EFEITOS AMBIENTAIS SOBRE CARACTERÍSTICAS DE CRESCIMENTO E PERÍMETRO ESCROTAL NA FASE PRÉ-DESMAME EM BOVINOS DA RAÇA NELORE

Ana Claudia Ambiel1, Edson Luis Azambuja Ribeiro2, Carolina Amália de Souza Dantas Muniz3, Leticia Jalloul Guimarães4, Liliane Suguisawa5
1 - discente de doutorado do programa de pós-graduação em Ciência Animal, UEL, Londrina
2 - docente do departamento de Zootecnia da UEL, Londrina
3 - docente do departamento de Zootecnia da UEL, Londrina
4 - discente de mestrado do programa de pós-graduação em Ciência Animal, UEL, Londrina
5 - Designer Genes Technologies (DGT Brasil)

RESUMO -

Objetivou-se estudar os principais fatores ambientais que afetam as características de crescimento e perímetro escrotal na fase pré-desmama em um rebanho bovino da raça Nelore. Foram avaliadas as características peso ao nascer, peso ajustado aos 120 e 240 dias, ganho médio diário no pré-desmame, perímetro torácico, altura do posterior e perímetro escrotal na desmama. Para verificar os efeitos do meio foram realizadas análises de variância pela metodologia dos quadrados mínimos, estimando-se as médias padronizadas dos efeitos fixos e o coeficiente de regressão para a covariável, por meio do procedimento GLM do SAS. As características de crescimento e perímetro escrotal são influenciadas pelos efeitos ambientais externos (ano e estação de nascimento) e internos (sexo). Essas informações subsidiam as análises dos dados e propõe ajustes na estação de nascimento. A idade da mãe ao parto influencia as características de pré-desmama, em bovinos da raça Nelore, e deve ser incluída no modelo de análise.

Palavras-chave: Efeito materno, Peso a desmama, Ganho de peso

Environment effects on growth traits and scrotal perimeter in the preweaning fase in Nelore cattle

ABSTRACT - The objective was study the principals environment factores than affect the growth characteristics and scrotal perimeter in preweaning fase in a herdly Nelore. Were avalued the traits birth weigth, adjusted weigth for 120 and 240 days, medium gain daily in preweaning, thoracic perimeter, hip heigth and scrotal perimeter on weaning. For verify the environment effects the analysis was carried out using the least squares method, estimating the standardize averages the fixes effects and the coefficient of regression to the covariate, by the program GLM on the SAS. Growth characteristics and scrotal perimeter are influenced to the external environment (birth and seasons year) and internal (sex). That's informations subsidiser the data analysis and propose adjustes in the reproductive station. Cow age in the childbirth have influence in the preweaning characteristics in bovine Nelore and need be included in the analysis model.
Keywords: maternal effect, weaning weight, weight gain


Introdução

Bovinos Zebuínos (Bos indicus), com destaque a raça Nelore, apresentam melhor adaptação ao ambiente tropical, quando comparados aos bovinos europeus (Bos taurus).   Sendo assim, seu uso durante o processo de formação de rebanhos no Brasil foi de fundamental importância para que a produção de carne bovina ganhasse importância na economia do país, tornando-se essencial estudar os fatores genéticos e ambientais que influenciam o desenvolvimento desses animais (Frizzas et al., 2008). O fenótipo de um animal é determinado pela interação genética X ambiente. Estudar a interação entre esses fatores é fundamental para realizar um bom melhoramento genético, ainda mais, sabendo-se que o Brasil é um país que possuí uma grande diversidade de condições ambientais, tornando-se necessário o estudo desses efeitos em cada região  para que se possam adotar estratégias que maximizem a pecuária (Chiaia et al., 2015). Esse trabalho teve como objetivo estudar os principais fatores ambientais que afetam as características de crescimento e perímetro escrotal na fase pré-desmama em um rebanho bovino da raça Nelore, criados a pasto em sistema de Integração Agricultura – Pecuária, no noroeste do estado do Paraná.

Revisão Bibliográfica

A fase de cria compreende todos os processos de produção envolvidos desde a escolha e cuidado dos progenitores até o desmame do produto (Muniz et al., 2005). Sendo assim Pereira e Muniz (2013) afirmam que as características da pré-desmama podem ser utilizadas para avaliar tanto o potencial genético de crescimento do bezerro como a habilidade materna da vaca. Com o aumento da produção de animais precoces, o peso à desmama torna-se muito importante, pois, dependendo da idade de abate, aproximadamente 50% do peso final é atingido até os 7 meses de idade (Everling et al., 2001). A circunferência escrotal é um, potencial, indicador de características reprodutivas e vêm sendo utilizado na seleção do gado Nelore, e o uso da circunferência escrotal em conjunto as características de fertilidade da vaca, em programas de seleção, pode melhorar o desempenho reprodutivo em bovinos de corte (Boligon et al., 2010). Efeitos maternos e de ambiente devem ser considerados ao se avaliar características de crescimento e perímetro escrotal em animais na fase pré-desmama. Teixeira e Albuquerque (2003) relatam que o desempenho em ganho de peso diário no período pré-desmama foi influenciado pelos efeitos de idade à desmama, data juliana de nascimento dos bezerros e idade da vaca ao parto. A identificação e seleção de animais de crescimento acelerado na fase pré-desmama têm sido usadas pelos produtores com o objetivo de melhorar a eficiência dos sistemas de criação (Corrêa; Dionello; Cardoso, 2006). Entender e identificar pontos que afetam o desenvolvimento das características de crescimento e perímetro escrotal, na fase pré-desmama, é essencial para o melhoramento do sistema criação.

Materiais e Métodos

Os dados utilizados neste estudo foram provenientes dos arquivos de escrituração zootécnica de 4.092 animais nascidos no período de 2010 a 2015, da raça Nelore sob seleção, de uma fazenda localizada no município de Amaporã, noroeste do Paraná. Os animais foram criados à pasto, em sistema de integração agricultura-pecuária. Foram avaliadas as características peso ao nascer (PNASC – kg), peso ajustado aos 120 e 240 dias (PA120 e PA240 – kg), ganho médio diário no pré-desmame (GMD – kg/dia), perímetro torácico, altura do posterior e perímetro escrotal na desmama (PTdesm, APdesm e PEdesm – cm). A altura do posterior foi mensurada com o auxílio de um hipômetro, com o animal contido, medindo da ponta do íleo até o solo. Os animais com idade aos 120 e 240 dias com três desvios-padrão acima ou abaixo da média foram eliminados. A idade das mães biológicas dos animais produto de fertilização in vitro não foi considerada nas análises. O PA120 e PA240 foram calculados por meio das fórmulas: PA120 = PNASC + (GM120 x 120)e PA240 = PNASC + (GMD x 240) em que: PNASC é o peso ao nascer, GM120, ganho médio diário donascimento aos 120 dias de idade e GMD, ganho médio diário na pré-desmama. Para verificar os efeitos do meio sobre as características estudadas foram realizadas análises de variância pela metodologia dos quadrados mínimos, estimando-se as médias padronizadas dos efeitos fixos e o coeficiente de regressão para a covariável, por meio do procedimento GLM do SAS (SAS, 2016). Foram empregados modelos fixos considerando as variáveis: ano de nascimento (AN = 2010 a 2015), estação de nascimento [EN = seca (meses: 06, 07, 08 e 09), águas (meses: 10, 11, 12 e 01)] e sexo (não incluído no modelo para PEdesm), além da covariável idade da mãe ao parto (IMP) com efeito linear e quadrático. As médias estimadas foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância.

Resultados e Discussão

Todos os efeitos incluídos no modelo influenciaram significativamente (P<0,05) as características de crescimento e perímetro escrotal, com exceção do ao ano de nascimento na altura de posterior na desmama e a estação de nascimento no peso ao nascer (Tabela 1). Diferente de Pereira et al (2010) que encontraram efeito do ano de nascimento sobre a característica altura de posterior na desmama e concluíram que os efeitos de ano, mês e sexo são importantes na expressão de uma característica e devem ser considerados em procedimentos de avaliação. Silva et al (2001) afirmam que a influencia do ano de nascimento pode ser atribuída a variações nas condições de clima e de manejo, que afetam principalmente a qualidade e a disponibilidade de pastagens, causando modificações nos pesos dos animais em várias idades. A  idade da mãe ao parto afetou todas as características estudas apresentando  efeito linear e quadrático. Azevedo et al (2005) constataram efeito (P< 0,01) da idade da vaca ao parto (linear e quadrático) sobre o peso ao nascer e na desmama, vacas mais jovens e as mais velhas produziram bezerros mais leves. Sarmento et al. (2003) afirmaram que até a desmama a influência da mãe foi responsável por 46,9% da variação fenotípica total e está relacionada com a habilidade materna desde a fase pré-natal, em razão das diferenças placentárias, até a fase pós-natal, devido aos cuidados proporcionados e à produção de leite da mãe. Os machos nasceram 6,5% mais pesados que as fêmeas e mantiveram a superioridade aos 120 e 240 dias, em 7,6% e 9,9 %, respectivamente. Porém, os machos foram apenas 2,8% mais altos (altura de posterior) e tiveram 2,6% mais perímetro torácico na desmama do que as fêmeas (tabela 2). Resultado semelhante foi observado por Azevedo et al (2005), com diferença significativa (P<0,01) entre os pesos ao nascer e aos 205 dias de machos e fêmeas. Aos 120 dias os animais que nasceram nas águas são ligeiramente (1,1%) superiores em relação aos nascidos na seca. Mas aos 240 dias, os animais nascidos na seca foram 5,8% mais pesados e com GMD 7,0% maior. As demais características apresentaram comportamento semelhante, porém, com menor intensidade 2,7%, 2,1% e 2,2% para PTdesm, APdesm e PEdesm, respectivamente (Tabela 2). Segundo Souza et al. (2000) os animais da raça Nelore nascidos em setembro foram 12,72% mais pesados, na desmama,  que os nascidos em março, pois as mães e progênies tiveram o período pre-desmame, na estação das águas, com maior disponibilidade e qualidade das pastagens. Os animais nascidos nos anos de 2014 e 2015 apresentaram maior PNASC, PA120, PA240, GMD e PEdesm em relação aos de 2010 e 2011. Esses resultados podem ser atribuídos ao efeito da seleção para as características de crescimento realizadas ao longo dos últimos anos no rebanho. Para a PTdesm e APdesm não foi possível inferir resultados em virtude dos poucos anos de avaliação. Mas Yokoo et al. (2007) afirmaram que a seleção para peso nas diferentes idades deve resultar em aumento da altura do posterior por resposta correlacionada.

Conclusões

As características de crescimento e perímetro escrotal na pré-desmama são influenciadas pelos efeitos ambientais externos (ano e estação de nascimento) e internos (sexo do animal). Essas informações subsidiam as análises dos dados e propõe ajustes na estação de nascimento, como a maior concentração de nascimento no período da seca em função da superioridade dos bezerros desmamados. A idade da mãe ao parto influencia as características de pré-desmama, em bovinos da raça Nelore, deve ser incluída no modelo de análise e ser utilizada pelo criador como critério de descarte.

Gráficos e Tabelas




Referências

AZEVEDO, C. F. de et al.  Avaliação de fatores não genéticos sobre características de peso em bovinos Nelore e Guzerá no Estado do Rio Grande do Norte. Revista Ciência Agronômica, v. 36, p. 227-236, 2005. BOLIGON, A. A. et al. Estimation of genetic parameters for body weights, scrotal circumference, and testicular volume measured at different ages in Nellore cattle. Journal Of Animal Science, [s. L.], v. 88, p.1215-1219, 2010. CHIAIA, H. L. J. et al. Genotype × environment interaction for age at first calving, scrotal circumference, and yearling weight in Nellore cattle using reaction norms in multitrait random regression models. Journal Of Animal Science,  v. 93, n. 4, p.1503-1510, 2015. http://doi:10.2527/jas2014-8217. CORRêA, M. B. B.; DIONELLO, N. J. L.; CARDOSO, F. F. Influência ambiental sobre características de desempenho pré-desmama de bovinos Devon no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Zootecnia, [s.l.], v. 35, n. 3, p.1005-1011, jun. 2006. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000400010. EVERLING, D. M. et al. Estimativas de Herdabilidade e Correlação Genética para Características de Crescimento na Fase de Pré-desmama e Medidas de Perímetro Escrotal ao Sobreano em Bovinos Angus-Nelore. Revista Brasileira de Zootecnia, [s.l], v. 30, p.2002-2008, 2001. FRIZZAS, O. G. et al. Heritability estimates and genetic correlations for body weight and scrotal circumference adjusted to 12 and 18 months of age for male Nellore cattle. Animal, [s.l.], v. 3, n. 03, p.347-351, 15 dez. 2008. Cambridge University Press (CUP). http://dx.doi.org/10.1017/s175173110800373x. MUNIZ, C. A. de S. D. et al. Dois critérios de seleção na pré-desmama em bovinos da raça Gir. 1. Estimativas de parâmetros genéticos. Revista Brasileira de Zootecnia, [s.l.], v. 34, n. 3, p.807-815, jun. 2005. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982005000300012. PEREIRA, A. M. do V. S.; MUNIZ, C. A. de S. D. Efeitos ambientais sobre características pré-desmama em bovinos da Raça Nelore Mocha. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 34, p.359-366, 2013. PEREIRA, M. C. et al. Altura da garupa e sua associação com características reprodutivas e de crescimento na raça Nelore. Pesquisa Agropecuária Brasileira,  Brasília ,  v. 45, n. 6, p. 613-620,   2010 . SAS® University Edition. User’s guide: Statistics. Version 9.4, NC; SAS Institute, 2016. SARMENTO, J. L. R. et al. Efeitos ambientais e genéticos sobre o ganho em peso diário de bovinos Nelore no Estado da Paraíba. Revista Brasileira de Zootecnia,Viçosa ,  v. 32, n. 2, p. 325-330,   2003 . SILVA, F.F.; AQUINO, L.H; OLIVEIRA, J.A. Influência de fatores genéticos e ambientais sobre as estimativas dos parâmetros das funções de crescimento em gado Nelore. Ciência e Agrotecnologia, Lavras,v.25, p.1195-1205, 2001. SOUZA, J. C. de et al. Fatores do ambiente sobre o peso ao desmame de bezerros da raça nelore em regiões tropicais brasileiras. Ciência Rural,  Santa Maria ,  v. 30, n. 5, p. 881-885,  2000 TEIXEIRA, R. de A.; ALBUQUERQUE, L. G. de. Efeitos Ambientais que Afetam o Ganho de Peso Pré-Desmama em Animais Angus, Hereford, Nelore e Mestiços Angus-Nelore e Hereford-Nelore. Revista Brasileira de Zootecnia, [s.l], v. 32, p.887-890, 2003. YOKOO, M. J. et al . Estimativas de parâmetros genéticos para altura do posterior, peso e circunferência escrotal em bovinos da raça Nelore. Revista Brasileira de Zootecnia,  Viçosa ,  v. 36, n. 6, p. 1761-1768,  2007





©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?