Determinação do perfil dos consumidores de carne de codorna na cidade de Montes Claros-MG

Djesihre Nathalie Rippel1, Izabella Motta Moreira Ribeiro2, Ramon Stefano Souza Silva3, Erika Viviane Santos4, André Faria Porto5, Leonardo França da Silva6, Fabiana Ferreira7
1 - Universidade Federal de Minas Gerais
2 - Universidade Federal de Minas Gerais
3 - Universidade Federal de Minas Gerais
4 - Universidade Federal de Minas Gerais
5 - Universidade Federal de Minas Gerais
6 - Universidade Federal de Minas Gerais
7 - Universidade Federal de Minas Gerais

RESUMO -

Objetivou-se determinar o perfil dos consumidores de carne de codorna no município de Montes Claros-MG. Foram entrevistados, via questionário eletrônico, com 29 perguntas, 183 pessoas residentes no município. Os dados obtidos foram analisados com o auxílio do programa operacional Microsoft Office Excel 2007. Na análise dos dados observou-se que a maior frequência de consumidores é masculina (65,0%), sendo 86,9% com grau de instrução referente ao ensino superior completo ou em curso. Da população arguida 38,3% já consumiram carne de codorna. Entre as principais características da carne, o sabor (91,4%) foi o mais apreciado pelo consumidor. Para os entrevistados que nunca tinham provado a carne de codorna, 57,1% tem vontade de experimentar. A dificuldade para adquirir o produto foi o principal limitante apontado. Há necessidade de campanhas de incentivo ao consumo e divulgação das características e benefícios do produto, além de aumentar a oferta do produto nas redes de supermercados.

Palavras-chave: Comercialização, codorna de corte, Coturnix coturnix coturnix, características organolépticas, qualidade nutricional

Determination of the profile of consumers of quail meat in the city of Montes Claros-MG

ABSTRACT - The objective was to determine the profile of consumers of quail meat in the municipality of Montes Claros-MG. A total of 183 peoples were interviewed using an electronic questionnaire, with 182 questions. The data obtained were analyzed with the aid of the Microsoft Office Excel 2007 operating program. Data analysis showed that the highest frequency of consumers was male (65.0%), 86.9% with educational level Complete or in progress. 38.3% of the defendant population have already consumed quail meat. Among the main characteristics of the meat, the taste (91.4%) was the most appreciated by the consumer. For respondents who had never tasted quail meat, 57.1% wanted to try it. The difficulty to acquire the product was the main limitation pointed out. There is a need for campaigns to encourage consumption and dissemination of the characteristics and benefits of the product, in addition to increasing the product supply in supermarket chains.
Keywords: Commercialization, meat type quail, Coturnix coturnix coturnix, organoleptic characteristics, nutritional quality


Introdução

A produção de codornas para abate e produção de ovos vem apresentado crescimento considerável no Brasil, contribuindo significativamente para a economia do país (UBABEF, 2015). Considerada atividade de fácil manejo, baixo investimento inicial com retorno rápido, aliado ao curto período de criação para atingirem o peso de abate, esta vem se tornando uma alternativa para o fornecimento de proteína animal (PASTORI et al., 2012).  As características sensoriais e composição da carne de codorna fazem desta uma grande tendência de consumo, visto a mudança nos padrões dos consumidos, cada vez mais exigentes em produtos saudáveis e de qualidade nutricional, semelhantes ao europeu. Quando comparada à carne de frango, a carne de codorna possui maior proporção de aminoácidos essências e não essenciais, além de possuírem menor proporção de ácidos graxos (MURAKAMI citado por MURAKAMI et al., 2007). Porém, mesmo com tantas características benéficas para a produção e consumo, a carne de codorna ainda é pouco comercializada, sendo encontrada com mais facilidade nos grandes centros comerciais além de ser um produto que não possui divulgação e incentivos eficientes de consumo. Objetivou-se determinar o perfil de consumidores de carne de codorna na cidade de Montes Claros/MG e apontar os possíveis gargalos para a comercialização deste produto na região.

Revisão Bibliográfica

A avicultura brasileira é destaque no cenário mundial, o elevado crescimento contribui para o fortalecendo da economia agropecuária nacional. Entre as produções avícolas, a criação de codornas para produção de ovos (Coturnix coturnix japônica) e carne (Coturnix coturnix coturnix) caracteriza-se como atividade de baixo investimento inicial, de fácil manejo e lucro rápido. Nos últimos anos tem apresentado desenvolvimento expressivo aliado a adequação e tecnificação da produção (PASTORI et al., 2012). Segundo Silva et al. (2011) o Brasil foi o quinto maior produtor mundial de carne de codornas e o segundo de ovos no ano de 2011. A criação, independente da finalidade de produção, bateu o recorde em 2015 com 21,99 milhões de cabeças, um aumento de 8,1% em relação ao ano de 2014. A Região Sudeste contribuiu com 75,7% do total nacional (IBGE, 2015). O contínuo crescimento da criação de codorna é atribuído a alta qualidade da carne, sabor e alto valor nutritivo resultando em boa aceitação por parte dos consumidores (MARTINS, 2002). A codorna de corte (Coturnix coturnix coturnix) possui a carne de coloração marrom mais vivo, apresentando peso vivo de 200 a 300g, além de possuírem temperamento calmo (REZENDE et al., 2007 citado por MURAKAMI, 2007). A composição da carne de codorna se assemelha a carne de frango, porém é mais rica em minerais, e maior porcentagem de proteína, vitaminas (C, B12, Tiamina, riboflavina, niacina, B6, folato total e retinol, além de possuir menor concentração de lipídeos totais. Em relação a porcentagem de colesterol, equivalem a carne de frango, ambas sem a pele (USP, 2003 citado por SOUZA-SOARES e SIEWERDT, 2005; MURAKAMI, 2007). Segundo Murakami et al. (2007) a qualidade nutricional da carne de codorna não está tão somente no nível maior de proteína, mas principalmente na composição de aminoácidos que possui. Codornas de corte com 8 semanas de idade, apresentam na matéria seca as concentrações de 7,48% 11,73% 3,35%; 5,41% 4,70% 3,59% 4,70% 3,13% 1,03% 4,38% 6,78% 3,49% e 0,65% de ácido aspártico, ácido glutâmico, glicina, arginina, alanina, treonina, valina, metionina, cistina, isoleucina, leucina, fenilalanina e triptofano, respectivamente.

Materiais e Métodos

O presente trabalho foi realizado durante o período de novembro de 2016 á março de 2017, por meio da aplicação de questionários, na cidade de Montes Claros, localizada a Norte do estado de Minas Gerais, distanciando 422km da capital do estado. A população estimada até 2016 é 398.288 habitantes segundo o IBGE. Os questionários foram previamente elaborados contendo 29 questões objetivas e subjetivas.  A aplicação destes foi realizada virtualmente com auxílio da ferramenta Google Formulários, cujo link fora encaminhado e divulgado em mídias sociais. Buscou-se inicialmente identificar e segmentar os consumidores de carne de codorna, descrever quais os critérios que são considerados na escolha do produto, a frequência de consumo e indicar os possíveis gargalos da comercialização da carne de codorna na região. Os dados obtidos foram analisados com o auxílio do programa operacional Microsoft Office Excel 2007, utilizando estatística descritiva básica de distribuição de frequência em relação ao número total de entrevistados.

Resultados e Discussão

Foram obtidas 183 respostas, sendo 65,7% dos entrevistados pertencentes ao sexo masculino, 78,1% se encontravam na faixa de 20 a 30 anos de idade e 11,5% tinham 60 anos ou mais. A maioria dos entrevistados possuíam ensino superior completo ou em curso (86,8%) e 55,8% praticam algum tipo de esporte. Em relação a quantidade de vezes que costumam ir ao supermercado realizar as compras, 45,6% costumam fazer semanalmente e 37,4% as fazem mensalmente, sendo que 58,2% alegaram se programar antes, elaborando uma lista prévia dos item desejados. Porém, a grande maioria (90,75%) afirmam alterar a lista dos itens a serem adquiridos sob influência maior das promoções e descontos, seguindo da indicação de terceiros, embalagem/apresentação e anúncio/propaganda. Esses resultados mostram a importância das estratégias de promoção de um produto no consumo e maior saída deste nos supermercados. No momento da escolha do tipo de carne a ser comprada, o sabor e a validade foram as características levadas em conta. Em relação ao consumo de carne de codornas, apenas 38,3% dos entrevistados afirmaram já terem consumido o produto. Sendo que 81,7% foram motivados pela curiosidade, 11,4% pela qualidade. No Gráfico 1 pode-se observar as principais características que chamaram a atenção dos consumidores de carne de codorna. O sabor (82,9%) foi o mais apreciado pelos consumidores do produto, seguido da aparência (8,6%) suculência (5,7%) e a textura (2,9%). Para Fletcher (2002) além da qualidade e composição da carne, as características de mais relevantes para a aceitação do produto pelos consumidores estão a cor, a suculência e maciez da carne, além do sabor, capacidade de retenção de água e funcionalidade. Dentre os entrevistados que nunca consumiram carne de codorna, apenas 11,6% não tem interesse de experimentar, os demais demostraram interesse de experimentar o produto (GRÁFICO 2), podendo notar a existência de um grupo de consumidores inexplorados e com tendência de se tornarem futuros consumidores de carne de codorna visto que a carne de codorna é tenra, altamente palatável, de alto valor nutricional, assim considerada uma carne superior as demais (DAMALAU,2002; OLIVEIRA et al., 2005).

Conclusões

O reduzido consumo de carne de codorna está fortemente relacionado à falta de divulgação e esclarecimento aos consumidores e apreciadores desta carne, fazendo-se necessário a realização de campanhas de incentivo ao consumo e divulgação das características e benefícios do produto, bem como de aumentar a oferta do produto nas redes de supermercados.

Gráficos e Tabelas




Referências

DAMALAU, A. B. Sistemas produtivos de codornices Espana. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COTURNICULTURA, 1., 2002, Lavras. Anais... Lavras: UFLA, 2002. P.49-65 FLETCHER, D.L. Poultry meat quality. World’s Poultry Science Journal, v.58, n.2, p.131-145. 2002. Disponível em: < http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/32761848/FLETCHER.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1492647947&Signature=C7skzsNvmba393vzlrG3V9FcNQ4%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DPoultry_meat_quality.pdf> Acesso em 12 fevereiro de 2017. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – (IBGE) Diretoria de Pesquisa, coordenação de agropecuária, pesquisa da pecuária municipal, 2016. http://ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2016/estimativa_dou_2016_20160913.pdf. Acesso em 02 de fevereiro de 2017. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – (IBGE) Diretoria de Pesquisa, coordenação de agropecuária, pesquisa da pecuária municipal, 2015. Produção da pecuária municipal, 2015. Disponível em; http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/84/ppm_2015_v43_br.pdf. Acesso em 10 de fevereiro de 2017. MARTINS, E.M. Perspectivas do melhoramento genético de codornas no Brasil. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE MELHORAMENTO ANIMAL. Anais...2002. Disponível em: http:<//www.sbmaonline.org.br/anais/iv/palestras/pdfs/ivp05.pdf> Acesso em 09 de fevereiro de 2017. MURAKAMI, A.E., GARCIA, E.R.M., SOUZA, L.M.G. Composição e características organolépticas da carne de codornas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COTURNICULTURA, 3., 2007, Lavras. Anais... Lavras: UFLA, 2007. p.22-31. OLIVEIRA, E. G., ALMEIDA, E.I.M., MENDES, A.A. Avaliação sensorial de carne de codornas para corte, abatidas aos 35, 56 e 77 dias de idade. Veterinária e Zootecnia, v.12, n. 1/2, p.61-68. 2005. PASTORE, S.M.; OLIVEIRA, W.P. DE; MUNIZ, J.C.L. Panorama da coturnicultura no Brasil. Revista Eletrônica Nutritime. vol.9, n.6, p.2041–2049, Nov./Dez.2012. Disponível em:< http://www.nutritime.com.br/arquivos_internos/artigos/180%20-Panorama%20da%20coturnicultura_.pdf> Acesso em 09 de fevereiro de 2017. Silva, J.H.V.; Jordão Filho, J.; Costa, F.G.P.; Lacerda, P.B. de; Vargas, D.G.V. Exigências nutricionais de codornas. In: XXI Congresso Brasileiro de Zootecnia- ZOOTEC, 21, 2011, Maceió. Anais... Maceió: UFAL, 2011. SOUZA-SOARES, L. A., SIEWERDT; F. (Ed). Aves e ovos. Pelotas – RS: Editora UFPEL, 2005. 138p. Disponível em:< http://biblioteca.unibh.br/bibliotecavirtual/94062.pdf>.  Acesso em: 12 de dezembro de 2016. UBABEF, União brasileira de avicultura e associação brasileira dos produtores Exportadores de frango, Relatório Anual 2014/2015. Disponível em: <http://www.abpa-br.com.br> Acesso em 12 de fevereiro de 2017.