Evolução genética de animais da raça Braford no Estado do Rio Grande do Sul

Rômulo Tavares Costa1, Juliana Salies Souza2, Paulo César Kneib3, Paula Moreira da Silva4, Laurett de Brum Mackmill5, Arione Augusti Boligon6, Bruno Borges Machado Teixeira7
1 - Universidade Federal de Pelotas
2 - Universidade Federal de Pelotas
3 - Universidade Federal de Pelotas
4 - Universidade Federal de Pelotas
5 - Universidade Federal de Pelotas
6 - Universidade Federal de Pelotas
7 - Universidade Federal de Pelotas

RESUMO -

O estudo foi realizado com objetivo de avaliar a evolução genética da raça Braford no Estado do Rio Grande do Sul, visando auxiliar na obtenção de melhores índices produtivos a partir do monitoramento genético. De modo geral, para o peso ao nascer, ganho de peso da desmama ao sobreano e índice final foi observada mudança genética positiva. Por outro lado, o ganho de peso do nascimento a desmama e índice a desmama apresentaram uma queda nos valores genéticos médios preditos no final do período avaliado. Para o índice de qualificação genética foi observado um ganho genético anual médio de 0,05 (P=0,002), sendo favorável e significativo, gerando uma linha de tendência genética positiva. Para a pigmentação ocular não foi observada mudança genética significativa e para o tamanho de umbigo, com ganho genético anual de 0,008 (P=0,006), nota-se uma tendência genética positiva e significativa. Conclui-se que houve evolução no mérito genético médio dos animais da raça Braford criados no Estado.

Palavras-chave: avaliações genéticas, bovinocultura de corte, ganho genético, pampaplus, promebo

Genetic evolution of Braford animals in the State of Rio Grande do Sul

ABSTRACT - The present study was evaluated the genetic evaluation of the Braford breed in Rio Grande do Sul state, which may help to obtain better productive indexes based on genetic monitoring. In general, for the birth weight, weaning to yearling weight gain and final index, a positive genetic change was observed. On the other hand, for birth to weaning weight gain and weaning index, there was a decrease in the genetic breeding values predicted at the end of the evaluated period. For genetic qualification index, an annual genetic gain of 0.05 (P=0.002) was observed, being favorable and significant, generating a positive genetic trend. For ocular pigmentation, no significant genetic change was observed, and for the navel size, with an annual genetic gain of 0.008 (P=0.006), a positive and significant genetic trend was observed. It was concluded that there was evolution in the average genetic merit of Braford breed animals raised in the state.
Keywords: beef cattle, genetic evaluations, genetic gain, pampaplus, promebo


Introdução

Os novos rumos da economia mundial provocam grandes mudanças nos setores produtivos. Para adaptar-se, pecuaristas necessitam utilizar tecnologia capaz de maximizar a produtividade com a melhor relação custo/benefício. Para tal, dispõem de programas de melhoramento genético que permitem identificar os melhores animais geneticamente, com maior possibilidade de acerto quando comparada a uma seleção empírica ou baseada no desempenho fenotípico. Esses processos proporcionam ganhos genéticos acelerados, aumentando a frequência gênica favorável e, diminuindo os genes não desejáveis dentro do rebanho (JOSAHKIAN, 2003). A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) possui parceria com duas unidades da Embrapa, a Gado de Corte e a Pecuária Sul, juntamente com elas, disponibiliza o Programa de Avaliação Genética para as Raças Hereford e Braford – Pampaplus. Outro programa que disponibiliza avaliações genéticas para a raça Braford, este vinculado a Associação Nacional de Criadores (ANC), denominado Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne – PROMEBO®. Visando o grande número de dados fenotípicos de características de interesse econômico, coletadas e utilizadas nas avaliações genéticas realizadas pelos programas, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a evolução genética da raça Braford no Rio Grande do Sul, podendo assim auxiliar na obtenção de melhores índices produtivos a partir de um monitoramento genético e, no crescimento e desenvolvimento da mesma.

Revisão Bibliográfica

A tendência do mercado é buscar animais com maior velocidade de crescimento, permanecendo menos tempo em pastagens ou confinamentos, encurtando o ciclo de produção, possibilitando maior retorno econômico. A seleção de animais com maiores pesos em idades jovens é uma prática comum nos programas de melhoramento de bovinos de corte (BOLIGON et al., 2009). O peso ao nascer é uma medida de desenvolvimento ponderal e está diretamente correlacionada com a dificuldade de parto. Dessa forma, a utilização da medida em programas de seleção se faz importante principalmente para raças europeias, visando à redução dos problemas de partos distócicos (BERGMANN, 1993). No peso ao desmame obtêm-se informações sobre o desempenho do animal, e pode-se avaliar a habilidade materna das vacas, uma vez que elas são responsáveis por 60% do crescimento da progênie neste período (PEREIRA, 1994). O peso ao sobreano reflete o mérito próprio do animal em ganhar peso (BERGMANN, 1993). Para Costa et al. (2004) o peso ao sobreano também é utilizado para mensurar e avaliar o crescimento após a desmama, o que permite a identificação de indivíduos com maior potencial para ganho de peso.             O tamanho do prepúcio é uma característica morfológica importante principalmente para os reprodutores, considerando o alto valor econômico destes na produção. É conveniente eliminar do plantel animais que apresentam prepúcio longo (VIU et al., 2002), reduzindo a possibilidade de traumas que podem alterar o funcionamento das estruturas reprodutivas. Segundo Teixeira et al. (2015), a forma e o tamanho do umbigo e prega prepucial podem interferir negativamente na capacidade reprodutiva do touro, inviabilizando a finalização da monta. Na raça Braford, a pigmentação ocular é uma característica obrigatória de ser avaliada, por promover a proteção conjuntiva contra raios solares ultravioletas que causam sensibilidade, predispondo a doenças oculares (TEIXEIRA et al., 2015). Animais com ausência de pigmentação ocular apresentam índices mais elevados de câncer ocular em relação aos animais pigmentados. Dessa forma, touros com positivos e altos valores genéticos para a pigmentação ocular tendem a produzir progênie com menor incidência de câncer ocular.

Materiais e Métodos

Os dados utilizados nas descrições de animais da raça Braford criados no Rio Grande do Sul foram cedidos pela ABHB e pelos programas de melhoramento genético Promebo e Pampaplus. O Promebo objetiva aumentar a precisão de seleção, dentro e entre rebanhos, avaliando o peso ao nascer (PN), a capacidade de ganho de peso do nascimento ao desmame (GND) e a capacidade de ganho de peso da desmama ao sobreano (GDS). Além dessas características, disponibilizam aos criadores o Índice Desmama (GND, conformação, precocidade e musculatura a desmama) e Índice Final (índice desmama mais GDS, conformação, precocidade e musculatura ao sobreano e perímetro escrotal ao sobreano). No Pampaplus, como resultado das avaliações genéticas é disponibilizado o Índice de Qualificação Genética (IQG), composto pelas características total materno a desmama (TMD), ganho de peso pós desmama até o sobreano (GPD), peso ao sobreano (PS), perímetro escrotal ao sobreano (PES) e, características de escores visuais para musculatura (MSC) e estatura corporal (EST). Além dessas características, o peso ao nascer (PN), peso a desmama (PD) e escores visuais para tamanho de umbigo (TUS), pigmentação ocular (POS) e estrutura corporal (ECS) são avaliadas geneticamente. Em ambos os programas, todos os animais são avaliados nas condições normais de cada propriedade (mesmo sexo e regime alimentar recebem oportunidades iguais). São realizadas duas avaliações, uma na desmama e outra ao sobreano. No presente estudo foram escolhidas as características de PN, GND, GDS, índice desmama e índice final, referentes ao Promebo, por serem características importantes dentro de um sistema de produção. No Pampaplus, o IQG (englobando 85% das características produtivas e 15% de reprodutivas dentro do programa), POS e TUS serão mostrados, por apresentarem relevância para a raça.

Resultados e Discussão

As mudanças genéticas anuais preditas para o peso ao nascer (PN), ganho de peso do nascimento à desmama (GND), ganho de peso da desmama ao sobreano (GDS), índice desmama e final em rebanhos da raça Braford avaliados pelo Promebo são apresentados na figura 1. Para melhor entendimento do programa e da figura acima, devemos utilizar como base os índices e as ponderações para cada característica avaliada. Os índices agregam em um único valor, considerado como o mérito genético total do animal. As ponderações percentuais aplicadas sobre as diferenças esperadas na progênie (DEP’s) padronizadas que compõem o índice desmama são: GND (50%), conformação (10%), precocidade (20%) e musculatura (20%) na desmama. Já para o índice final são: GND (25%), conformação a desmama (5%), precocidade e musculatura a desmama, ambas com (8%) cada, GDS (25%), conformação ao sobreano (5%), precocidade e musculatura e perímetro escrotal ao sobreano, ambas com (8%) cada. Para PN, GDS e índice final a tendência genética foi positiva. Já para a característica de GND e índice desmama nota-se que nos últimos anos houve uma queda acentuada, que se dá por haver uma baixa acurácia dos dados, pois o programa utiliza apenas dados coletados do mesmo, sem adição de informações referentes a outros programas de melhoramento vinculados a ANC, além de haver um programa de melhoramento especifico para a raça na própria ABHB, diminuindo ainda mais este banco de dados. O Pampaplus também aplica ponderações para as características avaliadas. Para as características que compõem o IQG, suas ponderações são: TMD (30%), GPD (15%), PS (15%), PES (15%), MSC (12,5%) e EST (12,5%). Para expressar o progresso genético obtido na população avaliada, o programa disponibiliza as mudanças genéticas das características analisadas. Na figura 2 pode-se verificar as características genéticas disponibilizadas no Relatório de Avaliação Genética 2015 do Pampaplus para o IQG, POS e TUS. Para o IQG foi observado um ganho genético anual médio predito de 0,05 (P=0,002), sendo favorável e significativo, ocasionando uma linha de tendência genética positiva no período considerado. Para as características funcionais de escore, como POS não foi observada mudança genética significativa, com ganho genético anual de 0,0007 (P=0,73), indicando que a característica não sofreu mudanças genéticas no período avaliado. Para TUS, com ganho genético anual de 0,008 (P=0,006), observa-se uma característica genética positiva e significativa, o que para a raça não é desejável, pois por ser uma característica funcional, pode acarretar em problemas no desempenho reprodutivo de touros.

Conclusões

A partir das informações e resultados apresentados é possível determinar, de maneira geral, a evolução no mérito genético médio dos animais pertencentes a rebanhos da raça Braford criados no Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, o interesse dos criadores em melhoramento genético da raça, com a seleção dos reprodutores baseada em valores genéticos, vêm demonstrando resultados positivos. Entretanto, alterações na seleção para a pigmentação ocular e tamanho de umbigo ao sobreano são necessárias visando ganhos genéticos favoráveis nessas características.

Gráficos e Tabelas




Referências

BERGMANN, José Aurélio Garcia; Índices Zootécnicos para produção de bovinos de carne. Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 1993. BOLIGON, A.A; ALBUQUERQUE, L.G; MERCADANTE, M.E.Z; LOBO, R.B; Herdabilidades e correlações entre pesos do nascimento à idade adulta em rebanhos da raça Nelore. Revista Brasileira de Zootecnia, v.38, n.12, p.2320-2326, 2009. COSTA, R.B; LOUREANO, M.M.M; FORNI, S; ALBUQUERQUE, L.G de; Estimativas de parâmetros genéticos para as características perímetro escrotal, peso ao sobreano e idade ao primeiro parto em um rebanho da raça Nelore. V Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal, Pirassununga, 2004. Anais, Pirassununga, SBMA, 2004. PEREIRA, Jonas Carlos Campos; Saiba o valor correto de cada termo usado para o melhoramento genético. Revista DBO - Nelore, Março, p.19-34, 1994. JOSAHKIAN, L.A; MACHADO, C.H.C; KOURY, W.F; Programa de melhoramento genético das raças zebuínas (PMGZ). Regulamento PMGZ, 2003. TEIXEIRA, B.B.M; CARDOSO, F.F; LOPA, T.M.B.P; Pampaplus – Avaliação genética Hereford e Braford. Apostila 13º curso de atualização e julgamento das raças Hereford e Braford. Alegrete, 2015. VIU, M. A. O; TONHATI., CERÓN-MUNHÕZ, M. F.; FRIES, L. A.; TEIXEIRA, R. A. Parâmetros genéticos do peso e escores visuais de prepúcio e umbigo em gado de corte. ARS Veterinária, Jaboticabal, v.18, n.2, p.179-184, 2002.  





©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?