Glicerina bruta na dieta de caprinos jovens da raça Saanen: consumo e desempenho corporal

Rayane Chaves de Jesus1, Pedro Augusto Dias Andrade2, Iran Borges3, Luciana Freitas Guedes4, Michelle Cristina Silva Fonseca5, Samuel Piassi Teles6, Luana Cristyna de Jesus Silva7, Carlos Alberto de Carvalho8
1 - Alunos do Curso de Bacharelado em Zootecnia do IFMG – Campus Bambuí.
2 - Professor Substituto EBTT do IFMG-Campus Bambuí.
3 - Professor Titular da Escola de Veterinária da UFMG, Belo Horizonte - MG.
4 - Professor Titular da FEAD, Belo Horizonte – MG.
5 - Alunos do Curso Bacharelado em Zootecnia do IFMG – Campus Bambuí.
6 - Alunos do Curso Bacharelado em Zootecnia do IFMG – Campus Bambuí.
7 - Alunos do Curso Bacharelado em Zootecnia do IFMG – Campus Bambuí.
8 - Médico Veterinário do IFMG-Campus Bambuí.

RESUMO -

Objetivou-se avaliar o efeito da inclusão de glicerina na dieta de cabritos jovens sobre consumo e desempenho do músculo Longissimus dorsi. Trinta cabritinhos machos da raça Saanen, em aleitamento, dois meses de idade, com peso entre 14,36±2,85kg foram pesados, identificados e vermifugados além de receberem medicamento coccidiostático para controle de endoparasitoses. Posteriormente, foram alojados em gaiolas metabólicas individuais dotadas de bebedouros e comedouros. Os tratamentos consistiram na inclusão de glicerina bruta ao sucedâneo Lacthor® (Controle 0; Glicerina 1,75; 3,25 e 5,25%). Houve influência no desenvolvimento da área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea. O consumo de matéria seca foi afetado pelo nível de glicerina na dieta, com redução nos animais que receberam o maior nível. Avaliando em função da idade dos animais, o CMS mostrou comportamento quadrático. As medidas biométricas apresentaram resposta linear à glicerina.

Palavras-chave: área de olho de lombo, cabrito, sucedâneo

CRUDE GLYCERIN IN SAANEN KID GOAT DIET: INTAKE AND BODY PERFORMANCE

ABSTRACT - The objective of this study was to evaluate the effect of the inclusion of glycerin on the diet of young goats on consumption and performance of the Longissimus dorsi muscle. A total of 30 Saanen kids goat of two months of age were weighed (14.36±2.85 kg), identified and dewormed. They too had received coccidiostatic medication to control the internal parasites. Subsequently, they were housed in individual metabolic cages equipped with drinkers and feeders. The treatments consisted in the inclusion of crude glycerin added to the substitute Lacthor® (Control 0; Glycerin 1.75; 3.25 and 5.25%). There was influence in the development of the loin eye area and subcutaneous fat thickness. The dry matter intake was affected by the level of glycerin in the diet, with reduction in the animals that received the highest level. Evaluating according to the age of the animals, the DMI showed quadratic behavior. Biometric measurements showed a linear response to glycerin.
Keywords: loin eye area, milk substitute, young goat


Introdução

O cenário futuro é extremamente promissor para a inovação tecnológica e intensificação dos sistemas de produção. Do total da energia consumida em todo o mundo, cerca de 90% provém de fonte fóssil, sendo esta esgotável. Com isso, vislumbra-se cada vez mais a necessidade em se pesquisar e desenvolver novas fontes alternativas de energia, tal como o biodiesel (SOUSA et al., 2006). O biodiesel é derivado de fontes renováveis, obtido através de um processo de transesterificação tendo como subproduto a glicerina bruta. Dessa forma, o aproveitamento dos resíduos e desses subprodutos é de grande importância econômica e ambiental. Assim, a glicerina bruta é uma alternativa cada vez mais pesquisada pelos nutricionistas para obtenção de melhores resultados a custo favorável, em sistemas de produção. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o uso de glicerina bruta como ingrediente de sucedâneo na dieta como alternativa energética e sua influência sobre o desempenho e desenvolvimento corporal de caprinos machos lactentes.

Revisão Bibliográfica

A energia é um fator indispensável para o desenvolvimento socioeconômico mundial. Do total da energia consumida em todo o mundo, cerca de 90% provém de fonte fóssil, sendo esta esgotável. O biodiesel é definido como um mono-alquil éster de ácidos graxos, derivado de fontes renováveis, tais como óleos vegetais e gorduras animais, obtido através de um processo de transesterificação de óleos vegetais com alcoóis (metanol ou etanol) a partir da catálise básica, utilizando o hidróxido de sódio ou potássio como catalisadores ou ainda pela esterificação desses materiais na presença de catalisadores ácidos, na qual ocorre a transformação de triglicerídeos em moléculas menores de ésteres de ácidos graxos, e tendo como subproduto a glicerina bruta, com teores de pureza variando de 80 a 95 % (SOUSA et al., 2006). De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2013), a glicerina bruta, para ser utilizada na alimentação animal como ingrediente de rações, deve conter no máximo 150 ppm de metanol, 12% de umidade e, no mínimo, 80% de glicerol (SILVA, 2010). O aleitamento artificial, bem como o uso de sucedâneos do leite de cabra, vem sendo adotado com sucesso na caprinocultura leiteira, com a finalidade de aumentar a lucratividade do sistema de produção sem causar prejuízo ao desempenho dos animais, disponibilizando maior quantidade de leite e derivados lácteos ao mercado (RAMOS et al., 2004). Sucedâneos são alimentos substitutos ao leite materno, que tem como objetivo suprir as necessidades dos filhotes e minimizar seu custo de produção, uma vez que a comercialização do leite é mais interessante economicamente ao sistema do que a alimentação de filhotes com o mesmo. Nesse sentido, objetivou avaliar o uso de glicerina bruta como ingredientes de sucedâneos na dieta de caprinos como alternativa energética de alto valor biológico e de custo acessível, para favorecimento do desenvolvimento corporal de caprinos machos lactentes.

Materiais e Métodos

O experimento foi conduzido na Fazenda Capril Tri-Queda localizada em Coronel Pacheco-MG, nos meses de janeiro a junho de 2014, seguindo normas do Comitê de Ética da UFMG, número de re­gistro CETEA 197/10. Foram utilizados 30 cabritos Saanen, em aleitamento, dois meses de idade com peso entre 14,36±2,85 kg. Os animais foram pesados, identificados, vermifugados e alojados em gaiolas metabólicas individuais providas de bebedouro, comedouro e um kit para coleta de excretas. Cada grupo foi então destinado a receber glicerina bruta adicionada ao sucedâneo Lacthor (Controle 0; Glicerina 1,75; 3,25 e 5,25% da inclusão no sucedâneo). A dieta foi calculada para caprinos com potencial de GMD de 150g, conforme exigências do NRC (2007). O fornecimento foi ajustado semanalmente e a quantia fixa de 1 litro por animal/dia de sucedâneo. Na tabela 1 encontram-se a composição e os níveis de inclusão de glicerina no sucedâneo. As dietas foram compostas por feno (30%), milho (52,5%), polpa cítrica (5,08%), farelo de soja (10,50%), sal mineral (1,35%), fosfato bicálcico (0,17%), bicarbonato (0,35%), calcário calcítico (0,35%), para garantir uma MS de 90,18%; PB 12,93%; EB 4122,95 kcal/g; FDN 32,22%; FDA 14,92%; EE 4,43%; Ca 1,56% e P 1,81%. Ao nascimento e a cada 14 dias os animais foram pesados pela manhã após 12 h de jejum de sólidos e dieta líquida. Realizou-se tricotomização e limpeza da região entre a 12ª e 13ª vértebras torácicas e posteriormente foram feitas medidas ultrassonográficas da área de olho de lombo (AOL) e da espessura de gordura subcutânea (EGC). Adotou-se um delineamento inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 4x5 (4 níveis do alimento energético x 5 dias de prova), utilizando-se o teste SNK a nível de 5% de probabilidade na análise de variância. Procedeu-se o teste de correlações, bem como a avaliação dos seus modelos pré-definidos para determinação das equações, lineares e não lineares que melhor explicassem as respostas em cada variável estudada.

Resultados e Discussão

Os dados referentes a medidas ultrassonográficas do Longissimus dorsi (AOL) e EGC em função da inclusão de glicerina bruta no sucedâneo foram significativas (tabela 2). A mensuração da AOL é uma maneira confiável para predizer o crescimento muscular, possuindo alta correlação com o peso de abate dos animais (Sainz, 1996). Medidas de AOL mostraram-se maior para a sua incorporação em 1,75% do sucedâneo contra 3,5%, com áreas de 288,2 e 229,2 mm2. Resultados semelhantes foram evidenciados por Gomes et al. (2011) e Gunn et al. (2010a, b) que trabalharam com níveis crescentes de glicerina na dieta de ovinos e atribuíram este fato ao CMS. Quanto maior a ingestão, maior a quantidade de energia disponibilizada para crescimento tecidual muscular e deposição de gordura na carcaça. Quanto ao depósito de gordura subcutânea, o emprego de glicerina não apresentou alteração na mesma em razão dos níveis empregados (P>0,05). Foi evidenciada diferença da AOL e EGC em função da idade dos animais (tabela 2). Embora possa representar também o efeito das inclusões dos ingredientes energéticos nas rações, não se pode perder de vista o fato de que o próprio crescimento animal impõe tais alterações. É possível observar um comportamento linear no crescimento de AOL e deposição de gordura subcutânea (tabela 2). Tais resultados também foram evidenciados por Gomes et al. (2011) e Gunn et al. (2010a e b), trabalhando com ovinos alimentados com níveis crescentes de glicerina bruta na dieta.

Conclusões

Conclui-se que a inclusão de 1,75% de glicerina bruta para incorporação do sucedâneo na dieta de cabritos jovens contribui para o desenvolvimento do músculo Longissimus dorsi.

Gráficos e Tabelas




Referências

GOMES, M. A. B.; MORAES, G. V.; MATAVELI, M. Performance and carcass characteristics of lambs fed on diets supplemented with glycerin from biodiesel production. Revista Brasileira de Zootecnia, v.40, n.10, p.2211-2219, 2011. GUNN, P.J.; NEARY, M.K.; LEMENAGER, R.P. et al. Effects of crude glycerin on performance and carcass characteristics of finishing wether lambs. Journal of Animal Science, v.88, p.1771-1776, 2010b. GUNN, P.J.; SCHULTZ, A.F.; VAN EMON, M.L. et al. Effects of elevated crude glycerin concentrations on feedlot performance, carcass characteristics, and serum metabolite and hormone concentrations in finishing ewe and wether lambs. The Professional Animal Scientist, v.26, p.298-306, 2010a. RAMOS, J.L.F.; COSTA, R.G.; MEDEIROS, A.N. Productive performance of goats submitted to different periods of suckling. Rev. Bras. Zootecn. v.33, n.3, p.684-690, 2004. SAINZ, R.D. Qualidade de carcaças e de carnes de ovinos e caprinos. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 33, 1996, Fortaleza. Anais...Fortaleza: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1996. p.3-14. SILVA, R.R.; PRADO, I.N; CARVALHO, G.G.P.; SILVA, F.F.; ALMEIDA, V.V.S.; JÚNIOR, H.A.S.; PAIXÃO M.L.; FILHO, GA. Níveis de suplementação na terminação de novilhos nelore em pastagens: aspectos econômicos. Rev. Bras. Zootecn., v.39, n.9, p.2091-2097, 2010. SOUSA, G. S.; PIRES, M. M.; ALVES, J. M. Estudo da viabilidade econômica e do risco de se produzir biodiesel em sistema de produção contínua na Bahia. In: XII Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2006, Ilhéus. Anais... Ilhéus: PROPP/UESC, 2006. p. 434- 435.