Herdabilidades para parâmetros da curva de crescimento em codornas alimentadas com diferentes relações treonina:lisina do nascimento aos 21 dias de idade

Bianca Patrocínio Mayer1, Graziela Tarôco2, Karine Aparecida Rodrigues de Souza3, Lúcio Flávio Macedo Mota4, Leonardo da Silva Costa5, Heder José D’avila Lima6, Leila de Genova Gaya7
1 - Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
2 - Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVM)
3 - Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVM)
4 - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP
5 - Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVM)
6 - Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
7 - Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

RESUMO -

Objetivou-se com este trabalho estimar a herdabilidade para os parâmetros da curva de crescimento em codornas de corte de dois grupos genéticos (LF1 e LF2), alimentadas com dietas contendo relações treonina:lisina 0,66, 0,71, 0,76, 0,81 e 0,86% do nascimento aos 21 dias de idade. Dos 22 aos 35 dias de idade, as aves receberam dieta única. As análises foram realizadas utilizando modelo de regressão aleatória, considerando homogeneidade de variância residual. As características avaliadas foram peso assintótico, taxa de crescimento assintótico e ponto de inflexão. As herdabilidades estimadas foram de moderadas a altas. Segundo os resultados, as relações treonina:lisina avaliadas podem interferir na expressão genética das codornas desta população e que as características avaliadas podem ser utilizadas como critério de seleção em programas de melhoramento animal quando o objetivo for aumentar a velocidade de crescimento e o peso a maturidade das codornas.

Palavras-chave: Aminoácidos, Coturnicultura, Melhoramento animal

Heritability for growth curve parameters in quails fed with different threonine: lysine ratios from birth to 21 days of age

ABSTRACT - This work’s objective was to estimate the heritability for growth curve parameters in two-genetically modified quails (LF1 and LF2) fed with diets containing threonine: lysine, 0.76, 0.71, 0.76, 0.81 and 0.86% from birth to 21 days of age. From 22 to 35 days of age, the birds received a single diet. The analyzes were performed using the random regression model, considering the homogeneity of residual variance. The evaluated traits were asymptotic weight, asymptotic growth rate and inflection point. The heritabilities obtained were moderate to high. According to the results, the treonine: lysine ratios evaluated, may interfere in the genetic expression of the quails from this population and the evaluated characteristics can be used as selection criterion in animal breeding programs when the objective is to increase the growth speed, weight and the quails maturity.
Keywords: Amino acids, Animal breeding, Coturniculture


Introdução

A criação de codornas é uma atividade que apresenta alta produtividade e baixo custo de produção, gerando rápido retorno financeiro aos produtores (Pastore et al., 2012). Os maiores custos de produção desses animais estão relacionados à alimentação, devido sua alta exigência proteica. Entre os diferentes aminoácidos que compõem a proteína, a treonina é considerada o segundo aminoácido limitante em codornas desempenhando papel importante na mantença das aves (Mandal et al., 2006). O ganho e a velocidade do ganho de peso são características importantes e podem ser avaliadas por meio de curvas de crescimento, na qual é possível relacionar o peso e a idade, obtendo-se assim o padrão de crescimento ao longo da vida do animal (Freitas, 2005). O conhecimento desse padrão de crescimento, associado às estimativas de parâmetros genéticos, permite a seleção de animais geneticamente superiores aos demais, podendo promover aves com maior capacidade de desenvolvimento corporal. Portanto, faz-se necessária a realização de estudos que avaliem os parâmetros para curva de crescimento em função de dietas nutricionais, para que estas possam ser implementadas em programas de melhoramento genético, a fim de se aumentar a velocidade de crescimento e o peso à maturidade dessas aves. Dessa forma, objetivou-se com este trabalho estimar a herdabilidade para os parâmetros da curva de crescimento em codornas de corte alimentadas com diferentes relações treonina:lisina do nascimento aos 21 dias de idade.

Revisão Bibliográfica

A coturnicultura é uma atividade que tem despertado o interesse do produtor brasileiro. Isso se deve ao fato da possibilidade do rápido retorno do capital investido e de seus produtos serem considerados uma alternativa para a alimentação humana (Teixeira et al., 2013). O custo de produção de codornas tem crescido com o alto preço das fontes proteicas da ração. Portanto, faz-se necessário o balanceamento dos nutrientes na alimentação das aves para melhorar a produção e o rendimento econômico das criações (Silva et al., 2006). Responsável pela formação da proteína e manutenção do turnover protéico corporal, pelo auxílio na formação do colágeno e pela atuação na produção de anticorpos (Umigi et al., 2007), a treonina é o segundo aminoácido limitante em dietas para codornas, segundo Mandal et al. (2006). O bom desempenho das aves depende da relação entre fatores ambientais e genéticos (Silva et al., 2004). Segundo Sarmento et al. (2006), esses fatores podem ser avaliados a partir da descrição do crescimento do animal ao longo do tempo, além de influenciar a forma da curva de crescimento, que por sua vez que pode ser alterada por meio de seleção, ou seja, identificando-se animais com maior velocidade de crescimento. Para isso, o estudo dos parâmetros genéticos dos parâmetros da curva de crescimento das populações disponíveis é fundamental para se definir as estratégias de seleção em codornas de corte (Teixeira et al., 2013). Sendo assim, as características de crescimento são utilizadas como critério de seleção pois apresentam de médias a altas estimativas de herdabilidade, o que pode proporcionar maiores ganhos genéticos ao longo das gerações. Nesse contexto, faz-se importante a realização de estudos que relacionam fatores ambientais e genéticos a fim de se obter resultados no aumento da velocidade de crescimento e no peso à maturidade das codornas.

Materiais e Métodos

Foi utilizado um banco de dados constituído de dois grupos genéticos (LF1 e LF2) de codornas de corte pertencentes ao programa de melhoramento genético de codornas do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, Minas Gerais. Um total de 1.189 registros de codornas (machos e fêmeas) foi utilizado, sendo 652 informações do grupo genético LF1 e 537 do grupo genético LF2. As codornas foram identificadas com anilhas no dia do nascimento e distribuídas ao acaso em cinco boxes 6,0 m² cada. Do nascimento aos 21 dias de idade, as codornas, de cada boxe, receberam dieta com diferentes relações treonina:lisina (0,66, 0,71, 0,76, 0,81 e 0,86%) contendo 24% PB e 2900 kcal EM/kg. Dos 22 aos 35 dias de idade as aves foram alimentadas com dieta única contendo 26% PB e 2900 EM/Kg. Alimentação e água foram fornecidas à vontade durante todo período experimental. As estimativas dos parâmetros da curva de crescimento foram realizadas por intermédio do programa SAS® - Statistical Analysis System (SAS Institute, 2008) aplicando-se o modelo Gompertz. As estimativas de herdabilidade foram realizadas no programa Wombat (Meyer, 2007), utilizado modelo de regressão aleatória, considerando o sexo e os diferentes níveis de aminoácido como efeito fixo e o valor genético aditivo como efeito aleatório para as variáveis estudadas. Foram aplicados modelos que consideravam homogeneidade de variância residual, usando polinômios de Legendre de segunda ordem. As características avaliadas, peso assintótico (PA), taxa de crescimento assintótico (TCA) e ponto de inflexão (IPT), foram calculadas a partir dos parâmetros da curva de crescimento segundo o método reportado por Malhado et al. (2009).

Resultados e Discussão

Observou-se que as estimativas de herdabilidade foram diferentes, dependendo da relação treonina:lisina oferecida na dieta das codornas, para os grupos genéticos LF1 e LF2 (Tabela 1). No grupo genético LF1 observou-se que o aumento da relação treonina:lisina promoveu maiores estimativas de herdabilidade para PA, TCA e IPT, o que indica que a expressão destas características, sob estas condições, se devem a maior ação de genética aditiva e menor influência do meio. Estes resultados sugerem que estas características podem ser utilizadas como critério de seleção em programas de melhoramento animal, sendo a relação 0,86 a que apresentou maiores estimativas de herdabilidade neste grupo genético. Os valores estimados de herdabilidades para o grupo genético LF2 apresentaram comportamento distinto em relação ao grupo genético LF1. Observou-se que o aumento da relação treonina:lisina promoveu menores estimativas de herdabilidades para o grupo LF2. Isso indica que as aves são capazes de expressar seu maior potencial genético ao menor nível de relação treonina:lisina na dieta, de 0,66. Desta forma, observa-se que as exigências nutricionais das codornas variam de acordo com as linhagens, corroborando com  Silva e Costa (2009), que afirmam  que as codornas devem ser alimentadas com dietas formuladas de acordo com o grupo genético, a fim de se obter maior produção a menor custo.

Conclusões

As estimativas de herdabilidade variaram de acordo com o grupo genético e a relação treonina:lisina fornecida na dieta das codornas, sendo a relação 0,86 a que apresentou maiores herdabilidades para o grupo genético LF1 e a relação 0,66 para o grupo genético LF2. Houve variabilidade genética aditiva para os parâmetros da curva conforme as dietas utilizadas sugerindo que as características PA, TCA e IPT podem ser aplicadas como critérios de seleção quando o objetivo for aumentar a velocidade de crescimento e o peso à maturidade das codornas nas populações estudadas. A seleção das codornas nas relações treonina:lisina 0,86 para o grupo genético LF1 e 0,66 para o grupo genético LF2 , podem promover um ganho genético mais rápido, quando comparado as demais relações estudadas.

Gráficos e Tabelas




Referências

FREITAS, A.R. Curvas de crescimento na produção animal. Revista Brasileira de Zootecnia, v.34, n.3, p.78-795, 2005. MALHADO, C.H.M.; CARNEIRO, P.S.L.; AFFONSO, P.R.A.M.; SOUZA JUNIOR, A.A.O.; SARMENTO, J.L.R. Growth curves in Dorper sheep crossed with the local Brazilian breeds, Morada Nova, Rabo Largo, e Santa Inês. Small Ruminant Research, v. 84, p. 16-21, 2009. MANDAL, A.B.; KAUR, S.; JOHRI, A.K.; ELANGOVAN, A.V.; DEO, C.; SHRIVASTAVA, H.P. Response of growing Japanese quails to dietary concentration of L-threonine. Journal of the Science and Food and Agriculture, v.86, p.793-798, 2006. MEYER, K. WOMBAT – A tool for mixed model analyses in quantitative genetics by restricted maximum likelihood (REML). Journal of Zhejiang University Science, v8, n.11, p.815-821, 2007. PASTORE, S.M.; OLIVEIRA, W.P.; MUNIZ, J.C.L. Panorama da coturnicultura no Brasil. Revista Eletrônica Nutritime, v.9, n.6, p.2040-2049, 2012. SARMENTO, J.L.R.; REGAZZI, A.J.; SOUSA, W.H.; TORRES, R.A.; BREDA, F.C.; MENEZES, G.R.O. Estudo da curva de crescimento de ovinos Santa Inês. Revista Brasileira de Zootecnia, v.35, n.2, p.435-442, 2006. SAS INSTITUTE. Statistical Analysis Systems User’s Guide. Version 9.2. Cary: SAS Institute Inc.,2008. SILVA, J.H.V.; SILVA M.B.; JORDÃO FILHO, J.; SILVA, E.L.; ANDRADE, I.S.; MELO, D.A.; RIBEIRO, M.L.G.; ROCHA, M.R.F.; COSTA, F.G.P.; DUTRA JUNIOR, W.M. Exigência de mantença e de ganho de proteína e de energia em codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica) na fase de 1 a 12 dias de idade. Revista Brasileira de Zootecnia, v.33, n.5, p.1209-1219, 2004. SILVA, E.L.; SILVA, J.H.V.; JORDÃO FILHO, J.; RIBEIRO, M.L. G.; COSTA, F.G. P.; RODRIGUES, P.B. Redução dos níveis de proteína e suplementação aminoacídica em rações para codornas européias (Coturnix coturnix coturnix). Revista Brasileira de Zootecnia, v.35, n.3, p.822-829, 2006. SILVA, J.H.V.; COSTA, F.G.P. Tabela para codornas japonesas e européias. 2.ed. Jaboticabal, SP: FUNEP, 2009. 110p. TEIXEIRA, B.B.; EUCLYDES R.F.; TEIXEIRA, R.B.; SILVA, L.P.; TORRES, R.A.; SILVA, F.G.; LEHNR, H.G.; CAETANO, G.C. Herdabilidade de características de produção e postura em matrizes de codornas de corte. Ciência Rural, v.43, n.2, p.361-365, 2013. UMIGI, R.T.; BARRETO, S.L.T.; DONZELE, J.L.; REIS, R.S.; SOUSA, M.F.; LEITE, C.D.S. Níveis de treonina digestível em dietas para codorna japonesa em postura. Revista Brasileira de Zootecnia, v.36, n.6, p.1868-1874, 2007.