Diferentes níveis de adubação fosfatada no desenvolvimento do sistema radicular e produção de matéria seca do capim Andropogon gayanus

Lorena Silva Oliveira1, Rogério Cavalcante Gonsalves2, André Luiz Viana Sendeski Júnior3, Benedito Botelho4, Bruna Neiriely Silva5, Gabriel Silva Maia6, Hyago Jovane Borges Oliveira7, João Ricardo Barbosa Damaceno8
1 - Faculdade Católica do Tocantins
2 - Professor da Faculdade Católica do Tocantins
3 - Faculdade Católica do Tocantins
4 - Faculdade Católica do Tocantins
5 - Faculdade Católica do Tocantins
6 - Faculdade Católica do Tocantins
7 - Faculdade Católica do Tocantins
8 - Faculdade Católica do Tocantins

RESUMO -

O presente estudo avaliou a produção de Massa Seca da Parte Aérea (MSPA) e Massa Seca da Raiz (MSR) do capim Andropogon gayanus submetido a dosagens variáveis de adubação fosfatada em solo característico do cerrado tocantinense. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado composto por 5 tratamentos com 5 repetições. Os tratamentos constituíram-se por 0, 35, 70, 105 e 140kg/ha de fósforo. Não foram encontradas diferenças significativas entre MSPA e MSR para o tratamento que não recebeu adubação fosfatada, no entanto, observou-se variação nas proporções de produção de MSPA/MSR para o tratamento com 140kg/ha de fósforo.

Palavras-chave: Forrageira, correção de solo, eficiência produtiva, solo do cerrado.

Different levels of phosphate fertilization on root system development and dry matter production of the Andropogon gayanus grass

ABSTRACT - The present study evaluated the production of dry mass of the aerial part (PDMA) and Dry Root Mass (DRM) of the grass Andropogon gayanus subjected to variable dosages of phosphate fertilization in characteristic soil of the cerrado of Tocantins. The experimental design was randomly distributed with 5 treatments with 5 repetitions. The treatments consisted of 0, 35, 70, 105 and 140 kg / ha of phosphorus. No significant differences were found between PDMA and DRM for the treatment that did not receive phosphate fertilization; however, it was observed a variation in the proportions of PDMA / DRM production for the treatment with 140kg /ha of phosphorus.
Keywords: Forage, soil correction, productive efficiency, cerrado soil.


Introdução

   O capim andropogon (Andropogon gayanus) é uma gramínea forrageira perene, ereta, que pode crescer formando touceiras de até 1,0 m de diâmetro e produz perfilhos com altura média variando entre 1,0 a 3,0 m. Mantém sua atividade fotossintética e metabólica sob condições de estresse hídrico. Apresenta excelente adaptação a solos ácidos e de baixa fertilidade natural, desenvolvendo-se melhor nos solos profundos e bem drenados.

    Segundo (FONSECA, 2000) a disponibilidade de fósforo para a planta garante o seu valor alimentício, sendo nutriente essencial ao crescimento, é elemento limitante da produção, sua concentração crítica na planta (nível crítico interno) permite avaliar a condição nutricional e a probabilidade de resposta à adição do P ao solo.

   (LOBATO, 2003) ressalta que a região do Cerrado mantenha esse desempenho na agricultura brasileira é necessário que se utilizem recomendações adequadas de adubos fosfatados, visando aumentar ou manter a eficiência do uso do P, as quais dependem de uma série de aspectos abordados nesse trabalho.



Revisão Bibliográfica

    A composição mineral da planta varia entre espécies e, ou, variedades, com as condições do ambiente (umidade, temperatura, luz), o tecido e sua idade, estação do ano, a forma do nutriente considerado, os níveis dos nutrientes e suas interações, as quais crítica na planta (nível crítico interno) permite ainda avaliar o "status" nutricional da planta e a probabilidade de resposta à adição do fósforo ao solo.( FONSECA et. AL).

   Os Estados que possuem grande parte de sua área com a vegetação de Cerrado foram responsáveis pelo consumo de 47% dos fertilizantes do Brasil no ano de 2001. Esse consumo está compatível com sua participação no país na produção de grãos, carne bovina, frutas, entre outros. Considerando somente o fertilizante fosfatado, na região do Cerrado foram consumidos 51% do P2 O5 total entregue para o consumidor no Brasil em 2001. Esse é um dos investimentos mais altos para a prática da agricultura comercial nesses solos.

    Para que a Região do Cerrado mantenha esse desempenho na agricultura brasileira é necessário que se utilizem recomendações adequadas de adubos fosfatados, visando aumentar ou manter a eficiência do uso do P, as quais dependem de uma série de aspectos abordados nesse trabalho.

    As plantas nutrem-se retirando da solução do solo o P necessário para seu desenvolvimento. O P na solução do solo está em equilíbrio com formas de diferentes graus de solubilidade na fase sólida. Os teores de P na solução dos solos da região do Cerrado são geralmente muito baixos. Essa característica, associada à alta capacidade que esses solos têm para reter o P na fase sólida, é a principal limitação para o desenvolvimento de qualquer atividade agrícola rentável sem a aplicação de adubos fosfatados. (SOUSA et. al LOBATO)

    O capim-Andropogon apresenta menor exigência em P para obtenção de 90% da máxima relação MSPA/MSR. (MESQUITA, 2004)

Materiais e Métodos

      O experimento foi conduzido em casa de vegetação do campus 2 da Faculdade Católica do Tocantins.Cada unidade experimental foi composta por um vaso com capacidade para 6dm³ de solo seco.Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os tratamentos consistiram em cinco doses de fósforo correspondentes a 0, 35, 70, 105 e 140 kg/há de P2O5. O fertilizante fosfatado foi aplicado no momento do plantio na forma de superfosfato simples. Para todos os vasos foram corrigidos os teores de potássio e a acidez, por meio da aplicação de cloreto de potássio e calcário dolomítico PRNT 80%. Dez dias após a emergência das plantas, executou-se o desbaste, deixando três plantas por vaso, Os parâmetros avaliados foram o rendimento de matéria seca da parte aérea (MSPA) e matéria seca de raízes (MSR).

     As plantas foram retiradas dos vasos aos 60 DAP,lavadas em água corrente para remoção do solo preso nas raízes. A parte aérea e as raízes foram separadas, acondicionadas em sacos de papel, identificadas e colocadas em estufa de circulação forçada de ar em temperatura de 60ºC por 72 horas. Os dados foram analisados por meio de análise de variância e regressão. Para se estimar a resposta aos níveis de adubação fosfatada, a escolha dos modelos baseou-se na significância dos coeficientes linear e quadrático, por meio do teste tukey, ao nível de 5% de probabilidade.

 

 



Resultados e Discussão

          Observou-se, por meio da análise de regressão, uma relação linear entre produção MSPA e doses de P2O5 (R² = 0,982), na qual se aumentando a dose de P2O5 obteve-se aumento na produção de MSPA.A produção mínima de MSPA, 5,6 g por vaso, conforme esperado, foi observada para o tratamento em que não foi realizada a adubação fosfatada (0 kg de P2O5/ha). Para a dose máxima utilizada neste estudo (140 kg de P2O5/ha), observou-se produção de 9,6 g de MSPA por vaso. (Figura 1)

Por meio da análise de regressão também observou, uma relação linear entre produção MSR e doses de P2O5 (R² = 0, 966).

        A produção mínima de MSR, 6,1 g por vaso, conforme previsto, foi para o tratamento em que não foi utilizada a adubação fosfatada (0 kg de P2O5/ha).Na dose máxima utilizada neste estudo (140 kg de P2O5/ha), obteve a produção de 17,0 g de MSR por vaso. O fósforo tem grande Influência no crescimento radicular da forrageira, sua deficiência retarda a produtividade. (Figura 2).

        Segundo (ZHU et al., 2007), o sistema radicular das forrageiras é altamente responsivo à disponibilidade de nutriente e sua distribuição no solo.



Conclusões

          As doses de fósforo utilizadas proporcionaram efeito linear crescente sobre a produção de matéria seca de parte aérea e raízes de Andropogon gayanus. Para o estabelecimento de recomendações técnicas de doses de  P2Ona  implantação de pastagens de Andropogon, sugere-se a realização de novos estudos com doses maiores que permitam a determinação do nível ótimo econômico.

 

 



Gráficos e Tabelas




Referências

FONSECA, Dilermando Miranda da. Absorção, Utilização e Níveis Críticos Internos de Fósforo e Perfilhamento em Andropogon gayanus e Panicum maximum. Revista. Brasileira de Zootecnia., 29(6):1918-1929, 2000;

 

MESQUITA, E. E.; PINTO, J. C.; FURTINI NETO, A. E.; SANTOS, P. A. dos; TAVARES, A. E. Teores críticos de fósforo em três solos para o estabelecimento de Capim- Mombaça e capim – Andropogon em vasos. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 33, n. 2, p. 290-301, 2004.

 

SOUSA, D. M. G. de; LOBATO, E. Adubação fosfatada em solos da região do cerrado. Informações Agronômicas, n. 102, 2003.

 

ZHU, J.M., ALVAREZ, S., MARSH, E.L., LENOBLE, M.E., CHO, I.J., SIVAGURU, M., CHEN, S.X., NGUYEN, HT, WU, Y.J., SCHACHTMAN, D.P. Cell wall proteome in the maize primary root elongation zone. II. Region-specific changes in water soluble and lightly ionically bound proteins under water deficit. Plant Physiology. v.145, p.1533–1548. 2007;