EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÓLEO DE PEIXE NA DIETA DE ZEBRAFISH (Danio rerio): ANALISE DE DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E COMPOSIÇÃO METABÓLICA TECIDUAL

Naiara Mendes Ross1, Cristiéle da Silva Ribeiro2, Raphael da Silva Costa3, Cristiane Bashyio da Silva4, Vitoria Yukie Mayer Kuratani5, Caio de Souza Capuzzo6, Rosicleire Veríssimo-Silveira7, Alexandre Ninhaus-Silveira8
1 - feis/unesp
5 - feis/unesp
6 - feis/unesp

RESUMO -

Diante da grande importância que a dieta desempenha no metabolismo animal, observa-se que ainda existe uma escassez de trabalhos sobre alimentação de peixes de água doce. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da suplementação com óleo de peixe sob aspectos metabólicos e desempenho zootécnico de Danio rerio. Realizou-se um ensaio nutricional durante 60 dias, utilizando duas dietas isoproteicas, uma incrementada com 5% óleo de peixe marinho, e outra fornecida sem este suplemento. Analisou-se o desempenho zootécnico e concentração de proteínas e lipídeos teciduais. Houve diferença no índice hepatossomático, que corresponde à massa do fígado em relação à massa do animal, com o aumento de lipídeos totais hepáticos. O tecido muscular demostrou uma diminuição de valores de proteínas totais e aumento de lipídeos totais para o grupo tratamento, podendo denotar aumento de qualidade dos filés, já que o óleo testado continha altas concentrações de ômega 3 em sua composição.

Palavras-chave: ganho de massa; índice hepatossomático; metabolismo; suplementação dietária.

EFFECTS OF FISH OIL SUPPLEMENTATION ON ZEBRAFISH DIET (Danio rerio): ANALYSIS OF ZOOTECHNICAL PERFORMANCE AND PROTEIN COMPOSITION

ABSTRACT - In view of the great importance that diet plays in animal metabolism, it is observed that there is still a shortage of work on feeding freshwater fish. The objective of this work was to analyze the influence of fish oil supplementation under metabolic aspects and zootechnical performance of Danio rerio. A nutritional test was carried out for 60 days using two isoprotein diets, one supplemented with 5% marine fish oil, and one provided without this supplement. The zootechnical performance and concentration of tissue proteins and lipids were analyzed. There was a difference in the hepatosomatic index, which corresponds to the liver mass in relation to the animal mass, with the increase of total hepatic lipids. The muscle tissue showed a decrease in total protein values and increase of total lipids for the treatment group, which may indicate an increase in the quality of the steaks, since the oil tested contained high concentrations of omega 3 in its composition.
Keywords: dietary supplementation; hepatosomatic index; metabolism; weight gain.


Introdução

Grande variedade de lipídios de origem animal e vegetal vêm sendo usados na formulação de dietas para peixes (ANDRADE; HONJI; ROMAGOSA, 2010). Porém, poucos trabalhos relatam a afinidade entre alimentação, composição lipídica do peixe de água doce e seu valor para a nutrição (STEFFENS, 1997). Cabe salientar a importância de estudos sobre a suplementação de óleos na dieta de peixes e a sua importância metabólica produzindo alimentos mais saudáveis à população. (SOUZA; ANIDO; TOGNON, 2007). Uma dieta bem balanceada resulta em alta produção com os nutrientes necessários à recuperação rápida de doenças. (SANTOS, 2007). O Danio rerio também conhecido como zebrafish é um pequeno peixe tropical de agua doce, pertence à família dos Ciprinídeos. É considerado um modelo biológico, apresenta fertilização externa, permite fácil visualização e monitoramento de seu desenvolvimento, tem se tornado excelente modelo experimental para pesquisas científicas experimentais e biomédicas em vertebrados. ( ZORZETTO; GUIMARÃES, 2013). Frente ao exposto o objetivo deste trabalho foi analisar a influência de dieta suplementada com óleo de peixe sob aspectos proteicos e desempenho zootécnico de Danio rerio.

Revisão Bibliográfica

O requerimento de nutrientes por peixes para crescimento, reprodução e outras funções fisiológicas são similares para animais terrestres. Existe uma necessidade natural de se consumir proteínas, minerais e vitaminas para fatores de crescimento e fontes de energia. A constituição da dieta associada à qualidade da água garante o sucesso da criação do zebrafish em cativeiro. Pouco se conhece sobre a exigência nutricional do zebrafish, essa falta de uma “uma dieta padrão” resulta na falta de conhecimento sobre a fecundidade ideal, o sucesso de fertilização e embriões saudáveis, uma vez que nenhuma dieta de formulação está disponível para comparação. Sabe-se que a dieta é de suma importância para a prevenção e o controle de doenças, essa afirmativa ressalta a importância da constituição nutricional da alimentação. (WATTS; POWELL; D’ABRAMO, 2012). Em dietas para peixes, a proteína além de onerosa é o nutriente de importância para o desenvolvimento da espécie, sua redução pode causar efeitos negativos sobre o crescimento, rendimento de carcaça e a composição química dos filés. A composição lipídica corporal do peixe é um nutriente primordial, cuja a composição reflete o perfil lipídico da dieta. Alimentações ricas ácidos graxos das famílias ômega 3 (n-3) e ômega 6 (n-6) aumentam as chances do sucesso reprodutivo, porém ainda se sabe muito pouco sobre as rotas desses ácidos graxos (CANDELA; LÓPEZ; KOHEN, 2011).

Materiais e Métodos

Exemplares de Danio rerio foram mantidos em quatro aquários 80x40x50cm, com fluxo continuo de água. Em todos os aquários existiam filtros que levavam a água para mantas de acrílico utilizadas como filtro, trocadas todas as semanas. A água foi mantida a 29ºC. Foram usados 30 peixes, coletados ao início do período experimental (T0), para se avaliar as condições dos animais ao início da alimentação, do controle e do tratamento ao final do período experimental de 60 dias. Cada situação experimental consistia na alimentação com ração isoproteica (45% de PB), sendo uma das dietas suplementada com 5% óleo de peixe marinho (dieta tratamento), e outra fornecida sem este suplemento (dieta controle). A cada coleta os animais foram anestesiados com benzocaína. Após a triagem e biometria, os animais foram eutanasiados por secção da medula espinhal na altura do opérculo e dissecados, o fígado, gônadas, encéfalo e músculo retirados e reservados em criotubos. O material biológico foi estocado em freezer -80ºC até as análises, com vistas à diminuição dos processos de degradação teciduais. Para a determinação do teor proteico total dos tecidos, foi utilizado o método de LOWRY et al., (1951) cujo princípio é enzimático-colorimétrico e as proteínas determinadas contra uma curva padrão de albumina bovina. Esta determinação era empregada após precipitação e solubilização das proteínas totais segundo metodologia empregada por MILLIGAN e GIRARD, (1993). Os lipídeos totais foram extraídos de acordo com a metodologia de FOLCH; LEES; SLOANE STANLEY, (1957). A partir desse extrato os lipídeos totais foram determinados pelo método de FRINGS et al., (1972). Para verificação do nível de interação entre as variáveis, foi utilizado o Software Sigma Stat 3.1. Utilizou-se o Teste t de Student (α = 5%) para avaliações paramétricas; e aplicou-se o teste de Kruskal Wallis para análises não paramétricas.

Resultados e Discussão

Analisando-se o comprimento padrão e massa do animal, observamos que não houve diferença estatística significativa entre os grupos experimentais (p>0,005). Estes resultados denotam que a inserção de óleo na dieta não afetou o desempenho zootécnico dos animais. O índice hepatossomático corresponde à massa do tecido hepático em relação à massa do animal, os valores relativos para este parâmetro foram: 1,95± 0,35a para To; 1,01± 0,21ab para o grupo controle e 1,58±0,08b para o grupo alimentado com ração suplementada, observou-se que houve diferença estatística significativa entre o grupo T0 e o grupo alimentado com ração suplementada com óleo, com menores valores amostrados no segundo grupo (p<0,005);. Comparando-se o grupo controle e tratamento não se observou diferença significativa, comprovando que a dieta testada não afetou a massa hepática. Os resultados demostraram que, aspectos metabólicos do tecido encefálico não apresentaram qualquer alteração ligada aos tratamentos experimentais, o que viabiliza o uso da ração proposta no experimento, já que alterações metabólicas cerebrais são demonstradas como potencialmente deletérias sob aspectos comportamentais de peixes (METCALFE; VAN LEEUWEN; KILLEN, 2016). O tecido hepático demostrou manutenção de valores na análise de proteínas totais (Figura 1), e aumento de valores quando analisados os lipídeos totais (Figura 2), resultado provavelmente atribuído à mudanças no metabolismo hepático pelo novo substrato adicionado à ração testada. O papel do fígado no metabolismo pode ser corroborado ao aumento de IHS no mesmo grupo experimental. A análise muscular mostrou diferença estatística significativa entre o T0 e tratamento para as proteínas totais (Figura 1), sendo o menor a concentração deste substrato no grupo de animais tratados com dieta suplementada, este resultado quando teve relação inversa ao observado para lipídeos totais no mesmo tecido, que demostrou aumento significativo deste substrato no grupo alimentado com óleo de peixe, com diferença estatística significativa na comparação com o grupo inicial (p=0,004) e controle (p<0,005). Estes resultados demostram claramente uma substituição de substratos no tecido muscular, podendo denotar uma melhora na qualidade dos files, já que a dieta suplementada apresentava altas concentrações de ácidos graxos ômega 3, com grande valor agregado para files de peixes (KARALAZOS et al., 2007).

Conclusões

O enriquecimento da ração com óleo de peixe marinho não influenciou desempenho zootécnico de Danio rerio. Entretanto, o aumento de lipídeos totais e a diminuição de valores de proteínas totais no grupo alimentado com óleo de peixe, pode indicar um aumento de qualidade dos filés, já que o óleo testado continha altas concentrações de ômega 3 em sua composição.

Gráficos e Tabelas




Referências

ANDRADE, V. X. L.; HONJI, R. M.; ROMAGOSA, E. Processo de maturação das gônadas de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) alimentado com dois níveis proteicos e suplementados com óleo de milho. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 62, p. 332–342, 2010. CANDELA, C. G.; LÓPEZ, L. M. B.; KOHEN, V. L. Importance of a balanced omega 6 / omega 3 ratio for the maintenance of health . Nutritional recommendations. v. 26, n. 2, p. 323–329, 2011. FOLCH, J.; LEES, M.; SLOANE STANLEY, G. H. A simple method for the isolation and purification of total lipides from animal tissues. The Journal of biological chemistry, v. 226, n. 1, p. 497–509, maio 1957. FRINGS, C. S. et al. Improved determination of total serum lipids by the sulfo-phospho-vanillin reaction. Clinical chemistry, v. 18, n. 7, p. 673–4, jul. 1972. KARALAZOS, V. et al. Effects of dietary protein, and fat level and rapeseed oil on growth and tissue fatty acid composition and metabolism in Atlantic salmon (Salmo salar L.) reared at low water temperatures. Aquaculture Nutrition, v. 13, n. 4, p. 256–265, ago. 2007. LOWRY, O. H. et al. Protein measurement with the Folin phenol reagent. J. Biol. Chem., v. 193, p. 265–275, 1951. METCALFE, N. B.; VAN LEEUWEN, T. E.; KILLEN, S. S. Does individual variation in metabolic phenotype predict fish behaviour and performance? Journal of Fish Biology, v. 88, n. 1, p. 298–321, jan. 2016. MILLIGAN, C. L.; GIRARD, S. S. Lactate metabolism in rainbow trout. Journal of Experimental Biology, v. 180, p. 175–193, 1993. SANTOS, F. W. B. Nutrição de peixes de água doce: definições, perspectivas e avanços científicos. 1o Simpósio de Nutrição Animal., 2007. SOUZA, S. M. G. DE; ANIDO, R. J. V.; TOGNON, F. C. Ácidos graxos Ômega-3 e Ômega-6 na nutrição de peixes – fontes e relações. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 6, p. 63–71, 2007. STEFFENS, W. Effects of variation in essential fatty acids in fish feeds on nutritive value of freshwater fish for humans. Aquaculture, v. 151, p. 97–119, 1997. WATTS, S. A.; POWELL, M.; D’ABRAMO, L. R. Fundamental approaches to the study of zebrafish nutrition. ILAR journal, v. 53, n. 2, p. 144–60, 2012. ZORZETTO, R.; GUIMARÃES, M. Um peixe modelo. Pesquisa Fapesp, p. 16–21, 2013.