LP, CC e Peso), em relação aos períodos, apresentaram equação linear, mostrando que com o decorrer do tempo, a ração ajudava a otimizar o desenvolvimento do animal, proporcionando-lhe mais capacidade digestiva, respiratória e fazendo com que houvesse um maior ganho de peso. Não houve diferença estatística para ESPG e AOL (Tabela 2). Os valores médios encontrados para AOL e ESPG foram de 81,36 mm e 1,23mm, respectivamente. Estes valores estão abaixo dos descritos por Notter et al. (2004), que  em pesquisa com cordeiros mestiços Dorper abatidos aos 45,7 kg, encontraram AOL de 140 mm e para ESPG de cobertura de 5,72 mm. Essa diferença pode ser explicada pelo fato dos animais do presente estudo serem mais jovens e mais leves.

Conclusões

A utilização da ração extrusada em diferentes relações volumoso X concentrado não altera o desempenho de cordeiros Dorper X Santa Inês  em fase de crescimento.

Gráficos e Tabelas




Referências

ANDRIGUETO, J. M.; PERLY, L.; MINARDI, I.; GEMAEL, A.; FLEMMING, J. S.; SOUZA, G. A.; BONA FILHO, A. Nutrição animal: as bases e os fundamentos da nutrição animal- os alimentos. 4. ed. São Paulo : Nobel, 1981. v.1, p.23-6. BATAGLIA, A. M. A extrusão no preparo de alimentos para animais. In: SIMPÓSIO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO ANIMAL, 3., 1990, Campinas. Anais... 1990. p. 73-82. LEAFLET, A.S.; TAIT JR., R.G.; KIMM, B. et al. Accuracy of ultrasound measures relative to carcass measures of body composition in sheep. Iowa: Iowa State University Animal Industry Report, 2005. 3p. MORAND-FEHR, P.; LEBBIE, S.H.B. Proposals for improving the research efficiency in goats. Small Ruminant Research, v.51, p.145-153, 2004. NOTTER, D.R.; GREINER, S.P.; WAHLBERG, M.L. Growth and carcass characteristics of lambs sired by Dorper and Dorset rams. Journal of Animal Science v.82, p.1323-1328, 2004.   Russel AJF, Doney JM, Gunn RG. Subjective assessment of body fat in live sheep.Journal Agricultural Science.1969; 72: 451-454. SANTANA, A. F. de; COSTA, G. B.; FONSECA, L. S. Correlações entre peso e medidas corporais em ovinos jovens da raça Santa Inês. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v.1, p.74- 77, 2001. SIQUEIRA, E. R.; FERNANDES, S. Efeito do genótipo sobre as medidas objetivas e subjetivas da carcaça de cordeiros terminados em confinamento. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 29, n. 1, p. 306-311, 2000.