Digestibilidade dos nutrientes em novilhas de corte a pasto suplementadas com fontes de proteína associadas à uréia em suplementos múltiplos na época seca.

Mauricio Gomes de Sousa1, Darcilene Maria de Figueireido2, Mario Fonseca Paulino3, Gabriel Machado Dallago4, Juliana Aparecida Vieira5, Katharine Kelly de Azevedo6, Leila Fernandes7, Isaac dos Santos Cordeiro8
1 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
2 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
3 - Universidade Federal de Vicosa
4 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
5 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
6 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
7 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
8 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

RESUMO -

Objetivou-se avaliar o efeito de diferentes fontes de proteína verdadeira associadas à ureia em suplementos múltiplos, sobre a digestibilidade de novilhas de corte em recria. Para tal, 30 novilhas aneloradas, com 10 meses de idade e 194 kg de média foram divididas igualmente em cinco piquetes de Brachiaria decumbens, em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e seis repetições. Os suplementos foram à base de farelo de soja e farelo de trigo (FSFT); farelo de algodão e farelo de trigo (FAFT); farelo de soja e resíduo de feijão (FSF); farelo de algodão e resíduo de feijão (FAF); farelo de soja, farelo de algodão e resíduo de feijão (FSFAF). Aos suplementos foram adicionados ureia e mistura mineral, para apresentarem aproximadamente 35% de PB. Os suplementos FSF e FAF proporcionaram maiores coeficientes de digestibilidade da FDN e FDNpd (P<0,10) em relação ao suplemento FSFAF. O suplemento FAF apresentou maior (P<0,10) coeficiente de digestibilidade da proteína.

Palavras-chave: Digestibilidade, suplementos, corte, seca.

Nutrient digestibility in heifers fed pasture supplemented with protein sources associated with urea in multiple supplements in the dry season.

ABSTRACT - The objective of this study was to evaluate the effect of different sources of true protein associated to urea in multiple supplements on the digestibility of beef heifers in rearing. To that end, 30 ringed heifers, with 10 months of age and 194 kg of media were also divided into five paddocks of Brachiaria decumbens, in a completely randomized design, with five treatments and six replications. Supplements were based on soybean meal and bran wheat (FSFT); Cottonseed meal and wheat bran (FAFT); Soybean meal and bean residue (FSF); Cottonseed meal and bean residue (FAF); Soybean meal, cottonseed meal and bean residue (FSFAF). To the supplements were added urea and mineral mixture, to present approximately 35% of PB. FSF and FAF supplements provided higher digestibility coefficients for NDF and FDNpd (P <0.10) relative to the FSFAF supplement. The FAF supplement had higher (P <0.10) protein digestibility coefficient.
Keywords: Digestibility, supplements, cut, dry.


Introdução

O nível de produtividade de bovinos de corte depende, entre outros fatores, do potencial genético do animal e do consumo de nutrientes, que, em grande parte, é determinado pelo uso de alimentos à base de volumoso, muito importante em sistemas de alimentação, por determinar o atendimentos às exigências de mantença e de produção dos animais. Entretanto, ao longo do crescimento da planta ocorre o espessamento e a lignificação da parede celular, comprometendo sua qualidade como alimento para os ruminantes (Paulino et al., 2002); proporcionando menores taxas de digestibilidade (Rodella et al., 1982), aumentando o tempo de retenção nos compartimentos fermentativos. A alta retenção de partículas no rúmen-retículo, eleva o efeito de repleção ruminal, limitando a ingestão de alimentos e o desempenho animal. Considerando que o processo de digestão pode ser influenciado não somente pelas características intrínsecas do substrato, mas pela massa de células microbianas ou de enzimas no fluido ruminal (Detmann et al., 2005); fatores externos também podem afetar a digestão da fração fibrosa no rúmen. Dos fatores externos à fibra que mais afetam a sua digestão, a baixa disponibilidade de compostos nitrogenados é o principal, principalmente em animais consumindo forragens de baixa qualidade. Com base nessa premissa, objetivou-se neste estudo avaliar o efeito de diferentes fontes de proteína verdadeira associadas ao nitrogênio não protéico (uréia) em suplementos múltiplos, sobre a digestibilidade de novilhas aneloradas em fase de recria, em pastagens de Brachiaria decumbens, no período da seca.

Revisão Bibliográfica

Devido aos custos dos farelos proteicos, pesquisas sobre o uso de fontes de compostos nitrogenados tem sido desenvolvidas, objetivando maximizar a sua eficiência de utilização, melhorar o desempenho animal e reduzir as perdas de nitrogênio para o ambiente (Santos et al., 1998). Sabe-se que o fornecimento de compostos nitrogenados permite o incremento no consumo voluntário da forragem e melhora o balanço energético a partir dos carboidratos fibrosos. Isto favorece o crescimento das bactérias fibrolíticas (Russel et al., 1992), maximizando a degradação ruminal e a síntese de proteína microbiana, o que resulta em maior aporte de nutrientes para o intestino é ácidos graxos voláteis para o metabolismo energético (Detmann et al., 2004). No entanto, tanto a deficiência como o excesso de proteína na dieta podem reduzir o consumo; a deficiência, pelo não atendimento aos requerimentos dos microrganismos ruminais e o excesso, pela toxidez pela liberação de amônia, que aumenta o teor de ureia, via urina, constituindo em desperdício de proteína. Valadares et al. (1997) relataram que, quando o suprimento de nitrogênio (N), originário da proteína da dieta ou da reciclagem endógena, não atende às exigências dos microrganismos ruminais, pode ocorrer limitação do crescimento microbiano, afetando negativamente a digestibilidade da parede celular e o consumo, acarretando em baixo desempenho animal.

Materiais e Métodos

O experimento foi conduzido no Setor de Bovinocultura de Corte do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa durante o período da seca, utilizando 30 novilhas, com 10 meses de idade e peso médio inicial de 194 Kg, divididos em cinco piquetes de Brachiaria decumbens, de 2,0 ha de área, seguindo um delineamento inteiramente casualizado, recebendo um dos cinco suplementos (Tabela 1): A disponibilidade total de forragem foi realizada em duplicata (McMeniman, 1997). Uma alíquota foi seca em estufa de ventilação forçada a 60±5oC, moída em moinho de facas (1 mm). A outra foi utilizada para a separação dos componentes de Brachiaria decumbens: folha verde, colmo verde, folha seca e colmo seco. A amostragem do pasto consumido foi realizada via simulação manual do pastejo. Para estimar o consumo de matéria seca, foi utilizado o indicador externo oxido crômico, fornecido aos animais durante 9 dias na quantidade de 10 g/dia. As fezes foram coletadas no 8º dia (16h00), 9º dia (12h00) e no 10º dia (08h00), após início do fornecimento do óxido crômico, para constituírem uma amostra composta com base no peso seco para cada animal. Amostras de alimentos e fezes foram processadas em moinho de facas (1 mm) e incubadas em duplicata (20 mg MS/cm2) no rúmen de novilhos por 264 horas. Foi então quantificado os teores de fibra em detergente neutro indigestível (FDNi) que foi utilizado como indicador interno para quantificar o consumo voluntário (DETMANN et al., 2001). As amostras do pasto consumido, ingredientes dos suplementos, componentes da pastagem e fezes foram analisadas quanto a sua composição bromatológica (LICITRA et al., 1996; HALL & AKINYODE, 2000; MERTENS, 2002; ROBERTSON & VAN SOEST, 1981; SILVA & QUEIROZ, 2002). Para o cálculo dos nutrientes digestíveis totais, utilizou-se a seguinte de equação: NDT = PBD+2,25xEED+FDNcpD+CNF. Os procedimentos estatísticos foram realizados no  SAS (Statistical Analsys System). adotando 0,10 como nível de significância.

Resultados e Discussão

No presente estudo, o percentual encontrado de MSpd da planta inteira em relação à quantidade de MS total (MST), foi 57,35. As disponibilidades médias de MST e MSpd durante o período experimental foi de 1.903,2 e 1.099,1 kg/ha, respectivamente. Observou-se que a junção do farelo de soja e do feijão constituindo o suplemento FSF proporcionou maior (P<0,10) coeficiente de digestibilidade da matéria orgânica entre os suplementos avaliados (Tabela 2). Já os coeficientes de digestibilidade da FDN e FDNpd foram maiores (P<0,10) tanto para as dietas contendo suplemento formulado com feijão e farelo de soja (FSF) quanto para suplemento com feijão e farelo de algodão (FAF), em relação à dieta contendo suplemento baseado em feijão tendo como fonte protéica os farelos de soja mais o de algodão (FSFAF) (Tabela 2). O maior (P<0,10) coeficiente de digestibilidade da proteína verificado para o suplemento FAF (Tabela 2) não condiz com a característica de baixa digestibilidade proteica relatada para o feijão, em torno de 32,45% (Mesquita et al., 2007), devido ao alto teor de fatores antinutricionais, como os inibidores de tripsina presente nestes grãos. O suplemento FSF apresentou maior digestibilidade dos nutrientes supracitados (Tabela 2). É possível inferir a provável razão do suplemento FSF gerar médias superiores nos coeficientes de digestibilidade (Tabela 2), quando se verifica que este suplemento continha os menores teores de lignina, FDNi e FDAi (Tabela 2). Estas características estão diretamente relacionadas ao comprometimento do ataque microbiano nas partículas do alimento, diminuindo seu potencial de digestão.

Conclusões

O fornecimento de suplementos proteicos de baixo consumo, formulados a partir de  farelo de soja e do feijão, apresentaram maior coeficiente de digestibilidade, demonstrando que estes ingredientes proporcionam maior digestibilidade dos nutrientes supracitados em novilhas aneloradas em fase de recria.


Referências

DETMANN, E.; PAULINO, M.F.; ZERVOUDAKIS, J.T. et al. Níveis de proteína bruta em suplementos múltiplos para terminação de novilhos mestiço em pastejo durante época seca: desempenho produtivo e característica de carcaça. Revista Brasileira de Zootecnia, v.33, p.169-180, 2004. DETMANN, E., PAULINO, M.F., CECON, P.R. et al. Níveis de proteína em suplementos para terminação de bovinos em pastejo durante o período de transição seca/águas: Consumo voluntário e trânsito de partículas. Revista Brasileira de Zootecnia, v.34, p.1371-1379, 2005. HALL, M.B.; AKINYODE, A. Cottonseed hulls: working with with a novel fiber source. In: Annual Florida Ruminant Nutrition Symposium, 11, 2000, Gainesville. Proceedings… Gainesville, 2000. p. 179-186. LICITRA, G.; HERNANDEZ, T.M.; VAN SOEST, P.J. Standardization of procedures for nitrogen fractionation of ruminant feeds. Animal Feed Science and Technology, v.57, p.347-358, 1996. McMENIMAN, N.P. Methods of estimating intake of grazing animals. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 34, 1997, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: SBZ, 1997. p.131-168. MERTENS, D.R. Gravimetric determination of amylase-treated neutral detergent fiber in feeds with refluxing in beakers or crucibles: collaborative study. Journal of AOAC International, v.85, n.6, p.1217-1240, 2002. PAULINO, M.F.; DE MORAES, E.H.B.K.; ZERVOUDAKIS, J.T. et al. Suplementação de novilhos mestiços recriados em pastagens de Brachiaria decumbens durante o período das águas: desempenho. In: Reunião Anual Da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 39, 2002, Recife. Anais... Recife: SBZ, 2002.





©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?