Forma de Ingresso dos Acadêmicos do Curso de Zootecnia no Campus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins- UFT

Mariane Martins Dias1, Laudinete Ferreira da Silva2, Kênia Ferreira Rodrigues3, Carla Fonseca Alves Campos4, Alencariano José da Silva Falcão5, Ana Carolina Müler Conti6, Susana Queiroz Santos Mello7
1 - Universidade Federal do Tocantins
2 - Universidade Federal do Tocantins
3 - Universidade Federal do Tocantins
4 - Universidade Federal do Tocantins
5 - Universidade Federal do Tocantins
6 - Universidade Federal do Tocantins
7 - Universidade Federal do Tocantins

RESUMO -

O presente trabalho foi realizado com os alunos do Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins a partir de 2010/1 a 2016/2, sendo “1” e ”2” os respectivos períodos letivos. A pesquisa buscou-se avaliar as formas que os acadêmicos ingressaram na faculdade: ampla concorrência, cotas pra negros, pardos e indígenas, quilombolas, candidatos com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, além de transferências externas e internas. De 2010/1 a 2014/2 nota-se que 59,16%, dos alunos ingressaram pelo sistema de ampla concorrência, neste mesmo período não havia a disponibilidade de cotas. A partir de 2015/1 a instituição aderiu de forma detalhada o sistema, sendo possível identificar a forma que cada aluno conquistou sua vaga. Observa-se que 16,78% dos acadêmicos adentraram por diferentes tipos de cotas. Segundo os dados é possível identificar, que a partir do momento em que as cotas começaram a funcionar na instituição, mais pessoas tiveram a oportunidade de adentrar a faculdade.

Palavras-chave: Ações afirmativas; Cotas; Ensino superior; Políticas Públicas; Responsabilidade Social.

Form of Admission of the Academics of the Zootechnics Course at the Araguaína Campus of the Federal University of Tocantins - UFT

ABSTRACT - The present work was carried out with the students of the Zootechnics Course of the Federal University of Tocantins from 2010/1 to 2016/2, with "1" and "2" being the respective academic periods. The research sought to evaluate the ways that Academics will enter college: broad competition, quotas for blacks, pardos and indigenous, quilombolas, candidates with income equal to or less than 1.5 minimum wage, in addition to external and internal transfers. From 2010/1 to 2014/2 it is noted that 59.16% of the students will enter the system of ample competition,In the same period there was no availability of quotas. Beginning in 2015/1, the institution adhered in a detailed way to the system, and it was possible to identify the form that each student has conquered its vacancy. It is observed that 16.78% of the students entered different types of quotas. According to the data it is possible to identify, that from the moment the quotas began to function in the institution, more people had the opportunity to enter college.
Keywords: Affirmative action; Quotas; Higher education; Public policies; Social responsibility.


Introdução

Muito se tem discutido sobre a forma de ingressão dos alunos nas Instituições de Ensino superior. O Brasil é um país com uma vasta extensão de faculdades, institutos superiores e centros de educação tecnológica, que permite aos candidatos, a escolha de um curso, sendo capaz de decidir-se entre um ensino de Licenciatura, Bacharelado ou Tecnológico, que são as formas oferecidas pelas universidades. Os alunos que terminaram o ensino médio têm a oportunidade de ingressão em Instituição de Ensino Superior, seja pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou vestibular. Entretanto há uma grande concorrência entre eles, em que os estudantes de escolas públicas não têm na maioria das vezes a mesmas oportunidades dos alunos das escolas particulares. Dessa forma, o governo criou vagas que são destinadas aos que cursaram o ensino médio em escolas públicas e com renda familiar menor que um salário mínimo e meio, cotas declaradas para negros, pardos e indígenas e quilombolas. Estas oportunidades são denominadas de ações afirmativas que têm o intuito de buscar incluir os grupos étnicos que, historicamente, estiveram em desvantagem nas agendas dos direitos. Assim, são criadas políticas e programas que pretendem corrigir as disparidades socioeconômicas existentes entre a população branca, afro-descendente e indígena. Diante do contexto, no presente trabalho procura-se avaliar as formas de ingressão dos acadêmicos do curso Bacharelado em Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Revisão Bibliográfica

O Brasil cada vez mais tem buscado garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo todo cidadão brasileiro, independentemente da etnia ou cor da pele, o direito à participação na comunidade, especialmente nas atividades políticas, econômicas, empresariais, culturais, esportivas e educacionais defendendo sua dignidade e seus valores religiosos e culturais. No entanto, nem toda sociedade brasileira aceita essas medidas gerando algumas críticas por parte destes. Na educação, quase todos buscaram, minimizar a desigualdade instalada no sistema do País e promover a concretização do princípio constitucional da igualdade prescrito na Constituição Federal de 1988, que, em seu art. 5º, caput, estabelece: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade. ” (BRASIL, 2010). Na lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, parágrafo único destaca-se que no preenchimento das vagas, as Instituições Federais de Educação Superior (IFES) vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, 50% (cinquenta por cento) deverão ser aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita. Em cada IFES, as vagas de que trata o art. 1o desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (BRASIL, 2012). Dessa forma, para que todos tenham um livre acesso a Instituição de Ensino Superior (IES), surgem as ações afirmativas para garantir a igualdade de gênero em todas as Universidades, tendo significado conhecido e discutido por muitos incluindo nas próprias instituições. Definindo-se: Ação afirmativa é o conjunto de estratégias, iniciativas ou políticas que visam favorecer grupos ou segmentos sociais que se encontram em piores condições de competição em qualquer sociedade em razão, na maior parte das vezes, da prática de discriminação[ões] negativas, sejam tu presentes ou passadas (MENEZES, 2001).

Materiais e Métodos

A pesquisa foi realizada pela Comissão de Avaliação do Curso de Zootecnia (CAZO) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em atendimento ao que preceitua a Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 que instruí o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAE). O trabalho foi desenvolvido no intuito de demonstrar as formas de ingressões dos acadêmicos do curso de Bacharelado de Zootecnia da UFT. A pesquisa foi realizada com 262 alunos vinculados ao curso e diagnosticar a quantidade que se matricularam na instituição a partir dos diversos sistemas oferecidos pela Universidade, sendo estas vagas disponibilizadas pela ampla concorrência, cotas para auto declarantes negros, pardos, indígenas, quilombolas, transferência interna e externa e candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Os períodos letivos analisados foram de 2010/01; 2010/2; 2011/1; 2011/2; 2012/1; 2012/2; 2013/1; 2013/2; 2014/1; 2014/2; 2015/1; 2015/2; 2016/1 a 2016/2, sendo “1” e “2” referentes ao primeiro e segundo semestre do ano letivo.  O levantamento foi efetuado com informações gerados pelo Sistema de Informação para o Ensino (SIE) e auxilio da secretaria acadêmica da UFT. Utilizou-se o programa Excel para obtenção das frequências e dos gráficos.

Resultados e Discussão

O curso de Zootecnia da UFT, é bastante concorrido e procurado por vários vestibulandos de diversos Estados. A faculdade busca no decorrer de cada ano fazer com que em suas instalações haja a integração e a diversidade de gêneros, procurando aprimorar a forma de ingressão, garantindo que mais portas se abram para que todos que almejem ter uma educação de nível superior consigam adentrar a faculdade. O início do estudo, deu-se a partir do 1° semestre letivo do ano de 2010, em que a forma com que os acadêmicos adentravam a faculdade era apenas por sistema de ampla concorrência, sem distinção de cor, raça ou etnia, este sistema continuou sendo usado até o 2° semestre letivo de 2012. Ademais, é possível entrar na instituição via transferência, podendo esta ser interna ou externa. A partir do 1º semestre de 2013, a universidade começou a contar com o sistema de cotas, porém, este não era detalhado deixando a desejar sobre em qual cota o acadêmico ingresso deveria se encaixar. No entanto, esta falta de informação durou um curto período de tempo sendo finalizada no 2° semestre de 2014. Na figura 1 é possível ver em detalhes que o intervalo de tempo entre 1º semestre de 2010 a 2º semestre de 2014 a grande maioria de ingressantes foi através do sistema de ampla concorrência, chegando a alcançar um total de 59,16%. Observa-se que o número de alunos que adentraram pelo sistema de cotas até aquele momento era muito baixo, chegando apenas a 5,34% dos matriculados, em sequência com um número ainda menor estão transferência externa com 3,05% e transferência interna com apenas 1,90%. Na análise da figura 2, verifica-se a crescente mudança que a universidade adquiriu, oferecendo mais oportunidades com as formas de ingressão a população. A partir do 1º semestre de 2015, o sistema de cotas começa a ser dividido, sendo possível identificar detalhadamente cada área que o candidato “se encaixa”. Nota-se que neste período avaliado houve uma queda no número de alunos que ingressaram por ampla concorrência e chegou a 12,21% dos acadêmicos matriculados no período estudado. No entanto, o sistema universal de cotas aumentou para 16,78% no mesmo período, sendo caracterizados 12,97% candidatos declarados negros, pardos e indígenas, 0,76% declarados quilombolas e 3,05% candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Dando sequência, a transferência externa e interna, alcançaram um montante de apenas 1,9% dos alunos vinculados no período estudado, a avaliação foi feita até o 2° semestre letivo de 2016/2. Muitos acreditam que todos têm a mesma chance de ingressarem nas Universidades, mas, poucos sabem da disputa desleal que é enfrentada pelo jovem concorrente, fazendo com que a maior parte desista antes mesmo de conseguir adentrar na instituição, essa dificuldade não está presente somente no momento das ingressões, ela surge igualmente na vida posterior do aluno após a entrada na Universidade. De acordo Kowarick (1976), a competição que marca a trajetória escolar não é igualitária. Ao contrário, está marcada por diferentes desvantagens que transcendem de muitos as potencialidades individuais. Ademais, não são sempre os mais aptos chegam ao final da corrida, mas são em grande parte, os que possuem determinadas condições econômicas e socioculturais.

Conclusões

Tendo em vista os aspectos observados, nota-se que o curso de Zootecnia da UFT tem buscado no decorrer dos anos, ampliar os sistemas de ingresso, garantindo assim, a oportunidade para que todos os indivíduos com interesse na área possam ter livre acesso a instituição, sem distinção e alcançando assim resultados satisfatórios para seu desempenho.

Todos os profissionais da UFT estão aptos a receber e colaborar na qualificação profissional daqueles que almejem o ensino superior de qualidade.



Gráficos e Tabelas




Referências

Brasil. Parágrafo VI do Art. 1o e 2o da Lei Nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm Brasil. Art. 1o Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. 15. rev. ampl. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. (Atualizada até a Emenda Constitucional n° 62/2009). MENEZES, Paulo Lucena de. A ação afirmativa (Affirmative Action) no direito norte-americano. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

KOVARICK, L. Os favoritos: a corrida rumo a universidade. São Paulo. Ciência e Cultura, v.28, n.2, 1976.







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