Efeito da adubação nitrogenada em Brachiaria brizantha cv. Xaraés em dois tipos de solos

Lorena Silva Oliveira1, Marcelo Konsgen Cunha2, Alceu Moreira da Costa3, Romenson De Oleiveira Alves4, Bruna Neiriely Silva5
1 - Acadêmica- Faculdade Católica do Tocantins
2 - Professor- Faculdade Católica Do Tocantins
3 - Acadêmico- Faculdade Católica do Tocantins
4 - Acadêmico- Faculdade Católica do Tocantins
5 - Acadêmica- Faculdade Católica do Tocantins

RESUMO -

No presente trabalho objetivou-se avaliar a produção de massa seca (PMS) do capim Xaraés, com diferentes doses de nitrogênio em dois tipos de solo. Foi empregado um delineamento completamente casualizado e um fatorial completo 2×3, com 4 repetições.O fator solo teve dois níveis e o fator nitrogênio três. O experimento foi realizado em vasos, em casa de vegetação com irrigação automatizada na Faculdade Católica do Tocantins, em Palmas- TO. Depois de 10 dias após o semeio realizou-se o desbaste das plantas, deixando-se duas plantas por vaso. O primeiro corte ocorreu 46 dias após o semeio e após este aplicaram-se as doses de N usando uréia diluída em água, em toda área de solo dos vasos. Em 30/11/2016, 48 dias após o primeiro corte realizou-se novo corte das duas plantas. As plantas foram submetidas à secagem em estufa de circulação forçada de ar à 65º C por 72 horas. O peso de MS foi transformado de PMS e submetido à análise de variância e teste de médias. A análise de variância apontou uma diferença significativa para o fator nitrogênio e para a interação entre os fatores solo e nitrogênio. No solo 1 que apresentou leve deficiência de cálcio (Ca) e menor capacidade de troca de cátions (CTC) não houve diferença na PMS obtida nas diferentes doses de N, enquanto para o solo 2, que apresentou níveis adequados de Ca e maior CTC, a PMS foi maior quando aplicou-se N, independente da dose.

Palavras-chave: Pastagem, produção de matéria seca, capacidade de troca de cátions.

Effect of nitrogen fertilization on Brachiaria brizantha cv. Xaraés in two types of soils

ABSTRACT - The objective of this study was to evaluate dry mass production (DMP) of Xaraés grass, with different nitrogen rates in two soil types. A completely randomized design and a complete 2x3 factorial were used, with 4 repetitions. The soil factor had two levels and the nitrogen factor had three levels. The experiment was carried out in pots, in a greenhouse with automated irrigation at the Catholic University of Tocantins, in Palmas-TO. Ten days after sowing, the thinning of the plants was carried out, leaving two plants per pot. The first cut occurred 46 days after sowing and then the doses of N were applied using urea diluted in water throughout the soil area of the pots. On November 30th, 48 days after the first cut, the two plants were cut again. The plants were submitted to forced air drying at 65 º C for 72 hours. The weight of DM was transformed from DPM and submitted to analysis of variance and average test. The analysis of variance showed a distinguished difference for the nitrogen factor and for the interaction between the soil and nitrogen factors. In soil 1, which presented slight calcium deficiency (Ca) and lower cation exchange capacity (CEC), there was no difference in the PMS obtained at the different N doses, while in soil 2, which presented adequate levels of Ca and higher CEC, the DMP was higher when N was applied, regardless of the dose.
Keywords: Pasture, dry matter production, cation exchange capacity.


Introdução

   Com uso de doses elevadas de fertilizantes nitrogenados, aos quais estas forrageiras tropicais respondem muito bem em produção (Corrêa et al., 1998a) e em qualidade para os animais (Corrêa et al., 1998b), há tendência de acidificação do solo quando a forma de N utilizada for a amoniacal (nitrato de amônio, uréia e, mais intensamente, sulfato de amônio).

   A habilidade de uma planta para obter quantidades suficientes de K, Ca e Mg ou outro nutriente para um bom crescimento e desenvolvimento pode depender não apenas do teor e da forma disponível do nutriente no meio de crescimento, mas também de outros fatores que alteram sua absorção. No caso dos cátions, tem sido evidenciada a importância de outros presentes no meio de crescimento para a absorção de determinado cátion pela planta (Bull et al., 1998).Cátions como K+ e Ca2+ competem efetivamente com o Mg2+ e diminuem sua absorção.

   Andrade et al. (2000) demonstraram que a adubação nitrogenada interfere de forma negativa no teor de K, Ca e Mg em capins, ao mesmo tempo em que salientaram ser necessário cuidar do fornecimento destes, pois aplicações elevadas de K podem interferir na absorção de Ca e Mg pela planta.

 

  Segundo Corsi (1994) o nitrogênio desempenha inúmeras funções nas forrageiras, como: tamanho, taxa e peso de folhas e de perfilho,  alongamento de colmos, fatores de grande importância na produção de matéria seca e valor nutritivo das pastagens.



Revisão Bibliográfica

   A formação de pastagens nas regiões tropicais e subtropicais é quase sempre relegada às terras de baixa fertilidade, resultando no desenvolvimento lento das gramíneas. Surge, então, a necessidade de aumentar a produtividade dessas pastagens, o que requer a aplicação de fertilizantes, a fim de permitir exploração animal mais intensivo, capaz de competir com outras formas de exploração dentro da atividade agrícola. A determinação de níveis críticos e das doses recomendáveis de nutrientes a serem adicionadas ao solo é de vital importância para uso racional de fertilizantes. Entre os macronutrientes, o nitrogênio e o potássio possuem papel fundamental para a nutrição das plantas; o nitrogênio, por ser constituinte essencial das proteínas e interferir diretamente no processo fotossintético, pela sua participação na molécula de clorofila, e o potássio, por ser o cátion em maior concentração nas plantas, sendo um nutriente com relevantes funções fisiológicas e metabólicas como ativação de enzimas, fotossíntese, translocação de assimilados e também absorção de nitrogênio e síntese protéica, tornando-se, portanto, limitante em sistema de utilização intensiva de solo. A produção agrícola está diretamente relacionada com a disponibilidade dos nutrientes, que em determinada condição depende, além das formas químicas em que o mesmo se encontra no solo, da capacidade de absorção da cultura, do desenvolvimento do sistema radicular, do tempo de crescimento e, ainda, das condições climáticas e da disponibilidade de outros nutrientes  (PRIMAVESI, 2004)

    A soma total de cátions em uma planta ou em parte dela é pouco variável mesmo quando ocorre variação no fornecimento individual deles, pois o aumento de um cátion no meio costuma deprimir a absorção de outro  fenômeno chamado de antagonismo (Mengel & Kirkby, 2001).



Materiais e Métodos

O experimento foi realizado na Faculdade Católica do Tocantins, na casa de vegetação, no período compreendido entre 26 de agosto de 2016 a 10 de dezembro do mesmo ano. Foi empregado um delineamento completamente casualizado e um fatorial completo 2x3, com 4 repetições. O fator solo teve dois níveis e o fator nitrogênio três. O experimento foi realizado em vasos. A semeadura foi executada no dia 26 de agosto de 2016. Depois de 10 dias após o semeio realizou-se o desbaste das plantas, deixando-se duas plantas por vaso. O primeiro corte ocorreu 46 dias após o semeio e após este aplicaram-se as doses de N usando uréia diluída em água, em toda área de solo dos vasos. Em 30/11/2016, 48 dias após o primeiro corte realizou-se novo corte das duas plantas. As plantas foram submetidas à secagem em estufa de circulação forçada de ar à 65º C por 72 horas. O peso de MS foi transformado de PMS e submetido à análise de variância e teste de médias.



Resultados e Discussão

   A análise de variância apontou uma diferença significativa para o fator nitrogênio e para a interação entre os fatores solo e nitrogênio. No solo 1 que apresentou leve deficiência de cálcio (Ca) e menor capacidade de troca de cátions (CTC) não houve diferença na PMS obtida nas diferentes doses de N, enquanto para o solo 2 que apresentou  níveis adequados de Ca e maior CTC a PMS foi maior quando aplicou-se N, independente da dose. De acordo com (Mengel & Kirkby, 2001) o aumento, ou desequilíbrio de um dos cátions K, Mg e Ca , gera o antagonismo, que e a rivalidade entre os nutrientes diminuindo assim a absorção do N na forrageira. Segundo (ANDRADE ,2000) ressalta o cuidado ao fornecer elevadas quantidades de  K a planta, pois poderá afetar diretamente a absorção e a função do Ca e Mg na planta. A deficiência de Ca no solo 1, fez com que houvesse antagonismo entre os dois cátions K e Mg, ocorrendo assim perda de produtividade da forrageira.



Conclusões

 

Na media dos dois solos, houve aumento de produtividade de matéria seca do capim Xaraés, quando submetido à adubação nitrogenada, contudo este foi dependente das características do solo, observando comportamento diferente entre os dois solos. O aumento da dose não resultou em melhoria da produtividade de matéria seca. O coeficiente de variação contribuiu para diminuir o efeito dos tratamentos na produtividade, sendo assim, a análise dos resultados obtidos deve considerá-lo.

Gráficos e Tabelas




Referências

ANDRADE, C.S.; FONSECA, D.M.; GOMIDE, J.A.; ALVAREZ V., V.H.; MARTINS, C.E. & SOUZA, D.P.H. Produtividade e valor nutritivo do capim-elefante cv. napier sob doses crescentes de nitrogênio e potássio. Revista Brasileira de Zootecnia, 29:1589-1595, 2000.

BATISTA, E. E, MONTEIRO, Variações nos teores de potássio, cálcio e magnésio em Capim- Marandu adubados com dose de nitrogênio e enxofre. Revista Brasileira  de ciência do solo, 34:151-161, 2010.

 

CORRÊA, L. A.; FREITAS, A. R.; BATISTA, L. A. R. Níveis de nitrogênio e freqüência de corte em 12 gramíneas forrageiras tropicais. I. Produção de matéria seca. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 35., Botucatu, 1998. Anais... Botucatu: SBZ, 1998a. p. 304.

 CORRÊA, L. A.; FREITAS, A. R.; BATISTA, L. A. R. Níveis de nitrogênio e freqüência de corte em 12 gramíneas forrageiras tropicais. II. Qualidade de forragem. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 35., Botucatu, 1998. Anais... Botucatu: SBZ, 1998b. p. 518.

 

BÜLL, L.T.; VILLAS BÔAS, R.L. & NAKAGAWA, J. Variações no balanço catiônico do solo induzidas pela adubação potássica e efeitos na cultura do alho vernalizado. Sci. Agric., 55:157-163,1998.

CORSI, M.; NUSSIO, L. G. Manejo do capim elefante: correção e adubação do solo. In: SIMPÓSIO SOBRE O MANEJO DA PASTAGEM, 10., 1983, Piracicaba, SP. Anais... Piracicaba,FEALQ, 1993. p.87-115. Editado por A. M.Peixoto, J. C. de Moura e V.P. de Faria.

 

MENGEL, K. & KIRKBY, E. Principles of plant nutrition. 5.ed. Dordrecht, Kluwer Academic Publishers, 2001. 849p.

 

PRIMAVESI, O; PRIMAVESI, A. C ; L. de A; ARMELIN, M.J.A,; Freitas, A.R Calagem em pastagem de Brachiaria decumens recuperada com adubação nitrogenada em cobertura. In. EMBRAPA Pecuária Sudeste, São Carlos,SP (Brasil).


 







©2025 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?