Influência da densidade de alojamento sobre o desempenho produtivo de codornas de postura (Coturnix coturnix japonica) em Alegrete, RS (1)

ALINE BOSAK DOS SANTOS1, RIANE BATISTA DO NASCIMENTO2, HIARIÇA BARATTO MERENOCK3, JULIANO PEREIRA DA SILVA4, JEVERSON COMORETTO TOLFO5, WEDERSON LEANDRO FERREIRA6, EVANDRO FONTOURA CORRALES7
1 - INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA, CAMPUS ALEGRETE/RS
2 - INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA, CAMPUS ALEGRETE/RS
3 - INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA, CAMPUS ALEGRETE/RS
4 - INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA, CAMPUS ALEGRETE/RS
5 - INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA, CAMPUS ALEGRETE/RS
6 - INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA, CAMPUS ALEGRETE/RS

RESUMO -

A coturnicultura de postura é uma atividade em expansão com mercado já consolidado. Estudar densidades de alojamento alternativas para a postura pode viabilizar a criação, principalmente para produtores em regiões carentes. Objetivando avaliar a produtividade de codornas japonesas em postura em diferentes densidades de alojamento, este estudo foi realizado. Foram avaliadas 96 codornas japonesas em postura. Os tratamentos foram: densidade de 133,8 cm²/ave; densidade de 104,0 cm²/ave. Os ovos foram coletados diariamente. Os resultados foram analisados com o software R, utilizando o teste F para aferir a significância dos tratamentos e o teste de Tukey para comparação das médias. A produção de ovos foi maior na maior densidade, porém o peso dos ovos reduziu. A massa de ovos e sua conversão alimentar foram indiferentes à densidade e obteve-se alto índice de ovos comercializáveis. A maior densidade pode ser usada em pequenas propriedades por apresentar melhor rentabilidade.

Palavras-chave: Coturnicultura de postura, produção ovos, fronteira oeste, agricultura familiar

Influence of housing density on the productive performance of posture quail (Coturnix coturnix japonica) in Alegrete, RS.

ABSTRACT - Posture coturniculture is an expanding activity with an already consolidated market. Studying alternative housing densities for posture can enable the creation, especially for producers in needy regions. Aiming to evaluate the productivity of Japanese laying quails, this study was carried out. 96 Japanese laying quails were evaluated in a 2x3 ICD. The treatments were: density of 133,8 cm² / bird; Density of 104.0 cm² / bird. The eggs were collected daily. The results were analyzed using the software R, using the F test to verify the significance of the treatments and the Tukey test for comparison of the means. Egg production was higher at higher density, but egg weight decreased. The egg mass and feed conversion were indifferent to the density and a high index of marketable eggs was obtained. The higher density can be used in small properties because it presents better profitability.
Keywords: Posture coturniculture, intensive egg production, western frontier, family farming


Introdução

A cadeia produtiva de aves no Brasil modernizou-se e procura melhorar cada vez mais seu desempenho produtivo, devido à necessidade de redução de custos e aumento da produtividade, para continuar sendo competitiva em nível mundial (Girotto e Avila, 2003) e dentro desta cadeia, a produção de codorna vem aumentando de maneira considerável desde a sua implantação como atividade avícola econômica, em função do aumento do consumo de carnes e ovos. A coturnicultura para a produção de ovos é mais representativa que para a produção de carne, pois a pequena exigência de espaço, o baixo consumo de ração, o curto intervalo de geração e a maturidade sexual são características que tornou a produção atraente como atividade alternativa de alta rentabilidade. Dessa forma, a atividade se caracteriza como de grande importância para pequenos agricultores com limitação financeira, como na fronteira oeste do RS. A fim de tornar a coturnicultura mais viável para o criador de pequeno porte, buscar densidades de alojamento alternativas pode servir de estímulo ao ingresso na atividade. Assim o objetivo deste trabalho foi estudar o desempenho produtivo de codornas japonesas em postura sob duas densidades animais, na fronteira oeste do RS.

Revisão Bibliográfica

A coturnicultura vive uma fase favorável no país, superando o período de amadorismo e solidificando-se como uma exploração industrial (Leandro et al., 2005). Essa atividade se torna ainda mais atrativa, ao analisar-se as características que a codorna apresenta como rápido crescimento, precocidade sexual, elevada produção de ovos, pequeno consumo de ração e alta resistência a enfermidades. Entretanto, devido às pressões para reduzir os custos de produção, tem-se observado um crescente interesse em elevar a densidade populacional na indústria avícola, como uma alternativa para aumentar o rendimento produtivo do plantel. Altas densidades podem resultar em ambiente desfavorável ao bem-estar das aves, com alterações no desempenho dos lotes, podendo inclusive se tornar um fator estressante de relevante proporção (Struwe et al., 1992) e afetar não só a produção de ovos como a qualidade no que diz respeito à ausência de ovos anormais ou defeituosos. Nesse sentido, uma excessiva redução da área de gaiola disponível por ave pode causar problemas de estresse provocados pela competição por espaço e alimento. Podemos observar esse efeito ao analisar Faitarone et al. (2005) trabalhando com codornas italianas nas densidades de 264; 211; 176 e 151 cm2/ave, onde os autores observaram redução no consumo de ração e no peso dos ovos com o aumento da densidade. Contraditoriamente aos autores acima citados, Leandro et al. (2005) encontraram melhores conversões alimentares por dúzia e por massa de ovos com codornas japonesas alojadas em alta densidade. Essas diferentes respostas se devem ao fato de que o desempenho das aves pode ser influenciado por vários fatores como genético, nutricional, manejo, densidade de alojamento e do ambiente, entre outros. Devido a suas características, o ovo de codorna representa alimento valioso para a nutrição humana, pois é rico em proteínas, sendo considerado de alta qualidade, pois além de aminoácidos essenciais contém gorduras e minerais, tais como nitrogênio, carbono, cálcio, fósforo, potássio, sódio, ferro, manganês e enxofre, como também açúcares e as vitaminas A, D, E, C, H, vitaminas do complexo B. Nesse sentido, proporcionar melhores índices produtivos sem alterar a qualidade dos ovos é fundamental no desenvolvimento da coturnicultura nas mais diferentes regiões do país.

Materiais e Métodos

Este estudo foi realizado Instituto Federal Farroupilha, Alegrete/RS, de setembro a dezembro de 2016. Foram avaliadas 96 codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica), com 90 dias de vida, em postura em um delineamento inteiramente casualizado com dois tratamentos e três repetições. As codornas foram alojadas em gaiolas com duas celas, área de 937,5 cm² por cela, com comedouro externo de aço galvanizado e bebedouro tipo calha, individuais por gaiola. As codornas receberam 30g/ave/dia sendo oferecida duas vezes ao dia. Os tratamentos foram: 133,8 cm²/ave, densidade animal de 14 codornas/gaiola; 104,0 cm²/ave, densidade animal de 18 codornas/gaiola. Mensalmente foi avaliada a quantidade de ração consumida em função do número de aves expresso em quilogramas de ração consumida por gaiola/mês. Os ovos foram coletados diariamente às 8h. A produção de ovos foi obtida por contagem dos ovos totais produzidos por mês dividindo-se por 12 para obter o valor por dúzia (NDZ (dúzia/mês)). O número de ovos comercializáveis (OC - %) foi obtido descontando-se os quebrados, os trincados e os anormais do total de ovos. Ovos íntegros produzidos em determinados dias experimentais foram pesados e o total obtido dividiu-se pelo número de ovos na pesagem, obtendo-se o peso médio dos ovos (PO). O PO foi multiplicado pelo nº total de ovos produzidos, obtendo-se assim a massa total de ovos. Esta massa total foi dividida pelo número total de aves por dia do período (MO - g ovo/ ave/ dia). A conversão alimentar por massa de ovos (CAMO) foi obtida pelo consumo de ração em kg dividido pela MO em kg (kg/kg). O total de aves mortas foi controlado e o número acumulado foi subtraído do número total de aves vivas com conversão em percentagem para determinação da viabilidade das aves (VIAB). Os resultados foram analisados com o software R, utilizando o teste F para aferir a significância dos tratamentos e o teste de Tukey para comparação das médias.

Resultados e Discussão

Os resultados obtidos quanto ao número de dúzias de ovos produzidas e do consumo médio de ração são apresentados na Tabela 1. Houve efeito significativo entre as densidades de alojamento para o NDZ apenas entre os meses de novembro e dezembro (Tabela 1). Esse resultado pode ser explicado pelo maior fotoperíodo característico da época o que influencia positivamente na produção de ovos. Leandro et al. (2006) trabalhando com codornas japonesas sob duas densidades obtiveram maior produção de ovos com a maior densidade animal (75 cm2/ave). Por outro lado, Lopes et al. (2006) não obtiveram diferenças significativas entre as densidade estudadas. Já quanto aos diferentes meses em cada densidade, observou-se efeito significativo (P<0,05) para o NDZ entre todos os meses entre si. Semelhantemente ao NDZ, o CR foi estatisticamente diferente (P<0,05) entre os meses e entre as densidades animais. Esse resultado em partes contradiz alguns autores, os quais mostram que maiores densidades reduzem o consumo. Entretanto, neste estudo, fez-se a padronização do fornecimento de ração por ave/dia a fim de que todas recebessem a mesma quantidade. Elevadas densidades de alojamento podem provocar competição entre as aves pelo alimento, mas isto na presente pesquisa não causou queda no desempenho produtivo das aves. Houve efeito significativo (P<0,05) para o PO apresentando a menor densidade, um PO de 11,3g, contra 10,9g na densidade de 104,0 cm²/ave, sendo esse resultado de alta confiabilidade pelo baixo valor do CV (4,4%). Para Lima et al. (2012), o PO também foi influenciado pelas densidades de forma que com a maior densidade de aves, menor foi o PO, devido ao menor CR possibilitado pelos animais, o que em partes assemelha-se ao presente estudo. No que diz respeito aos OC, não houve influência significativa (P>0,05) das densidades. Obteve-se um valor médio de OC de 99,8%. Lima et al. (2012) também não observaram efeito das densidades sobre os OC. Sendo assim, a densidade animal não prejudica a qualidade dos ovos. Os resultados obtidos quanto à massa de ovos e conversão alimentar massa de ovos são apresentados na Tabela 2. Quanto a essas variáveis, houve diferença significativa apenas entre os meses do ano, mas não entre os tratamentos (P>0,05). A MO apresentou um comportamento crescente, sendo maior a partir de novembro, porém as densidades estudadas não influenciaram nesse resultado. Isso corrobora Lopes et al. (2006) e Lima et al. (2012), os quais também não observaram diferenças nessa variável quanto às densidades de alojamento utilizadas. A produção de ovos de codorna com peso mais elevado é um fator importante para a indústria de processamento de ovos. Assim, a análise deste parâmetro poderia indicar uma agregação quantitativa e maior valor do produto final com o alojamento de codornas na menor densidade. Entretanto, não houve influência das densidades nesse parâmetro nem na CAMO, importante fator para maior rentabilidade da produção.

Conclusões

A alta densidade de alojamento das aves pode ser utilizada na coturnicultura de postura na fronteira oeste do RS como alternativa produtiva, pois permite resultados positivos quanto à produtividade.

Gráficos e Tabelas




Referências

FAITARONE, A. B. G. et al. 2005. Economic traits and performance of italian quails reared at different cage stocking densities. Brazilian Journal of Poultry Science, v.7, n.1, p.19- 22, 2005. GIROTTO, A.F.; AVILA, V.S. 2003. Sistemas de produção de frangos de corte. Embrapa Suínos e Aves. Jan/2003. Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Ave/ProducaodeFrangodeC orte/Importancia-economica.html. Acesso em: 15/03/2017 LEANDRO, N.S.M. et al. 2005. Desempenho Produtivo de Codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica) submetidas a Diferentes Densidades e Tipos de Debicagem. Acta Scientiarum. Animal Sciences, v. 27, n. 1, p. 129-135, 2005. LIMA, H.J.D. 2008. Uso da enzima fitase em ração para codornas japonesas em postura. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2008. 49p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Viçosa, 2008. LOPES, I.R.V.; FUENTES, M.F.F.; FREITAS, E.R. et al. 2006. Efeito da densidade de alojamento e do nível de energia metabolizável da ração sobre o desempenho zootécnico e características dos ovos de codornas japonesas. Revista Ciência Agronômica, v.37, n.3, p.369-375, 2006. R CORE TEAM. R: a language and environment for statistical computing. Vienna: R Foundation for Statistical Computing. 2015. Disponível em: <http://www.R-project.org/>. Acesso em: 15 jan. 2016. STRUWE, F. J. et al. 1992. Effect of rearing floor type and tenday beak trimming on stress and performance of caged layers. Poultry Science., Champaign, v. 71, p. 70-75, 1992.