DIGESTIBILIDADE APARENTE TOTAL DE NUTRIENTES EM NOVILHOS EM PASTEJO NA ÉPOCA DE TRANSIÇÃO ÁGUAS-SECA SUPLEMENTADOS COM MILHO MOÍDO

Gabriel Machado Dallago1, Darcilene Maria de Figueiredo2, Mário Fonseca Paulino3, Edenio Detmann4, Lívia Vieira de Barros5, João Paulo Ismério dos Santos Monnerat6, Katharine Kelly de Azevedo7, Mauricio Gomes de Sousa8
1 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
2 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
3 - Universidade Federal de Viçosa
4 - Universidade Federal de Viçosa
5 - Universidade Federal de Mato Grosso
6 - Universidade Federal de Pernambuco
7 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
8 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

RESUMO -

Objetivou-se avaliar os efeitos de níveis crescentes de fornecimento de milho moído sobre a digestibilidade aparente total de novilhos mestiços sob pastejo durante o período de transição águas-seca. Para tal, cinco novilhos não-castrados, fistulados no esôfago, rúmen e abomaso, com peso médio inicial de 270 kg foram distribuídos em cinco piquetes de B. decumbens seguindo delineamento em quadrado latino 5×5 (cinco tratamentos e cinco repetições). A cada um dos animais foi fornecido diariamente quantidade de suplemento de 0,00, 0,20, 0,35, 0,50 ou 0,70 % do PV de milho grão moído mais mistura mineral. Realizou-se análise de regressão adotando 0,05 como nível de significância. Foi observado efeito linear positivo significativo (P<0,05) da suplementação na digestibilidade aparente total dos parâmetros MST, MOT, FDN, EE, CNF e NDT.

Palavras-chave: Águas-seca, bovinos, Brachiaria decumbens, digestibilidade, período de transição.

TOTAL APPARENT DIGESTIBILITY OF NUTRIENTS IN CROSSBRED STEERS KEPT IN PASTURE DURING THE RAINY-DRY TRANSITION SEASON SUPPLEMENTED WITH GROUND CORN

ABSTRACT - The objective was to evaluate the effect of increasing levels of ground corn on the total apparent digestibility of crossbred steers kept in pasture during the rainy-dry transition season. Five no-castrated steers, weighting average of 270 kg, fistulated in the esophagus, rumen, abomasum was distributed in five paddocks of Brachiaria decumbens following a 5x5 (5 treatments and 5 periods) Latin square statistical design. Each one of the animals were supplemented with 0.0, 0.20, 0.35, 0.50 or 0.70% of their live weight of ground corn grain plus mineral mix. Regression analysis was carried out using 0.05 as the significant level. It was observed significant (P<0.05) positive linear effect regarding the supplementation on the apparent total digestibility of TDM, TOM, NDF, EE, NFC and TDN.
Keywords: Beef cattle, Brachiaria decumbens, digestibility, rainy-dry, transition period.


Introdução

A utilização de pastos para alimentação de bovinos destaca-se dos demais meios de alimentação pelo baixo custo de produção e alta praticidade. Entretanto, as chuvas não são distribuídas uniformemente nas regiões de clima tropical, resultando em baixa disponibilidade qualitativa e quantitativa de forragem nas pastagens durante os períodos de precipitação escassa. Sendo assim, uma alternativa para aumentar o ganho de peso dos animais mantidos em pastagens e a sua capacidade de suporte é a suplementação (CORREIA, 2006), a qual permite que os animais mantenham consumo balanceado e adequado de nutrientes, superando as deficiências na forragem remanescente. Desta forma, objetivou-se avaliar os efeitos de níveis crescentes de fornecimento de milho moído sobre a digestibilidade aparente total de nutrientes em novilhos mestiços sob pastejo durante o período de transição águas-seca.

Revisão Bibliográfica

Uma vez que a fibra em detergente neutro (FDN) tem custo relativamente inferior a outras fontes energéticas em sistemas de produção de bovinos baseados em pastejo (DETMANN et al., 2004), deve-se maximizar a utilização da FDN potencialmente digestível (FDNpd). Tal utilização está por sua vez, diretamente ligada à capacidade enzimática microbiana de hidrolisar o substrato e posteriormente fermentá-lo para produção de energia, bem como, envolve também as condições adequadas no meio ruminal para viabilizar o aproveitamento da forragem via atividade microbiana. Apesar do fornecimento de suplementos para animais em pastejo não provocar substituição em proporções significativas, os volumosos de menor qualidade são os que mais sofrem efeito sobre a digestibilidade, principalmente quando suplementados com energia baseada em carboidratos amiláceos (DIXON & STORKDALE, 1999). Como a utilização de suplementos múltiplos visa suprir os requerimentos mínimos exigidos de nutrientes para melhorar a atividade enzimática microbiana para otimizar a aproximação da FDN efetivamente degradada da FDNpd, torna-se necessário reconhecer o sistema interativo da dieta (DETMANN ET AL., 2008), de modo a explorar os efeitos benéficos e minimizar os efeitos deletérios da interação entre os alimentos. Dessa forma, um sistema de produção de bovinos de corte que visa a sustentabilidade, baseada na viabilidade biológica e econômica, requer a compreensão de inúmeros fatores relacionados à produção, à implantação e à utilização de novas tecnologias e práticas de manejo que estimulem o aumento da produtividade.

Materiais e Métodos

O experimento foi conduzido no Setor de Bovinocultura de Corte da UFV, entre abril e junho (transição águas-seca). Foram utilizados cinco novilhos não-castrados, com peso médio inicial de 270 kg, fistulados no esôfago, rúmen e abomaso. O delineamento estatístico empregado foi o quadrado latino 5 x 5, onde cada período foi de 19 dias. Os animais foram distribuídos aleatoriamente em 5 piquetes (0,3 ha) de Brachiaria decumbens e suplementados diariamente com milho moído com base no PV dos animais (0,0; 0,20; 0,35; 0,50 e 0,70 % do PV), juntamente com 0,06 kg/animal de mistura mineral. A mistura mineral também era fornecida ad libitum aos animais. Os animais eram pesados no primeiro dia de cada período para determinar a quantidade de suplemento a ser oferecido. A excreção fecal foi estimada a partir do 3º dia experimental, por meio do indicador externo de óxido crômico (10 g). Amostras de fezes foram coletadas em cada período experimental seguindo a distribuição: 7° (18h00), 8º (16h00), 9º (12h00), 10º (10h00) e 11º (8h00) dias. As amostras de fezes foram secas (60±5°C) e moídas em moinho de facas (1 mm), sendo então preparadas amostras compostas de cada animal, por tratamento e período, estimando-se a excreção de MS fecal pela razão entre a quantidade do indicador fornecido e a sua concentração nas fezes. Amostras compostas do pasto por tratamento e período foram preparadas através de simulação manual do pastejo no 1º, 8º e 16º dia de cada período e então moídas em moinho de facas (1 mm) após pré-secagem em estufa de circulação de ar. Uma amostra do milho moído também foi coletada. As amostras do pasto, do milho moído e das fezes foram analisadas quanto a sua composição bromatológica MS, MO, PB, NIDN, NIDA, EE, FDN, FDA, LIG, FDNi, CNF (HALL & AKINYODE, 2000; MERTENS, 2002; ROBERTSON & VAN SOEST, 1981; SILVA & QUEIROZ, 2002). Aos dados obtidos foram realizadas análises de regressão através do software SAS, adotando 0,05 como nível de significância.

Resultados e Discussão

A composição bromatológica do milho moído e do pasto de Brachiaria decumbens estão apresentados na Tabela 1. Devido à ausência de efeitos quadrático, cúbico e quártico para os níveis de milho moído nas dietas estes foram omitidos dos resultados. As equações de regressão obtidas para a digestibilidade aparente total são mostradas na Tabela 2. O fornecimento de níveis crescentes de milho proporcionou resposta linear positiva (P<0,05) para os coeficientes de digestibilidade da matéria seca total (MST) e matéria orgânica total (MOT), FDN, EE, CNF e níveis dietéticos de NDT (Tabela 2). O efeito linear positivo (P<0,05) apresentado para a digestibilidade aparente total da FDN, acarreta em aparente ausência de efeitos negativos dos carboidratos sobre a digestão da FDN. Em condições onde é fornecido um suplemento energético, poderia ser observado a redução da digestibilidade ruminal da FDN devido a ocorrência do efeito carboidrato, o que parece envolver a competição por nutrientes essenciais entre grupos microbianos, resultando em maior proliferação dos microrganismos que degradam amido (EL-SHAZLY ET AL., 1961; MOULD ET AL., 1983). Tal efeito é mais pronunciado em ambientes ruminais com deficiência de compostos nitrogenados (EL-SHAZLY ET AL., 1961). Vários mecanismos têm sido propostos para explicar os efeitos associativos negativos com suplementos à base de amido. Hoover (1986) reportou que decréscimo do pH do líquido ruminal abaixo de 6,00 resultou em considerável perda da atividade celulolítica. Contudo, embora o pH ruminal possa decrescer a digestão da fibra, este não parece ser um fator primário na maioria das situações práticas em que suplementos energéticos são adicionados em dietas baseadas em forragens.

Conclusões

O fornecimento de milho moído como suplemento energético até 0,7% do peso vivo de novilhos mantidos em pastejo no período de transição águas-seca otimizou a digestibilidade aparente total da matéria seca total, matéria orgânica total, proteína bruta, fibra em detergente neutro, extrato etéreo e dos níveis dietéticos de nutrientes digestíveis totais.

Gráficos e Tabelas




Referências

CORREIA, P. S. Estratégias de suplementação de bovinos de corte em pastagens durante o período das águas. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Escola superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, 2006. DETMANN, E. et al. Avaliação nutricional de alimentos ou dietas? Uma abordagem conceitual. In: VI SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE e II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE, 6, 2008, Viçosa. Anais... Viçosa: UFV, 2008. p.21-52. DETMANN, E. et al. Níveis de proteína bruta em suplementos múltiplos para terminação de novilhos mestiços em pastejo durante época seca: desempenho produtivo e característica de carcaça. Revista Brasileira de Zootecnia, v.33, p.169-180, 2004. DIXON, R.M.; STOCKDALE, R. Associative effects between forages and grains: consequences for feed utilization. Australian Journal of Agricultural Research, Collingwood, v.50, n.5, p.757-773, 1999. EL-SHAZLY et al. Effect of starch on the digestion of cellulose in vitro and in vivo by rumen microorganisms. Journal of Animal Science, v.20, p.268-273, 1961. FIESER, B.G. AND VANZANT, E.S. Interactions between supplement energy source and tall fescue hay maturity on forage utilization by beef steers. Journal of Animal Science, v.82, p.307-318, 2004. HALL, M.B.; AKINYODE, A. Cottonseed hulls: working with with a novel fiber source. In: Annual Florida Ruminant Nutrition Symposium, 11., 2000, Gainesville. Proceedings… Gainesville, 2000. p. 179-186. HOOVER, W.H. Chemical factors involved in ruminal fiber digestion. Journal of Dairy Science, v.69, p.2755-2766, 1986. LENG, R.A. Supplementation of tropical and subtropical pastures for ruminant production. In: Gilchrist, F.M.C., Mackie, R. I. (Eds) Herbivore nutrition in the subtropics and tropics. Craighall, South Africa: The Science Press LTD. p. 129-144, 1984. MERTENS, D.R. Rate and extent of digestion. In: DIJKSTRA, J.; FORBES, J.M.; FRANCE, J. (Eds.) Quantitative aspects of ruminant digestion and metabolism. 2 ed. Wallingford: CABI Publishing, 2005. p.13-47. MOULD, F.L. et al. Associative effects of mixed feeds. I. Effects of type and level of supplementation and the influence of the rumen pH on cellulolysis in vivo and dry matter digestion of various roughages. Animal Feed Science and Technology, v.10, p.15-30, 1983. ROBERTSON, J.B.; VAN SOEST, P.J. The detergent system of analysis and its application to human foods. In: James, W.P.T., Theander, O. (Eds.). The Analysis of Dietary Fiber. Marcell Dekker, New York, p.138-147, 1981. SILVA, D.J.; QUEIROZ, A.C. Análise de Alimentos: Métodos químicos e biológicos. 3 ed. Viçosa: Editora UFV, 2002. 235p. SOUZA, M.A. Consumo, digestibilidade e dinâmica ruminal em bovinos alimentados com forragem tropical de baixa qualidade e suplementados com compostos nitrogenados e/ou carboidratos. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2007. 46p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Viçosa, 2007.





©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?