Efeito da suplementação no desempenho de novilhas de corte suplementadas no período das aguas

Amorésio Souza Silva Filho1, Alexandre de Lima Souza2, Anderson de Moura Zanine3, Mario Luiz Santana Júnior4, Carla Suele Semim5, Wanderson José Rodrigues de Castro6, Fagton de Mattos Negrão57, Douglas Henrique Silva de Almeida78
1 - Professor /SECITEC- Canarana.
2 - Professor do Departamento de Zootecnia/UFMT-Rondonópolis
3 - Professor do Departamento de Zootecnia/UFMA-Chapadinha.
4 - Professor do Departamento de Zootecnia/UFMT-Rondonópolis
5 - Aluna de graduação do curso de Zootecnia/UFMT/Rondonópolis.
6 - Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal/UFMT-Cuiabá.
7 - Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal/UFMT-Cuiabá.
8 - Mestrando Programa de Pós graduação em Zootecnia/UNESP/Jaboticabal

RESUMO -

Nesta pesquisa objetivou-se avaliar os efeitos da suplementação alimentar no desempenho de novilhas de corte em pastejo de capim-marandu no período das águas. Foram utilizadas seis unidades de manejo para pastejo dos animais, sendo cada unidade composta por oito piquetes de 0,1 ha. Os tratamentos experimentais foram constituídos pelo fornecimento de suplementação concentrada ao nível de 0; 0,5 e 1,0% do peso corporal (PC) dos animais. Os resultados foram submetidos a análise de variância e teste tukey a 5% de probabilidade. A suplementação alimentar influenciou (P<0,05) os ganhos de pesos médios diários, registrando-se valores de 562a; 746b e 895c g.dia-1 para os níveis de 0; 0,5 e 1,0% do PC de suplemento, respectivamente. A suplementação alimentar aumentou o ganho de peso por área. A suplementação concentrada de novilhas de corte em pastejo no período das águas intensifica os ganhos de pesos individuais e por área.

Palavras-chave: capim-marandu, ganho de peso, lotação rotacionada, manejo do pastejo.

Effect of supplementation on the performance of beef heifers supplemented during the water period

ABSTRACT - The objective of this research was to evaluate the effects of dietary supplementation on the performance of cutting heifers in grazing of marandu grass in the water period. Six management units were used to graze the animals, each unit consisting of eight paddocks of 0.1 ha. Experimental treatments consisted of the provision of concentrated supplementation at the level of 0; 0.5 and 1.0% of the body weight (CP) of the animals. The results were submitted to analysis of variance and tukey test at 5% probability. Feeding supplementation influenced (P <0.05) the mean daily weight gain, with values of 562a; 746b and 895c g.day-1 for levels of 0; 0.5 and 1.0% of the supplement PC, respectively. Dietary supplementation increased weight gain by area. Concentrated supplementation of grazing heifers during the water period intensifies individual and area weight gains.
Keywords: marandu grass, weight gain, rotational stocking, grazing management.


Introdução

O Brasil possui um dos maiores rebanhos de bovinos do mundo, sendo reconhecido no mercado internacional como um dos principais produtores e exportadores de produtos cárneos. Só em 2014 foram abatidos no Brasil mais de 33.900.000 animais incluindo bovinos, vacas, novilhos e novilhas (IBGE, 2015). Estima-se ainda que, mais de 80% dos animais abatidos são terminados a pasto, o que destaca a grande importância das pastagens nos sistemas de produção de bovinos. Todavia, em função da variação de fatores climáticos e das condições de manejo, as pastagens alternam durante o ano altas taxas de acúmulo de matéria seca com períodos de baixa disponibilidade de forragem verde e de baixo valor nutritivo, o que compromete o desempenho contínuo dos animais e os índices de produtividade da pecuária de corte nacional. A suplementação de bovinos a pasto é uma das principais estratégias para a intensificação dos sistemas primários regionais. Esta tecnologia permite corrigir dietas desequilibradas, aumentar a eficiência de conversão do pasto, melhorar o ganho de peso dos animais, encurtar os ciclos reprodutivos, de crescimento e engorda dos bovinos e aumentar a capacidade de suporte das pastagens elevando o nível de produção por unidade de área (Paulino et al., 2004). Nesta pesquisa, objetivou-se avaliar o desempenho de novilhas de corte em resposta a suplementação concentrada no período das águas em pasto de Brachiaria brizantha cv. Marandu, manejado em sistema de lotação intermitente.  

Revisão Bibliográfica

Os suplementos são comumente usados para adicionar nutrientes extras, ou suprir aqueles limitantes ao desempenho do animal (Poppi e Mclennan, 2007). A suplementação pode ser definida como o ato de complementar, completar ou suprir nutrientes num processo composto por três unidades: o animal, o pasto e o manejo, tendo como objetivo a obtenção de maior desempenho físico e econômico (Cibilis et al., 1997). A suplementação de animais em pastejo é uma ferramenta que permite corrigir dietas desequilibradas, melhorando a conversão alimentar e os ganhos de peso corporal e, por conseqüência, diminuindo os ciclos da pecuária de corte (Peruchena, 1999). Quando se almeja uma pecuária de ciclo curto com altos ganhos por área e produtividade acima da média nacional, algumas tecnologias tornam-se imprescindíveis no sistema, no que tange a produção de bovinos em pastejo. Para obtenção de tais metas, a suplementação dos animais a pasto surge como uma ferramenta para o suprimento de nutrientes limitantes, bem como para o aumento da eficiência de utilização das forragens (Poppi e Mclennan, 1995). Para produzir animais em quantidade e qualidade, a suplementação da dieta é uma alternativa tecnológica que permite o ajuste nutricional entre a curva de oferta de forragem e a demanda dos bovinos em pastejo, o que é fundamental para aumentar a precocidade dos sistemas de produção de carne (Zervoudakis et al., 2008).

Materiais e Métodos

O experimento foi realizado em propriedade rural localizada a 6 Km do Campus Universitário de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato. O período experimental foi de dezembro de 2013 a maio de 2014, com 136 dias de avaliação. Os tratamentos experimentais corresponderam aos fornecimentos de 0; 0,50 e 1,0 % do peso corporal (PC) de ração concentrada na recria de novilhas de corte em pastejo de capim-marandu no período das águas com método do pastejo  de lotação sistema intermitente com carga animal variável. O suplemento foi fornecido diariamente aos animais no período da manhã. Todos os animais tiveram livre acesso ao sal mineral, fornecido ad libitum, em cochos separados da ração concentrada. Os animais foram pesados no início e final do experimento em jejum alimentar prévio de 14 horas. Em cada uma das seis áreas experimentais foram utilizadas do início ao fim do experimento seis novilhas (animais testes) com composição genética (½ Nelore x ½ Angus) e peso corporal médio de 249,2 kg com aproximadamente 16 meses de idade. Outras dezesseis novilhas (animais reguladores), com mesma composição genética e contemporânea aos animais testes, foram adicionadas e retiradas das áreas experimentais sempre que houve a necessidade de se ajustar a taxa de lotação à capacidade de suporte dos pastos. O ganho de peso diário dos animais testes foi utilizado para estimar o desempenho individual das novilhas (Paciullo et al., 2011). O ganho de peso por área (kg.ha-1) foi calculado com base nos ganhos de pesos individuais médios e no número de animais (testes e reguladores) em cada área experimental, animais.dia.ha-1 (Paciullo et al., 2011). As variáveis relacionadas ao desempenho dos animais foram analisadas utilizando-se o procedimento GLM do programa SAS University Edition (2014). Os resultados são apresentados como médias estimadas por quadrados mínimos. As médias foram comparadas utilizando o teste Tukey a 5% de probabilidade.

Resultados e Discussão

Os valores de PC, e de ganho de peso em função da suplementação concentrada são descritos na (Tabela 1). A suplementação concentrada influenciou (P<0,05) os ganhos de pesos médios diários, com acréscimos de 0,184 e 0,333 kg/dia para os animais suplementados com 0,5 e 1,0% do PC, respectivamente. Os ganhos de pesos diários dos animais suplementados com 0 e 0,5% do PC foram superiores em 124 e 187 g aos ganhos de pesos de novilhas Nelore que receberam mesmo nível de suplementação concentra em condições semelhantes de manejo de pastejo na mesma área experimental, respectivamente (Souza et al., 2014). Foram observados ganhos de pesos individuais de 76,4; 101,6 e 121,7 kg para os animais que receberam 0; 0,5 e 1,0% do PC de suplementação concentrada, respectivamente. Os acréscimos observados nos ganhos de pesos individuais obtidos com a suplementação no período das águas contribuem para antecipar a idade à puberdade sexual e reduzir o tempo gasto na fase de recria. Outra vantagem é o fato de poder antecipar a liberação de área para outras categorias (Euclides et al., 1998). Os incrementos de 32,7 e 59,2% no ganho de peso individual dos animais suplementados ao nível de 0,5 e 1,0% do PC podem ser atribuídos ao maior aporte de nutrientes fornecidos pelo concentrado, respectivamente. O fornecimento de suplemento concentrado nas quantidades de 0,50 e 1% do PC resultou em um consumo 1510 e 2920 g/animal/dia respectivamente.

Conclusões

A suplementação concentrada de novilhas de corte em pastejo no período das águas intensifica os ganhos de pesos individuais e por área em comparação ao sistema de produção pasto e sal mineral.

Gráficos e Tabelas




Referências

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO BRASIL. Rio de Janeiro: IBGE, v.75, 2015.   CIBILIS R.; MARTINS, D.V.; RISSO, D. Que es suplementar? In: MARTINS, D.V. (Ed.) Suplementación estrategica para el engorde de ganado. Serie Técnica Nº 83. Montevideo; INIA. 54p. 1997.   EUCLIDES, V.P.B.; EUCLIDES FILHO; K.E., ARRUDA, Z.J. FIGUEIREDO, G. R. Desempenho de novilhos em pastagens de Brachiaria decumbens submetidos a diferentes regimes alimentares. Revista Brasileira de Zootecnia, v.27, n.2, p.246-254, 1998.   PACIULLO, D.S.C., CASTRO, C.R.T., GOMIDE, C.A.M., MAURÍCIO, R.M., PIRES, M.F.A., MULLER, M.D., XAVIER, D.F. Performance of dairy heifers in a silvo pastoral system. Livestock Science, v.141, p.166-172, 2011.   PAULINO, M.F.; FIGUEIREDO, D.M.; MORAES, E.H.B.K. Suplementação de Bovinos em pastagens: uma visão sistêmica. In: SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE, 4., 2004, Viçosa, MG. Anais... Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2004. p.93-144.   SAS INSTITUTE. SAS System for Windows. Version 8.0. Cary: SAS institute inc. 2014.   SOUZA, A.L.; ARNOLDO, T.L.Q.; CENCHIM, F. C.; FERREIRA, R.K.O.; ZANINE, A.M.; SANTANA JUNIOR, M.L. Desempenho de novilhas de corte suplementadas a pasto no período das águas. In: VI Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável III Congresso Internacional de Agropecuária sustentável, 2014, Viçosa. Anais... Viçosa: SIMBRAS, 2014. p.1481-1484.   PERUCHENA, C.A. Suplementación de bovinos para carne sobre pasturas tropicales, aspectos nutricionales, productivos y economicos. In: REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 36., 1999, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SBZ/,1999.   POPPI, D. MCLENNAN, S.R. Otimizando o desempenho de bovinos em pastejo com suplementação protéica e energética. In: SANTOS, F.A.P. MOURA, J.C. FARIA, V.P. (ed.). Simpósio sobre Bovinocultura de Corte: Requisitos de qualidade na bovinocultura de corte. 6, Piracicaba, 2007. Anais... Piracicaba: FEALQ, p. 163-181, 2007.   POPPI, D.P.; McLENNAN, S.R. Protein and energy utilization by ruminant at pasture. Journal Animal Science, v.73, n.1, p.278-290, 1995.   ZERVOUDAKIS, J.T.; PAULINO, M.F.; CABRAL, L.S.; DETMANN, E.; VALADARES FILHO S.C.; MORAES H.B.K.; . Suplementos múltiplos de auto controle de consumo na recria de novilhos no período das águas. Ciência e Agrotecnologia, v.32, p.1968-1973, 2008.