Estudo sobre o consumo de carne de frango pelos moradores de Capanema-PA

Suianne Lorena da Silva e Silva1, Breno Fernandes Meireles2, Silmara Pereira Costa3, Carmen Victoria Marques da Silva Barros4, Jaciara Firmino da Silva5, Nauara Moura Lage Filho6, Gerson Diego Pampolha Albuquerque7, Ebson Pereira Cândido8
1 - Universidade Federal Rural da Amazônia
2 - Universidade Federal Rural da Amazônia
3 - Universidade Federal Rural da Amazônia
4 - Universidade Federal Rural da Amazônia
5 - Universidade Federal Rural da Amazônia
6 - Universidade Federal do Pará
7 - Universidade Federal Rural da Amazônia
8 - Universidade Federal Rural da Amazônia

RESUMO -

Objetivou-se neste trabalho uma pesquisa de informações, a fim de saber o consumo de carne de frango pela população do município de Capanema – PA, obtendo assim uma visão geral do mercado consumidor. A pesquisa foi realizada no município de Capanema – PA, necessitando para a coleta de dados a aplicação de questionários com perguntas de múltipla escolha, durante os meses de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016. As entrevistas foram efetuadas aleatoriamente em mercado público, feiras livres, açougues e supermercados com a participação de um total de 400 pessoas das diversas faixas etárias. Após a aplicação dos questionários, os dados foram tabulados em planilha eletrônica (Microsoft Excel®). A análise das variáveis qualitativas foi efetuada por distribuição de frequência. A maioria das pessoas que vão às feiras livres, mercados públicos, supermercados e açougues são mulheres. Quanto ao nível de instrução dos entrevistados, o que mais se sobressaiu foi os de ensino médio tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Grande parcela dos entrevistados a consome mais de uma vez por semana ou mesmo uma vez por semana. Estes compram o frango de granja mais pela sua praticidade de comércio em diversos locais de venda, ao contrário do frango caipira, que é comercializado em sua maioria vivo e é disponibilizado principalmente em ambientes abertos. Com alguns casos de doenças que atingiram o setor aviário há algum tempo atrás, o consumidor obteve uma desconfiança quanto à procedência desse alimento, e tem-se atentado principalmente quanto à confiabilidade do fornecedor. Diante destes dados, é de extrema importância que as barreiras que ainda impedem o maior desenvolvimento da avicultura no mercado nacional e internacional sejam resolvidas e melhoradas para que haja a maior expansão deste setor.

Palavras-chave: avicultura, comércio, consumidor, produção

Consumption of chicken meat by residents of Capanema-PA

ABSTRACT - The objective of this work was to investigate the consumption of chicken meat by the population of Capanema - PA, obtaining an overview of the consumer market. The research was carried out in the municipality of Capanema - PA, requiring the collection of data for the application of questionnaires with multiple choice questions, during the months of December 2015 to February 2016. The interviews were carried out randomly in the public market, , Butchers and supermarkets with the participation of a total of 400 people of different age groups. After the questionnaires were applied, the data were tabulated in a spreadsheet (Microsoft Excel®). The qualitative variables were analyzed by frequency distribution. Most people who go to the free markets, public markets, supermarkets and butchers are women. As for the level of education of the interviewees, the most outstanding was the high school level among both men and women. A large proportion of the respondents consumed it more than once a week or even once a week. These buy the farm chicken more for its practicality of commerce in several places of sale, unlike the rustic chicken, that is commercialized in its majority alive and is available mainly in open environments. With some cases of diseases that reached the poultry sector some time ago, the consumer got a distrust as to the origin of this food, and has been attacked mainly regarding the reliability of the supplier. Given these data, it is extremely important that the barriers that still prevent the further development of poultry in the domestic and international market are resolved and improved to have the greatest expansion of this sector.
Keywords: poultry, trade, consumer, production


Introdução

A cadeia produtiva de frangos de corte ocupa, atualmente, posição de destaque no agronegócio brasileiro e apresenta grande dinamismo na produção, industrialização, comercialização, progresso tecnológico e mercado externo, além de ser considerada forte geradora de empregos e de renda para a população brasileira (SILVA et. al, 2011). Segundo De Paulo Tavares & De Sousa Ribeiro (2011) o Brasil, ocupando influente posição de maior exportador mundial de carne de frango e ainda considerado como país livre da influenza aviária, apresenta um grande potencial para aumentar suas exportações e se estabelecer, definitivamente, como principal exportador global. A carne de frango tornou-se um hábito alimentar dos consumidores brasileiros, aonde vêm se preocupando com o aspecto nutricional e valorizando os benefícios que o alimento pode trazer a sua saúde. Essa preferência está relacionada ao fato da carne de frango ser rica em nutrientes, apresentar fácil digestibilidade, além de ser economicamente acessível (DE OLIVEIRA, 2016). O aumento do preço no mercado de carne brasileira tem sido o principal fator de escolha da carne de frango pelo consumidor, levando em consideração a quantidade de opções de preço que os vendedores dispõem, sendo que o custo varia de acordo com o quilo do animal.  Além disso, tem sido uma saída para uma rotina apressada de trabalhadores, tendo este uma grande praticidade quanto ao preparo. A produção de frango tem sido tão viável e recompensadora quanto às demais carnes, tendo em vista o rápido crescimento e desenvolvimento do pinto. Além disso, a tecnologia implantada para esse comércio tem sido cada vez mais melhorada e necessária para um melhor desenvolvimento do animal, como os modernos processos de criação e a melhoria da genética das aves, o que tem obtido um resultado satisfatório, atendendo assim a demanda do mercado. Diante dos dados objetivou-se neste trabalho uma pesquisa de informações, a fim de saber o consumo de carne de frango pela população do município de Capanema – PA, obtendo assim uma visão geral do mercado consumidor.

Revisão Bibliográfica

A cadeia produtiva da avicultura de corte apresenta uma trajetória das mais interessantes dentre as cadeias produtivas agroindustriais no brasil, marcada por constantes evoluções técnicas, um adensamento constante e estreitas colaborações entre seus integrantes que resultaram na conquista do mercado interno, gradativamente suplantando concorrentes na oferta de proteína animal ou no mercado externo, superando os principais fornecedores avícolas mundiais (JESUS JUNIOR et. al, 2007). A indústria do frango está de certa forma preocupada em oferecer produtos diferenciados ao consumidor, principalmente quanto à sua apresentação: em cortes, congelados e resfriados, empanados, temperados e em miniaturas. Percebe-se, claramente, que o objetivo principal é fornecer ao consumidor praticidade na hora de adquirir e preparar a carne de frango (AGUIAIS e FIQUEIREDO, 2016). Quando o produto é um alimento, como a carne de aves e o cliente é um consumidor moderno, e consequentemente, exigente e muito seletivo, po­dem-se adaptar essa definição de modo a incluir os conceitos de valor nutritivo, sanidade e características organolépticas (EMBRAPA, 1999; MULLER et. al, 2013). É fundamental ter equipamentos de boa qualidade para que se possa ter uma conservação adequada dos alimentos, de forma que, se isso não acontecer, há grandes possibilidades de contaminação dos alimentos por microrganismos (PATRÍCIA et. al, 2012). Os consumidores destacam a aparência e coloração dos cortes de carne, como sendo atributos de determinam, além da qualidade do produto, também a escolha, pois estimulam a compra por impulso (ZAMBERLAN; SPAREMBERGER, 2013).

Materiais e Métodos

A pesquisa foi realizada no município de Capanema – PA, necessitando para a coleta de dados a aplicação de questionários com perguntas de múltipla escolha, durante os meses de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, os quais objetivavam saber a preferência das pessoas quanto ao consumo de carne de frango. As entrevistas foram efetuadas aleatoriamente em mercado público, feiras livres, açougues e supermercados com a participação de um total de 400 pessoas das diversas faixas etárias. O método utilizado foi o da Entrevista Estruturada, que se caracteriza pela apresentação ao entrevistado questões planejadas com a finalidade de obter respostas apropriadas que preencham os objetivos da pesquisa. Após a aplicação dos questionários, os dados foram tabulados em planilha eletrônica (Microsoft Excel®), onde se montou uma matriz com as questões e respostas de cada entrevistado, permitindo assim a descrição de todas as categorias estudadas e o detalhamento de todas as variáveis respostas obtidas. A análise das variáveis qualitativas foi efetuada por distribuição de frequência.

Resultados e Discussão

Dentre os 400 entrevistados, 58,5% são mulheres e 41,5% são homens, a faixa etária sendo de 20 a 50 anos (Fig. 1). A renda mensal que mais é comum a estes é de 1 a 2 salários mínimos e os que mais vão às compras de alimentos em feiras livres, mercados públicos, supermercados e açougues são as mulheres de 20 a 40 anos de idade. As quais ocupam o papel de donas de casa e são responsáveis assim pelo preparo da comida para a família. Segundo Santos et. al (2011), a maior parte dos entrevistados foi composta por mulheres, pois ainda que essas exerçam atividade remunerada, continuam  assumindo as responsabilidades nas tarefas domésticas, como a compra de alimentos. Com a maior aceitação da mulher no mercado de trabalho, constatou-se que conforme a idade das mulheres aumenta, sua condição financeira cresce em igual frequência. Isso se deve principalmente por conta do aumento no grau de escolaridade dessas mulheres e consequentemente uma melhora da renda mensal. Além de trabalhar fora não deixam de cumprir seus afazeres domésticos. Os dados mostram que em relação às mulheres, os homens possuem maior renda e maior nível de instrução. O numero de homens que ganham mais de 4 salários mínimos é superior, significando assim que possuem uma jornada de trabalho maior, que existe preconceito em relação à remuneração do trabalho feminino ou um trabalho que requer melhor nível de escolaridade, proporcionando melhor renda e menor tempo disponível para tarefas domésticas. Quanto ao nível de instrução dos entrevistados, o que mais se sobressaiu foi os de ensino médio, em relação ao fundamental e ao superior, tanto entre os homens quanto entre as mulheres (Fig. 2). As pessoas que possuem ensino superior estão em menor número que o ensino médio e o ensino fundamental. A grande participação de mercado da carne bovina e de frango coloca em evidência os hábitos dos consumidores, pois mostra grande competitividade e caracteriza um mercado com certa elasticidade de preço (BONAMIGO et. al, 2012). A carne de frango, além de ser um alimento saboroso e saudável, também possui um preço acessível a todas as classes econômicas. A preferência pela carne de frango tem se intensificado cada vez mais, grande parcela dos entrevistados a consome mais de uma vez por semana ou mesmo uma vez por semana (Fig. 3). Esta tem sido um alimento indispensável quando se fala de preço bom e boa qualidade. O fato das pessoas estarem consumindo mais esse tipo de carne requer modos variados de preparo, como por exemplo, a assada na brasa, que é o preferido dos consumidores. Fatores como a praticidade têm sido essenciais quando se trata de preparar a carne de frango, sem que essa perda sua maciez e sabor. Os consumidores afirmam que a carne frita mesmo sendo muito prática, não fica entre as primeiras opções de preparo da carne de frango, podendo ter como causa tanto o endurecimento da carne, como a quantidade de óleo usada para fritá-la, tornando assim um tanto indesejável para a boa saúde do consumidor. Ao contrário, a assada na brasa e a guisada tem a melhor preferência do público, afirmando que a carne mais suculenta se torna melhor na hora da alimentação, pelo fato de ser mais macia. Com a evolução das técnicas de armazenamento de alimentos e o aumento no número de estabelecimentos que adotaram esse método, a refrigeração teve significativa importância quanto a este quesito. Alimentos que antes só eram vendidos frescos, agora são vendidos resfriados ou congelados, auxiliando bastante os vendedores e proporcionado uma redução no desperdício desses produtos, além de aumentar a preferência dos consumidores quanto a estes alimentos. O consumidor acaba comprando não só o frango, mas também outras carnes para manter armazenadas para um futuro preparo, economizando assim mais tempo para seus afazeres diários. Pode-se dizer que para o consumidor a forma de manejo, a criação solta no pasto, o tipo de alimentação e o tempo de vida das aves é o fator mais importante, pois é o que diferencia o frango caipira do convencional (CRABONE et. al, 2011). Esses são fatores de extrema importância para os consumidores de frango, pois estes ainda tem a visão errônea de que o frango de granja é um alimento que contém muitos hormônios, por conta do rápido crescimento, prejudicando a saúde humana. Constatou-se que o frango de granja é comprado mais pela sua diversidade de locais de venda, ao contrário do frango caipira, que é comercializado em sua maioria vivo e disponibilizado principalmente em ambientes abertos como feiras livres, fato este que muitas vezes impede o consumidor de ir a estes locais, preferindo assim uma rápida passada ao açougue ou supermercado que já vendem o frango morto e depenado (Fig. 4). Grande parte dos entrevistados tem o hábito de comprar o frango inteiro, afirmando ter uma família grande ou pelo fato de ter mais opção para escolha na hora da alimentação. Observando também o modo de preparo, tivemos como um dos cortes mais escolhidos o peito de frango, por conta especialmente da praticidade de preparo. Os cortes filé de frango e coxa, sobrecoxa e asa obtiveram resultados próximos, estando entre a linha de decisão das pessoas, que nem tiveram muita preferência, nem rejeição por parte da população. Os entrevistados afirmaram que optam por esses cortes principalmente quando tem um prato específico para preparar e que necessitam de uma quantidade significativa do mesmo corte (Fig. 5). Já as empresas avícolas de menor escala têm um canal de distribuição mais forte através de mercados menores e lojas especializadas (como redes de açougues), pois sua escala não é tão grande a ponto de satisfazer a demanda das grandes lojas de desconto, assim como os estabelecimentos de venda menores não se encaixam perfeitamente no perfil das líderes da avicultura de corte (TOMBOLO; COSTA, 2012). Diante disso, nota-se que 52,19% dos entrevistados compram em açougues a carne de frango fresca ou resfriada, resultando em uma boa demanda de mercadoria para esses estabelecimentos de pequeno porte, contribuindo de maneira considerável para o aumento do lucro. A percepção e a comparação dos diversos atributos do alimento são fatores determinantes no processo de tomada de decisão de compra e consumo de um produto em detrimento de outro. No caso do produto cárneo, a percepção do consumidor é avaliada por meio dos atributos: quantidade de gordura, saudabilidade, sabor e maciez. (DE TONI et. al, 2015). As características sensoriais estão entre os principais aspectos que influenciam na compra da boa carne. Já que constatamos que a forma mais comum de escolha é a aparência, levando em consideração o estado que o produto apresenta. Com alguns casos de doenças que atingiram o setor aviário há algum tempo atrás, o consumidor obteve uma desconfiança quanto à procedência desse alimento, destacando-se assim o atributo origem e tem-se atentado principalmente quanto à confiabilidade do fornecedor. Assim, com a disponibilidade de venda desse produto em vários tipos de locais, o consumidor se torna ainda mais exigente também quanto às embalagens e quais informações são disponibilizadas nos rótulos. Porém, ainda falta uma conscientização por conta do setor, referente ao controle de doenças nesses animais, tranquilizando assim a população. O preço da carne de frango não é tão elevado como o das outras carnes, sendo assim um atributo não é tão considerado pelas pessoas, pois é acessível ao orçamento do consumidor (Fig. 6).   Percebeu-se resistência dos consumidores em consumir embutidos, empanados e hambúrgueres de frango. Quando indagados sobre a existência do costume de consumir carne processada, a maioria respondia negativamente, em outros casos alguns afirmavam consumir apenas linguiça (DA ROSA et. al, 2013). A maioria dos entrevistados não tem o hábito de consumir alimentos processados como empanados, embutidos e outros. Coração e miúdos ficou em ultimo lugar na preferencia das pessoas, já que costumam comer apenas o coração que vem no frango inteiro e os miúdos não se enquadram muito no gosto destes.

Conclusões

A comercialização da carne de frango tem aumentado de maneira considerável nos últimos anos e conquistado a preferência do consumidor quando o quesito é sabor e preço baixo. Quanto à qualidade desta, ainda existem alguns empecilhos que deixam o consumidor em dúvida em relação a doenças e hormônios. Quanto a importância dos atributos de escolha da carne e locais de venda, a população tem se tornado cada vez mais exigente e consciente dos ricos que as condições erradas de segurança destes podem causar a sua saúde. Diante destes dados, é de extrema importância que as barreiras que ainda impedem o maior desenvolvimento da avicultura no mercado nacional e internacional sejam resolvidas e melhoradas para que haja a maior expansão deste setor.

Gráficos e Tabelas




Referências

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