Estratégias de manejo do pastejo de capim-xaraés: Composição Bromatológica da Pastagem

Diego Azevedo Mota1, Carlos César Rodrigues dos Santos2, Marluci Olício Ortêncio3, Saulo Alberto do Carmo Araújo4, Norberto Silva Rocha5, Getúlio Neves Almeida6, Guilherme Pires Bicalho7, Danilo de Oliveira Alves8
1 - UFVJM
2 - UFVJM
3 - UFVJM
4 - UFVJM
5 - FACISA
6 - UFVJM
7 - UFVJM
8 - UFVJM

RESUMO -

Objetivou-se neste estudo avaliar a composição bromatológica da pastagem de capim-xaraés, nas condições de pré-pastejo, manejada sob duas estratégias de pastejo intermitente: 24 dias fixos de descanso e 95% de interceptação luminosa. O experimento foi conduzido na FazendaExperimental da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Curvelo, MG. Para avaliação da composição bromatológica foi utilizado um DIC com medidas repetidas no tempo, com quatro ciclos de pastejo e duas estratégias de pastejo. Não houve efeito de tratamento para a composição bromatológica do pasto, com exceção para a variável proteína bruta, onde o tratamento com IL obteve menor teor de PB (1,08% inferior ao tratamento DF). A estratégia de pastejo intermitente baseada em dias fixos, com intervalo moderado de períodos de descanso (24 dias), resulta em pasto de capim-xaraés com adequado valor nutricional, apresentando maior teor de proteína bruta, quando comparado à estratégia de 95% de IL.

Palavras-chave: pastejo intermitente, interceptação luminosa, valor nutricional do pasto

Grazing management strategies for grass xaraés: Grazing ChemicalComposition

ABSTRACT - The objective of this study was to evaluate the chemical composition of grass xaraés pasture, under the conditions ofpre-grazingpasture,two strategiesofintermittentgrazing:24fixeddays offand 95%light interception. The experiment was conducted at the Experimental Farmof the Federal University of the Jequitinhonha and Mucuri (UFVJM) in Curvelo, MG. To evaluate thechemical compositionwas usedan DICwithrepeated measureswithfourgrazing cyclesandtwo grazingstrategies.The treatments had noeffect on thechemical compositionof the pasture, except for the variablecrude protein,whereas treatment withILhad lowerlevels of CP(1.08% less than theDFtreatment).Intermittentgrazingstrategy basedon fixed days, with moderateintervalofrest periods(24 days), results in grass pasture xaraés nutritionally adequate.
Keywords: intermittent grazing, light interception, nutritional value of the pasture


Introdução

Atualmente as estratégias de pastejo intermitente mais adotadas são: dias fixos de descanso (DF) e 95% de interceptação luminosa (IL). Na estratégia de pastejo em dias fixos a colheita da forragem nem sempre é feita no momento ideal, podendo o pasto ser colhido precoce ou tardiamente (VOLTOLINI et al., 2010). Quando o pastejo é realizado precocemente, o pasto apresenta elevado valor nutricional, todavia, a produção forrageira não atinge o seu ápice, o que ocasiona perda de eficiência e, futuramente, problemas relacionados à degradação da pastagem. Quando a colheita do pasto ocorre tardiamente, a produção forrageira é aumentada, porém, o valor nutricional reduz drasticamente, o que limita sensivelmente a produtividade do sistema.

Na maioria dos trabalhos consultados, o manejo do pastejo baseado em dias fixos adotou um longo período (30 a 40 dias)de descanso, o que certamente acarreta perdas consideráveis tanto na produção como no valor nutricional do pasto. Todavia, trabalhos comparando as duas estratégias de pastejo intermitente em condições de igualdade são escassos na literatura especializada.

Assim, objetivou-se com este trabalho, avaliar a composição bromatológica da pastagem de capim-xaraés manejada sob duas estratégias de pastejo intermitente: com 24 dias fixos de descanso e com 95% de interceptação luminosa.



Revisão Bibliográfica

              O ponto de partida do processo de fixação de carbono é a interceptação luminosa, podendo ser correlacionada ao rendimento forrageiro de uma pastagem e seu IAF. Em países de clima tropical é comum o uso de manejo de pastagens baseado em dias fixos de descanso, de forma que a fisiologia de rebrotação da planta não é respeitada (PARSONS et al., 1983). A qualidade e a quantidade da massa produzida são determinadas ao longo do crescimento e da rebrotação da forragem. Após o pastejo praticamente não há competição por luz e a planta prioriza a produção de folhas, mantendo-se dessa forma até que as folhas começam a sobrepor umas às outras, principalmente aquelas mais próximas ao solo. Esse ponto é caracterizado quando 95% de toda a luz incidente são interceptados pela planta. A partir desse ponto inicia um processo intenso de alongamento de colmos, e senescência das folhas sombreadas, o qual aumenta à medida que a interceptação de luz é acrescida. Assim, há um aumento na massa e na altura da forragem dos pastos, porém com massa disponível ao animal em menores proporções, pois, há uma redução da proporção de folha, e aumento das proporções de colmo e material morto à medida que o período de rebrotação aumenta (CARNEVALLI, 2003).

                Anjos (2012), em estudo com pastos de capim-marandu sob lotação intermitente, observou melhor acúmulo de folhas quando o dossel atingir 95% de interceptação luminosa (IL), a partir disso ocorreu um aumento no acúmulo de material morto e colmos, e redução do acúmulo de folhas. Esta resposta caracteriza o manejo com 95% de IL como o de melhor produtividade, devido às menores perdas por senescência. Assim, sugere-se que a colheita da forragem deve ser baseada na estrutura do dossel, podendo atender às necessidades do sistema em quantidade e com maior qualidade da forragem

 



Materiais e Métodos

            Foram avaliadas duas estratégias de pastejo intermitente: a) 95% de interceptação luminosa (IL); e b) 24 dias fixos de descanso (DF), sendo adotados 3 dias de ocupação. A pastagem de capim-xaraés foi dividida em 20 piquetes de 0,3 ha, correspondendo a 10 piquetes por tratamento. O experimento teve duração de seis meses (novembro de 2012/ abril de 2013), sendo o ciclo de novembro utilizado para estabelecer a estratificação do pasto e promover o efeito de tratamento no ciclo seguinte.

As avaliações de IL foram realizadas semanalmente, em dez pontos aleatórios do piquete, até medidas próximas a 95% de IL, quando o monitoramento passou a ser diário. Para avaliar a IL foi utilizado o aparelho – AccuPAR Linear PAR/PAI captometer. As leituras foram realizadas entre 10 e 14h.

A disponibilidade de massa seca de forragem e a determinação da relaçãofolha/colmo da pastagem foram mensuradas com o auxílio de um quadrado (1m²) em cinco pontos representativos na área, sendo o pasto cortado rente ao solo. A seguir, foram tomadas três amostras ,de 1 KG de massa natural, por piquete para separação da lâmina foliar, colmo mais bainha e material senescente. As amostras foram pesadas, encaminhadas para estufa (55°C) e novamente pesadas.

Para a análise bromatológica efetuou-se a coleta também com o auxílio de um quadrado (1m2) em pontos representativos, na altura que permitisse 20% de área foliar residual (±20 cm). Estas avaliações foram feitas em 10 pontos em cada piquete, durante os quatro ciclos de pastejo estudados. Posteriormente as amostras foram pesadas, pré-secadas e processadas, onde foram feitas as análises de MS, MM e PB, segundo a AOAC (1995); e FDN e FDA pelo método Van Soest et al., (1991).

            O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com medidas repetidas no tempo (4 ciclos de pastejo) e duas estratégias de pastejo. Os resultados foram submetidos à análise de variância (SISVAR 5.3), utilizando o teste F a 5% de probabilidade para comparação de médias.

Resultados e Discussão

Para as características bromatológicas do capim-xaraés submetido a duas estratégias de pastejos(IL e DF), não foi observado efeito significativo (P>0,05) para os teores de: matéria seca (MS), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e cinzas. Jápara a variável proteína bruta (PB) foi observado efeito (P<0,05), onde o maior teor foi encontrado sob o tratamento DF (Tabela 1).

Os teores de MS, FDN, FDA e cinzas não diferiram entre os tratamentos em função das condições de igualdade dos pastos no momento de entrada dos animais nos piquetes. Neste caso, como a diferença entre os ciclos de pastejo para os dois tratamentos foram de apenas dois dias (IL = 25 e DF = 27 dias), entende-se que este período não foi suficiente para apresentar efeito de tratamentos destas variáveis. Vale ressaltar que tanto a produção de massa forrageira como a relação folha/colmo não diferiram(P>0,05) entre os tratamentos, o que reforça a hipótese de similaridade da condição da pastagem entre as duas estratégias de manejo estudadas.

Nave (2007) estudando pasto de capim-xaraés com 95%, 100% de IL e 28 DF, encontrou valores médios de PB, FDN e FDA de 12,47, 68,47 e 35,37, respectivamente, na planta inteira. Indicando assim, que os valores do presente trabalho, estão próximos ao reportado por este autor. Euclides et al. (2005) observaram valores de PB e FDN do capim-xaraés no período das águas, de 10,4 e 72,4% respectivamente, tendo uma produção de 4,6 t.ha-1 de massa seca total. Neste caso, os valores de PB relatados estão condizentes com a literatura e os valores de FDN apresentados neste estudo foram menores que o exposto por estes autores e com uma massa seca total semelhante. A diferença nos teores de FDN entre trabalhos pode ser atribuída a diferente idade do pasto no momento do corte, bem como, das diferentes condições ambientais.

          O teor de PB foi influenciado pela estratégia de pastejo, sendo encontrado o maior valor de PB no tratamento DF. Embora a F/C não tenha diferido entre os tratamentos, é possível que o maior valor numérico de folhas em detrimento ao de colmo tenha resultado neste pequeno acréscimo no teor de PB para o tratamento DF. Tal fato pode ser compilado em virtude do pequeno acréscimo no teor de PB entre os tratamentos, o qual representou apenas um incremento de 1,08% no teor deste nutriente.

Conclusões

           Estratégias de manejo da pastagem baseadas na interceptação luminosa ou em dias fixos de descanso, desde que manejadas respeitando os princípios ecofisiológicos, apresentam resultados semelhantes para produção de matéria seca, FDN e FDA. O teor de proteína bruta foi maior na pastagem submetida ao tratamento de dias fixos.

Gráficos e Tabelas




Referências

ANJOS, A.J. Massa de forragem, características estruturais e produção de leite em capim marandu sob lotação intermitente com período de descanso fixo ou variável. Albert Jose dos Anjos. – Diamantina: UFVJM, 2012. 66 p. Dissertação- Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2012.

ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS - AOAC. 1995. Official Methods of Analysis. 16.ed. AOAC, Washington, DC.

CARNEVALLI, R.A.; SILVA, S.C.; BUENO, A.A.O.; UEBELE, M.C.; HODGSON, J.; SILVA, G.N.; MORAIS, J.P.G. Herbage production and grazing losses in Panicum maximum cv. Mombaça under four grazing managements. Tropical Grasslands, v.40, p.165-176, 2006.

EUCLIDES, V.P.B.; MACEDO, M.C.M.; VALLE, C.B.; FLORES, R.; OLIVEIRA, M.P. Animal performance and productivity of new ecotypes of Brachiariabrizantha in Brazil. In: International Grassland Congress, 20. Offered Papers. Wageningen Academic Publishers, 106p., 2005.

NAVE, R.L.G. Produtividade, valor nutritivo e característicasfísicas da forragem do capim-Xaraés [Brachiariabrizantha (Hochst ex A. RICH.) STAPF.) emresposta a estratégias de pastejo sob lotaçãointermitente. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de agriculturaLuiz de Queiroz, 94p., 2007.

PARSONS, A.J.; LEAFE, E.L.; COLLET, B.; PENNING, P.D.; LEWIS, J. The Physiology of Grass Production Under Grazing. II – Photosynthesis, Crop Growth and Animal Intake of Continuously Grazed Swards. Journal of Applied Ecology, v. 20, n. 1, p. 127-139, 1983.

 VAN SOEST, P.J.; ROBERTSON, J.B.; LEWIS, B.A. Methods for dietary fiber, neutral detergent fiber, and nonstarch polysaccharides in relation to animal nutrition. Journal of Dairy Science, v.74, n.10, p.3583-3597, 1991.

VOLTOLINI, T.V.; SANTOS, F.A.P.; MARTINEZ, J.C.; CLARINDO, R.L.; PENATI, M.A.; IMAIZUMI, H. Característicasprodutivas e qualitativas do capim-elefantepastejadoemintervalofixoouvariável de acordo com a interceptação da radiação fotossinteticamente ativa. Revista Brasileira de Zootecnia, v.39, n.5, p.1002-1010, 2010.





©2025 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?