Morfometria de bezerros em fase de recria suplementados a pasto na região do Baixo Amazonas

Valéria dos Santos de Medeiros1, Marcelo da Silva Evangelista2, Caroline Pimentel Maia3, Cristiane Sarturi4, Gernilane Caldeira Souza5, Jairo Augusto de Sousa Araújo6, Jonas Silva Costa7, Ruan Higor dos Anjos Neves8
1 - Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2 - Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
3 - Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
4 - Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
5 - Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
6 - Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
7 - Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
8 - Universidade Federal do Amazonas - UFAM

RESUMO -

A precariedade dos sistemas de produção de bovinos na região do Baixo Amazonas requer melhores medidas de controle nutricional e de ganho de peso dos animais para o bom desenvolvimento da carcaça e maiores índices zootécnicos nas propriedades. Assim, 24 bovinos da raça Nelore foram submetidos ao regime de pasto e tratamento com suplementação mineral e mineral protéica, sendo avaliados com base em suas morfometrias corporais que, juntamente com o peso, descrevem melhor o indivíduo do que o convencional método de classificação por escores. Os dados morfométricos obtidos foram submetidos ao teste de Tukey com 0,05% de probabilidade, utilizando o programa estatístico SAS (2000) para aplicação dos procedimentos de análise de variância e correlação. O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho das características anatofuncionais de bezerros suplementados a pasto com base nas análises de altura de cernelha, altura e largura de garupa, comprimento corporal, e perímetro torácico.

Palavras-chave: medidas morfométricas, índices zootécnicos, bovinocultura.

Morphometry of calves in growing phase supplemented grazing in the Lower Amazon region

ABSTRACT - The precariousness of cattle production systems in the Lower Amazon requires better measures of nutritional control and weight gain of the animals for the good development of the carcass and higher zootechnical indexes in the properties. Thus, 24 Nelore cattle were submitted to grazing and treatment with mineral and mineral supplementation, being evaluated based on their body morphometrics that, together with the weight, describe the individual better than the conventional method of classification by scores. The morphometric data were submitted to the Tukey test with 0.05% probability, using the statistical program SAS (2000) to apply the procedures of analysis of variance and correlation. The objective of this work is to evaluate the performance of the anatofunctional characteristics of calves supplemented to pasture based on the analyzes of height of withers, height and width of croup, body length, and thoracic perimeter.
Keywords: morphometric measures, zootechnical indexes, bovine farming.


Introdução

A baixa infraestrutura na maioria das propriedades da região do Baixo Amazonas paraense e os baixos índices zootécnicos comprometem o manejo correto e as vendas dos animais ao abate. A prática de morfometria é uma opção viável e de fácil manuseio, permitindo ao produtor estimar o peso vivo, selecionar animais com medidas equilibradas, possibilitando uma adaptação desses animais junto aos sistemas de produção de cada propriedade (FERRO et al 2015). Intensificando o sistema de produção, o entendimento da relação entre as técnicas de crescimento e a estrutura corporal melhorou, utilizando a seleção de animais mais eficientes, conforme o peso e a idade para a produção de carne (PATIÑO, 2010). Características morfológicas admitem uma análise criteriosa dos tipos biológicos que variam de ultraprecoces a extremamente tardios, excluindo-se os extremos, pois são indesejáveis nas seleções de desempenho. O objetivo da prática de morfometria são animais equilibrados com o ambiente em que estão sendo criados. Portanto, o tipo biológico de melhor desempenho precisa ser identificado de forma a ajustar-se ao nível tecnológico e ao sistema de criação de cada região (Magnabosco et al., 2002). O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho das características anatofuncionais de bezerros suplementados a pasto com base nas análises de altura de cernelha, altura e largura de garupa, comprimento corporal, e perímetro torácico.

Revisão Bibliográfica

Pesquisas desenvolvidas por Scarpati et al. (1996) demonstraram que medidas morfométricas (medidas objetivas), junto com o peso corporal do animal, descrevem melhor o indivíduo ou população que os métodos convencionais de ponderações e classificação por escore. Sabe-se que maiores dimensões de garupa, por exemplo, estão relacionadas à facilidade de parto e a maiores rendimentos de cortes, tanto no posterior quanto no restante do corpo. Cyrillo et al. (2000), em estudos envolvendo machos jovens da raça Nelore do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho de SP (IZ), nascidos entre 1989 a 1996, confirmaram que todas as medidas morfométricas - altura posterior, distância entre íleos, comprimento de garupa, perímetro torácico, comprimento do corpo e comprimento do dorso, apresentaram índices positivos correlacionados à seleção para peso pós-desmame. Todos esses índices estão diretamente ligados a um bom plano nutricional. De acordo com Pani et al. (1981), as medidas morfométricas lineares (comprimento e altura) são mais precisas na determinação do tamanho à maturidade do que o peso, uma vez que este e a gordura subcutânea podem apresentar flutuações periódicas em função do estado nutricional. Essa informação sustenta a importância de as mensurações serem feitas precisamente nas epífises ósseas, não privilegiando, assim, animais que estejam com maior cobertura muscular. Lôbo et al. (2002), trabalhando com animais Nelore, estimaram correlações fenotípicas entre a altura na cernelha com peso aos 365 dias de 0,38, com peso ao sobreano de 0,49 e com a altura na garupa (mensurada aos 24 meses) de 0,92. Essas correlações evidenciam uma associação positiva de média a alta entre essas medidas morfométricas com características tradicionais de pesagem e com outras morfométricas. Desta forma, a técnica de morfometria representa papel fundamental para o controle de ganho de peso e desenvolvimento corporal de bovinos, aumentando os rendimentos de carcaça e a eficiência alimentar.

Materiais e Métodos

O trabalho foi realizado na Fazenda Santo Antônio, localizada no Município de Mojuí dos Campos, Pará, durante a estiagem (julho a novembro). Os animais foram recriados em sistema de pastejo contínuo com taxa de lotação variável, composta de dois piquetes de Brachiaria brizantha cv. Marandu, cada um com 5 hectares (ha), providos de cochos com duplo acesso e bebedouros. Foram utilizados 24 animais da raça Nelore, puros de origem (P.O), com média de 10 meses de idade e 203 Kg de peso vivo (PV), distribuídos em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x2 (duas estratégias de suplementação e dois grupos genéticos) a fim de se garantir as médias de peso vivo e os grupos genéticos semelhantes entre os tratamentos. Todos os animais foram submetidos ao controle de endoparasitas e ectoparasitas no momento da seleção para inclusão no experimento. Os tratamentos consistiram na suplementação mineral protéica, controlada de acordo com o peso vivo dos animais, na quantidade de 0,1% do PV. O grupo controle recebeu apenas suplementação mineral à vontade. O suplemento mineral protéico comercial que foi utilizado apresentou 40% de proteína e 40% de nutrientes digestíveis totais (NDT). A cada quatorze dias os animais foram rotacionados entre os piquetes, para se retirar o efeito do piquete. A cada 28 dias os animais foram encaminhados ao curral para serem feitas as pesagens e medidas corporais. Os animais receberam diariamente às 9h os suplementos em cochos localizados próximos aos bebedouros com área de cocho de 20 cm/animal. O consumo de suplemento foi controlado pelo fornecimento restrito, de acordo com o peso dos animais, sendo corrigido a cada 28 dias, após a pesagem. Os dados são submetidos ao teste de Tukey com 0,05% de probabilidade para comparação entre as médias quando a interação entre os fatores estudados não for significativa (acima de 0,05), utilizando o programa estatístico SAS (2000).

Resultados e Discussão

Além da pesagem e visualização, outro parâmetro para analisar o desempenho dos bezerros quanto à suplementação é a morfometria, que pode ser utilizada para formar padrões visando homogeneizar o lote de animais, auxiliando na avaliação de desempenho de suas características anatofuncionais de altura de cernelha, altura de garupa, comprimento corporal, largura de garupa e perímetro torácico que se encontram na Tabela 1. Essas medidas não apresentaram diferenças (p<0,05) com exceção do parâmetro de medida final da altura de cernelha, pois de acordo com Reis (2008) existe uma alta relação entre essa variável junto ao perímetro torácico e o peso dos animais independente da dieta, mostrando que é possível selecionar os animais de maior perímetro torácico e altura da cernelha para obter animais mais pesados. Essas medidas são de interesse econômico, pois estão ligadas à produtividade e estão relacionadas diretamente ao desenvolvimento do animal, ou seja, maiores medidas em idades jovens consequentemente levarão a uma maior precocidade, de acordo com Fioravanti (2011). Na determinação do crescimento muscular referente ao ganho de peso, de acordo com estudos realizados por Val et al. (2008), o comprimento corporal tem a menor precisão, e as variáveis comprimento e altura se diferenciam em função do crescimento da estrutura óssea, atingindo seu limite na fase adulta, sendo o perímetro torácico função do crescimento muscular. Essas medidas também estão relacionadas ao porte do animal, em que maiores medidas pós desmame correspondem a animais maiores e com maior capacidade de produção de carne (Silva, 2015). A diferença de ganho morfométrico entre os dois tratamentos não foi representativa, porém as diferenças entre as mensurações iniciais e finais para cada tratamento mostrou que ambos os tratamentos conseguiram manter constante seu crescimento corporal, mesmo que não seja representativo do ponto de vista estatístico. Tais diferenças estão de acordo com Montanholi et al., (2008) que, ao trabalhar com bovinos, constatou que as medidas morfométricas sofrem menos alterações às variações ambientais e à disponibilidade de alimentos do que o peso vivo, sendo alcançado mais cedo na vida do animal do que o seu peso adulto. Todos os animais do experimento, mesmo aqueles que tiveram maior consumo de nutrientes, mostraram-se relativamente iguais para o depósito de tecido muscular na carcaça durante o período do experimento.

Conclusões

Com base nos resultados deste experimento, verifica-se a grande importância das técnicas de Morfometria na criação de bovinos na região do Baixo Amazonas paraense, tendo papel relevante para o controle do ganho médio diário dos animais, controle de peso e desenvolvimento corporal, homogeneização dos lotes e precocidade ao abate, características estas responsáveis por uma produção economicamente viável e zootecnicamente rentável.

Gráficos e Tabelas




Referências

CYRILLO, J. N. S. G. et al. Efeitos da Seleção para Peso Pós-desmame sobre Medidas Corporais e Perímetro Escrotal de Machos Nelore de Sertãozinho (SP). Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 29, n. 2, p. 403-412, 2000. FERRO, R. A. D. C., RIBEIRO, E. P. P., BEZERRA FILHO, N. D. O. FERRO, D. A. D. C., CARMO, T. F. D. & OLIVEIRA JUNIOR, A. C. D. Predição do peso vivo de bovinos em função da altura da cernelha e do perímetro torácico. Anais do Encontro de Pesquisa e Extensão do Campus São Luís de Montes Belos, 2015. FIORAVANTI, M. C. S., JULIANO, R. S., COSTA, G. L., ABUD, L. J., CARDOSO, V. S., CARPIO, M. G., COSTA, M. F. O. Conservación del bovino Curraleiro: cuantificación del censo y caracterización de los criadores. Animal Genetic Resources/ Ressources génétiques animales/ Recursos genéticos animales, 48, 109-116, 2011. LÔBO, R. B.; BEZERRA, L. A. F.; OLIVEIRA, H. N. et al. Avaliação genética de animais jovens, touros e matrizes. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo/GEMAC, 2002. 76 p. MONTANHOLI, Y. R.; BARCELLOS, J. O. J.; COSTA, E. C. Variação nas medidas corporais e desenvolvimento do trato reprodutivo de novilhas de corte recriadas para o acasalamento aos 18 meses de idade. Ciência Rural, Santa Maria, v.38, n.1, p.185-190, 2008. PANI, S.N. Estimation of body surface area of Indian cattle. Indian J. Dairy Sci., v.34, p.239-245, 1981. PATIÑO, P. R.; VAN CLEEF, E. Aspectos chave do crescimento em ovinos. Revista Colombiana de Ciência Animal, Colômbia, v. 2 n. 2, p. 399-421, 2010. REIS, G. L.; ALBUQUERQUE, F. H. M. A. R.; VALENTE, B. D.; MARTINS, G. A.; TEODORO, R. L.; FERREIRA, M. B. D.; MONTEIRO, J. B. N.; SILVA, M. A.; MADALENA, F. E. Predição do peso vivo a partir de medidas corporais em animais mestiços Holandês/Gir. Ciência Rural, v.38, n.3, p.778 - 783, 2008. SAS. Statistical Analyses Software. Institute Inc., SAS/STAT. Software, Ver. 9.2, SAS Institute Inc., Cary, 2000. SCARPATI, M. T. V., MAGNABOSCO, C. U., JOSAHKIAN, L. A. et al. Estudo de medidas corporais e peso vivo em animais jovens da raça Nelore. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 33, 1996, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 1996, p.110. SILVA, R. M., SOUZA, J. C., FERNANDES, H. J., ABREU, U. G. P., FERRAZ FILHO, P. B., & ROSA, A. N. Productive efficiency to weaning of Nellore cows raised in the Pantanal. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia67(4), 1105-1110, 2015. VAL, J. E.; FERRAUDO, A. S.; BEZERRA, L. A. F.; CORRADO, M. P.; LOBO, R. B.; FREITAS, M. A. R.; PANETO, J. C. C. Alternativas para seleção de touros da raça Nelore considerando características múltiplas de importância econômica. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.60, n.3, p.705-712, 2008.